Ir para conteúdo

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 03-10-2019 em todas áreas

  1. Bom dia, vou tentar fazer um relato(não muito extenso) sobre a pousada encontro das águas no Rio Trombetas(semana de 21/09 a 28/09/2019). A parte física da pousada é até satisfatória, porém a administração é péssima. Fechamos o pacote completo e já na chegada fomos surpreendidos pela cerveja. Escolhemos bud e stella e o que nos serviram foi tijuca(até tinha stella, porém acabou no segundo dia). Chegando nos quartos( a pousada possui 6) dois deles não funcionavam o ar condicionado, aí imaginem só a dificuldade para dormir( era simplesmente impossível devido ao suador). A comida além de "sem tempero" era insuficiente para o número de pessoas(estávamos em 18) e em todas as refeições alguém ficou sem comer(no meu caso fiquei um dia sem café da manhã e um sem almoço). A bebida era controlada e em todos os dias acabou antes de retornarmos a pousada. Gelo era regrado e em quase todos os dias as bebidas(que já eram poucas) estavam quente. As canoas eram um sofrimento, sem plataforma e sem secretários, tornando a pescaria sofrida em determinados momentos. Pra piorar, um motor estragou e a pousada não tinha outro reserva(tivemos que recorrer a um na vila da cachoeira da porteira). Em resumo, total desrespeito com nossa turma e a promessa de que nessa pousada não pisamos nunca mais!
    1 ponto
  2. Fala pescadores, beleza! A uns dias fui fazer minha primeira pescaria onde tinha chance de pegar um tucunaré azul... Fomos em 7 caiaqueiros tentar a sorte em um braço do rio tiete! não conhecia o ponto nem mesmo tinha pescado tucunaré antes no rio tiete, local com bastante estrutura e as piranhas não estavam perdoando nenhuma isca de meia água! kkk Perdi um belo peixe enquanto a câmera estava sem bateria mas esse vai virar conto kkk, meu parceiro pegou a fêmea e deu 34cm o macho eu perdi do lado do caiaque era bem maior, mas e aquele negocio: seria bom demais pra ser verdade logo o primeiro azul ser uma nave, mas a emoção foi grande.... chegamos no rio um pouco tarde, pois cada um morava em uma cidade na parte da manha foi só piranha e o bruto que ainda vou voltar la buscar ele, Uma pausa pro lanche na hora do almoço, sol quente e vento nem as piranhas queriam mais nada! na parte da tarde melhorou, saiu mais uns amarelinho e finalmente o azul! lugar muito bonito ainda mais com um por do sol desses! Como o local era grande dividimos a turma e cada um escolheu um lado! no fim da pescaria foi só as historias dos peixes kkkk Quem puder dar uma forcinha la no youtube eu agradeço Abraço e bora pescar!
    1 ponto
  3. Caramba, que cena fantástica! Parabéns! E obrigado por compartilhar!
    1 ponto
  4. Tucunaré é um predador de topo, assim como a traíra. Acredito que houve um erro de cálculo na introdução, que foi feito em duas etapas: 1) não tinha estoque pesqueiro de forrageiros suficiente para atender a demanda de alimento x espaço 2) excessiva quantidade na introdução de tucunarés, superior ao que a represa em questão suportaria Não sou especialista, tampouco biólogo ou algo do tipo, porém inevitavelmente quem pesca e gosta, estuda e aprende tudo que puder sobre o assunto para maximizar resultados. Tucunarés e traíras comem de quase tudo. A traíra come desde pequenos peixes até sapos, ratos e aves que "moscam" em seu raio de ataque. O tucunaré é um peixe extremamente agressivo e territorialista, e não costuma perdoar nada que esteja ao seu alcance. Aqui na minha região tenho alguns exemplos de locais onde foram introduzidos tucunarés. Em uma lagoa, gigantesca por sinal, existem tucunarés e traíras, e além destes, tilápias, lambaris, piaus etc. Como há abundância alimentar, os mesmo convivem em equilíbrio e a introdução não foi suficiente para desequilibrar. Tem dias que uns atacam mais, em outras oportunidades vemos mais de outros. Em outra situação, a lagoa é significativamente menor, porém ainda de bom tamanho e foram soltos apenas quatro casais de tucunarés, (sei porque a lagoa é particular e um amigo fez a introdução) sendo dois casais de amarelos e dois de azuis. A lagoa tem traíras, piaus, e outros forrageiros em uma quantidade boa. A quantidade de tucunarés introduzidos no entanto, não foi suficiente até o momento para modificar a cadeia desta lagoa, visto que não fisgamos nenhum exemplar de tucunaré ainda. Já avistamos umas duas vezes os mesmos em ninhos, mas nada de capturas. Ah, e as traíras não sumiram, nem os forrageiros. E existe uma lagoa próxima a uma antiga pedreira desativada aqui onde foram introduzidos os tucunarés em um espaço muito menor, e não sei em que quantidade foi feita esta introdução. Só tem tucunarés nela, nenhum grande, mas muitos amarelos de "quase quilo". Nesse caso, dizem que tinham traíras - hoje raras - e não se tinha muitos forrageiros. Acredito que esta condição é a mais próxima da por ti citada.
    1 ponto
  5. Leonardo e amigos, Muito já foi dito sobre os barco hotéis mencionados assim como seus operadores, alguns dos quais conhecidos de muitos de nossos usuários (onde me incluo). Neste momento em que cresce a busca de "vagas" por conta da "alta temporada" de pesca na região do rio Negro e adjacentes, é tão importante como conhecer com quem estará indo o rumo que será tomado. Claro que a área de pesca em torno desses locais (SIRN e Barcelos) é bastante grande para se encontrar "um canto" onde se ache o troféu procurado (seja ele de dois dígitos, seja de cardumes famintos), porém não nos esqueçamos que junto com a temporada de "rio baixo", há também a questão da pressão de pesca semanal nos lugares ditos "tradicionais" de serem fustigados pelos operadores / piloteiros. A conta pode ser bastante simples de ser imaginada, já que a quantidade de barco hotéis é crescente, bem como o das pousadas que também colocam duplas de pescadores diariamente dentro das águas escuras da região - "ouso-me calcular mais de 500 botes no circuito com 1.000 pescadores a cada dia na alta estação". Com as restrições crescentes (pelas comunidades ditas indígenas) em alguns afluentes, os destinos se tornam cada vez mais disputados! Ir a essa região da Amazônia continua sendo uma maravilha, mesmo que com uma "produtividade pesqueira" decrescente e um "quase engarrafamento" de pescadores nas cidades e nos lagos batidos. O alerta (ou sugestão) que faço é de buscar com o seu operador escolhido (ou indicado) as alternativas para que venha encontrar aquilo que espera ter na sua pescaria. Ter consciência disso previamente sempre é recomendado para que o verdadeiro desfrute desse esforço financeiro que é ir até lá, seja diluído em outras coisas tão boas (ou quase tão boas) quanto encontrar o peixe desejado. Não pense que apenas o "controle do repiquete" (se é que isso seja possível) é a "porta do sucesso", pois é realidade é diferente. Operadores que estejam nesse papel há tempos sempre terão possibilidade de buscar algo diferenciado, desde que saibam ser esta a SUA opção! Melhor dizendo, se estiver disposto a navegar mais e pescar menos, os locais poderão ser mais promissores e isso terá que ser previamente acordado, pois envolve uma logística diferente. Lembrar SEMPRE que quando em Grupo a "transparência das ações" precisa ser uma constante para minimizar os efeitos da adrenalina e/ou frustrações dos integrantes, principalmente quando atrelados a um mesmo destino (barco hotéis). Conversar sempre com quem está sendo contratado (previamente) é de fundamental importância, assim como transmitir a todos do grupo o que deve ser esperado.
    1 ponto
  6. Marcos, Também na linha do "palpite", entendo que tanto o tucunaré quanto as traíras são predadores por essência. Se não existir abundância de alternativas alimentares (lambaris, tilápias, etc...) para funcionarem como presas, a tendência será o "canibalismo" e/ou o ataque aos alevinos nascidos. É muito difícil que represas onde existam traíras não possuam também lambaris (parece que os ciclos dessas duas espécies estão interligados). Para melhor garantia, a implementação de tilápias poderá ajudar nesse equilíbrio presa x predador - sabendo do risco do elevado teor de reprodução da tilápia
    1 ponto
  7. Vou dar minha opinião (que não é de especialista, ok), eles coexistem sem problema na natureza, tanto que na bacia amazônica nas lagos onde se pesca tucunarés também pega-se traíras. O problema deve ter sido na introdução dos tucunarés, onde provavelmente não se fez estudo para saber qual população caberia naquele lago e, provavelmente, houve exagero, introduzindo-se tucunarés demais. Numa situação dessas de competição, pode ser que os tucunarés tenham predado demais os alevinos da traíra promovendo uma diminuição extrema da população destas.
    1 ponto
  8. Marcos, Pesquei no Itu até na cabeceira na quarta feira passada, bem lá em cima faltava 1 palmo pra sair o igapó. Mais embaixo sim, está mais alagado, mas mesmo assim conseguimos bons peixes lá. Abs e boa pescaria!
    1 ponto
  9. Boa tarde Cristiano, Sou novato aqui...mas sou pescador barranqueiro a muito tempo, vc simplesmente TRITUROU a mente de muito pescador que acha que pescar no Amazonas, Pantanal, Costa Rica e até mesmo na conxinchina é o top da balada!!! Logico que pescar numa grande pousada e em um rio muito piscoso é um sonho para todos os barranqueiros e pescador de corguinho...Porem a essência do esporte pra mim é exatamente isso A NATUREZA!!! Sua pescaria "caipira" me lembrou muito minha Infância sem recursos nem pra comprar uma varinha de bambu pra pescar lambari... tempos difíceis mas abundantemente felizes. Hoje tenho condições de realizar pescarias no mundo todo se quiser...porem prefiro ir com meus amigos e minha família num riozinho qualquer quase todas as semanas pescar uns piau e umas piapara...comer uma boa carne assada na beira do rio e tomar uma gelada!!! Cara sinceramente vc tem meu respeito!!!
    1 ponto
  10. Manaus, de ontem para hoje, (01/10 para 02/10/2019), secou 27cm !! Barcelos, de ontem para hoje (01/10 para 02/10/2019) secou 8cm, mesma média dos últimos dias... > Medição 02/10/2019 Manaus: 21.02 metros Barcelos: 4.43 metros Bora!!!!!
    1 ponto
  11. Fala aí turma, beleza! Um 2019 de muito peixe na linha pra todos nós... Estou querendo pescar em setembro ou outubro na Ilha de Balbina. Alguém tem informação de pousada para ficar? Andei pesquisando e algumas pousadas já estão cheias. Outras estão com preços muito elevados. Alguém tem uma dica boa para esse destino?
    1 ponto
×
×
  • Criar Novo...