Ir para conteúdo

Renato Barreto

Membro
  • Postagens

    1.580
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    45

Histórico de Reputação

  1. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Jean.Posser em Tamanhos de Rolamentos   
    Boa tabela, mas nas carretilhas da MS Liger, Black Widow, Contender e Venator  faltou informar que no eixo do carretel delas vai um rolamento tamanho 5X11X4
  2. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Arthur Perrucci Junior em Pirarara Rio Acari 2022   
    Parabéns pela captura, lindo peixe.... as pirararas desse porte pega na natureza é um trator, bem mais forte que as dos pesqueiros 
  3. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Iscas DUO Internacional   
  4. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Fabrício Biguá em *** Polêmica! Novo Recorde Mundial Tucunaré Açu "Fraudado"***   
    Realmente muito chato tudo isso. Quase todas as vezes que se captura um belo exemplar, é necessária uma análise atenta, já que os últimos exemplos são sempre recheados de suspeitas.
    Não gosto muito de bater neste tipo de situação pq transparece inveja e por aí vai...mas puts, erros tão craços não podem passar assim.
    Essa boca aberta aí desqualificaria qualquer medição. PONTO. Espero mesmo q outras fotos tenham sido tiradas e nela se constate o peixe com a boca TOTALMENTE FECHADA.
     
    E essa sombra, puts. Como q o cabra fez isso!??!
    Vou postar essa foto q está rodando nas redes sociais...Não foi feita por mim, mas realmente levanta suspeitas a sombra.
     

     
    Bem, é isso...Tomara mesmo q o pescador tenha como comprar a medição com outras fotos e vídeos.
     
    E a IGFA tá precisando contratar analistas brasileiros para não passarem vergonha...
  5. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arthur Perrucci Junior em Pirarara Rio Acari 2022   
    Pirara capturada no Rio Acari com vara venza 50 libras, carretilha Abugarcia Ambassadeur com 100 metros de linha multifilamento 100 libras. Peso em torno de 50 kg estimado pelo piloteiro.


  6. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Edmar Alves em Isca Inna 70 Pro Tuned isca artificial Marine Sports Ms 7cm   
    Olá Arthur, isso aí é a ação do XLC system (sistema magnético) que tem em algumas iscas da Marine, Além das innas, as Bravas também tem esse sistema.... tem que dar um tranco forte para esse cilindro se deslocar do imã... no arremesso esse cilindro se solta para melhorar a distância do pincho,  mas depois volta a posição normal, trabalhando a isca ela vem junto do imã e  não fica solto, há não ser q vc dê trabalhos vigorosos de ponta de vara, aí ele se solta.  Mas se ele não se soltar de forma alguma, a isca pode ter vindo com algum defeito de fabricação.
  7. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Jean.Posser em Isca Inna 70 Pro Tuned isca artificial Marine Sports Ms 7cm   
    Olá Arthur, isso aí é a ação do XLC system (sistema magnético) que tem em algumas iscas da Marine, Além das innas, as Bravas também tem esse sistema.... tem que dar um tranco forte para esse cilindro se deslocar do imã... no arremesso esse cilindro se solta para melhorar a distância do pincho,  mas depois volta a posição normal, trabalhando a isca ela vem junto do imã e  não fica solto, há não ser q vc dê trabalhos vigorosos de ponta de vara, aí ele se solta.  Mas se ele não se soltar de forma alguma, a isca pode ter vindo com algum defeito de fabricação.
  8. Upvote
  9. Like
    Renato Barreto deu reputação a Cristiano Rochinha em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Galera,seis tão bão??!!!
     
    Venho aqui fazer um breve relatinho de uma pescaria feita entre amigos no mês de outubro de 2023....
    Fomos conhecer o belíssimo trecho do rio Tocantins abaixo da hidrelétrica de Peixe Angical,na cidade de Peixe,Tocantins.
     
    Primeiramente quero agradecer ao @Rafael Takahiro,pois foi através de um relato dele aqui nesse fórum que programei essa pescaria.Além dos contatos locais,me deu dicas importantes pra região.Valeu Rafael....Quando quiser dar uns pinchos aqui no rio Grande é só falar...
     
    Bom,sobre a pescaria em si,como já citei anteriormente,fomos explorar o local pela primeira vez. Éramos 8 pescadores todos marinheiros de primeira viagem por aquelas águas...E por falar em águas...Meus amigos...Que águas!!!!!
    Lugar lindo de águas cristalinas,cheias de grandes pedreiras e ilhas...Pontos que alternam entre rasuras de pedras e cascalho com areia à poços e remansos mais profundos.Um verdadeiro espetáculo,principalmente aos aficcionados por pesca com artificiais em águas rápidas.

     
    Em muitos pontos onde paramos era incrível a quantidade  e o tamanho dos piaus que ficavam nadando bem de boa por baixo do barco.
    Além deles,vimos também muitos outros peixes encardumados nas rasuras,como grande armaus,barbados,bicudas e um grande cardume de maparás,peixe de couro cada vez mais raro...
     
    Sobre a pescaria,como disse anteriormente,fomos conhecer e explorar a região,então alternamos as modalidades atrás de diferentes espécies.
     
    Na primeira manhã de pesca,fomos atrás das apapás e cachorras.
    Para as apapás usamos alguns plugs de meia água com alguns resultados,mas indiscutivelmente as iscas que mais funcionaram foram os jigs...Sempre eles.....
    Nessa primeira manhã encontramos um cardume delas,porém todas pequenas..Mas já é uma ótima diversão pra começar...

     
    Para as cachorras insistimos bastante nas iscas de hélice,porém elas estavam muito,muito manhosas...Mesmo varrendo grandes corredeiras,não tive nenhuma ação delas na superfície...Apenas conseguimos algumas pequenas na isca viva e algumas "facão" em iscas de meia água.

     
    O destaque dessa primeira manhã ficou com o parceiro Douglas que pegou um grande apapá no popper....Até aquele momento era o maior que eu já tinha visto...Imaginem a pancada!!

     
    O barco dele também conseguiu tirar algumas boas bicudas,porém não recebi as fotos...
     
    No período da tarde fomos atrás dos tucunas em águas mais tranquilas...Não pescamos eles por muito tempo,então pegamos somente alguns tricks e um bom azul pego pelo parceiro Scarelli.

     
    Ainda nesse dia,fizemos também uma boa pescaria de corvinas,alternando entre iscas vivas e jumping-jig.

     
    No segundo dia mudamos totalmente o foco: Fomos atrás dos pacus-caranhas e tambaquis,usando ração de cachorro como isca.
     
    Paramos num ponto que mais parecia um pesqueiro,tamanha era a quantidade desses peixes redondos que ali encardumaram pra comer a ração que jogávamos pra cevar.
    Mas vejam bem: ENCARDUMARAM PRA COMER A RAÇÃO QUE "JOGÁVAMOS NA ÁGUA PRA CEVAR",pois a ração que ia em nossos anzóis elas apenas cheiravam mas nem relaram o beiço rsrsrs...Pensem nuns peixes astutos...Acredito que a limpidez da água tenha atrapalhado um pouco essa pescaria,pois os peixes percebem o barco de longe e então se alimentam mais longe do barco,dificultando assim com que o anzol que desce ao sabor da correnteza,passe no local exato onde eles estão comendo.Acredito que com a água um pouco mais "amarelada" essa pescaria seja mais produtiva.
    Vimos muitos,muitos redondos mesmo comendo,inclusive verdadeiros monstros de tambaquis...Mas simplesmente voltamos dedão para o rancho...Paciência!!
    Nesse retorno ao rancho para o almoço ainda vimos um cardume de barbados num rasura entre pedrais...Marcamos o lugar e voltamos de tarde pra pesca-los...Barbado é um dos peixes de couro que mais gosto de pescar...

     
    Antes do retorno ao rancho,ainda demos mais alguns pinchos com artificias e tiramos algumas cachorras facão e pequenas apapás.
     
    Inconformados com o baile que levamos dos redondos,no dia seguinte resolvemos voltar no mesmo ponto.
    Estávamos em 2 barcos.Mesmas iscas,mesmas técnicas.
    Com muita insistência,o parceiro Chico no barco ao lado conseguiu tirar 2 caranhas e na sequência tiramos a nossa também...Nada grande,mas quem já pegou peixe redondo em águas rápidas sabe da labuta que é...Esportividade ao máximo.

     
    Não raro esses peixes são fisgados na artificial nessa região.
     
    Já estávamos quase nos preparando pra voltarmos ao rancho pra almoçar,quando nosso guia Kezim fisgou um tambaqui monstro...Daqueles que mais parecem uma "mesa redonda" mesmo.
    Ao passar a vara para meu parceiro Scarelli,o peixe subiu o rio bem rápido,fazendo a linha bambear...O resultado vocês já devem imaginar...Acredito que nessa bambeada de linha,o anzol quase se soltou,veio à "balançar na boca do peixe"pois era um Chinu bem pequeno,e nisso,o verdão meteu os dentes no leader e cortou a linha...Adeus trofeu!!!! Faz parte....
     
    O período da tarde desse terceiro dia de pesca seria o último,então resolvemos voltar às apapás,dessa vez no ponto onde aquela grandona foi fisgada no primeiro dia.
    O vento nesse período soprou forte e impossibilitou a pesca com iscas de superfície,então partimos mais uma vez pros jigs.
    Decisão acertada...As brutonas estavam lá,e com vento e tudo,fizemos a festa num cardume,tendo várias ações de peixe grande e embarcando 6 delas.Foi sem dúvida o melhor período da pescaria.

     
    Mas se pra mim ainda faltava um troféu,ele veio...
    Simplesmente o maior apapá que já vi...Na euforia e cuidado em devolver o peixe rápido à água,já que é uma espécie sensível fora dela,acabamos nem lembrando de medir,mas seguramente ficava muito próximo ou na casa dos 80cm....Já posso dizer até que já peguei um mini tarpon rsrsrs...

     
    É realmente um peixe fantástico,e muito bruto...Foi jogar pra dentro do barco e ver o snap se "esbagaçar" todo...Animal!

     
    E assim chegou ao fim essa breve pescaria de 3 dias...Valeu demais conhecer o local e se aventurar por aquelas águas.
    Mais uma vez quero agradecer ao @Rafael Takahiro pelas dicas.Muito obrigado!
     
    Vou também deixar aqui o contato do guia que organizou tudo pra nós por lá:
    Beiçola : 63-984454940
    Gente de confiança!!!
     
    Um grande abraço à todos e até a próxima!

    WhatsApp Video 2023-12-04 at 13.42.03.mp4  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  10. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Garatéia ponta curvada / Alinhamento   
    Vou tentar mostrar aqui a eficiência das garatéias com a ponta curva, uma garatéia eficiente faz muita diferença na hora da pescaria, as vezes pego uma isca de um colega muitas vezes uma isca até top mas com garatéias péssimas pouco afiadas ou colocadas errada nas iscas isso faz muita diferença.
     
    Porque a ponta curva faz diferença:
    veja no desenho abaixo o que acontece com a garatéia quando tracionada
     
     

     
    Quando se puxa uma garatéia comum a ponta dela fica atravessada ao sentido que esta sendo puxada dificultando a penetração, a garatéia com ponta curva corrige essa situação deixando a ponta reta ao sentido que a garatéia esta sendo puxada, quem tiver alguma dúvida amarre uma garatéia na linha coloquei a ponta do dedo e verá que vc vai estar puxando pra um lado e a ponta da garatéia simples está apontada pra outra direção, isso simplesmente vai dificultar a perfuração.

     
    Vendo essa imagem a impressão que temos é que a garatéia de ponta reta vai furar mais fácil que a outra que tem uma ponta "torta", o problema é que quando a ponta da garatéia toca a superfície de algo a primeira coisa que acontece antes dela entrar é ela fica pendida para um lado tirando a ponta da direção que a garatéia será tracionada, por ela entrar atravessada pode não entrar completamente aumentando às possibilidades do peixe escapar na "briga".
     
    Colocar garatéias de modo que fiquem balanceadas:
    Outro detalhe que faz a diferença é vc ter uma isca equilibrada que funciona da melhor maneira possível aumentando as chances de captura. É muito importante que às garatéia estejam colocadas corretamente, SIM Existe maneira correta de se coloca garatéia,  
     

    A de trás fica como o ferrão do escorpião virado com a ponta pra cima, a do meio com apenas uma ponta virada pra baixo.
    Com as garatéias colocadas corretamente tbm diminui o desgaste lateral que as iscas sofrem pelo atrito com as garatéias principalmente nas iscas de superfície. 
     
    Meio

     
    Atrás 

     
    Pra isso é preciso que a garatéia que se esta usando tenha uma das pontas alinhada com o olhal.
    Segue exemplo do que é uma garatéia que uma das pontas é alinhada com o olhal, a primeira é a alinhada 

     
    Pra muitos isso são bobagens mas acreditem são detalhes que podem fazer a diferença nas suas pescarias, fazer o correto não é complicado a diferença é que os resultados são melhores.

     
  11. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Roteiro de pesca - 20 anos atrás   
    Comprei esse livrinho lembro me a caminho de Goiás, como tudo que remete a pesca chama a atenção do pescador vi na banca de revista numa parada e como não poderia ser diferente comprei e lá se foram mais de 20 anos, nesses muitos anos que se passaram muitas coisas  mudaram menos a paixão pela pesca esportiva. São mais de 300 páginas de ótima qualidade e um conteúdo muito rico, como aqui é terra dos amantes da pesca esportiva creio que alguns aqui tenham ou já tiveram essa mini bíblia da pesca esportiva rs.
    Pena que não da pra mostrar um pouco mais detalhado são mais de 300 páginas de muitas informações interessantes 

     
    Uma infinidade de fichas técnica de espécies de água doce e água salgada 

     












  12. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Kid M em E lá se vai mais uma ano...   
    Ainda falta algum tempo para iniciarmos um novo ano, nem por isso é necessário "esperar" para desejar a todos aqueles usuários que permanecem no nosso FTB, que tenham boas expectativas para esse novo ano que se aproxima.
    As dificuldades permanecem para quase todos que aqui interagem, não se limitando às temporadas de pesca, mas no nosso dia a dia rotineiro. Importante mesmo (sempre) é ter saúde e determinação para superar as adversidades.
    Em nome do Grupo de Moderação do FTB, desejo a vocês o que possa ser o melhor nesse final de ano e que em 2024 venhamos a participar e interagir naquilo que nos reúne neste Fórum, sejam relatos, experiências, amizades, etc...   
  13. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em A evolução das iscas "Genéricas"   
    Kit é complicado, o padrão de kits é ser de produtos ruins, pra falar a vdd acho que todo kit  não tem nada de qualidade são produtos que o comerciante quer desencalhar ou atrair compradores que não sabem direito o que é bom ou o que é ruim coloca um preço atraente e vende, kit de jogo de ferramentas é um bom exemplo alicate, chave de fenda etc .etc.. tudo porcaria rs
  14. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em A evolução das iscas "Genéricas"   
    Tem umas réplicas muito boas das Duo Realis:
    Duo REALIS PENCIL 85
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DBTHRM7
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DkTxWyP
    Duo REALIS PENCIL 65 e 100
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DkQfkZp
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DlohlER
    Duo REALIS PENCIL 110
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DEc3bu3
    https://s.click.aliexpress.com/e/_DmfrWOb
     
     
  15. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Andrey W em Protetor Solar. Ardendo os olhos. Preciso de dicas.   
    Olá @Andrey W, tudo blz!  Então, realmente no site Loja do Mecânico, tá mais barato que na Shopee.... mas essa loja cobra frete, fiz uma simulação lá e o frete sai por R$ 14,90..... no Shopee compras acima de 10 reais não estão cobrando frete, precisa ver se somando o valor do frete se ainda é mais vantajoso comprar na Loja do Mecânico, e o que eu cotei lá é o tipo Facial, que é um pouco mais caro que esse aí.  Abraços e boas pescarias!!!
  16. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Andrey W em Protetor Solar. Ardendo os olhos. Preciso de dicas.   
    Eu tinha esse mesmo problema, já estava desistindo de usar protetor solar, até que me indicaram esse da Nutriex que não arde os olhos, muito bom mesmo.  Ele tem esse preço mais baixo que os outros por ter uma classificação e ser vendido como EPI (equipamento de proteção individual), aí tem uma tributação menor que os cosméticos, muito indicado para quem trabalha ao ar livre e tem que se proteger do sol. Esse do link é o facial, para usar no rosto.
    https://shopee.com.br/Protetor-Solar-Fps-60-Facial-1-3-Uva-120ml-i.550558178.14894361145
     
     
  17. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Ricardo SK em Protetor Solar. Ardendo os olhos. Preciso de dicas.   
    Eu tinha esse mesmo problema, já estava desistindo de usar protetor solar, até que me indicaram esse da Nutriex que não arde os olhos, muito bom mesmo.  Ele tem esse preço mais baixo que os outros por ter uma classificação e ser vendido como EPI (equipamento de proteção individual), aí tem uma tributação menor que os cosméticos, muito indicado para quem trabalha ao ar livre e tem que se proteger do sol. Esse do link é o facial, para usar no rosto.
    https://shopee.com.br/Protetor-Solar-Fps-60-Facial-1-3-Uva-120ml-i.550558178.14894361145
     
     
  18. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Dudu Chagas em Proibida a venda de tucunaré em manaus   
    Fica proibida a comercialização do tucunaré em Manaus, grande avanço pra pesca esportiva na região.
    Segue foto do diário oficial 

  19. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Allan Silva Oliveira em Motor de 15hp 2 tempos ou 20 Hp 4 tempos   
    Tenho a mesma opinião do pessoal que postou acima... acho que motor até 40HP é bem mais vantajoso os 2T em comparação com os 4T... manutenção dos 2T é muito simples, com poucas ferramentas vc mesmo faz tudo... e  nessa potência então de 15HP que vc pretende comprar nem se fala... 2T sem dúvidas 
  20. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Motor de 15hp 2 tempos ou 20 Hp 4 tempos   
    Sem dúvida 15 2T, se vc pegar o 15 Mercury Super  ou de preferência um 18 Tohatsu que é o mesmo motor mais realmente dá os 18hp ele vai andar junto com os 20 4t e beber quase igual, a manutenção é fácil, tem peça desde original até paralela até no boteco da esquina, pode transportar de qualquer maneira e ainda vai ser mais leve, fora o pós venda que é muito mais fácil.  Apesar dos novos 20 4T Mercury e Suzuki e até o novo 25hp 4t Yamaha serem já injetados e serem mais leves que os anteriores , eles requerem uma mão de obra mais especializada e mais difícil ainda de encontrar.  Só  vai nessas potencias portáteis de 4T quem não quer fumaça e gosta de silêncio , pois no fringir dos ovos são as unicas vantagens deles. 
  21. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Guto Pinto em Carretilha Legacy da Marine   
    Falando em material de coroa, isso é muito relativo, a Doyo que fabrica essas carretilhas da Marine não iria colocar uma que desse problemas... por curiosidade fiz essa pergunta no Chat GBT (inteligência Artificial):  Qual dessas duas ligas metálicas tem maior resistência e durabilidade quando usadas em engrenagens, a liga de Duralumínio ou a de latão?
    Resposta: 
    "A liga de Duralumínio geralmente apresenta maior resistência e durabilidade do que o latão quando usadas em engrenagens. O Duralumínio é uma liga composta principalmente de alumínio, com adições de cobre, magnésio e manganês. Essa combinação de elementos confere ao Duralumínio uma excelente resistência mecânica, alta resistência à fadiga e boa resistência à corrosão. Além disso, o Duralumínio tem uma boa relação resistência-peso, o que o torna uma escolha popular em aplicações aeronáuticas e automotivas.
    Por outro lado, o latão é uma liga de cobre e zinco, que possui menor resistência mecânica em comparação ao Duralumínio. O latão é comumente utilizado em aplicações que exigem boa usinabilidade, como em peças de decoração, instrumentos musicais e torneiras, mas não é tão adequado para engrenagens que exigem alta resistência e durabilidade. É importante ressaltar que a escolha do material adequado para uma aplicação específica depende de diversos fatores, como as condições de operação, carga, velocidade, temperatura, entre outros."
     
    Agora com relação ao bronze, aí sim ele tem uma maior resistência e durabilidade, comparado com o duralumínio... mas quero ver essas carretilhas xing ling usarem bronze.
  22. Like
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Carretilha Legacy da Marine   
    Esse négocio de coroa em latão já enjoou, maioria quer carretilha leve até pra pescar piraiba. Se soltam com coroa em latão pesando mais que 200g  maioria reclama que é pesada pra pincho.  Quebrou a coroa troca ué. Vo andar de carro sem vidro elétrico só pq pode deixar na mão?   Sobre a carretilha parece a Coba da Doyo. Mas nesse preço  dificil fazer sucesso. 
  23. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Carretilha Legacy da Marine   
    Eu já moi coroa de latão pescando curvina e piapara kkkkk.   E  em compensação tenho uma Liger q comprei qdo lançou em 2013 , ja fiz umas 12 pescarias nela desde Serra da mesa, trairoes no Suiá,  Amazônia,  Xingu  e  Teles esse ano,  nunca nem abri ela pra ver como ta dentro,  só limpo, por fora e lubrifico rolamentos e guia. Acho q isso vai muito mais da peça atras da vara do que o equipamento em si. 
  24. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de CaioFonseca em SOLTURA PIRARUCU!   
    Bacana heim.... legal ter um lago particular para dar uma pescadinha quando quiser, é um playground para gente grande 
  25. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a CaioFonseca em SOLTURA PIRARUCU!   
    Boa noite meus amigos! Soltei 10 pirarucus de 40 cm no lago. Desde já obrigado a todos e que Deus abençoe 🙏🏽👍🏽👊🏽 TMJ turma!
×
×
  • Criar Novo...