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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 23-05-2019 em todas áreas

  1. Amigos, Essa é uma "questão recorrente" embora quase sempre tratada apenas quando a experiência foi negativa... O preparo para uma pescaria de uma semana (ou quase isso) é algo feito com bastante antecedência (ou deveria ser...) Logística, vôos, traslados, refeições, hospedagem e toda essa tranqueira que precisa ser vista e revista, sempre com muita ansiedade. Talvez a parte mais importante para que tudo venha dar certo (respeitando a questão climática) é feita - generalizando - com pouco aprofundamento... Retornar a um já conhecido operador de pesca (ou sua estrutura disponibilizada) é quase sempre uma tarefa preferida por quem coordena o grupo de pesca. Possivelmente por já conhecer os itens que possam vir causar problemas no grupo, e cuidar deles antecipadamente... (pouca cerveja, gasolina, bote reserva, piloteiros sem experiência, comida de qualidade questionável, pontos de pesca, comunicação e por aí segue... quem coordena sabe bem ao que me refiro). A recomendação mais adequada aos que começam agora esse "patamar" de pescar com uma assistência profissional de um guia ou mesmo operação de pesca, é que não deixem de fazer suas pesquisas ANTES de contratarem/pagarem o serviço. Não se importem de passar "por chatos", pois quanto mais esclarecimento tiverem, menor serão as surpresas adversas às expectativas ! Esclareçam logo que nada melhor que a verdade ! Levar equipamento para pescar couro numa localidade onde esse peixe é difícil de ser encontrado, é aumentar a raiva e frustração. Melhor saber a realidade e se adequar a ela ANTES da pescaria. Mas se o propósito for pegar peixe de couro, claro que o local/operação é que deve mudar... Promessas de troféus são quase sempre recorrentes nas operações de pesca, principalmente nas chegadas aos locais escolhidos onde quase sempre "somos informados" que na semana anterior os brutos estavam assanhados e possivelmente na semana após a pescaria é que vai ficar ainda melhor... (isso faz parte do jogo - não pode é acreditar...) Um bom operador poderá lhe informar aquilo que ele estará lhe oferecendo (e aí é marketing de venda mesmo), mas você não deve perder a oportunidade de questionar e/ou perguntar sobre questões quase sempre esquecidas, como comunicação, resgate no caso de acidente, vacinas, remédios disponíveis e os que devem ser levados, etc... A lista é grande e recomendo sempre um "check list" para o coordenador do grupo (quase sempre o com maior experiência) ir anotando essas questões. Por fim é importante lembrar que "o operador" é tão somente um prestador de serviços, remunerado para fazer (ou verificar que seja feito) tudo aquilo que "anunciou". Ele não poderá garantir uma "boa pescaria", mesmo com seus piloteiros treinados, mas deverá garantir tudo aquilo que nos ajuda a passar um tempo de alegria em torno da pescaria. Pegar peixe nem sempre é o mais importante (acreditem nisso), mas ter um serviço abaixo do esperado é algo que tira as pessoas (pescadores) do sério. Pesquisar sempre, buscar informações com quem já usou o serviço, são indicadores para que se diminua a "janela" de insucesso durante o período de pesca. Por outro lado, o sucesso do serviço praticamente fideliza o grupo por muito tempo... Falo por mim e nosso grupo que sempre pesca no rio Negro com o mesmo operador, desde sempre...
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  2. Amigos, Tenho lido diversos tópicos aqui no FTB onde se recomenda alguns apetrechos que me parecem "exagerados" ! Claro que cada um tem sua forma e "tempo" de pesca, daí não questionar nada (ou ninguém) quanto as preferências. Parece-me contudo que grande parte de nossas pescarias são vividas antes mesmo de "molhar as iscas"... e é assim mesmo ! Pensar, planejar, procurar novidades da indústria, bolar estratégias, treinar, adaptar iscas segundo a própria conveniência, etc... Tudo isso faz parte da "pescaria" (esportiva ou não) ! Trata-se de uma motivação lúdica para tanto investimento em "tralhas" e "desavenças matrimoniais"... Com o tempo de pescaria, com a experiência de muitas ansiedades superadas, os pescadores vão ficando mais técnicos e exigentes na busca da "adrenalina". A questão colocada como título desse tópico trata um pouco dessa etapa onde o principal não é o embarque do peixe e sim o como fazê-lo competitivamente. A sensação de "reboque" de um peixe capturado com tralhas pesadas é para alguns (onde me incluo) um desperdício de oportunidade de uma bela taquicardia... Por outro lado, trazer para embarque um troféu com uma tralha mais leve, é um estímulo para a melhoria do pescador, quer na sua técnica, quer na sua ansiedade. Ter algo que funcione nesse "meio termo" de segurança e maior risco de perda é o início da transformação do pescador em alguém que privilegia a técnica sobre a força. Com o tempo, a busca será avaliar a capacidade de "brigar" com "adversários" poderosos e superar sua notória explosão e força, por paciência e inteligência. Acredito sempre que "pegar peixe é apenas uma consequência", não uma meta a ser superada de forma desmedida ! E nem precisa ser feita só de troféus... Equilíbrio no conjunto usado é de fundamental importância para melhoria técnica de qualquer pescador ! Bom senso também e às vezes em maior intensidade. Trabalhar com varas de ação média e linhas de 65 lb é algo questionável, mesmo com a justificativa do peixe poder correr para a tranqueira... Perder peixes nas pescarias precisa ser encarado de forma mais natural, evitando aquelas explosões de mau humor que se seguem após a "derrota" ! Pescar esportivamente é algo que fazemos por puro prazer ! Vamos privilegiar essa situação sempre, cada vez com mais técnica...
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  3. Boa tarde Kid. Vc tem muita razão, mas quero acrescentar algumas coisas. Por mais pesquisa e cuidado que se tenha, vira e mexe alguém cai numa verdadeira "cilada"... Também já fui vítima disso em Corumbá, com um piloteiro que chegou atrasado e bêbado e quando pedi para substituirem, pasme - mandaram o pai dele kkkkkk Pior impossível o clima. Isso ocorre porque eles não tem medo de perder clientes... Sempre vai aparecer outro trouxa para ser enrolado... (Graças a Deus encontrei meu cantinho e um pousada e piloteiro maravilhosos lá no Araguaia) Outro problema que vejo, é que a pesca esportiva tá parecendo carnaval: só "cabe" no bolso de turista gringo... Por mais que o serviço seja legal.... por mais que a gente ame pescar, as vezes é preciso fazer as contas... Sem querer ser exibido, mas à título de comparação, desisti de uma pescaria de cinco dias no Amazonas (eu e minha esposa - que também pesca) e fui para Europa, onde, com o mesmo valor, passamos 22 dias viajando por inúmeros lugares (incluindo comida, passagem aérea, aluguel de carro, passeios, etc)... Amo demais pescar... mas tá ficando difícil... Agora mesmo, estou com um cruzeiro marcado para Grécia e outros lugares.... vai ficar muito mais barato que muita pescaria. São coisas diferentes: sim. Ambas são maravilhosas: sim.... mas é preciso entender que poderia se ganhar menos no valor e mais na quantia... Infelizmente, muitos querem tirar a perda do defeso na costa do pescador, que muitas vezes junta o ano todo para realizar um sonho de pescar num lugar mágico... É triste, mas é verdade...
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  4. Vejo que o pessoal aqui no fórum pessoal fica doente com velocidade, matemática simples quer andar mais pegue um motor maior , se não dá pegue um barco menor com menos peso. Por mais que se faça modificações seguras como troca de passo hélice e ajuste trim essas mudanças não implicam nem em 10% do rendimento. Barco é feito pra pescar e não apostar corrida. Comparar barco e motores só no mesmo rio, o resto é tudo balela, em náutica o desempenho tem tanta varável que não tem como tirar conclusões, ao não ser se o rendimento for muito aquém indicando um problema mecânico ou uma potência subdimensionada
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  5. Luciano, Tenho um pouco de dificuldade para entender como é "coordenar a isca" com maniveladas... O processo de recolhimento e arrasto da linha com a isca é algo feito "no automático" (como "respirar"). A cadência e trabalho da isca é feita (pelo menos por mim) pela "ponta de vara" e velocidade de recolhimento. Mas cada um usa a técnica que melhor se adapta às suas características e o importante é ter o rendimento desejado.
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  7. Bom ressuscitando o tópico,depois de alguns meses e bastante uso, metendo o cacete no motor,tirei as velas pra olhar,olhei pro pistão pra ver...o pistão está extremamente novo limpo,aa velas estão com a coloração boa(marrom café)..no final das contas,o motor funciona mt melhor pra ligar e a subida de Rpm é mais rápida, meu motor nunca afogou, graças a Deus,o RPM com o punho enrolado ficou em 5610 em 2 ocupantes... consumo se manteve,tirei uma foto da vela depois de usar o motor desde o início do tópico..esse é o resultado do motor com as velas de Iridium... gostei do resultado...as velas estão em bom estado de carbonização...
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  8. Isso eh igual a usar garfo e faca cada um usa de jeito que acha melhor uns trocam de mão outros usam invertido e assim vai, pq mesmo que alguém tenha a direita como preferência pode ser que pra uma ou outra forma use a esquerda com mais "destreza" desculpa o tocradilho.
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  9. Vamos ter que esperar ateh o Palmeiras ter Mundial pra saber pq não teve nenhuma alteração de inf ateh HJ.
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  10. Finalmente vai para Amazônia heim! Que você faça uma grande pescaria, eu levaria isca de até no máximo 14cm. Pelo menos leva algumas pois chegando lá pode fazer falta. Sucesso lá meu amigo.
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  11. Belo texto Kid, e concordo com você. Prefiro um equipamento bem balanceado e mais leve do que algo superdimensionado para teoricamente embarcar o troféu, tendo em vista a minha última pescaria na Amazônia as varas de 17lb embarcaram os troféus, vários peixes acima de 70cm e 3 peixes acima dos seus 80cm. Eu mesmo tenho levado 3 conjuntos: 25lb, 20lb e 17lb, todas com linha 0.28mm de 50lb e uso a 20lb na maior parte da pescaria.
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  12. Amazônia de fato é um lugar muito especial, todo pescador esportivo deveria ter esta oportunidade. Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom.
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  13. Deve ser animal demais brigar com peixe deste na ponta da linha, ainda quero passar por esta experiência. Vi muitos pirarucus nos lagos do Rio Sucunduri, amigo chegou a pegar um que escapou na hora de embarcar. Quem sabe este ano terei sorte!
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  14. Também não sei se é verdade, mas sei que se for as cia aéreas darão um jeito de embutir o valor nas passagens, afinal no nosso país é sempre assim. Valeu por compartilhar a notícia.
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  15. logicamente que muuuita gente não vai entender nada .... rsrsrrs mas ele diz de: posição de mão ... controle de pulso ... controle da vara ... precisão ... equilibrio ... leveza ... velocidade de trabalho .... e nível de aprendizado ... mas .... cada um , cada um ... não quero induzir ninguém a achar o correto ou errado ... cada um faz o que achar melhor pra sí ... já ví várias clínicas dele ( e de outros ) ... vo ver se acho algum ... aqui ele fala em controle de isca , controle de vara , controle de trabalho , ergonomia , conforto , diferenças de arremesso ...
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  16. Caro amigo Kruel. Fico extasiado e emocionado pelas palavras, eu que lhe agradeco de coração! O forum me serve como valvula de escape muitas vezes ao estresse rotineiro, mas eu gosto muito de usa-lo e ajudar os amigos. Ainda acho que eu só sirvo de mal exemplo ehehhe mas fico feliz em saber que levam a sério minhas postagens, afinal demandam tempo e esforço de pesquisa. Podem sempre contar comigo! Sobre as velas Champion, eu diria o seguinte: Aqui no Brasil eu não pagaria para testa-las. Simplesmente por que no passado elas foram as velas mais falsificadas que ja fizeram. Sabendo do nosso mercado de falsificação de peças automotivas, eu nao arriscaria. Ha alguns anos eu recebi um video justamente de uma fabriqueta que nem fundo de quintal era e advinha o que eles falsificavam: Velas Champion! Digamos que nao é um componente dificil de fabricar, mas fabricar bem feito é dificil sim. Sobre as Champions, lá fora elas sao bem vistas (muito bem vistas alias), estão igual ou melhores que as NGKs. Tanto que vinham em diversos motores como originais, desde popas, motos, carros etc. Se voce conseguir achar uma original, acho que vale o teste, só não acredito que as vendidas aqui (por melhor que seja a embalagem) sejam as originais. Falando em termos de velas, considero as NGKs e DENSOs que temos aqui no mesmo nivel das vendidas la fora e de padrão altíssimo de qualidade, não há por que arriscar fora. Até mesmo as bosch são boas (já foram otimas, depois mudou o fabricante - Bosch terceriza quase tudo que vai o logo Bosch- , caiu em desgraça, mas hoje melhoraram de novo, para carros a alcool pelo menos estao proximas da NGK). As minhas velas do Jonsao eram Champion originais, ano 87, troquei ano passado pra fazer testes, deveria ter guardado pq nao senti diferenca mesmo depois de tantos anos (embora o motor nao tenha 40 horas de uso...)
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  17. Esse review vai sair quando,to querendo saber como colocou o rolamento ai!
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