Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Falcão

Membro
  • Total de itens

    92
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Posts postados por Falcão


  1. Parabéns Cristiano.

     

    A felicidade não está fora de nós. Ela está em nós, na forma como vemos o mundo.

     

    Uma vez por ano, faço uma pescaria puxada para meu bolso, lá no Araguaia (pousada, equipamento caro, gastos com a viagem).... E isso me faz muito feliz....  Curto a viagem com minha esposa (que adora pescar).... curto a paisagem.... paro para tirar fotos.... Minha esposa faz um pão caseiro recheado com linguiça e almoçamos na estrada.... É maravilhoso....

     

    No resto do ano, vou com amigos num rancho em Castilho, pescar tucunaré, fazer churrasco e jogar conversa fora.... (O coisa boa)...

     

    E as vezes, quando não dá para uma coisa nem outra, pego uma varinha de lambari e vou pescar lambarizinho num braço de rio em Agudos (varinha de 10 reais, linha fina, massinha, puçá)... passo o dia as vezes sozinho... tomando uma cervejinha, pescando uns lambarizinhos.... conversando com outros pescadores, trocando experiências, contando piada, inventando mentiras kkkk)  .... Chego cedo e curto a paisagem do sol nascendo.... penso na vida... no meu falecido pai...

     

    E a tarde volto para casa, tranquilo e em paz com o mundo.... A pescaria nos ensina muitas coisas e nos proporciona outras tantas... Por isso amo pescar.


  2. Diego, vou dar um chute: como o Jaú costuma se entocar, vc já pensou em molinete? Tem alguns com drag muito bom e o recolhimento é até mais rápido. Thunnus, BG  90....

    Outra vantagem é que dá para vc trabalhar com multifilamento e um bom líder para evitar rompimento nas pedras...

     

    Para pirarara, depende um pouco do lugar e tamanho delas nesse lugar. Eu costumo utilizar carretilhas Tekota, pois onde pesco tem algumas muito grandes e tomam muita linha mesmo.

     

    É só uma idéia.... mas se servir...😅

     


  3. Boa tarde, Ramon.

    Para a pesca que vc está pretendendo, não vai precisar mais que isso (vara de 15 a 17 libras).

    Eu costumo utilizar ahá muitos anos as Hunter Fish da MS. Ótimo custo-benefício (na faixa de R$ 200 a 250). São leves, blank maciço de carbono, passadores fuji...

    As que eu tenho estão comigo há mais de 5 anos e nunca tive problemas.... e olha que já perdi por quebra duas Enzo (que são tubulares) e uma Rapala Gold...

    Tem a Hunter 25 libras também, que vc poderá utilizar em bargadas, cacharas e outros peixes maiorzinhos. Dê uma olhada antes de comprar. Não custa nada.


  4. Guilherme, boa tarde.

    Concordo plenamente com o Kid (afinal sou fã do Rio Araguaia), mas concordo com o Valtolino: você precisa definir data.

    Maio/Junho é excelente no Rio Araguaia. Os cardumes estão subindo e voce consegue fazer várias pescarias interessantes: pacus (caranhas), matrinxãs, cacharas... além dos peixes próprios de lá (grandes bargadas no raseiro das praias e douradas, palmitos (mandubés) nas águas mexidas... Existem também lagoas muito boas para pesca como o Lago do Japonês (onde tem muito tucunaré e aruanãs (deliciosas de pescar) e o Lagoão, onde existe uma infinidade de espécies.

    Já peixes grandes de couro, voce vai precisar de um equipamento específico, mas vai ter a oportunidade de pegar grandes pirararas e, com sorte, alguma piraíba...

    Como os cardumes estão subindo, muitos desses peixes grandes ficam na espreita... 

    Querendo melhorar, na busca de peixes grandes, tire pelo menos um dia para descer o rio e pescar na Volta Grande... Como o afluxo de barcos eé menor, fica mais tranquilo e aumenta a probabilidade de piraíbas.

    Outra vantagem é que o custo/benefício do Araguaia é bem superior a outros lugares.

    Mas lembre-se: é preciso marcar com antecedência se quiser bons piloteiros. Pesco há muitos anos com o Lindomar, dono da Pousada Recanto das Piraíbas. O cara é super bacana e um excelente piloteiro.

    Para vc ter uma idéia, depois de muitos anos no mesmo lugar, resolvi dar uma mudada para conhecer outros pontos. Ligando há cerca de 20 dias, o piloteiro que escolhi só tinha reserva para duas datas em 2020. Fechei na hora. 

    Outra excelente opção mas um pouco mais longe é Luciara, também no Rio Araguaia e o Cristalino como já informaram.


  5. Obrigado mais uma vez Odirlei. Tinha dúvidas quanto a isso. 

    É que se usar 200lbs acaba caindo quase na mesma medida em mm das monofilamento. Aí sou mais a mono.

    Com eu disse, usei 120lbs e deu conta do recado. Vc viu a foto da pirarara.

    Meu receio era uma grande piraíba, mas se vc está falando, eu boto fé.

    A vantagem é que vai caber bastante linha e ainda sobra espaço para uma boa ponteira de mono.

    👍


  6. 11 horas atrás, Miron Júnior disse:

    amigo vc confundiu em alguma coisa ai...nao cabe esse tanto de linha nunca na tekota

    Bom dia Miron. 

    Carreguei pessoalmente a Tekota, com linha GOAL 120lbs multifilamento (45mm). Foi todo o carretel de 500m. Como sobrou espaço eu e o piloteiro fomos fazer uma ponto com monofilamento 0,82 da Maxforce. Achei que caberia no máximo um carretel, mas foi um e meio, ou seja 150m.

    Anteriormente ela estava com linha 0,92 e cabiam exatos 200m (maxforce).

    Aliás essa é uma reclamação que tenho: nunca ninguém sabe exatamente quantos metros de linha cabem nas carretilhas. A gente acaba descobrindo na prática ao colocar.

    Acho também que subdimensionei a multifilamento que coloquei na carretilha dela (120lbs). Para a próxima pescaria estou pensando em trocar e voltar com as monofilamento (0,82), que deve pegar uns 230 a 250 metros (já que 0,92 couberam 200m). Qualquer coisa, soltamos o barco. Pelo que vi, as multi de 200lbs, que seria o ideal, tem a medida 0,90, e aí caímos na mesma situação de ter pouca linha (200m). 

    Para quem interessar, a Tiagra 30 comporta 300m de 0,92 e 400m de linha 0,82. A Tiagra 50 comporta 500m de linha 0,92 e a Penn Internacional 50 VI, comporta, igualmente, 500m de linha 0,92.


  7. Fico muito feliz em saber, porque vou sempre com minha esposa e um bom piloteiro faz toda a diferença. Ela adora pescar, fica horas debaixo de sol, chuva.. Respeita as águas mas não tem medo. É parceirona de pesca mesmo. Não dá um trabalho... Mesmo assim, é mulher e temos que respeitar certas peculiaridades.

    Tenho muito a agradecer ao Odirlei. Ele foi quem me passou o contato.

    Agora é só esperar (essa é a parte mais difícil).

    E.T.: achei uma solução ótima para o problema de adaptação da minha esposa às grandes carretilhas sem devaneador, por ter a mão pequena. Coloquei multifilamento de 200lbs nas duas Tekotas e deixei para ela. Coube 500m de multi e mais 150m de 0,82. No rio soltamos toda a linha e recolhemos bem acochado para não encavalar. (Deu conta do recado e ela não passou apuro para tirar uma grande pirarara)  

     


  8. Muito obrigado pessoal. O Odirlei também me mandou umas boas sugestões no whatts. Acho que vou me aventurar mais adiante e ir até São Félix. E vou investir um pouco mais e ver se contrato um dos irmãos do SóPIraíbas.  Ele falou de descer pescando, Volta Grande, Maria Mendes, Caracol... e depois, voltar pescando... Gostei da idéia. Agora é "só" convencer Dona Onça... Mas essa é fácil. É só mostrar as fotos dos peixes grandes que ela topa na hora kkkkk Aliás estou devendo a postagem dos que pegamos este ano. Assim que alguém me ensinar postar foto aqui eu ponho.  


  9. Boa tarde a todos. Acabei de voltar do Rio Araguaia. A pescaria foi razoável em relação a peixes grandes. Eu peguei um filhote de uns 35kg e minha esposa uma pirarara boa, de uns 50kg.

    Não por esse motivo mas por um pequeno contratempo no último dia (agendaram o mesmo piloteiro com quem pesco há 6 anos, para mim e para outro grupo). Como o outro grupo era novo e apostaram que eu não trocaria a parceria, o piloteiro foi com o outro grupo e eu fiquei na mão. Tentaram me empurrar outro piloteiro, mas não aceitei, afinal marquei com um ano de antecedência para não ter contratempo, tendo inclusive pagado adiantado. Desisti do último dia de pesca e deixei a pousada um dia antes.

    Irritado ao extremo, visitei então a pousada Canoeiros (que já conhecia de nome) e, como minha esposa gostou muito, estou agendando para o ano que vem.

    Porém, não é fácil se acostumar com outro piloteiro depois de tanto tempo pescando juntos com o mesmo guia. Especialmente no meu caso que pesco junto com minha esposa.

    Ouvi falar do piloteiro Viola e do irmão dele o Dorival. Como costumo agendar sempre com um ano de antecedência, se alguém tiver o contado deles ou dica de algum outro plioteiro bom e telefone de contato, eu agradeço. Vou tentar contatar também o pessoal da equipe SÓPIRAÍBAS. (Dessa equipe, quem voces indicariam?)

    As vezes é preciso mudar um pouco... a proximidade pode trazer boas amizades, mas também pode trazer falta de compromisso. A pessoa vai se acostumando om você, e aí você deixa de ser um cliente a ser "fisgado"... Aí o guia dorme na canoa.... já não se empenha tanto... quer pescar junto o tempo todo para levar peixe para casa... Aí soa o alarme: é hora de mudar.


  10. Quer saber Kid, embora eu faça vários tipos de pescaria e ame a pesca pesada, nunca dispenso uma pescaria de lambari...

    Graças a Deus aqui numa cidade vizinha a Bauru tem um rancho que cobra R$ 10,00 e vc tem estaleiros num braço do rio para pescar lambari...

    As vezes vou com amigos.... as vezes vou sozinho... Levanto às 5h e vou...

    Minha esposa fala: é só voce mesmo para levantar uma hora dessas para pescar essa porcaria (Deus, perdoai.... ele não sabe o que diz)

    Se tem uma coisa gostosa é pescar lambarizinho....  Chego no lugar com o sol nascendo, aquele silêncio gostoso, as garças passando...

    Antes de ir aviso o caseiro do lugar e ele separa para mim uma porção de lambari e frita..... O delícia, com uma cerveja gelada...

    Passo o dia ali naquela "briga" com os lambaris...

    A tarde volto para casa, mais feliz que pinto no lixo...

    Tem pescaria de Piraíba... tem pescaria de Tucunaré-açu... Tem pescaria de marlim... mas o tal do lambarizinho ainda é aquele que nos ensina o verdadeiro prazer da pescaria.

    (ah, e fica aqui uma dica: experimenta fazer uma paçoca de lambari! Ai vcs vão ver o que é coisa boa) 


  11. 43 minutos atrás, Pedro Furtado disse:

    Já ouvi ameaças graves qdo tava pinchando numa represa aqui em Goiás e reboquei uma rede que tava no ponto (sem querer, sequer tinha visto)...

     

    O que me impressiona sobre os "predadores" é que o consumo de peixe no Brasil é abaixo da média mundial, e o produto é um dos mais baratos no mercado. Se picanha se pescasse no rio, certamente já tinha acabado... 😂

    Me parece que boa parte disso é um vício cultural...

    Ah, se desse picanha no rio kkkkkkkkkkk 🤣


  12. Na minha região, recentemente, tivemos duas situações de espantar e se perguntar aonde vai o limite da idiotice.

    Na primeira, um matador de peixes, desses que mergulha à noite e arpoa o peixe "dormindo" encostado no barranco, acabou morrendo afogado, depois que a roupa de mergulho ficou enroscada, nas costas, num espinhel de outro imbecil. 

    Na outra, um redeiro tocaiado no mato, atirou num pescador que passou com o barco em cima de onde ele tinha colocado a rede.

    Precisa mais?

    Falar em pesca esportiva com essa gente é gastar saliva. O negócio deles é encher freezer. Vale tudo: anzol de galho, espinhel, rede, tarrafa, "joão-bobo", bomba, arpão... Eu cansei.

    Agora não convido mais ninguém. Vou pescar todo ano com minha esposa (a melhor companheira de pesca que eu poderia ter). Pescamos muito, nos divertimos nas prainhas do Araguaia... comemos um ou outro peixinho na beira do rio (depois limpamos tudo para a sujeira não ir parar o rio)... Não usamos anzol assistente (para dar chance ao peixe e tornar a briga mais justa, sem correr o risco do anzol ir parar na garganta)... Nunca ficamos três horas com o peixe fora d'água, tirando foto, para não devolvê-lo todo estropiado e ser atacado pelas piranhas ou outro predador...  Tiramos duas ou três fotos rápidas, retiramos eventuais candirus das guelras e voltamos o bicho para água que é o lugar dele...

    Tirar um peixe grande é muito emocionante... mas depois de uma foto de lembrança, vê-lo voltando para seu habitat, sabendo que ele vai criar, se multiplicar e repovoar o rio, é coisa que não tem preço...  

    As vezes chego a acreditar que estamos evoluindo, nos conscientizando e que tudo vai ser só uma questão de tempo.... Daí aparece uns idiotas desses com varais cheios de pintados pendurados.... dezenas de pirararas mortas... canoas abarrotadas de pirarucus... e eu desanimo.

     


  13. Foi com tristeza pelo fato (pesca predatória) e alegria (pela apreensão), que li a reportagem de ontem, sobre alguns animais que se dizem pescadores, e sobem para o Araguaia para depredar, e outras coisas mais. (Segue reportagem ao final).

    Sinceramente me irrita demais esse pessoal que se diz pescador, mas vai em áreas preservadas e acha que a casa dos outros é "terra sem lei".

    Ai fica marmanjo (inclusive uns bem avançados na idade) cheio da grana, desfilando de caminhonete cheio de menininha (muitas menores), de biquini, bebendo na caçamba, se achando o máximo, o tigrão...

    Gente dirigindo bêbada, pesca predatória, "carteirada" de autoridade ou posando de milionário em cima do povo simples da região...

    Esse pessoal precisa "se tocar". O lugar deles não é ali. Aliás, quem não sabe respeitar o lugar dos outros, não deveria nem sair de casa.

    Me desculpem o desabafo, mas é a realidade.... É paulista, é mineiro, é brasiliense, etc, etc, etc, indo detonar o rio de onde esse pessoal tira o sustento e onde as pessoas conscientes se divertem muito sem extrapolar...

    Numa única foto da reportagem citada, aparecem 11 pirararas mortas... Pra que isso gente? Alguém por um acaso está morrendo de fome?

    Qualquer um sabe que, se vender uma carretilha de pesca pesada (SHIMANO, PENN - em torno de R$ 4.500) dá para comer salmão o ano todo... Então a questão não é falta de grana de muitas dessas pessoas - é pobreza de espírito.

    Aqui mesmo em minha cidade: quantas pessoas convidei para pescar no Araguaia e se animaram após verem as fotos dos peixes... Porém, depois, quando eu dizia que era pesca esportiva, desanimavam e aí vinha a famosa frase: MAS NÃO PODE TRAZER NADA? ENTÃO NÃO VALE A PENA...

    O tristeza... O santa ignorância... Quando é que esse pessoal vai se dar conta que a gente pesca para se divertir, pela companhia dos amigos, pelos causos na beira do rio, saboreando um peixinho pescado na hora... E depois, voltar pra casa, feliz, em paz, cheio de boas recordações, com a consciência tranquila de que foi lá para PESCAR e não para DESTRUIR TUDO E SE COMPORTAR COMO UM IDIOTA... Voltar ciente de que deixou tudo como estava, para as futuras gerações poderem desfrutar desse prazer inenarrável que é pescar...

    Não sou puritano, nem ambientalista vegano... sou só alguém que ama a pesca.

    SEGUE A REPORTAGEM RESUMIDA:

    O Ibama e a Sema se uniram para fortalecer as ações de fiscalização dos rios no Vale do Araguaia. A operação resultou na apreensão total de 14 conjuntos de canoas. A ação ocorreu entre os dias 24 e 30 de maio deste ano e flagrou cinquenta pessoas entre pescadores, comerciantes e piloteiros em atividade ilegal de pesca ou caça.

    Dentre as atividades irregulares, um cidadão foi autuado por transportar 18 tartarugas e na noite do dia 27 de maio, dois comerciantes foram autuados pelo transporte irregular de 224 kg de peixe Pirarucu.Caravanas de pescadores de São Paulo representaram 80% das autuações. Grupos foram localizados pescando no interior das Unidades de Conservação, pescando com redes, tarrafas e anzóis de galho (apetrechos proibidos) e pescando peixes abaixo da medida. 
    Segundo o coordenador da operação Leandro Nogueira, apesar do êxito da ação, atividades nocivas ao meio ambiente tendem a continuar devido o descontrole na entrada e saída de turistas e das construções irregulares de ranchos nas Áreas de Preservação Permanente por turistas, além do funcionamento de pousadas ilegais. “Para os munícipes só fica o prejuízo: redução do estoque pesqueiro e acúmulo de lixo deixado pelos visitantes, porque essas práticas não geram empregos e não contribuem com a economia local". 

     


  14. Em 31/05/2019 em 19:37, Custom by Marco disse:

    hehhehehhe Muito legal seu comentário Falcão  Valeu!!!!!  Qual Penn que comprou para a esposa?

    Comprei a Penn Internacional 50 VISW (Se ela não gostar, eu uso kkkkkkk)🤣

    Tá fácil mesmo... a mulher não deixa nem ajudar ela na pescaria....

    Quando pega algum peixe muito grande ela quase morre mas não reveza com ninguém nem a pau kkkkkk

    O ano passado eu dei mais sorte e ela disse que era porque minha carretilha (uma Tiagra 50) era maior e melhor que a dela (uma Tiagra 30)...

    Ai dei essa Penn Internacional de aniversário para ela... Ela amou. 😍 E disse que esse ano vai me dar um coro lá no Araguaia 😅

    Quem mandou querer ser gentil... amor é amor, pescaria é pescaria kkkkk


  15. Kid, sou eu quem peço desculpas por não ter sido claro.

    Quando falo em hipocrisia, me refiro a alguns pescadores, como alguns grupos que tenho em minha cidade, que ficam fazendo um dramalhão se vc posta uma foto assando um peixe...

    Outro dia, postei uma moqueca de pintado que fizemos na beira do rio, num grupo de whats app, e um cara que veio me questionar se era de cativeiro ou se eu tinha tirado do rio. É esse tipo de coisa que eu quis dizer... 

    Para você ter uma idéia, esse foi o único peixe que comemos lá em dias.... no mais, fizemos churrasco, feijoada, dobradinha...

    Aí estamos em 8 na beira do rio, usamos UM pintado na medida para matar a lombriga e o cara me pergunta se é de cativeiro? Não respondi, mas pensei: simmmm, é de cativeiro... sai daqui do meio do mato, atravessei dois estados e fui no supermercado em Bauru buscar kkkkkkk

    Abraço. Espero ter explicado. 

×
×
  • Criar Novo...