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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 08-12-2017 em todas áreas

  1. Isso é culpa do "plástico" que estão usando no eixo sem fim e unha do devaneador, o carretel está servindo de anôdo de sacrifio pra eles .
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  2. sou shimaneiro 100% na minha opiniao eh incomparavel, amazonia uso helices metanium xg zaras e sticks metanium DC HG jigs dai uso curado 201e7
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  3. É notório aqui no fórum que eu sou um dos mais preocupados com um ítem que por desconhecimento muitos não dão a importancia: carretinhas! Ao meu ver, ela é da mesma importancia ou ainda maior que o próprio barco, visto que sem ela, nada feito e quando ela falha, o desastre é grande. Assim como a carretinha é importante, o engate e todos seus periféricos é igualmente essencial ser de ótima qualidade (e não se engane 99% dos engates vendidos por aí são no mínimo uma verdadeira bomba pronta pra explodir). Desta vez vou falar um pouco sobre o a TOMADA DO ENGATE, a grande maioria usa tomadas de plásticos (preto ou cromado) que raramente duram mais que 6 meses sem se despedaçar ou trincar inteira gerando um risco concreto de dano a toda parte eletrica do carro (modulos, ecu, fusiveis, lampadas, etc) ate incendio, o que particularmente eu não recomendo. Ha mais de 30 anos uso tomadas de metal, há diversos modelos, normalmente são conhecidas como tomadas de caminhão, seguem alguns modelos: A preferencia pela tomada de metal é simples e clara: elas não acabam nunca, não dão mal contato, são seguras, não quebram e portanto nao causam riscos aos carros (embora sua instalacao precisa ser feita com maior critério). Em geral todas elas seguem o mesmo padrao: de 5 a 7 pinos onde vc tem o macho e a femea espelhados e se destinam para cada parte da iluminação traseira do automóvel ser replicada para a carreta (que normalmente não possui a ré embora tenha pino destinado, uma pena). Sendo as de metal não cabem nas plasticas e vice versa. A ABNT tem um padrão destinado as tomadas do engate, mas por puro desconhecimento, dificilmente você vai conseguir ver o padrão em prática, mesmo assim, nao é difícil colocar os pinos em espelhamento em uma emergencia. Segue um esquema de padrao ABNT :
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  4. Vou acrescentar um dado que tenho de anotações de muitos anos. As águas da bacia do rio Negro são acidas, isso não significa que as águas da Amazônia são acidas somente - isso é uma observação. Água ácida provoca desgate químico em aço isso era notado principalmente em garatéias de diversas marcas. Durante anos - mais de vinte, acompanhei isso e notamos que as garatéis da VMC eram a que menos sofriam essa ação, mas também sofriam. Logo sim pode acorrer um desgate nos equipamentos por ação químico. Mas reparem que eu falo de garatéias que estão em constante contato com a água. Não tenho duvida que a maioria dos casos de desgaste em carretilhas são decorrentes do mal uso e ou inadequado a pescaria que se realiza, há recomendações dos fabricantes que não são levadas a serio, etc e isso é um problema, principalmente quando se divulga e se difunde informações de forma errônea. Não sou o dono da verdade, não gosto de afirmar conceitos - principalmente na pesca onde muito de preferências pessoais alteram a realidade, mas há coisas que são fatos e precisam ser repensadas. Cada ano que se passa estamos atrás de carretilhas e ou molinetes mais leves para um pescaria que não é indicada para ser feita baseada nessa escolha. Entendo o uso de linha com diâmetros maiores (e consequentemente resistência também) pela caraterística de se pescar o tucunaré amazônica. Mas não entendo a necessidade de fricção (drag) extremamente fortes como muitos desejos - primeiro porque o teste de fricção que é feito não corresponde a ação de um peixe como o tucunaré. Testar fricção por adição de peso é um forma de medição - unicamente isso, não representa em nada a pancada e arrancada inicial de um tucunaré, a meu ver é muito mais importante ter um fricção de três a quatro kg no conjunto - sim se mede o conjunto vara, linha e carretilha - pois uma ação de todos os três que se acumulam na hora em que a fricção é exigida. Flexibilidade da vara, elasticidade da linha - sim existe, inclusive nos multifilamentos - é baixa, mas existe e maciez da carretilha e forma de como abastecemos essa tudo isso gera resultados diferentes na hora da pratica, na hora de pegar os peixes. Detalhe os peixe também têm comportamento diferente e isso precisa ser levado em consideração. Também não há duvida que toda carretilha se bem cuidada e usada de forma adequada não terá problemas como aqui se menciona. Fricção foi feita para funcionar e de modo macio provocando uma resistência adequada ao que vamos pescar. Exemplo se um tucunaré retirar 10 metros de linha de sua carretilha você já o perdeu - logo muita quantidade de linha não se faz necessário. Se um bonefish tirar 100 metros de linha de sua carretilha você ainda está brigando com ele - pelo ambiente em que se pesca, logo precisamos de muita linha, mas não muito resistente. Eu procuro evitar alguns coisas, quando uso em ambiente mais hostil, carreteis muito aliviados de liga mista eu evito de usar em água salgada, pelo simples fato que depois de usa-lo não tenho saco de retirar toda a linha para lavar e abastece-lo novamente. O problema está no que a linha absorve de água e fica retida nas camadas inferiores e em contato com pontos que já tiveram desgaste do material ao serem feitos. Se tivesse o paciência de tirar a linha lavar o carretel, limpar a linha - deixa-la secar ao sol e reabastece-la novamente eu usaria sem problema, mas não tenho, então evito. Usem a carretilha que lhe agrade e que seu bolso pode pagar, lembre-se de ter algumas cuidados como o fabricante sugere e faça manutenção preventiva sempre após o uso - a manutenção preventiva é lavar - limpando-o para retirar toda suspensão que encontramos na água e acabam achando local para se acumular junto ao corpo e lubrifique de forma adequada os pontos onde se faz necessário por recomendação do fabricante. Oleo e graxa para isso faz muito diferença, escolha o mais adequado também! Cite argumentos quando tiver embasamento para tal - pode ser cientifico ou pratico, mas saiba sobre o que está citando, não o faça para parecer o phodão, faça para agregar informação, para ajudar aos demais que tem a mesma paixão que vocês - a pesca esportiva. Abraços
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  5. ué ?? ... "se" agua alcalina corrói o Mg ... então não se pode usar em nenhum lugar ... até agua de torneira é ... ou tô errado ? ...
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  6. Nunca tive problemas com o Mg. Quanto ao Micro Module: comprei minha Metanium XG na pré-venda do eBay. Assim que ficou disponível no Japão, foi enviada para mim e em agosto de 2013 já encarava açus de até 84 cm, com muito uso de hélice, em 3 semanas seguidas. Sem lubrificar. Resultou em pequenos pedaços dos dentes da coroa encrustados no pinhão. Pedi novo conjunto e substituí. Lubrificados, nunca mais deram problema, até fazer nova jornada longa e o dano se repetir. Terceiro conjunto motriz em ação até hoje, com um rigoroso controle da lubrificação, sem nenhum problema, e continua batendo hélices, agora menos pesadas nos Vazzoleri, mas em breve voltarão a encarar as boas e velhas de 50g ou mais nos açus. A conclusão a que cheguei na época é a mesma até hoje, e que já orientei muita gente que tem este modelo: lubrifique muito bem, antes da pescaria na Amazônia, ao fim da pescaria, pode ver que já estará quase sem lubrificação, faça nova manutenção e estará bem cuidada. Já Antares HG, zero problemas, tenho um par delas e funcionam como novas sempre, e confio que assim serão por anos. Ansioso por adquirir uma Curado K 201XG.
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  7. Complementando: Eu uso carretilhas em corpo de Magnésio na mangue - pesca de robalos e nunca tive problema por fazer isso, também usei desde o lançamento a Shimano Curado 70 XG e não vi problema com o sem fim por ser de plástico, mas nos carreteis aliviados, já vi muito problema. Algumas das minha carretilhas de magnésio são Abu Garcia Revo MGX e a Liger MG - aliás o carretel dela é sem ser aliviado e funciona muito.
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  8. Tá querendo jogar gasolina na fogueira João Luiz? A Shimano DC 7 é uma carretilha de maior predileção de muitos bons pescadores que conheço, alguns fanáticos por Tucunaré-Acu, mas todos eles nunca tiverem problemas pelo que sei. Sei e afirmo que em peças metálicas há ação de corrosão por parte da água acida - garatéias e rings sofrem mais do que em água doce alcalina e é próxima a corrosão da água salgada. Mas como mencionei na minha resposta no post a que você se refere se a carretilha é bem cuidada e recebe manutenção preventiva não há com o que se preocupar - em mina opinião, que é divergente de alguns. Abs
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  9. hopkins eh top mesmo ! tem umas coisas bem legais ! pode ver q algumas coisas da berco sao iguais da hopkins , algumas tomadas, pinos etc, sinal de q eh bom! vc esta certissimo, pena q aki no brasil tem essa coisa abominavel de vender NF pra fabricarem carreta , serralheiro de quintal fazendo carreta entre outras coisas q melhor nem comentar pra nao dar ideia! eu sou chato com minhas carretas! um hora faco um post sobre elas, assim que eu der um tempo faco isso.
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  10. O Marcelo da OCL mas hoje nem tenho mais contato com ele, foi no inicio quando ele estava começando a fazer as iscas na mão uma a uma e pediu dicas aqui e no Caterva. Essa isca que eu comentei da silenciosa ou com ratlin são as Spitifire.
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  11. Astra...e q nada. Tem muita gente aí preocupa com a carretinha sim....rsrs Inclusive já falamos aqui q ela é até mais importante q o barco em si, pois o número de acidentes envolvendo embarcações durante o transporte chega a ser maior q durante a sua utilização dentro da água. E acidente na estrada por quebra da carreta pode levar carro pro mato, e coisa muita pior. Hj uma carreta trucada, de boa marca, com freios, pneus 8 lonas e etc...está custando acima dos R$ 20.000,00. E digo q vale cada centavo pago. Sobre a tomada...DEUS O LIVRE!!!... Essa empresa q fabrica tomada para durar 30 anos deve estar fechada...kkkkkk...Tem q quebrar a tomada para eles se manterem no mercado...rsrs Estou brincando... E hj tem muita, mas muita coisa legal no mercado. Quem tiver a curiosidade, acesse o link abaixo e se delicie com o q não temos por aqui. http://www.hopkinstowingsolutions.com/ Eu uso Hopkins há 06 anos e puts...é show de bola. Cheguei, inclusive, a vender uma dúzia destas tomadas aqui no fórum há alguns anos atrás.
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  12. Perfeito, em relacao as águas amazônicas, de fato é uma bacia imensa, 7 milhões de quilômetros quadrados, desses 3.8 só no Brasil envolvendo 7 estados. Mas notei que nos fóruns, principalmente nesse, quando se fala de águas amazonicas, ou sobre peixes amazônicos, se referem as águas escuras e ácidas onde habitam os açus.
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  13. Tbm acho, então parece que as Shimano e Daiwa de liga de magnésio são carretilhas só pra mostruário, não podem ser usadas em água salgada ou doce 😂😂😂
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  14. Me desculpem mas não acredito em desgaste de engrenagens de curado 200 k com uso em Tocantins, primeiro por serem modelos novos, recém lançados, depois pq se tivesse desgaste prematuro lá, teria tbm no Japão e USA. Até que venham com um relato confiável, com fotos, isso pra mim é lenda urbana. Quanto ao desgaste dos chassis de magnésio em AM, já não é lenda urbana, é lenda da selva, pois nunca vi nenhum colega pescador relatar esse problema. Parece que todos os casos insólitos de carretilhas vão parar na mesa do amigo Chedid 😱 e somente lá...
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  15. agua alcalina , mgl , guia fio , micro module , carbono duro , quanta baboseira , deus do céu pesquisem um pouco antes de ficar acreditando em tudo google serve pra isso
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  16. minha Opnião se vc ja perguntou e te falaram Brava, veja as cores e compre brava, por mais parecida que sejam o nado e o ratlim sao diferente
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  17. Thiago, cor é complicado falar. Cada um acredita em algo: que peixe não liga para cor da isca pq não enxerga colorido e. Outros que cor de isca faz sim diferença. Cada um vai ter sua opinião e eu respeito, pq até hj nenhum tucuna ou traíra me contou se faz diferença cor de isca ou não. A minha opinião é a seguinte: acredito que a maioria dos peixes não enxerga colorido. Então isca colorida não faz difrença? Pra mim faz. Simplismente o fato de haver variações de tonadilades entre o preto e o branco. Quer entender melhor? Pegue algumaa iscas de várias cores e tire uma foto preto e branca de todas elas juntas. Vc vai ver que algumas ficam opacas, outras brilhantes, outras escuras e claras. Acredito que isso deva fazer a diferença se levarmos em consideração a coloração da agua do local que pescamos. Mas essa é outra história. Já tem tópicos discutindo isso e nunca chega a conclusão alguma. Kkkkk Mas eu to com o Marcelo Terra ao dizer sobre a visualização da isca. Tem muito pescador que gosta de ficar pescando até o final do final do final do final do final do final da tarde. Ai o pouquinho de claridade do sol que ainda resta não é suficiente para iluminar o local que vai arremessar, e vc querendo pescar que nem um maníaco. Ai está pescando com uma isca um pouco mais escura, tipo um azul metálico. Ai ja viu, fica difícil ver a isca trabalhando na superfície, fora quando vc arremessa e não sabe onde ela está. As vezes vc arremessa e acha que ela está no ar, engano seu, já faz meia hora que ela já caiu no barranco. Por isso a maioria das minhas iscas são na cor bone, verde limão, pinkhead e cabeça vermelha. Abraço. Bragatto.
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