Ir para conteúdo

Linha multifilamento estourada!?


Renato Sá

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Eu estava pescando num pesqueiro, na região de são bernardo do campo, e após tirada algumas informações com um dos funcionários arespeito do tamanho dos peixes que abitavam o lago (tambacús e tambaquis com cerca de 20 kilos entre outros de menor porte), armei e deixei na espera o seguinte conjunto: vara shimano canvergence 6´6´´ 40 lb, carretilha shimano corvalus 400, linha 0,23 multi filamento power pro, anzol encastoado 5/0. Após um dia sem ações nesse conjunto, no final da tarde aconteceram 2 puxadas de invergar a vara e nas duas a linha arrebentou logo que trouxe o cabo da vara a mão. A fricção estava travada pela metade. Observação: a cerca de dois meses atrás fui lubrificar minha carretilha que estava carregada com esta linha (comprada a cerca de 3 meses). Utilizei WD 40 nos rolamentos e no carretel que estava com a linha. Perguntas: o WD 40 pode, de certa forma, causar algum tipo de corrozão ou fragilidade na linha? O conjunto formado é proporcional a linha utilizada? Além disso, o que pode ter ocorrido?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Renato. Linha multifilamento, muitas vezes nos surpreende. Todos acreditam que este tipo de linha é a prova de qualquer peixe ou de qualquer coisa. Não é bem assim.

às vezes, a linha se comporta exatamente como a tratamos. E, mesmo com tratamento correto ela tem suas deficiências.

Pedras, paus, atrito, tamanho do peixe, má conservação, excesso de cuidados, manutenção errada etc., tudo isto pode provocar o rompimento da linha.

Você citou tambaqui de 20 kg. Com uma linha 0,23, carretilha travada pela metade, vara na espera, acredito que o conjunto estava bem balanceado.

O que pode ter acontecido: nó mal feito, linha puida, passador da vara em atrito excessivo com a linha. Eu, particularmente, atribuo a culpa ao WD que você usou. Este tipo de substância tem, em sua composição, vários produtos químicos que provocam corrozão, dentre eles os solventes.

E você precisa levar em conta, ainda, que um tambaqui de 20 kg tem uma força de respeito.

Para concluir, em uma pescaria na Amazônia eu tive uma linha de 65 lbs, da Power Pro, estourada com um Tucuna que não chegava a 10 kg, já fisgado, enrolado no pau. Até hoje eu não entendí a razão. Mal olhado do parceiro?...rsrs... pode ser....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Renato!

Power Pro?! 0,23 mm?! Redondos de 20kg?!

Um tanto ou quanto desequilibrado! Não dá nem para culpar o nó e muito menos o WD!

Power Pro de respeito é esta que o Sr João citou aí, porém ela tem 0,50mm.

Dê uma olhadinha neste Tópico...

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... 9&start=50

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Renato,

Acredito mais que a regulagem do seu freio estava fechada demais por ocasião da arrancada inicial ! Uma Power Pro com essa libragem não é a mais indicada, PORÉM segura esses redondos desde que não seja por demais estressada !

Lembre-se que em pesqueiros regulares, o único problema que poderá existir ( no caso do freio liberado ) será algum enrosco, ou a linha retesada passando em algum ponto que permita se partir !

Por experiência própria, o arranque dos redondos é o momento maior em que existe um estresse no conjunto usado ! Pensando em se tratar de um pesqueiro, não há porque usar uma fricção muito apertada, já que o peixe não terá para onde ir, bastando apenas cansá-lo para que seja retirado !

Lógico que não é tão simples como estou mencionando, MAS em termos básicos não varia muito disso ! Quem "abate" os peixes em pesqueiro ( assim como no mar ) é ter linha suficiente para ser puxada ! Se não houver local para enrosco então, fica muito mais simples...

Por esse motivo é que sempre deve ser usado um lider de monofilamento de 0,50 mm ( com uns 2 m ) para evitar ( ou minorar ) o risco de estouro da linha no arranque ( ela é mais flexível ) e nas passagens pelos tocos...

Quanto a utilização de WD40, acredito que seu efeito não seja assim tão "devastador" quanto aparenta, até por se tratar de um óleo fino... ( mas química é quimica... )

Experimente numa próxima vez, travar menos o seu conjunto, tornando-o ainda mais esportivo ! Os resultados deverão melhorar ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, sou daqui de SBC. Tamba de 20Kg nessa região ? Essa prá mim é novidade hein... Pode ir contanto o local... rsrsrsrs

Olha, eu sempre usei Power Pro 20 ou 30lbs nos pesqueiros. E a frição da minha carreta vive travada quase no talo. NÃO ARREBENTA ! rs

Pode ter certeza que não é culpa da linha X peixe. Já tirei tamba de mais de 20Kg com essas linhas.

Me desculpem as diferenças de opinião, mas as coisas não são tão simples assim. Aqui em SP, num pesqueiro bom, final de semana é sinônimo de lago lotado. Então não é tão simples deixar o peixe correr e ter uma briga "limpa". Já vi peixe em uma corrida levar mais de 4 linhas de outros pescadores. E não é porque é pescador que todo mundo é "gente boa". Eu tenho costume de, se vejo pescador com peixe grande na linha, recolher meu equipo e deixar o cara brigar. Mas já aconteceu comigo, por exemplo, do cara simplesmente começar a puxar do outro lado até a linha estourar, por mais que eu pedisse pro cara ter paciência... Ou seja, nem sempre é possível "cansar" o peixe.

O que já aconteceu comigo: amarrar a linha multi direto no girador e vira e mexe ter linha estourada com peixe maior. Na minha pequena experiência, eu notei que sempre que faço isso, a linha fica mais "sensível". Mas quando tem um líder de fluor, aí a coisa muda de figura e não estoura a linha nem a pau. Ou seja, NUNCA pesco com multifilamento nessas bitolas finas sem um líder de fluor. Não por causa de atrito com pedras/galhadas (em pesqueiro isso é mais raro), mas pela baixa resistência da linha multi em nós direto nos giradores.

Ultimamente eu só tenho usado linha Power Pro 30lbs, porque também percebi que a 20lbs estoura mais fácil arremessando chumbos pesados / cevadeiras quando dá uma cabeleira. A linha 30 aguenta mais porrada.

Eu NUNCA tive uma linha estourada na briga limpa com peixe, pelo bicho estourar a linha simplesmente por causa de frição travada ou linha fina demais. E meu recorde de pesqueiro é de um tamba de 26Kg e Pirarara de 48 Kg... Ambos com linha 20/30 lbs Power Pro.

Não sei se o WD estraga ou não a linha, então não vou palpitar sobre isso.

Minhas 3 hipóteses:

1) Sua linha está boa e vc não está usando leader de fluor;

2) Se vc não está acostumado com multi, saiba que guardá-la molhada apodrece a linha MUITO RÁPIDO. Eu sempre deixo a carreta na área de serviço (que é quente) prá secar a linha e NUNCA coloco a carreta na capinha até a linha estar bem seca. Então a outra hipótese é da linha estar estragada.

3) Supondo que não use leader. Você usou nó correto para atar a linha no girador ? Porque não são todos os nós que "seguram" a multi. O que eu achei melhor é o Uniknot (nó único), embora só faça isso em emergências... rs

A linha "estourou" onde ? Lá perto do nó, ou dentro/perto da vara ?

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, já tirei de 19kg. E vários de 10/15kg....... vários...... tenho muitas fotos.

Uso 0.19mm, Hunter fish de 20 lbs e carretilha travada nos pesqueiros. Não brigo 15 minutos. Se você ver o que faço com equipamento iria chorar ahuahaa..... mas isso em equipo de pesqueiros hehehee...

Nunca arrebentei a linha, nunca!

Ainda não tive esse prazer hehehehe........... ou seja, é uma história para contar.

No mais, o que mais fode linha multi na minha opinião é a cabeleira. Ela trava, enfraquece aquele ponto, ao tentar desfazer a gente forca e etc... Quanto menos cabeleira dá, ou se for pelo menos "afofadas" na linha e não cabeleira mesmo, mais ela vai durar.

Velho, e não passe nada na linha. Eu não passo nem silicone puro. Só deixe secar ao aberto e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Eu estava pescando num pesqueiro, na região de são bernardo do campo, e após tirada algumas informações com um dos funcionários arespeito do tamanho dos peixes que abitavam o lago (tambacús e tambaquis com cerca de 20 kilos entre outros de menor porte), armei e deixei na espera o seguinte conjunto: vara shimano canvergence 6´6´´ 40 lb, carretilha shimano corvalus 400, linha 0,23 multi filamento power pro, anzol encastoado 5/0. Após um dia sem ações nesse conjunto, no final da tarde aconteceram 2 puxadas de invergar a vara e nas duas a linha arrebentou logo que trouxe o cabo da vara a mão. A fricção estava travada pela metade. Observação: a cerca de dois meses atrás fui lubrificar minha carretilha que estava carregada com esta linha (comprada a cerca de 3 meses). Utilizei WD 40 nos rolamentos e no carretel que estava com a linha. Perguntas: o WD 40 pode, de certa forma, causar algum tipo de corrozão ou fragilidade na linha? O conjunto formado é proporcional a linha utilizada? Além disso, o que pode ter ocorrido?

Abraço!

Renato

Já foi dito quase tudo que pode ter acontecido, mas... faltou você detalhar se a linha estourou NO nó, PRÓXIMO ao nó, na linha que estava FORA da vara na hora do arranque do peixe ou na linha que estava no carretel na hora da corrida.

Sempre é bom dar uma "olhada" na linha, pra ver se não há puídos e nos passadores. Estes, se tiverem algum trincado cortam a linha na hora ou desgastam a mesma.

Abraço

Alejandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas informações. Concerteza muitas destas possíveis falhas citadas eu cometi.

Verifiquei todo o equipamento após as dicas, e o mesmo se encontrava em perfeitas condições de uso. A conclusão chegada foi que possivelmente um nó mau feito tenha ocasionado o ocorrido.

Renato, sou daqui de SBC. Tamba de 20Kg nessa região ? Essa prá mim é novidade hein... Pode ir contanto o local... rsrsrsrs

Olha, eu sempre usei Power Pro 20 ou 30lbs nos pesqueiros. E a frição da minha carreta vive travada quase no talo. NÃO ARREBENTA ! rs

Pode ter certeza que não é culpa da linha X peixe. Já tirei tamba de mais de 20Kg com essas linhas.

Me desculpem as diferenças de opinião, mas as coisas não são tão simples assim. Aqui em SP, num pesqueiro bom, final de semana é sinônimo de lago lotado. Então não é tão simples deixar o peixe correr e ter uma briga "limpa". Já vi peixe em uma corrida levar mais de 4 linhas de outros pescadores. E não é porque é pescador que todo mundo é "gente boa". Eu tenho costume de, se vejo pescador com peixe grande na linha, recolher meu equipo e deixar o cara brigar. Mas já aconteceu comigo, por exemplo, do cara simplesmente começar a puxar do outro lado até a linha estourar, por mais que eu pedisse pro cara ter paciência... Ou seja, nem sempre é possível "cansar" o peixe.

O que já aconteceu comigo: amarrar a linha multi direto no girador e vira e mexe ter linha estourada com peixe maior. Na minha pequena experiência, eu notei que sempre que faço isso, a linha fica mais "sensível". Mas quando tem um líder de fluor, aí a coisa muda de figura e não estoura a linha nem a pau. Ou seja, NUNCA pesco com multifilamento nessas bitolas finas sem um líder de fluor. Não por causa de atrito com pedras/galhadas (em pesqueiro isso é mais raro), mas pela baixa resistência da linha multi em nós direto nos giradores.

Ultimamente eu só tenho usado linha Power Pro 30lbs, porque também percebi que a 20lbs estoura mais fácil arremessando chumbos pesados / cevadeiras quando dá uma cabeleira. A linha 30 aguenta mais porrada.

Eu NUNCA tive uma linha estourada na briga limpa com peixe, pelo bicho estourar a linha simplesmente por causa de frição travada ou linha fina demais. E meu recorde de pesqueiro é de um tamba de 26Kg e Pirarara de 48 Kg... Ambos com linha 20/30 lbs Power Pro.

Não sei se o WD estraga ou não a linha, então não vou palpitar sobre isso.

Minhas 3 hipóteses:

1) Sua linha está boa e vc não está usando leader de fluor;

2) Se vc não está acostumado com multi, saiba que guardá-la molhada apodrece a linha MUITO RÁPIDO. Eu sempre deixo a carreta na área de serviço (que é quente) prá secar a linha e NUNCA coloco a carreta na capinha até a linha estar bem seca. Então a outra hipótese é da linha estar estragada.

3) Supondo que não use leader. Você usou nó correto para atar a linha no girador ? Porque não são todos os nós que "seguram" a multi. O que eu achei melhor é o Uniknot (nó único), embora só faça isso em emergências... rs

A linha "estourou" onde ? Lá perto do nó, ou dentro/perto da vara ?

Abraço,

Edu Nakiri

Eu também não sabia que tinha peixe desse porte na região (pesqueiro Takamoris, Indio Tibiriça). Pelo menos foi o que o funcionário falou para eu e meu primo, e também não deu para confirmar a informação pois a linha ARREBENTOU....rsrsrsr. É como o meu primo disse: "peixe que arrebenta linha tem a medida e o peso que o pescador quer"...rsrsrs.

Muito obrigado a todos pelas informações, com certeza, com todas as dicas de todos que citaram, estarei bem mais preparado para uma próxima vez.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...