Ir para conteúdo

Tocantins no Fly 2010


Posts Recomendados

Tocantins no Fly 2010

No inicio de 2010 eu e o grande Márcio resolvemos que iríamos passar 5 dias do mês de março pinchando com mosca no Lago Angical em Tocantins.

E assim fizemos...

Parti de Poços de Caldas no Sul das Gerais para Brasília, onde me encontrei com o velho amigo para seguirmos ao encontro dos azuis.

Levamos todo material necessário, incluindo barco e os motores.

Chegando lá nos hospedamos na cidade de Peixe de onde partiríamos para o lago todos os dias por 25 km de asfalto e mais 20 km sofridos por terra.

Logo no primeiro dia de pesca, ao chegarmos ao ponto de desembarque, tivemos uma grata surpresa, pois descobrimos que a única pousada existente no lago acabará de ser inaugurada e poderíamos ser seus primeiros hóspedes. Trocamos então as acomodações da cidade por essa melhor localizada.

E assim começamos nossos trabalhos.

Imagem Postada

Imagem Postada

Para achar o peixe tentamos ser o mais versátil possível. Posicionamos o barco a uns 25 metros do barranco e enquanto um arremessava streamers no sentido da margem para as partes mais profundas o outro batia popper voltado para o meio do lago, na expectativa de levantar os bichos do fundo.

Por volta do meio dia notamos que, diferentemente do ano passado quando estivemos por aquelas águas nessa mesma época, a pesca não seria tão farta e divertida, pois os peixes estavam difíceis de ser encontrados.

Nesse primeiro dia batemos na margem esquerda à montante da barragem em todos os tipos de estruturas, ou seja, bicos com muita pauleira, bicos sem pauleiras, bicos com alga, no entorno dos buritis, locais fundos com pedras e rasuras. Navegamos 80 km.

Imagem Postada

Imagem Postada

No segundo dia ao chegar no barco para pescar ficamos impressionados pelo fato da água ter subido quase 1 metro em tão pouco tempo. Logo imaginamos que com aquela grande variação no nível da represa os peixes estariam ainda mais difíceis de encontrar. E assim foi....

Pescamos na margem direita da barragem em todos os tipos de estruturas e da mesma forma do dia anterior. Tivemos uma melhora na produtividade, pois levantamos dois cardumes onde podemos fazer a festa. Um era composto por peixes menores e o outro por melhores exemplares. Navegamos 70 km.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

À noite, analisando os dois primeiros dias de pesca para elaborar a estratégia para os subsequentes chegamos à conclusão que:

- O peixe estava manhoso não querendo quase nada com popper;

- O peixe preferia atacar streamers trabalhados com uma velocidade média a uns 20 cm abaixo da superfície;

- O peixe não queria atacar streamers em linhas sinking trabalhadas em maiores profundidades;

- O peixe nunca subia de locais com mais de 2 metros para atacar as iscas;

- O peixe estava ativo em locais rasos com aproximadamente 1 metro ou menos de profundidade;

- O peixe preferia bicos mais limpos com alga, principalmente se existisse alguma árvore.

Então, a partir do terceiro dia nos dedicamos mais a estes locais.

Imagem Postada

Neste dia saiu também a sensacionalmente esportiva Bicuda

Imagem Postada

Imagem Postada

Voltamos nos mesmos locais que encontramos os dois cardumes no dia anterior e por mais incrível que pareça, eles estavam lá nos mesmos pontos.

Neste dia choveu e ventou bastante. Navegamos 90 km.

No quarto dia resolvemos subir o rio até o encontro do Paranã com o Tocantins à procura de peixes de melhor porte. Notamos que quanto mais longe dos locais mais freqüentados por pescadores melhor a produtividade, porém o porte dos peixes continuou inalterado. Foi o dia que mais navegamos (130 km).

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro20106.jpg

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro201012.jpg

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro20103.jpg

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro20107.jpg

Saiu ainda uma trairínha e algumas piranhas.

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro20104.jpg

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Marco201020.jpg

No quinto e ultimo dia ficamos nas imediações indo atrás dos mesmos cardumes, que ainda estavam nos mesmos locais. Capturamos também alguns peixes isolados, incluindo alguns jacundás.

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro201011.jpg

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Marco201021.jpg

Não posso deixar de falar...

Em algumas outras pescarias que já fizemos, tivemos o desprazer de encontrarmos com algumas “estrelas irritantes do mundo da pesca” de revistas e TV. Apesar de não darmos importância para essas pobres almas notávamos que, com raras exceções, os “artistas” eram quase sempre acompanhados de arrogância e prepotência. Ah, é importante ainda citar que não precisa ser “famoso” para ser o “tal”. Tem uns infelizes que só pelo fato de possuirem um “bass special boat”, “boat trick”, “trick lander bass” com seus motores de 800 HP ou coisa do gênero se acham “os caras”.

Desta vez não foi muito diferente. Foi chegar no local e o dono da pousada já foi logo dizendo:

-Tem um pessoal gravando programa de pesca pra televisão aqui.

Logo pensei – EU MEREÇO!!!!

Porém para nossa boa surpresa descobrimos que ali sim, havia um diferencial. Estavam no local à equipe da Pesca Alternativa do SBT e quem pescava naquelas águas era o simpaticíssimo Nelson Nakamura, pescador alegre e simples como todos deveriam ser.

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/New_LagoAngical-TO-Marco201026.jpg

Conforme mencionei anteriormente, no ano passado estivemos pinchando no Lago Angical nesta mesma época. Não se via barcos na água, nem acampamentos, e todos os dias encontrávamos enormes cardumes de tucunarés estourando na superfície.

Neste ano já notamos vários acampamentos e pelo menos uns 10 barcos na água em dia de semana. O peixe estava muito mais difícil de ser encontrado, chegando ao ponto de batermos manhãs inteiras e capturarmos um ou dois azuis apenas. Infelizmente também não tivemos a oportunidade de encontrarmos nenhum cardume estourando.

Apesar disto a pescaria foi boa com ações de peixes interessantes.

http://i242.photobucket.com/albums/ff273/Mlongofly/LagoAngical-TO-Maro201010.jpg

Um ponto positivo a ser citado é o fato da Pousada que ficamos trabalhar com cota zero, não permitindo o abate de nenhum peixe, com exceção daqueles que serão consumidos no almoço, se o pescador desejar fazer sua refeição na beira do rio.

Bom pessoal é isso. Pra quem quiser ir, creio que a hora é essa.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo relato Marcelo ... estou com vontade de conhecer lá tb ... Cada tucuna ajeitado hein ?

Agora tenho umas perguntas ...

- Sou de Poços tb, qnts km´s deram até lá ?

- Qual é essa pousada nova ? Tem contato de lá ? Gostei a idéia dessa cota 0. Quero conhecer.

- A pousada tem estrutura de barco e guias ? Sao bons ?

Aguardo... e parabéns pela pescada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo,

Muito top! Já fiz umas pescarias de quantidade no Toca, só nos popperzinhos, era um show, até aparacerem as piranhas e acabarem com um popper a cada cast... kkkkkkkkkkkk

No mais, aposto que a bicuda foi o top da pescaria, este peixe no fly é dedo queimado garantido.

Show mesmo, parabéns moçada! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba !! Incrível!!!!

Eu considero a pescaria de fly o supra sumo da pesca esportiva. Nunca vi um pescador de fly que não solte o peixe. Não faz parte desse contexto, pescar e soltar está enraizado em cada pescador de fly... mestre::

Estou muito interessado em adquirir um conjunto para inicias na modalidade. Vou colocar um tópico sobre indicações de material para adquirir como sugestões para um iniciante na modalidade. Se puder depois comente lá sua opinião, será muito bem vinda, ajudará em muito na minha compra de um material já razoável pra bom, não top, mas um que eu possa curtir a paixão dos flyzeiros... ::tudo:: mestre::

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Márcio e Marcelo! O relato retrata com detalhes a real situação do lago peixe, local que deveria ser muito bem preservado! Eu tive a honra de ser o piloterio/guia do mestre Nelson Nakamura e realmente fiquei preocupado pela quantidade de embarações que estavam no lago nestes dias, no entanto conseguimos gravar o programa no primeiro dia, embora no segundo dia pela manhã levamos a camera para mostrar os outros peixes ou seja fazermos uma pescaria no visual. aproveito a oportunidade para convidar vocês os demais amigos a assistirem o programa que será exibido no próximo domingo dia 14.03.2010 no SBT horário de 7:00hs as 8:00hs . Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo,

Muito top! Já fiz umas pescarias de quantidade no Toca, só nos popperzinhos, era um show, até aparacerem as piranhas e acabarem com um popper a cada cast... kkkkkkkkkkkk

No mais, aposto que a bicuda foi o top da pescaria, este peixe no fly é dedo queimado garantido.

Show mesmo, parabéns moçada! ::tudo::

Xandego,

Você tem razão, a Bicuda é sempre o top.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba !! Incrível!!!!

Eu considero a pescaria de fly o supra sumo da pesca esportiva. Nunca vi um pescador de fly que não solte o peixe. Não faz parte desse contexto, pescar e soltar está enraizado em cada pescador de fly... mestre::

Estou muito interessado em adquirir um conjunto para inicias na modalidade. Vou colocar um tópico sobre indicações de material para adquirir como sugestões para um iniciante na modalidade. Se puder depois comente lá sua opinião, será muito bem vinda, ajudará em muito na minha compra de um material já razoável pra bom, não top, mas um que eu possa curtir a paixão dos flyzeiros... ::tudo:: mestre::

Valeu!!

Bruca,

Mande suas dúvidas por MP que lhe respondo.

Se souber investir, não se gasta muito para ter um bom equipamento para pesca com mosca.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost: Beleza de relato.Já estive pescando por lá em abril do ano passado e vou de novo em abril nossa turma tamdem é de fly,fala aí quais foram as cores e os streamers de mais ação para eu ir preparando o arsenal.

Valeu palmas:: palmas:: palmas::

Cláudio,

A melhor cor foi branca com cabeça vermelha, acompanhada de muito brilho.

Streamer entre 11 e 12 cm de comprimento, atado com anzol 2/0.

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Marcelo !

Excelente relato e ótimas fotos ! Parabéns !

Não está na hora de substituir seu avatar por um desses belos tucunas apresentados ? :gorfei: mestre::

Caro Kid M,

A Tabarana do Avatar é muito especial para mim. Peixe raro e valente o qual sou grande fã.

Ela realmente é insubstituível !!!

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...