Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lucas Nascimento

Ajuda - Placa Anti-Ventilação Motor Mercury SUPER 15HP

Posts Recomendados

Bom dia,

Pessoal, estou com uma dúvida, fiz umas 3 pescarias com meu motor novo... na ultima que fiz percebi que a placa anti-ventilação(aquela fica ali na rabeta, antes da hélice) do meu motor estava ficando para fora da superficie da agua quando bem acelerado.

Minha dúvida é saber onde faço esse ajuste? é na alavanca de travamento? ou no Pino Trava(TRIM)?

e outra é pode por ter andando com a placa anti-ventilação dessa maneira pode ter prejudicado em algo o motor?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!! Primeiro, voce deve medir a altura da popa de seu barco, o normal para motores até 40 hp, é em torno de 38 a 40 cm. O problema do motor trabalhar muito alto é a cavitação, helice em certos momentos parece patinar, a refrigeração, dependendo da altura o motor não consegue agua suficiente para alimentar a bomba d água, e o giro do motor, quanto mais alto o motor mais giro atinge, com aparelho certo voce consegue medir, não podendo atingir acima do maximo recomendado pelo manual. A regulagem basica para iniciar o acerto do trim é deixando a placa anticavitação paralela ao fundo do barco. Se o trim estiver muito alto, ele vai erguer muito a proa, e as vezes até ficar pulando, com o trim muito baixo a proa enterra na agua, voce deve observar um planeio que melhor navega com a proa levemente inclinada!! abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!! Primeiro, voce deve medir a altura da popa de seu barco, o normal para motores até 40 hp, é em torno de 38 a 40 cm. O problema do motor trabalhar muito alto é a cavitação, helice em certos momentos parece patinar, a refrigeração, dependendo da altura o motor não consegue agua suficiente para alimentar a bomba d água, e o giro do motor, quanto mais alto o motor mais giro atinge, com aparelho certo voce consegue medir, não podendo atingir acima do maximo recomendado pelo manual. A regulagem basica para iniciar o acerto do trim é deixando a placa anticavitação paralela ao fundo do barco. Se o trim estiver muito alto, ele vai erguer muito a proa, e as vezes até ficar pulando, com o trim muito baixo a proa enterra na agua, voce deve observar um planeio que melhor navega com a proa levemente inclinada!! abraço!!

Então esse ajuste é feito na trava do trim né?

e quanto ao Barco eu costumo alugar barcos de 5 mts.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, se eu entendí bem o que vç perguntou, fique tranquilo que está tudo normal.

A placa de cavitação tem que estar no mesmo nível do piso da embarcação ou um pouco mais alto (POUCO).

Quando em velocidade, se vç olhar para a placa terá a impressão de que a mesma está fora d'água por conta do arrasto do casco.

Se o motor estiver refrigerando bem pode ficar tranquilo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, se eu entendí bem o que vç perguntou, fique tranquilo que está tudo normal.

A placa de cavitação tem que estar no mesmo nível do piso da embarcação ou um pouco mais alto (POUCO).

Quando em velocidade, se vç olhar para a placa terá a impressão de que a mesma está fora d'água por conta do arrasto do casco.

Abs.

Isso ele em lenta fica submerso normalmento,,, agora quando acelerado fica para fora superfície da agua, e no manual diz que ele tem que andar um pouco abixo da superficie da agua quanto totalmente acelerado. e Ele estava andando um pouco acima da superficie quando acelerado.

Mas refrigerado acho que estava bem, pois o esguicho de agua estava com boa pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs.

Isso ele quando estava em lenta estava submerso, agora quando acelerado estava ficando para fora da superfície da agua, e no manual diz que ele quando todo acelerado deve estar um pouco abaixo da superfície da agua.

Agora refrigerado acho que estava bem, pois o esguicho d'agua estava com boa pressão.

Ai por isso fiquei encucado. Afinal caso eu precise fazer essa regulagem, onde se faz ? é no pino do trim mesmo?

Abraços Walther!! joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Temos duas coisas distintas para verificar, uma é a altura do motor e outra a inclinação do mesmo.

Verifique, com o barco fora dágua, nivelado com o piso, o motor instalado e em posição 90º em relação ao casco, se a placa de cavitação segue a mesma linha paralela do fundo do casco. Se a placa estiver nesta altura ou um pouco mais alta, a altura estará correta.

O melhor e mais prático jeito de verificar a inclinação (trim), é com o barco n'água e em condição normal de uso (peso, pessoas a bordo, etc). Verifique o tempo de planeio, ou seja, quanto tempo ele leva para "abaixar" a proa depois de acelerar.

Com o trim bem baixo, não precisa ser no 1º furo, veja como o barco se comporta sem cavalgar em alta velocidade.

Vá levantando a posição do trim até que o barco em alta velocidade navegue bem, sem cavalgar. O ideal é que fique apenas 1/3 do barco na água.

A posição do motor ideal é aquela que lhe permitirá o menor tempo de planeio aliado a uma navegação "lisa".

De qualquer modo, cuidado com curvas muito fechadas em velocidade pois se o motor estiver muito alto, vç poderá perder o controle da direção.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Temos duas coisas distintas para verificar, uma é a altura do motor e outra a inclinação do mesmo.

Verifique, com o barco fora dágua, nivelado com o piso, o motor instalado e em posição 90º em relação ao casco, se a placa de cavitação segue a mesma linha paralela do fundo do casco. Se a placa estiver nesta altura ou um pouco mais alta, a altura estará correta.

O melhor e mais prático jeito de verificar a inclinação (trim), é com o barco n'água e em condição normal de uso (peso, pessoas a bordo, etc). Verifique o tempo de planeio, ou seja, quanto tempo ele leva para "abaixar" a proa depois de acelerar.

Com o trim bem baixo, não precisa ser no 1º furo, veja se o barco fica cavalgando em alta velocidade.

Vá levantando a posição do trim até que o barco em alta velocidade navegue sem cavalgar. O ideal é que fique apenas 1/3 do barco na água.

A posição do motor ideal é aquela que lhe permitirá o menor tempo de planeio aliado a uma navegação "lisa".

De qualquer modo, cuidado com curvas muito fechadas em velocidade pois se o motor estiver muito alto, vç poderá perder o controle da direção.

Abração

Valeu WALTHER!!!

Vou testar na quinta que devo ir pescar!!

Valeu mesmo pelo apoio.

Abraços! ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Com o trim bem baixo, não precisa ser no 1º furo, veja como o barco se comporta sem cavalgar em alta velocidade.

Vá levantando a posição do trim até que o barco em alta velocidade navegue bem, sem cavalgar. O ideal é que fique apenas 1/3 do barco na água.

Abração

Walther esse fim de semana testei de novo, baixei e subi o trim, mas não mudou quando acelarado a placa anti cavitação continuava pra fora da superfície da agua. acabei voltando o trim para o ponto que ele estava que é o 2º furo de baixo para cima.

A olhei tb quando coloquei o motor no barco pra ver a altura do motor como estava, e a placa anticavitação estava uns 3 dedos acima do fundo do barco.

ACho que é como voce falou mesmo não devo esquentar com isso se o motor estiver refrigerando bem.

Refrigerar bem, basta estar saindo agua constante do furinho de escape né?

Abraços Walther

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que sair um jato de água constante.

Acho que 3 dedos acima do fundo está muito alto. Vç não vê um jeito de abaixar mais um pouco o motor?

Isso o jato de agua constante tem saido normalmente.

Qualnto a altura, acho que não Walther, tentei imaginar algo aqui, mas nao tem muito o que fazer. Voce tem alguma idéia?

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

Os fabricantes costumam adotar medidas padrão, tanto para o comprimento das rabetas que podem ser curtas (15") ou longas (20"), essas normalmente para motores acima de 50 HP, quanto para o espelho de popa, para uma ou outra rabeta.

A rabeta do seu motor é curta e o espelho de popa desse Marreco que vç aluga, com certeza quase absoluta, também é feita para motores de rabeta curta, portanto é muiiiito provável que tudo esteja correto.

Verifique apenas as medidas do espelho de popa da canoa que vç for alugar.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Diegão,

Se partirmos da premissa que motores de rabeta longa são os que possuem trim elétrico, portanto com potência superior a 50 HP, e que a motorização indicada para uma canoa Marreco de 5 metros é de no máximo 25 Hp, ou seja, para motores de rabeta curta, podemos concluir que o espelho de popa está na altura indicada para o motor Mercury 15Hp do colega Lucas.

Continuo acreditando, mesmo sem ver, que está tudo normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seu barco tem o espelho de popa para motores com rabeta de 20" ou sei lá.

Meio dificil o 15 ser mais curto hehehehee

Se for espelho de popa de 20" vai ter que mandar cortar mesmo.

Po tenho que ver direitinho mas nesse caso estou alugando barcos, e tem uns 6 barcos do mesmo modelo, e creio eu que o espelho de popa não é de 20".

Compartilhar este post

Link para o post

Diegão,

Se partirmos da premissa que motores de rabeta longa são os que possuem trim elétrico, portanto com potência superior a 50 HP, e que a motorização indicada para uma canoa Marreco de 5 metros é de no máximo 25 Hp, ou seja, para motores de rabeta curta, podemos concluir que o espelho de popa está na altura indicada para o motor Mercury 15Hp do colega Lucas.

Continuo acreditando, mesmo sem ver, que está tudo normal.

Pois é Walther... analisando parece esta tudo certo... mas quando olho no manual do motor que quando ele estiver todo acelerado, a placa deve estar abaixo da superfície d'agua, me deixa encucado, pois quando acelero vejo sempre a placa acima da superficie... não sei se to ficando louco mas eu vejo rsrsrsrs.

ai fico nessa será que ta legal? será que ta certo??? surtei::

Compartilhar este post

Link para o post

Gente tudo resolvido.

o motor estava certo desde o começo, acabei encanando nisso a toa.

só fiz alguns ajustes no trim que ficou melhor ainda.

e o barco tb estava nas medidas corretas.

no mais agradeço a todos que me ajudaram a entender.

Pois como sabem sou marinheiro de primeira viagem nessa área de motores de popa. E isso levou a preocupação.

Mas agora to muito mais tranquilo! e desencanado do assunto!!!

100%

Abraços.!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso