Ir para conteúdo

Robalos na Bahia ? Ação e Emoção!!!


Posts Recomendados

Robalos na Bahia ? Ação e Emoção!!!

Pequenos, médios, grandes e ENORMES robalos aliados a uma estrutura formidável fazem de Jaguaripe-Ba um dos maiores seleiros de pesca esportiva do Brasil.

-- --------------------

Por Beto Andrade

----------------------

Por mais uma vez fui pescar com a Bahia Top Fishing, empresa responsável pela pesca esportiva na região de Jaguaripe-Ba, e dessa vez fui premiado com grandes peixes!

Na sexta-feira feira cheguei às 6:00 da manhã em Jaguaripe e já encontrei tudo pronto, barco no píer, motor elétrico já instalado, só faltava mesmo minha presença no barco. Às 6:30 eu já estava pescando. Que moleza, heim?!

Começamos a pescaria num píer, confesso que não levava muita fé no local devido ao grande movimento de lanchas, mas contrariando minhas expectativas fui agraciado com muitos peixes. Bastava acertar a isca debaixo do píer entre as pilastras que os robalos atacavam. Gabriel usando um camarão artificial fisgou um grande robalo, mas na hora de embarcar, o danado escapou e acabou ficando sem foto.

Imagem Postada

Robalinhos debaixo do pier

Imagem Postada

Robalinhos debaixo do pier

O Cerco da moleza

Do píer partimos para uma estrutura que eu já tinha pescado anteriormente, é um cerco de madeira que fica repleto de robalos entre as estacas e galhadas. Nessa estrutura é tão fácil de se fisgar o robalo que eu a apelidei de ?cerco da moleza?.

Logo nos primeiros arremessos Gabriel fisga um peixe diferente que se parece com um badejo.

Imagem Postada

Gabriel com o suposto badejinho no mangue

Imagem Postada

Liberdade...

Gabriel continua fisgando alguns peixes e eu ainda estava ?dedão? nessa estrutura. Mas também eu tava apelando com um stick de 10 cm para ver se entrava um grandão.

Imagem Postada

Gabriel com um dos muitos robalinhos fisgados

Imagem Postada

Gabriel com um dos muitos robalinhos fisgados

Foi só colocar uma isca mais apropriada, nesse caso uma isca Cultiva Mira Bait transparente, que o ?bicho pegou?! rsrs

Imagem Postada

Isca Cultiva Mira Bait Floating, a ?matadeira?!

Mudando de estratégia para fisgar um grande, eu uso um camarão Tsunami e fisgo um bonito peva.

Imagem Postada

Peva no camarão Tsunami

Como as ações no camarão diminuíram eu volto a apelar com a Cultiva Mira Bait, o resultado vocês já imaginam!

Imagem Postada

Pelo fato dessa isca imitar um peixe agonizando e se parecer muito com o Xingó,

principal alimento do robalo, ela é infalível! Principalmente com os robalinhos menores.

Imagem Postada

Gabriel usando um Camarão Maré verde fisga outro peva bonito.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00386.jpg

Belo Peva

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00388.jpg

Recuperando e libertando o peixe.

Depois do bom desempenho nesse cerco, partimos então para onde? Para outro cerco é claro!srsrs Nossa estratégia era se dirvertir com os tricks e melhorar a precisão dos arremessos durante o período da manhã para só depois ir desafiar os ?grandões?.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00392.jpg

A ?trickaiada? nos cercos ou gamboa.

Fizemos uma festa com os tricks nesses cercos, era engraçado na hora que a gente fisgava um e vinha recolhendo, o cardume todo vinha seguindo o peixe fisgado.Eu fisgava um com a Cultiva e vinha trazendo, quando o cardume se aproximava , Gabriel jogava um Camarão Maré bem pequeno e sempre fisgava outro. Fizemos vários dublês de tricks. Esquecemos até de tirar as fotos desses dublês, assim virou ?boato?...rsrs

Parada para a Cerveja

Depois de muito serviço com os tricks, demos uma pausa para apreciar uma cerveja gelada.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00393.jpg

Será que tava gelada?

Estava tomando uma cerveja e dando risada a toa com a quantidade de peixes fisgados, quando Gabriel me perguntou: ?Está pronto para os grandes?? e eu respondi ?Opa, demorou...? ?Vamos lá!?

Fomos navegando e eu pensando: ?Onde será que ele vai me levar??, sei que os grandes flechas estão ou na barra ou na entrada de rios que vem do mangue. Pois nessas ?entradas? é grande a variedade de alimentos provenientes do mangue e a salinidade da água é a ideal.

Quando chegamos no local e que Gabriel disse: ?É aqui!? meu coração palpitou. Exatamente na entrada do rio Mucujó, ponto em que grandes pescadores com Roald Andretta já haviam fisgado grandes exemplares.

Montei duas varas, uma com a isca Magic Stick 90 do Nakamura e a outra com uma Maria The First XJ2 (branca com testa vermelha) e partir para a batalha.

Como a maré era de enchente começamos pichando bem na boca do rio e fomos adentrando a sabor da correnteza.

Gabriel fisga logo um peixe que sai em disparada. Pensei logo:? Só pode ser um flecha!? Quando o peixe chega na superfície percebemos que era na verdade uma Bicuda.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00395.jpg

A bela Bicuda, mas como ela se parece com uma Barracuda!!!

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00399.jpg

Liberdade para a ?brigona dentuça?

Mais uma bela tomada de linha na carretilha de Gabriel e dessa vez o tão esperado robalo flecha.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00400.jpg

Gabriel e o flecha de brilhante!

A essa altura eu parecia já saber o que estava por vir. Foi quando chegamos numa estrutura muito promissora e eu no primeiro arremesso enrosco meu stick na copa de uma arvore, ?pegando um macaco?! srsrsr Agora eu dou risada, mas na hora fiquei muito irritado comigo mesmo. Soltei muito nome feio nessa hora...srsrrs

Para não matar o ponto deixei a vara enroscada e peguei a segunda com a isca de meia-água, trabalhei-a na ?chamadinha? e um grande flecha saiu da galhada em direção da minha isca. Como a água estava bem limpa nós pudemos observar toda a ação. O flecha abocanhou a isca meio que sem graça, como se não estivesse com fome e antes mesmo que eu pudesse dar a fisgada ele escapou. Meu coração disparou! Tentei mais uns 2 arremessos e nada... Gabriel também tentou com uma isca menor e nada... Foi quando Gabriel falou: ?Beto, bota uma isca verde!?. Coloquei então uma Maria 90 XJ7 e na primeira chamada o bichão atacou! Dessa vez com raiva! Fazendo minha vara vergar! Pensei de a vara não suportar o tranco do bichão... mas felizmente ele correu para o meio do rio, o que facilitou muito a briga!

Filmagem nº1 - Filmagem Beto Pegando o Robalão

http://i95.photobucket.com/albums/l147/Jaguaripe2/th_0c9cd002.jpg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC004030.jpg

Olha o bichão aqui! No meu boga ele pesou 3,8 Kg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00409.jpg

Liberdade peixe, que vc possa procriar muito para meus filhos terem o mesmo prazer que eu!

Após devolvermos o peixe à liberdade, fomos desenroscar minha isca que ficou lá no galho. Soltamos a isca e quando já íamos mudar de ponto eu resolvo arremessar no mesmo local que havia fisgado o grande flecha.

Pensando agora, deveria ser impossível fisgar outro peixe ali pois tínhamos feito muito barulho no ponto.

Mas como minha intuição mandava, eu arremesso e logo que faço a ?chamadinha? um grande flecha pega minha isca sai correndo pela superfície. No ?olhometro? ele deveria pesar uns 5 kg. Eu só fazia gritar: ?Filma Gabriel!? ?Filma!?. O bichão pulou a primeira vez e Gabriel, coitado, não consegui de jeito algum ligar a filmadora. O bichão sacudiu a cabeça novamente para se livrar da isca e eu gritava ?Meu Deus, é muito grande! Vai Fugir...? e o Bichão pulou quase todo fora d?água e arremessou minha isca a uns 3 metros de altura. Quando Gabriel conseguiu ligar a câmera eu já esta quase chorando...

Filmagem nº3 - Beto Perdendo o Monstro de 5kg

http://i95.photobucket.com/albums/l147/Jaguaripe2/th_4821ca17.jpg

Acho que foi muita inexperiência de minha parte pois em nenhum momento eu dei a fisgada. O robalo só queria correr na superfície e eu só fiz observar. Não sei se era para ter dado uma fisgada forte naquela situação...

O Almoço

Depois de uma manhã bem cheia, eu já estava faminto. Só restava cair na moqueca!

Filmagem nº2 ? Muqueca

http://i183.photobucket.com/albums/x243/jaguaripe3/th_50c08e91.jpg

À tarde

No período da tarde voltamos logo para o mesmo local onde eu fisguei o grandão para continuarmos a explorar aquele rio.

Não demorou muito e Gabriel fisga uma bela Carapitanga.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00412.jpg

Carapitanga

À tarde, de barriga cheia, eu só queria ficar abusando o Gabriel...srsrs Num tava nem aí para a pescaria... Já tava realizado mesmo depois de ter fisgado o bichão...

Para não ficar parado, coloquei um camarão maré e fiquei trabalhando lentamente. De repente sinto uma puxada que me fez acordar... Um robalinho guloso que ?encharutou? o camarão.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00413.jpg

Isso que é uma ?encharutada?.

A maresia é encerrada quando eu vejo a vara de Gabriel toda vergada. Imaginem uma vara de 25 lbs toda vergada e o Gabriel pedindo por ajuda. ?Ajuda aqui!? ?Ajuda aqui, Beto!? . rsrsr Eu não sabia fazer nada para ajudar, nem o Gabriel sabia o que ele queria de ajuda... Aquele pedido era de desespero mesmo... Não vou nem encher muito a bola dele, pois ele fisgou um robalo ainda maior que o meu! rsrsr Os grandes flechas pareciam estar loucos, estava correndo para o meio do rio, deixando a briga limpa! Foi só esperar o bichão boiar e puxar aquele peso de 4,2 Kg para dentro do barco!rsrsrrs

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00408.jpg

Flecha de 4,2 Kg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00406.jpg

Gabriel tirando onda após fisgar o maior peixe da pescaria.

Seguimos com a pescaria, agora com os 2 pescadores inteiramente realizados!

Filmagem nº4 - Beto Falando da diversidade de peixes da região

http://i183.photobucket.com/albums/x243/jaguaripe3/th_28a665b6.jpg

Gabriel ainda tem a oportunidade de fisgar um bom peva no final do dia!

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00415.jpg

Robalo Peva

Filmagem nº5 - o retorno do primeiro dia de pescaria.

http://i183.photobucket.com/albums/x243/jaguaripe3/th_52a1295a.jpg

O segundo dia eu vou postar em outro tópico para não carregar demais. Mas não deixe de ver! Tem Pevões sarados!

Todos os equipamentos utilizados e as iscas mais efetivas estarão no próximo tópico, além das informações sobre a Bahia Top Fishing ( http://www.bahiatopfishing.com.br ) para quem quiser fazer uma pescaria dessas!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelos eleogios! Se algum dia puderem vir à Bahia, não percam a oportunidade!

"Pescar" aqui não é só pescar propriamente dito. É estar em contato com pessoas acolhedoras, com um clima muito agradável, com uma culinária fantástica e com diversas opções de lazer.

Lá em Jaguaripe por exemplo tem diversão para a família toda. Passeio no "Pantanal Baiano", visita a ilha deserta ( uma praia quase virgem de águas transparentes), visita a artesanatos de peças de argila, etc...

A estrutura de hotéis e pousadas também é muito boa! O pescador pode literalmente relaxar! A Pousada Porto Jaguaripe tem uma ótima estrutura.( http://www.pousadaportojaguaripe.com.br ... usadas.htm )

Só pra deixar vocês com água na boca, quando eu chego da pescaria fico relaxando aqui:

Imagem Postada

Abração galera!!

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...