Ir para conteúdo

Thadeu Ortona

Membro
  • Postagens

    65
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    5

Histórico de Reputação

  1. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Guilherme Stival em CARRETILHA PARA PIRAÍBA ARAGUAIA   
    Fala @Thadeu Ortona! Tudo bem e com você?
     
    Muito obrigado pelas explicações, já compartilhei seu material com alguns amigos que querem iniciar a pesca de piraíbas.
     

    Também acredito que alugar equipamento dos guias é melhor opção pra quem não faz com muita frequência esse tipo de pescaria.
     
    No meu caso, foi uma soma de fatores. Eu moro próximo ao Araguaia, faço no mínimo 2 pescarias de Piraíbas por ano, e além disso, um amigo que mora nos EUA trouxe pra mim uma carretilha  PENN SENATOR 115l2 9/0 por 175 dólares kkkkk. 
     
    Grande abraço 
  2. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Kid M em Planejar a pescaria já é considerado como "pescar" ?   
    Havia me decidido a não mais organizar nossos grupos de pesca (Mocorongos), assim como participar daqueles que eventualmente fossem montados. Nada de "zanga" ou "outro problema qualquer", mas o desejo de ver o grupo renovar-se e dar continuidade ao que já vem sendo feito há 30 anos... (pois é, o tempo passa mesmo). Consegui fazer prevalecer meu propósito em 2019, mas em 2020 o apelo dos amigos & irmãos me fez aceitar fazermos a pescaria de nº 30 dos Mocorongos. Local escolhido, valores ajustados, integrantes (10) fechados para 2021 pois em 2020 a pandemia já se mostrava "feroz" e a névoa de como ficaria o esquema de vacinação, já nos direcionava (de forma consciente) para o ano seguinte (este em que nos encontramos - 2021).
    Em meados do primeiro semestre, quando havia uma enorme incerteza da eficácia da vacinação, além dela própria estar sendo fornecida em quantidades limitadas, havia também o crescimento ativo do Covid pelo interior do País, não poupando ninguém do risco de contágio e a determinação das autoridades (indistintamente da esfera federal, estadual ou municipal) de bloquear as movimentações pelo País.
    Com isso, conseguimos estabelecer um entendimento com o operador (hoje já amigo) no sentido de suspendermos as reservas que haviam sido estabelecidas, sem maior vínculo futuro, até por não sabermos o que viria acontecer nos cenários que se aproximavam...
    Felizmente pudemos observar um gigantesco esforço em todo o país em torno de vacinação da população, que se ainda não se concluiu, permitiu fazer com que a tendência de contaminação fosse invertida, com os índices de contágio / mortes fossem caindo de forma sucessiva. Não quero, nem vou, entrar no mérito das medidas e méritos, retratando tão somente o cenário existente.
    Fato é que voltamos a cogitar um retorno ao propósito da formação do Grupo 30 e nesse propósito encontramos uma enorme interação com o operador, fazendo com que as flexibilizações / propostas estabelecidas nos permitisse voltar a dar continuidade ao projeto que fora suspenso.
    Desta feita contudo, a demanda de pleitos para participação foi enorme e o número de integrantes passou para 16 pescadores, incluindo muitos de nossos filhos, filhos de filhos, etc... Somos verdadeiramente um grupo familiar (de nascimento ou de coração) de amigos que se diverte junto com dominó, cartas, piadas, churrascos, cervejas & vinhos, música e que também gosta de pescar... 
    Antes que me esqueça, não mencionar o operador (nesse momento) vai um pouco dentro da preservação ética da minha condição de Moderador do FTB. Mesmo que toda a negociação tenha sido feita (como de hábito) com pagamentos iguais para todos os participantes, não me parece oportuno declinar o nome e/ou lugar para onde estaremos indo, salvo se tratar de "um ponto" da Floresta Amazônica. Chegará a hora de fazê-lo.
    Interessante informar que estamos nos preparando para uma pescaria que irá acontecer daqui há um ano ! O grupo está animado como se fôssemos embarcar daqui há algumas semanas, quando na verdade serão meses de espera e expectativas... Mas isso - de certo modo - já faz parte da pescaria.
    Falar de reservas, tralhas, voos, conexões, deslocamentos, gastronomia e tudo aquilo que envolve um planejamento prévio, é motivo de alegria e satisfação antecipada. Sermos generosos com os "novatos" em termos de ajuda e ensinamentos sobre o comportamento dentro do Grupo termina se tornando um "dever de casa" de muitas compensações. A escolha dos integrantes passa sempre (que possível) por uma avaliação prévia de integração e participação na manutenção alegre e sadia do clima existente no Grupo. Nada de criticas, zangas ou mandos, mas apenas a preservação daqueles momentos onde todos (independente da idade que tenham) voltem a ser crianças nos seus comportamentos. 
    Claro que é preciso do exercício de liderança(s) para que o Grupo não se torne um "bando", mas essa deve ser vista com naturalidade e não algo que seja imposto (daí a importância dos custos serem iguais - direitos e obrigações similares e para todos). Importante que a liderança presume que ser responsável pelo Grupo e como tal deve exercer seu papel de exemplificação junto aos demais, das coisas que podem ser evitadas e que não precisam chegar ao ponto de serem "proibidas"...
    Acho que consegui chegar em alguns conceitos que podem ser úteis àqueles que se dispuserem a coordenar e planejar uma pescaria. 
     

  3. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Kid M em Ainda tratando de "prevenções" na pescaria...   
    Claro que não apenas de cautela alimentícia se faz a prevenção para uma pescaria sem intercorrências...
    Lembra "daquele cara" considerado como "um doido" por estar com quase 100% do corpo coberto ?
    Pois então, diria que ele é que está certo dentro das possibilidades de evitar problemas de insolação...
    Nos dias atuais os acessórios de pesca (roupas) já estão evoluídas ao ponto de dar muito conforto aos seus usuários.
    Camisa (e calça) com protetor UV, respirável - oxigenação ao corpo, macia e confortável de ser usada são disponíveis.
    Lembra do tal do "boné de legionário" ? Aquele com abas que protegem as orelhas e pescoço ? Insubstituíveis...
    Tem gente que pesca de sandálias, ou pior ainda, descalço ! Dando chance para um acidente inesperado e indesejado...
    Tem lugar mais procurado pelos insetos do que os tornozelos ? Será tão difícil usar umas meias de algodão ? 
    Deixei para o final a questão dos óculos ! Não se trata APENAS de polarização (evitar o brilho do sol na água), mas de proteção. 
    Também o comportamento embarcado é fundamental, principalmente no bote durante a pescaria. Tenha calma SEMPRE.
    A presença e conhecimento do piloteiro ajuda demais na prevenção. Ouçam sempre o que for dito por quem conhece e vive disso...
    Diante do calor amazônico do meio dia, nada melhor que um mergulho, independentemente de vestido 100% ou apenas de sunga !
    Mas para fazer isso de forma segura, alerte ao piloteiro para ele indicar (e lhe levar) a um local adequado, com areia no fundo.
    Falou no calor é hora de buscar um mínimo de sombra/descanso debaixo de uma árvore ou num barranco ? Onde tem ? O piloteiro saberá ?
    Parar (mesmo que por uma hora) também é importante para todos os embarcados. Nesse horário, será sempre difícil o peixe entrar, logo... 
    E para concluir os "alertas", já pensou na encrenca de alguém fisgado numa garateia ? Acontece muito, daí a recomendação de que alguém do grupo leve um super alicate para cortar as garateias 4x ou até mesmo 6x - basta ter uma dessas ferramentas para não estragar a pescaria... 
     
         
  4. Like
    Thadeu Ortona recebeu reputação de Cristian Giacomini em Vara para pesca no Araguaia   
    Olá Pierre.
     
    Bom dia, como vai ?
     
    Acredito que para podermos indicar uma vara para você, temos que primeiro analisar os equipamentos que você já possui, para assim, indicarmos conjuntos que fiquem mais balanceados.
     
    Capacidade de linha: Tekota 700 - 320 metros de 0,50mm - utilizando 0,90mm fica com capacidade de 98 metros - 845 gramas.
                                       Penn Squall 50LD - 175 metros de 0,90mm - 805 gramas
    *logo, se o foco for as grandes Piraíbas, você precisará utilizar cama de multifilamento. Indico uma linha de boa qualidade, 4x, a patir de 80lbs, ok ?!
     
    Ao analisar suas carretilhas, podemos ver que varas como a Star River Combat ou algo similar, irá desiquilibrar o conjunto, pois ficaria com uma vara extra pesada e uma carretilha média. A não ser que você tenha em seu projeto a compra de uma carretilha maior, temos que pensar em uma vara mais compatível.
     
    Eu evito comprar varas de pesca pela internet, sem antes ao menos pegar o equipamento em mãos. Logo, para indicar uma vara ao seu gosto, precisamos saber o tipo de ação e potência que você gosta em um equipamento. Vou colocar abaixo um esqueminha que fiz e você nos fala qual curte mais, ok ?!
     
    Abraços.
     

  5. Like
    Thadeu Ortona recebeu reputação de GuilhermeLimahHB em CHECK LIST - RIO ARAGUAIA   
    Fala Pessoal.
     
    Boa tarde!!!
     
    Sou um pescador que gosta muito do Rio Araguaia e, para nós que vamos de avião, acredito a organização deve ser algo primordial.
     
    Nas primeiras vezes que fui, percebia que "sempre" acabava por esquecer algo, ou ainda, a cabeça ficava achando que "tava faltando" alguma coisa. (rsrsrs)
     
    Então, fiz esse Check List para facilitar a arrumação das tralhas e disponibilizo para vocês, torcendo para que possam utilizar em suas pescarias também!
     
    Abraços e FELIZ 2022!!!
    Check List - Araguaia.pdf
  6. Upvote
    Thadeu Ortona recebeu reputação de Cristiano Rochinha em CHECK LIST - RIO ARAGUAIA   
    Fala Pessoal.
     
    Boa tarde!!!
     
    Sou um pescador que gosta muito do Rio Araguaia e, para nós que vamos de avião, acredito a organização deve ser algo primordial.
     
    Nas primeiras vezes que fui, percebia que "sempre" acabava por esquecer algo, ou ainda, a cabeça ficava achando que "tava faltando" alguma coisa. (rsrsrs)
     
    Então, fiz esse Check List para facilitar a arrumação das tralhas e disponibilizo para vocês, torcendo para que possam utilizar em suas pescarias também!
     
    Abraços e FELIZ 2022!!!
    Check List - Araguaia.pdf
  7. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Edvaldo Silva em Molinete para os gigantes de couro   
    Esse Penn Slammer III é uma baita máquina. Tenho o 4500 que uso para Rock Fishing. É um excelente molinete. 
  8. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Gabriel Veiga em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Parabéns!! Muito útil.
  9. Upvote
    Thadeu Ortona recebeu reputação de Edmar Alves em Simples projeto para incentivar a Pesca Esportiva   
    Olá amigos.
     
    Como vão ?

    Venho apresentar uma ideia que tive com o intuito de incentivar e reforçar a importância da PESCA ESPORTIVA: desenvolvi um material denominado "Solte um filhote hoje e fisgue um GIGANTE amanhã", indicando alguns dos primordiais motivos pelos quais ela é tão importante. Com o apoio dos amigos da Penn Raíba Carretilhas, consegui solicitar junto a uma gráfica por volta de 4.000 (quatro mil) impressos e enviei para as diversas regiões do nosso Brasil.
     
    Já estou com o projeto de fazer mais 8.000 (oito mil) e continuar enviando aos locais onde se faz necessária conscientização e também aos lojistas/pousadas/pescadores que possam ajudar na divulgação.
     
    Segue o material:
     
    Espero que gostem.
     
    Anexo segue o arquivo para download.
     
    Abraços.
     
     
    Pesca Esportiva.pdf
  10. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Kid M em Simples projeto para incentivar a Pesca Esportiva   
    Parabéns Thadeu !
     
    Iniciativas como essa se tornam as verdadeiras soluções para a preservação.

     
    O FTB apoia essa sua ideia / projeto ! 

     
  11. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Guto Lopes em Simples projeto para incentivar a Pesca Esportiva   
    parabéns! já estou compartilhando...
  12. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Robson Ludjero em Simples projeto para incentivar a Pesca Esportiva   
    Parabéns pela iniciativa Thadeu!!!👏👏👏
  13. Like
    Thadeu Ortona recebeu reputação de Fabrício Biguá em Simples projeto para incentivar a Pesca Esportiva   
    Olá amigos.
     
    Como vão ?

    Venho apresentar uma ideia que tive com o intuito de incentivar e reforçar a importância da PESCA ESPORTIVA: desenvolvi um material denominado "Solte um filhote hoje e fisgue um GIGANTE amanhã", indicando alguns dos primordiais motivos pelos quais ela é tão importante. Com o apoio dos amigos da Penn Raíba Carretilhas, consegui solicitar junto a uma gráfica por volta de 4.000 (quatro mil) impressos e enviei para as diversas regiões do nosso Brasil.
     
    Já estou com o projeto de fazer mais 8.000 (oito mil) e continuar enviando aos locais onde se faz necessária conscientização e também aos lojistas/pousadas/pescadores que possam ajudar na divulgação.
     
    Segue o material:
     
    Espero que gostem.
     
    Anexo segue o arquivo para download.
     
    Abraços.
     
     
    Pesca Esportiva.pdf
  14. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Paulo Pereira de Lima em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Excelente material. Parabéns!
  15. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a ArthurCaillard em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    parabens meu amigo! ficou show de bola!
  16. Like
  17. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Odirlei Borin em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Ótimas observações, gosto muito de me hospedar em Goiás velho, pensa em lugar bom de passar a noite, vale a pena conferir. 
  18. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Odirlei Borin em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Esse Thadeu é fera, parabéns mano. 
  19. Like
    Thadeu Ortona recebeu reputação de Edson C. Martins em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Bom dia e um Feliz 2020 à todos!!!
     
    A algum tempo montei um e-book com algumas dicas para o pessoal que quer conhecer o Rio Araguaia, focado na pesca pesada.
     
    Espero que sejam úteis e me coloco a disposição para tirar as dúvidas que possam surgir.
     
    Muito obrigado.
     
    Thadeu Ortona.
     
     
     
     
    E-book_-_Rio_Araguaia.pdf
  20. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Falcão em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Show de bola Thadeu.... tudo muito bem explicado. Verdadeiro espírito de pescador: aquele que compartilha o que sabe.  
     
    Acrescento só uma coisa: quem vai de carro (o meu caso), compensa posar em Goiânia e fazer a viagem em "duas pernadas" (ou mais, dependendo da distância). Dirigir à noite naquelas estradas é muito perigoso pelo grande número de animais de grande porte atravessando a pista.
     
    Outra coisa: se forem de carro, levem guarda-sol (nem todos os piloteiros tem ou, se tem, muitas vezes está em péssimas condições).  Ah.... e bexiga para soltar linha.
     
    Não se esqueçam tambem de levar pelo menos um pacote de linha 0,90 extra,com mil metros. Se o peixe tormar muita linha e arrebentar, vc vai ter que recarregar a carretilha no meio do rio.... e aí, onde é que voce vai achar linha?
     
    E não fiquem moscando com isca dentro da água na beira da canoa, que o boto aparece do nada e arranca isca e vara da sua mão.... aí não adianta chorar o equipamento perdido....
     
    Só uma dúvida Thadeu: quando voce fala em material de qualidade aparece uma foto com uma Penn e uma Heineken.... do que vc está falando? da carretilha ou da cerveja? 🤣 🤣🤣
     
    Abraço.
     
     
  21. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Leandro Gofert em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Muito obrigado pelo excelente material Thadeu, vou ler com muita atenção pois pretendo ir lá no Araguaia enfrentar as piras...
  22. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Leonardo Nakata em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Qua material TOP Thadeu! Parabéns pela iniciativa 👏👏👍
    Muita informação e fotos pra ajudar o pessoal que ainda não conhece e até os mais experientes da região!
  23. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Kid M em E-BOOK COM DICAS PARA SUA VIAGEM AO MARAVILHOSO RIO ARAGUAIA   
    Olá Thadeu,
     
    Excelente iniciativa ! Parabéns  
     
    Obrigado por compartilhar aqui !  
  24. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Gustavo Petrocchi em Pescaria Rio Araguaia 09 a 11 de maio 2019   
    Depois de varios meses esperando a tão sonhada pescaria ao Rio Araguaia, chegou a data sonhada..... foram tres dias de pescaria em Luiz Alves... com o guia Edinan e nos hospedamos a Pousada Rei das Piraibas, e como sempre DEUS sempre guarda emoções para nós.... 



    No primeiro dia.... nada nenhuma ação nem da Piraiba e nem Pirarara.... somente alguns mandubés..... 

    No segundo dia , nem paramos pra almoçar pra não perder nenhum segundo da pescaria

    Mas fomos presenteados com uma pequena Pirarara... era o começo da pescaria ... mas infelizmente mais nada no dia , nenhuma ação....

    ..... mas somos brasileiros e não desistimos nunca......
    No terceiro e ultimo dia de pescaria , resolvi pedir ao guia para subirmos o rio e não descer como estava sendo recomendado.. ai veio as felicidades...
    ... logo na primeira parada ..... aquele estouro..... linda Pirarara..... uma briga sensacional e descumunal..... 

    ...... foi um dia muito feliz.... no segundo ponto.... uma puxada monstra... 600 metros de linha na agua e o peixe leva mais uns 50.. depois de mais de hora de briga quando vemos o rebojo da rainha ela solta a isca e não temos fotos.... foi como uma facada no peito , uma decepção , e a famosa pergunta .... Onde errei? 
    mas como disse não podemos desistir....já no finalzinho do dia por volta das 17:30  ultima parada.... aquela despedida.... uns 10 minutos de espera ... e pau... uma tomada de linha forte , levando quase 100 metros de linha a mais pra agua.... a rainha nos presentou ....... não é tão grande como a que perdemos ... mas com seus 1,55 já é uma Pìraiba.....  foi uma explosão de felicidades...... 

    uma viagem com grandes amigos e fazendo novos amigos.... foi tudo sensacional.... e fomos presenteados com esses belos peixes.... 

    Obrigado a DEUS ...

     
  25. Like
    Thadeu Ortona deu reputação a Odirlei Borin em Duas 120lbs. Gêmeas.   
    Olá amigos. Seguem duas montagens pesadas para a pesca das Piraibas do Araguaia. 
    Blank carbono sólido 120lb 6’6”
    Reel Seat e guimbal Alps 
    Cabo e fore grip Torneados conforme pedido do cliente. 
    Passadores Fuji Alconite. 
    Adesivos personalizados. 





×
×
  • Criar Novo...