Ir para conteúdo

Pescaria Rio Cristalino e Araguaia - Julho 2007


Posts Recomendados

sábado dia 7 de julho la pelas 9 horas saímos para o aeroporto eu e meu irmão para pegar meu Pai e meu outro irmão que estavam chegando de São Paulo, e de la partimos para São Miguel do Araguaia para uma semana de pesca na região. As 10 já estávamos na estrada e por volta das 17:30 já estávamos em São miguel e como ainda era dia resolvemos esticar logo até Fio Velasco (75 Km de terra, muito boa a estrada) de onde sairia as canoas rumo a pousada no Cristalino.

Chegamos ao anoitecer.

Imagem Postada

Na manhã seguinte partimos rumo a pousada

Imagem Postada

E ainda pela manhã já estávamos pescando nos lagos do cristalino,

Imagem Postada

Imagem Postada

Voltamos para almoço e fim de tarde saímos para tentar peixes de couro no araguaia

Imagem Postada

Mais retornamos sem pegar nada.

A mesma dura rotina segui nos outros dias, pescaria no cristalino pela manhã e araguaia de tarde.

Imagem Postada

Muitas trairas.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Na terça saímos mais cedo e resolvemos ir bem mais longe em busca dos grandes de couro, chegamos no ponto de pesca que parecia muito bom, sobre um sol das 13:00 de mais de 40º praticamente insuportável, depois de uns 15 minutos que tínhamos chegado fomos mudar de lugar, em uma pancada em um toco nossa hélice quebro, ainda dava para rodar mais estamos muito longe e o motor não rendia nada, logo encontramos a canoa do meu Pai, e eu passei para ela para aliviar um pouco o peso, com isso já tivemos que ir voltando e perdemos a oportunidade de pescar naquele local que parecia excelente.

Dia seguinte foi o melhor para pesca de Tucunare, pegamos muitos peixes em especial um canto que achamos que em 30 minutos eu e meu irmão pegamos uns 15 exemplares, era cada arremesso um peixe.

Depois do almoço fomos embora da pousada pois decidimos ir para Luiz Alves conhecer outro ponto de pesca, com muitos tucunas e trairas embarcados mais infelizmente sem nenhum peixe de couro, também ficou bem claro para nos que nossos piloteiros não tinham experiência nem conhecimento desse tipo de pescaria (couro), o que ao meu ver dificultou bastante, pois ficar pescando no ponto errado é complicado.

Quinta feira foi sem pescaria.

Sexta cedo partimos para o ultimo dia de pesca, a canoa onde estava meu Pai resolveu tentar as matrinxas, apapas e etc, é nos fomos arriscar o dia todo na tentativa dos grandes peixes.

http://img57.imageshack.us/img57/7641/dsc06443hd9.jpg

http://img57.imageshack.us/img57/1652/dsc06445cl8.jpg

http://img404.imageshack.us/img404/4880/dsc06448up3.jpg

Churrasco na beira do rio:

http://img488.imageshack.us/img488/4114/img0735ez1.jpg

Fim de tarde e nos estavos sem ter pego nada, somente botos que toda hora pegava nossa isca e ficava um bom tempo tomando linha e fazendo força, e depois acabava cuspindo a isca (esse bicho ta virando praga, tem muito pra todo lado)

Já era fim de tarde e já iamos voltando e arriscando em pontos mais próximos de Luis Alves, quando o molinete do meu irmão dispara a tomar linha, e so escuto o piloteiro gritando pra mim é ELA, SOLTA A POITA, abandonei a poita (tava preza com um laço e um galão na ponta, gostei do esquema é so abandonar e volta pra pegar depois)

Depois de uma bela briga:

http://img392.imageshack.us/img392/2226/img0749hs6.jpg

http://img264.imageshack.us/img264/1188/img0750nq6.jpg

Fechando esta bela semana de pescaria com chave de ouro.

Isca matadeira:

Borboleta - Corisco, a helice que mais pegou

Aicas- Macetão Jr.

Equipamentos utilizados por mim:

Daiwa 153 HST e

Abu BG 10000 para os botos

Varas:

Brea ? thaiti

MS- evolution

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P :P BELEZA :P :P

TÔ COM SAUDADES DO CRISTALINO/ ARAGUAIA - LÁ DA POUSADA ASA BRANCA - NA ILHA DO BANANAL - FAZEM 3 ANOS, 42 DIAS, E 6 HORAS QUE NÃO VOU LÁ :P :P

:roll: :roll: BELEZA DE PIRARARA - QUANDO O BICHO TOMA LINHA - NÃO TEM PRA NINGUEM....BELO TROFEU :shock: :shock:

PARABENS PELO RELATO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cacilda,

Acho que fiquei nessa Pousada quando fui ao rio Cristalino em 1996 !

Ela fica na foz do Cristalino com o Araguaia ? Se for, será incrível ! :shock:

Andei conversando com o dono , que nem ser se é o atual... ( há uns 3 anos atrás ) quando tive vontade de retornar a região, mas o esquema ( para mim ) ainda era mais de aventura do que de "certeza' ( de bons serviços ), e declinei de "Novo risco" ! Da vez que fomos ( Mocorongos ), encontramos relativamente pouco peixe, mas não fez vergonha... O maior tucuna encontrado foi um de 3 quilos ! A época ( agosto / setembro ) já apresentava um nível de água bem baixo... Em compensação, as aruanãs e traíres ( sempre pequenas ) fizeram um show a parte ! Diversão pura !

Os "botos" já habitavam ( e infestavam ) a região, atrapalhando a pescaria, principalmente a de apapás ( douradas na região ) que os botos esperavam pelas fisgadas para então atacar e cortar o corpo do peixe, deixando a cabeça presa no anzol ! Foram diversos que serviram de comida fácil para os botos...

Encontramos também MUITO MOSQUITO ( conhecidos no NE como "muriçocas" e no NO como "carapnãs" ). Tô falando de núvens num estilo parecido com o Pantanal... ( tá louco ! ).

Os serviços da pousada ( de então - eram outros proprietários ) eram apenas razoáveis, embora bastante caros ! Higiene relativa e bastante questionável também...

Mas tivemos também, excelentes momentos, pois o Araguaia ( por si só ) já vale a viagem ! Cada por do sol ! Agora, por lá é muito quente ( principalmente ao meio dia... ) !

Piranha ( miúda ) agressiva para ninguém botar defeito, impossibilitando as iscas de meia água, principalmente de trabalho mais lento !

Nas iscas naturais ( na "linguiçada", pois a fominhagem impera... ) os mandubés e palmitos ( fidalgos ) sempre davam as caras ! Pequenos, mas frequentes... Os grandes lisos ( couros ) não deram as caras dessa feita...

Voltando ao Relato, que é o que interessa, ficou faltando dar os PARABÉNS ao Pesca Pesada pelas imagens apresentadas ! Ainda mais com uma Pirarara dessas ! Coisa de quem sabe, e não de "quem quer"... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...