Ir para conteúdo

UNIR LINHA MONO COM LIDER DE FLUOCARBONO, QUAL A VANTAGEM?


DUDUGARRANCHO

Posts Recomendados

Eu nunca pesquei com lider de fluocarbono, uso só um pequeno empate de aço para não dar tanta diferença no trabalho das iscas, porém venho observado que quase todo mundo hoje usa o lider, alguém pode me ajudar a tirar as dúvidas?

Para que serve, como unir uma linha ao lider, tamanho ideal, enfim tudo que souberem e puderem me passar será de grande valia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca pesquei com lider de fluocarbono, uso só um pequeno empate de aço para não dar tanta diferença no trabalho das iscas, porém venho observado que quase todo mundo hoje usa o lider, alguém pode me ajudar a tirar as dúvidas?

Para que serve, como unir uma linha ao lider, tamanho ideal, enfim tudo que souberem e puderem me passar será de grande valia!

Dudu

1) O lider de fluorcarbono é utilizado porque as linhas de multifilamento são resistentes à tração e não à abrasão, além de o peixe não ver a linha.

2) Existem vários tipos de nós (no site do Tuba http://www.ballyhoo.com.br tem um nó muito bom para unir a multi à fluor - dizem que é o melhor de todos)

3) Tamanho: é uma questão de gosto, os meus têm no máximo 1 metro.

amplexos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vo tentar

1° a linha de fluor carbono ele tem maior resistencia a abrozão que a multifilamento, ( quando o peixe leva para o pau o para as pedras)

2° ela tambem da um pouquinho de elasticidade ao conjunto, acho que assim proporciona uma melhor ferrada.

3° o material com o qual ela e feito fica menos vizivel na agua não deixando peixe ver a linha puxando a isca.

espero ter colaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande "Garrancho",

O Halieuta praticamente explicou tudo, ratificado pelo Adhemar !

Ficou faltando dizer que as linhas de fluorcarbono são MUITO CARAS, embora excelentes !

Para uma coisa mais em conta ( e não necessariamente "pior" ), use o próprio monofilamento ( 0,60 mm ) como líder, que ele lhe proporcionará ótimos resultados !

O tamanho do líder é relativo, mas cuidado com o nó por dois motivos :

1. Precisa ser bem feito - o do Tuba ( indicado ) é ótimo...

2. Cuidado com o tamanho, até por conta de não bater no passador, prejudicando seu arremesso...

Comece fazendo-os pequenos, e com a prática aumentando o tamanho deles, até um comprimento que lhe dê conforto e a eficiência desejada ( em termos de enroscos ).

Não desanime no início das tentativas, pois é coisa chata até pegar a manha, porque depois, faz de olhos fechados... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca pesquei com lider de fluocarbono, uso só um pequeno empate de aço para não dar tanta diferença no trabalho das iscas, porém venho observado que quase todo mundo hoje usa o lider, alguém pode me ajudar a tirar as dúvidas?

Para que serve, como unir uma linha ao lider, tamanho ideal, enfim tudo que souberem e puderem me passar será de grande valia!

DUDU

Desde o inicio quando comecei pescar,nunca deixei de usar um shock lider, pois no inicio, as linhas que existiam eram de monofilamento ,e, eram usadas linhas de bitolas um pouco maiores como lider.Com o aparecimento da linha rayglon que é um composto de fluor e mono as coisas ficaram mais praticas e podem ser usadas com uma confiabilidade boa!!!!e a um custo muito mais barato.Hoje em dia eu só uso linha de multifilamento com com shock de fluor de mais ou menos um metro com o nó allbright com a ponta do fluor queimada!!!!. Se voce eventualmente for usar com com o mono o fluor pode ser dado o mesmo nó ou então dois nós direitos um para cada lado!!! que vai segurar bem.

Observe tambem que na pesca com articiais nao se deve usar nenhum artetato (girador,cabo de aço etc) pois vai mudar o trabalho da isca a nao ser que a mesma seja muito grande. Use somente o snap!!!!!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca pesquei com lider de fluocarbono

Eu não recomendo o uso de linha de flúor puro; pois além de caras, suas poucas vantagens sobre outras linhas são bem pequenas..., tendo a grande desvantagem de serem mecanicamente mais fracas que linhas de copolímero ou revestidas (as quais usam nylon + teflon)! Na minha opinião, esta é uma moda que traz prejuízo em termos de material (e econômico) ao pescador...

Eu uso e recomendo linhas de copolímero (mais fortes que as revestidas acima de 0,45 ou 0,50 mm / Diamond da Mazzaferro, Max Force da Dayama), ou de nylon revestidas por flúor (abaixo de 0,50 mm / Super Raiglon)

uso só um pequeno empate de aço para não dar tanta diferença no trabalho das iscas

Apenas quero comentar que no caso de plugs de barbela curta, giradores podem interferir no trabalho; um pequeno empate é ideal para separar este peso da isca...

O efeito disso é que a isca afunda um pouco mais, mas ela mantém preservado seu volume de trabalho.

Ocorre que eu aprecio iscas ?reguladas? deste jeito, pois elas iniciam seu trabalho precocemente ao se iniciar o recolhimento; ideal para trabalhos interrompidos...

Para que serve

COMO ?ARRANQUE? (apenas se a união das linhas chegar ao carretel...; geralmente com molinete): Onde tenha um grande esforço da linha durante o arremesso (por exemplo: na pesca com artificiais, especialmente com molinete, por ser repetitivo o estresse do arremesso sobre a primeira parte da linha; e na pesca de praia, onde a força do arremesso pode romper linhas superiores a 0,50 mm!). No caso do arremesso de iscas artificiais com molinete, o esforço de arremesso é maior que com carretilha; de forma que a linha pode acabar se enfraquecendo e arrebentar (especialmente durante uma briga)...

Notável é que, sem arranque, a linha mestra serve como arranque também... Conseqüência disto é que você acaba usando uma pequena força de fricção para o diâmetro de linha usado (pouco notável com linhas de multi, mas que pode ser crítico com linhas de mono)... Consequentemente; o uso do líder servirá para você conseguir arremessos mais longos (por causa da linha fina) e com maior segurança de que o conjunto de linhas não vai arrebentar durante a briga!

COMO ?SHOCK LEADER?: Para evitar a perda do peixe por linha cortada em pedras, pauleiras,... Isso ocorre porque a parte da linha que está perto do peixe é justamente a parte da linha que tem maior probabilidade de esbarrar em tranqueiras quaisquer e ser cortada...

COMO ?ENCASTOADO?: Isso mesmo!!! Em alguns casos, a linha mais grossa serve como um encastoado... É arriscado, mas fundamental na pesca de peixes mais ariscos que refugam ao perceber um encastoado de aço (ocorre pouco na pesca com artificiais, pois os ataques são mais rápidos e dão pouca chance ao peixe de avaliar a ?presa?). Neste caso, o ?nó minolure? é ideal para atar a linha à isca; tendo como vantagem o máximo em liberdade de trabalho para a isca.

SIMPLESMENTE PARA DAR INVISIBILIDADE (essa só vale se a linha mestra for de multi!): Com ou sem o encastoado convencional, a linha transparente será útil para evitar que o peixe refugue por perceber a linha.

COMO UM REFORÇO PARA TIRAR O PEIXE DE DENTRO D'ÁGUA (geralmente com molinete): Quando não dá para usar alicate ou puçá com o peixe ainda dentro d'água, uma linha fina pode arrebentar se o peixe for erguido para fora d'água. Mas observe que se o nó não chegar ao carretel, a linha só servirá como reforço se ela for segurada...

Exemplo da importância deste uso é na pesca de barranco, quando se joga o peixe no barranco...

como unir uma linha ao lider

Embora se possa COLAR a linha (processo conhecido como ?soldagem química?)...

Eu prefiro unir com NÓ; e o nó Albrigth (já bem explicado) é o meu favorito.

tamanho ideal

Em molinete, pode variar amplamente; sendo recomendado entre 2 vezes o tamanho da vara e 2 vezes o tamanho da vara acrescido de 3 voltas no carretel (no caso de deixar a linha longa para colocar puçá ou alicate no peixe)...

O importante mesmo é que durante o arremesso (e para "dominar" o peixe) fique umas 3 voltas do líder no carretel, ao menos; pois isso protege a linha mestra do esforço do arremesso, para que esta apresente sua resistência máxima durante a briga com o peixe.

Em carretilha; o nó não passa direito pelo guia de linha, de forma que o ideal é que o nó fique pouco antes do guia de linha. Uma pena, pois o líder perde algumas de suas funções...

Solução parcial para este problema é usar a ?solda química? e fazer essa união passar pelo guia de linha e alcançar o carretel...; mas não posso falar muito disso de ?soldagem de linha? pois eu só conheço a teoria dessa colagem.

Um abraço, espero ter ajudado; e continue postando se houver dúvidas adicionais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nó que você se refere é o ? SF ?Multifilamento X Fluorcarbono? no inicio ele parece ser complicado, mas depois que se pega a jeitão fica fácil, no começo eu apanhava um pouco hoje troco o leader em menos de 1 minuto. Nesse site, tem um vídeo que ensina como fazer. http://gfish.com.br/loja/nos.php

O Vídeo é um pouco pesado, mas vale à pena.

Um grande abraço,

Ibilli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ibili,

Seja bem vindo ao nosso Fórum !

Independente de suas participações, gostaríamos - como recomendação geral a todos que por aqui chegam - que postasse uma pequena apresentação, falando um pouco mais sobre si e suas experiências, até para ver se não encontramos outros pontos de empatia dentro da pesca esportiva !

No meu "papel" de "moderador", sou um dos que corre atrás dessas coisas, assim como da colocação de um "avatar" e outras coisas do tipo... A contrapartida, é que estamos sempre dispostos a lhe auxiliar naquilo que for necessário a compreensão e funcionamento interno no Fórum !

Se tive qualquer dúvida e/ou necessidade de esclarecimento, pode entrar em contato com qualquer dos "moderadores" ( e/ou Administrador ), pois esse é um dos nossos papeis... ( o outro é participar sempre ).

Fique a vontade, e poste sempre ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nó que você se refere é o ? SF ?Multifilamento X Fluorcarbono? no inicio ele parece ser complicado, mas depois que se pega a jeitão fica fácil, no começo eu apanhava um pouco hoje troco o leader em menos de 1 minuto. Nesse site, tem um vídeo que ensina como fazer. http://gfish.com.br/loja/nos.php

O Vídeo é um pouco pesado, mas vale à pena.

Um grande abraço,

Ibilli

Ibilli; seja bem vindo!

E explica melhor isso...

O nó que você troca com facilidade, e em menos de 1 minuto, é o albritgh, ou o SF?

Um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nó que você se refere é o ? SF ?Multifilamento X Fluorcarbono? no inicio ele parece ser complicado, mas depois que se pega a jeitão fica fácil, no começo eu apanhava um pouco hoje troco o leader em menos de 1 minuto. Nesse site, tem um vídeo que ensina como fazer. http://gfish.com.br/loja/nos.php

O Vídeo é um pouco pesado, mas vale à pena.

Um grande abraço,

Ibilli

Ibilli; seja bem vindo!

E explica melhor isso...

O nó que você troca com facilidade, e em menos de 1 minuto, é o albritgh, ou o SF?

Um abração!

É o SF, se tiver tempo veja o video no site que indiquei.

Alias, acho que é o mesmo nó, mas feito de maneira diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vai, como todos já falaram do nó lá vou eu dar meu pitaco, o tamanho que eu considero ideal é exatamente o tamanho da vara sem o nó entrar na carretilha, fica bom no arremesso e não fragiliza o nó.

Olá amigo, acho que você esta se referindo ao Leader , é isso ? Se for o Leader eu tbm uso ele curto não deixo passar do devanor até a ponta da vara. Quando estou pichando costumo segurar a linha entre os dedos, tanto para retirar o excesso de água que vem na multifilamento como para me indicar que a isca chegou na posição ideal para o novo arremesso, sempre que o nó SF chegar aos meus dedos. Isso me da mais liberdade visual, posso ficar buscando novos locais para arremessar sem ter que me preocupar com a posição da isca.

Abraços,

Ibilli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou opinar tb.

Olha na pescaria de tucunare não uso mais leader. Estando embarcado.

PQ? Vc pega os fiotes e eles vão polindo o leader e ai quando entrar um grande a linha arrebenta. Mas alguns vão perguntar a multi tb fica polida? Fica, mais ela desfia e eu acho mas facil visualizar a multi desfiada do q a fluor polida. E tem mais, prefiro fazer um nó na multi do que 2 no leader.

Agora para pesca desembarcado uso o leader.

Na minha ultima pescaria de dourado,quando arremesei uma isca um pouco maior, aconteceu uma cabeleira e com a pressão exercida em cima da multi ela rompeu jogando minha isca no meio do rio.

Foi uma tristeza ver minha isca descendo rio abaixo :( :(

Por isso uso leader nesse tipo de pescaria. Como o leader é mais flexivel ele evita esse tipo de acontecimento.

Ps: Se alguem rir da minha cabeleira vai vê :twisted: :twisted:

Rapaz falei, falei e não respondi sua pergunta.

Caso vc fou usar uma mono muito fina pode usar um leader mais grosso como leader para evitar q a linha principal quebre, agora se for usar um 0,80 para pescar peixe grande acho besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid

O preço pode ser contornado com a utilização da linha Super Raiglon, que é "revestida" de fluorcarbono. Meus lideres são feitos com essa linha.

Hali não seja modesto, no seu site tem uma linha Fluor de preço mais que razoável e que traz mais benefícios do que a mono simples, pois pode ser utilizada em bitolas menores o que facilita o trabalho da isca.

Quanto à pergunta eu também uso lider de um metro a um metro e meio principalmente para peixes mais dentuços, no caso a traíra minha preferida para a pesca de barranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Atualmente na pesca com artificiais, uso leaderes de 100% fluor atados a linha multi (principal) pelo nó midnigth (um dos menos volumosos).

Além das informações relatadas acima sobre o uso da referida linha, é interessante ressaltar e lembrar que as linhas de fluor são mais pesadas, afundando mais rapidamente que qq outro material. É um fator que dependendo da pescaria e da isca a ser usada, pode se tornar um ponto negativo. Mas no geral eu recomendo.

abraços

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...