Ir para conteúdo

Tambaqui na artificial


Posts Recomendados

Boa tarde amigos de pesca.

Esse final de semana passado fui até um açúde perto de Ituverava com o intuito de pegar alguns bocudos e só levei artificiais. Tentei alguns lançamentos com uma baby torpedo, sem sorte. Quando coloquei uma de meia agua foi que o ataque começou. Em cerca de uma hora tinha pegado oito tambaquis e nenhum tucunaré. Não sei o nome da isca. Mas é de meia agua, coloração verde no dorso e amarela no ventre. Fina e comprida, com cerca de 12 cm.

Nunca soube de tambaquis atacando artificiais. Alguém ja havia presenciado isso??? e com tamanha intensidade???.

Abraço.

Walter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi muita infelicidade e despreparo, pois eu estava sem máquina fotografica e nem celular. Mas vou tirar uma foto da isca e postar.

Abraço.

obs: Eram Tambaquis mesmo. Confirmei com o dono da fazenda, pois foi ele que os colocou o açúde.

A tah!! Bem neste caso acho que eles estão atacando bem a isca de meia água devido a alimentação deles neste açude. É bem capaz que eles estão comendo uns lambaris por lá hein!!!

Sabe se o dono alimenta com ração? Acredito que após acostumarem eles com ração vão parar de pegar na artificial... Mas se manter assim, aí é show de bola...

Outra coisa, qual a média do tamanho deles?

E tem bocudos lá? Qual espécie?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dono do açúde alimenta eles somente com descartes de supermercado, tipo verdura, pão, menos carne. Tem bocudos lá sim, e foi por causa deles eu fui pescar lá. Só tem amarelo.

Tirei a foto das iscas de meia água usadas. As duas tiveram ações, mas a com três garatéias foi a que me surpreendeu.

Os tambaquis pegos tinham em torno de 2,5Kg. Mas um deles, o maior pego, pesava cerca de quatro quilos.

obs: como adiciono as imagens?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidade hein!!!! Cadê as fotos??? Mande ai com a isca também....

Será que não era Pacu caranha não??

Bruca,

Estes peixes redondos atacam estas iscas por estaremn confinados nesses lagos? será que em rios ou repressa grandes eles manifestam este comportamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os tambaquis são peixes que - na natureza - se alimentam preferencialmente de frutas, MAS que também comem pequenos peixes !

Nas represas e lagos, onde ficam mais confinados, desenvolvem mais esse hábito alimentar de atacarem plugs de meia água, já que a oferta da alimentação tradicional ( frutas e sementes ) é bem mais reduzida...

Surpreendeu-me apenas ver que atacaram iscas grandes ( como a Bomber mostrada ), pois é de se supor que iscas menores do que essa de Long A sejam mais efetivas...

Outro detalhe pode estar na forma como as Bomber trabalham na meia água, já que tem um acentuado trabalho lateral quando tracionadas...

Por fim, e apenas como curiosidade, eles ( Tambaquis ) estavam pegando perto da margem ( onde estariam os bocudos ) ou mais para "o aberto" ?

arrow:: São peixes muito desconfiados e difíceis de aceitar barulhos por perto ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Kid, suas informações foram muito proveitosas.

Os ataques dos tambaquis aconteceram mais nas margens e onde havia um pouco de vegetação.

No meio do açude teve alguns ataques, mas foram de pequenas matrinchas.

O maior tambaqui que peguei conseguiu abrir uma das garatéis, se eu substitui-las por outras reforçadas irá mudar o desempenho da isca?

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure usar garatéias similares, apenas mais resistentes ! VMC, Owner, Mustad ou mesmo as Marine Sports...

Teste usar essa mesma isca em tamanho menor ( troque as garatéias, pois essas originais não são para nossos peixes... ), no mesmo padrão, ou branca de cabeça vermelha ! Acho que o índice de capturas vai aumentar... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novidade hein!!!! Cadê as fotos??? Mande ai com a isca também....

Será que não era Pacu caranha não??

Bruca,

Estes peixes redondos atacam estas iscas por estaremn confinados nesses lagos? será que em rios ou repressa grandes eles manifestam este comportamento?

Fco, tambaqui nem pirapitinga nunca ouvi falar de pegar com artificial na natureza, agora Pacu Caranha eu já peguei um de 4,5 kg lá no Tocantins, em Palmas.

Acho que no lago confinado, a isca passando perto deles, e parecendo um peixe morredo fazendo barulho... acabam mordendo só por reflexo/estinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra isca que teve ação de tambaquis foi essa da foto. Mas foi bem menor do que a Bomber.

Imagem Postada

INNA Pro Tuned: uma de minhas preferidas, especialmente essa cor.

Sábado vou no Pescar e vou tentar com esse modelo primeiro, hehehe

Neste final de semana, usando esta mesma isca eu peguei uma caranha de uns 3,5kg. Também fiquei impressionado pelo fato destes peixes se alimentarem principalmente de frutas. Na hora que fui subir para o barco achei que fosse uma piranha preta, pois meu colega de pesca havia pego uma de 1,5kg próximo a este local, só depois vimos que era uma caranha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra isca que teve ação de tambaquis foi essa da foto. Mas foi bem menor do que a Bomber.

Imagem Postada

INNA Pro Tuned: uma de minhas preferidas, especialmente essa cor.

Sábado vou no Pescar e vou tentar com esse modelo primeiro, hehehe

Neste final de semana, usando esta mesma isca eu peguei uma caranha de uns 3,5kg. Também fiquei impressionado pelo fato destes peixes se alimentarem principalmente de frutas. Na hora que fui subir para o barco achei que fosse uma piranha preta, pois meu colega de pesca havia pego uma de 1,5kg próximo a este local, só depois vimos que era uma caranha.

Piranha na artificial eu já peguei, mas não passou de 1kg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alejandro,

Tenta lá no Pescar poppers pequenos, tive bastante sucesso lá com as matrinxãs com a skitter pop rapala (7 cm), arremesso paralelo ao espaço reservado a pesca com fly...trabalho continuo com toques de varas...as bichinhas vinham acompanhando lateralmente a isca e atacavam na cabeça da isca....lindo de se ver...e depois só esperar os saltos...rs

Abraços e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alejandro,

Tenta lá no Pescar poppers pequenos, tive bastante sucesso lá com as matrinxãs com a skitter pop rapala (7 cm), arremesso paralelo ao espaço reservado a pesca com fly...trabalho continuo com toques de varas...as bichinhas vinham acompanhando lateralmente a isca e atacavam na cabeça da isca....lindo de se ver...e depois só esperar os saltos...rs

Abraços e boa sorte

Nilton

As bichinhas estavam bem ariscas, não quiseram saber nem de linguiça... tentei um mini spinner da MS e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alejandro,

Tenta lá no Pescar poppers pequenos, tive bastante sucesso lá com as matrinxãs com a skitter pop rapala (7 cm), arremesso paralelo ao espaço reservado a pesca com fly...trabalho continuo com toques de varas...as bichinhas vinham acompanhando lateralmente a isca e atacavam na cabeça da isca....lindo de se ver...e depois só esperar os saltos...rs

Abraços e boa sorte

Nilton

As bichinhas estavam bem ariscas, não quiseram saber nem de linguiça... tentei um mini spinner da MS e nada.

Em P&P, pescando matrinxã, acontece de entrar tambacu ou pacu. Já teve dia de eu focar matrinxã e só bater os redondinhos doeu:: doeu::

Comigo funciona mais meia-água, máximo de 9cm, compridas como as yo-zuri, suspending ou floting mais lento. Trabalho lento, sem toques de ponta de vara e com paradinhas...

O problema de entrar os redondos é a isca, pois o bicho morde que é uma beleza hehehe

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...