Ir para conteúdo

Netiqueta - "Longo"


Fabrício Biguá

Posts Recomendados

Aqui vão algumas dicas de etiqueta da internet. Isso ajuda, e muito. :D

"Guia para o usuário.

:arrow: Para correio eletrônico

Lembre-se que o destinatário é um ser humano cuja cultura, linguagem e humor têm diferentes pontos de referência dos seus. Lembre-se que formatos de data, medidas e expressões podem não ser compatíveis. Seja muito cuidadoso com sarcasmo.

Use letras maiúsculas e minúsculas apropriadamente. LETRAS MAIÚSCULAS SINALIZAM QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.

Use símbolos para enfatizar. *Isto* é o que quero dizer. Use "underscores" (_) para indicar _sublinhado_.

Use "smileys" para indicar o tom de voz. Mas, use-os cuidadosamente. é um exemplo de smiley. Não entenda que o uso de smileys fará o destinatário sentir-se contente com o que você disse ou relevar um comentário que de outro modo seria um insulto.

Espere até a manhã seguinte para mandar uma mensagem mais "emocional". Se você realmente acha que deve mandar um comentário sobre o assunto, indique-o com o uso de chaves FLAME ON/OFF. Por exemplo: FLAME ON: Esta discussão não vale o tanto de banda que ela ocupa. É ilógica e não fundamentada. O resto do mundo concorda comigo. FLAME OFF.

A menos que você tenha seu próprio acesso por meio de um provedor de acesso, certifique-se com seu empregador sobre a propriedade do correio eletrônico. Leis sobre a propriedade do correio eletrônico variam de lugar para lugar.

A menos que você esteja usando um dispositivo para criptografia de dados (hardware ou software), você deve assumir que correio eletrônico na Internet não é seguro. Nunca coloque numa mensagem algo que você não colocaria num cartão postal.

Respeite os direitos autorais do material que você publica. A maioria dos países possui leis específicas sobre direitos autorais.

Se você está reenviando ou repostando uma mensagem que você recebeu, não mude as palavras. Se a mensagem era pessoal para você e você a está repassando para um grupo, peça permissão antes. Você pode reduzir a mensagem fazendo uma cotação apenas das partes relevantes, mas certifique-se de dar-lhes a respectiva atribuição.

Nunca mande correntes via correio eletrônico. Correntes são proibidas na Internet. Seus privilégios de rede serão revogados. Notifique o administrador local se você receber alguma.

Uma boa regra: seja conservador com tudo o que envia e liberal com tudo o que recebe. Você não deve mandar mensagens exasperadas (chamadas "flames") mesmo que seja provocado. Por outro lado, não se surpreenda se você for "queimado" e é prudente não responder a flames.

De um modo geral, é uma boa idéia checar, no mínimo, todos os assuntos (subjects) de suas mensagens antes de responder. Algumas vezes as que pessoas pedem ajuda (ou esclarecimento) mandam outra mensagem que diz "Não se preocupe". Tenha certeza, também, que qualquer mensagem que você responda foi dirigida a você. Você pode estar recebendo uma cópia ao invés de ser o destinatário principal.

Facilite as coisas para o destinatário. Muitos programas de correio eletrônico suprimem cabeçalhos que incluem o seu endereço de retorno. Para assegurar-se que as pessoas saibam quem você é, certifique-se de incluir uma ou duas linhas em sua mensagem com informações para contato. Você pode criar esse arquivo previamente e acrescentá-lo ao final de sua mensagem. (Alguns programas de correio eletrônico fazem isso automaticamente) No jargão da Internet, isso é conhecido como ".sig" ou arquivo de "signature" (assinatura). O seu .sig toma o lugar de seu cartão de visitas. (E você pode ter mais de um para aplicar a diferentes circunstâncias)

Seja cuidadoso ao endereçar mensagens. Há endereços que podem ir para grupos, como se fossem para apenas uma pessoa. Saiba para quem você está enviando.

Observe para quem você está mandando cópias (Cc:) de suas mensagens no momento da resposta. Não continue a incluir pessoas se a conversa se tornou mais específica a dois membros da lista.

No geral, a maioria das pessoas que usa Internet não tem tempo para responder a dúvidas gerais sobre a Internet e seu funcionamento. Não mande mensagens não solicitadas perguntando por informação a pessoas cujos nomes você tenha visto em RFCs ou listas de discussão.

Lembre-se, as pessoas que se comunicam via correio eletrônico estão em diversas partes do globo. Quando você enviar uma mensagem para a qual deseja uma resposta imediata, lembre-se que a pessoa que a receber pode estar em casa dormindo. Dê-lhes uma chance para acordarem, chegarem ao trabalho, conectarem-se à Internet antes de presumir que a mensagem não chegou ou que elas não se importam.

Verifique todos os endereços antes de iniciar um discurso longo ou pessoal. Também é uma boa prática incluir a palavra "Longo" no cabeçalho "Assunto: " para que o destinatário saiba que a mensagem demorará um pouco para ser lida. Mensagens com mais de 100 linhas são consideradas "longas".

Saiba quem contatar para ajuda. Geralmente você terá os recursos em mãos ou acessíveis. Procure localmente por pessoas que possam ajudá-lo com problemas software e sistêmicos. Saiba também a quem se dirigir caso você receba algo questionável ou ilegal. A maioria dos sites possuem o usuário "Postmaster" como um apelido para alguém, de modo que você pode mandar mensagens para esse endereço para receber ajuda.

Não inclua caracteres de controle ou anexos não ASCII em mensagens, a menos que sejam anexos no formato MIME ou que o seu programa de e-mail os codifique. Se você mandar mensagens codificadas, certifique-se que o destinatário poderá decodificá-las.

Seja breve sem ser muito sintético. Quando responder a uma mensagem, inclua do material original só o necessário para o entendimento, nada mais. É extremamente mal educado responder a uma mensagem simplesmente incluindo toda a mensagem anterior: retire a parte irrelevante da mensagem.

Limite o tamanho da linha a menos que 65 caracteres e encerre a linha com um retorno de carro (CR) pressionando a tecla ENTER.

As mensagens devem ter o campo "Assunto:" refletindo o conteúdo da mensagem.

Se você usar uma assinatura, mantenha-na curta. A regra é no máximo 4 linhas. lembre-se, muitas pessoas pagam por minuto pela conexão e, quanto maior a mensagem, maiores os custos para eles.

Assim como o correio (hoje) pode não ser particular, correio eletrônico (e news) está (hoje) sujeito a ser forjado e falsificado em vários níveis de detectibilidade. Use o bom senso para "checagens de veracidade" antes de assumir uma mensagem como válida.

Se você acha que a importância de uma mensagem a justifica, responda imediata e brevemente ao remetente para que ele saiba que você a recebeu, mesmo que você vá mandar uma longa resposta posteriormente.

Expectativas "razoáveis" para conduta no correio eletrônico dependem da sua relação com a pessoa e o contexto da comunicação. Norma para um ambiente específico podem não ser aplicáveis a comunicações genéricas na Internet. Seja cuidadoso com gírias ou acrônimos locais.

O custo de entrega de uma mensagem de correio eletrônico é, na média, pago igualmente pelo remetente e pelo destinatário (ou por suas empresas). Isso é diferente de outras mídias como o correio comum, telefone, TV ou rádio. Enviar uma mensagem a alguém também lhes causa custos de outras maneiras específicas como largura de banda, espaço em disco, uso de CPU. Esta é a razão econômica fundamental pela qual mensagens não solicitadas de propaganda não são bem-vindas (e proibidas em muitos contextos).

Saiba o tamanho da mensagem que você está enviando. Incluir arquivos grandes como arquivos Postscript ou programas pode fazer sua mensagem tão grande que ela não possa ser entregue ou que, no mínimo, consuma recursos em excesso. Uma boa regra é não enviar arquivos maiores que 50 kilobytes. Considere a transferência de arquivos como uma alternativa, ou divida o arquivo em pedaços menores e mande-os como mensagens separadas.

Não envie grandes quantidades de informação não solicitadas a pessoas.

Se seu sistema de correio eletrônico lhe permite o reenvio de mensagens, cuidado para não tornar o envio cíclico. Certifique-se que você não configurou o reenvio em várias máquinas de modo que as mensagens entrem em loop de um computador para o próximo e para o próximo e para o próximo..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...