Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
WalterB

Hélice para o Mercury 40

Posts Recomendados

Olá a todos. É meu primeiro post.

Depois de consultar duas dúzia de mecânicos e proprietários (de motores yamaha e mercury) e de pesquisar muito, tomei a decisão e recentemente adquiri um mercury 40.

De pronto já fiquei impressionado com a economia, visto que tem gasto menos combustível que meu Evinrude 15hp.

Todavia, me diz o revendedor que ele pode ficar mais rápido e mais econômico ainda com a substituição da hélice original (passo 14).

É que utilizo esse motor num barco levefort 6m, normalmente com 3 pessoas.

Então está bem leve.

Gostaria de ouvir a opinião dos foristas sobre a substituição desta hélice por outra de passo maior (15, 17 etc).

Obrigado e boas pescarias a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Walter, seja muito bem vindo ao nosso fórum...É um prazer tê-lo aqui.

::bemvindo::

Sobre a sua pergunta...o seu mecânico pode estar certo sim.

Como vc utiliza o barco com pouco peso, é bem provável q o giro máximo do motor, q normalmente gira na faixa dos 5.500RPM possa estar sendo ultrapassado, ou trabalhando em cima da marca.

Colocando uma hélice com um maior passo, a pressão excercida por ela na água é maior, portanto, o giro deve cair um pouco, e o rendimento talvez aumente.

Agora...um barco de 6m + 3 pessoas + tralha + combustível e tals....deve ter um arrasto bem próximo ao ideal para esse motor...O interessante mesmo é q vc instale um tacômetro no motor para saber exatamente o giro atingido por ele, antes de colocar outra hélice.

Temos um tópico no começo dessa sala q trata sobre o tamanho/passo da hélice...Qualquer coisa dê uma olhadinha por lá... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

WalterB,

Tb tenho um 40 Mercury. Está com 15 horas, e já penso em experimentar outra hélice, passo 15 ou acima. Como tb uso em canoa de 6m, acho que um passo maior pode ser usado sem problemas, assim com tb os carburadores devem ser regulados p plena aceleração legal::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso