Ir para conteúdo

Do Rio pro Mar pro Lago


Posts Recomendados

Essa sequência de pescarias teve início no dia 19/03 quando tirei uma semana de folga e resolvi fazer uma pescaria de quatro dias no rio São Benedito e Teles Pires. A idéia era conhecer o Teles Pires e pescar no São Benedito na época de cheia. Até então só tinha conhecido na época de seca. A programação seria passar dois dias em cada rio mas assim que cheguei no aeroporto de Alta Floresta, recebi a notícia de que um turista havia morrido afogado por não querer usar colete. Baita BURRICE!!!!!!

Planos mudados e acabei indo direto pro São Benedito pois bombeiros haviam pedido que as pousadas que atuam naquele rio não subissem até as quedas nos 2 dias seguintes ao acidente para a possível procura do corpo que apareceu 2 dias depois boiando perto de uma das pousadas.

Na época de cheias no São Benedito, os tucunas dão lugar às matrinxãs e as pequenas cacharas, que ainda podem ser pegas, dão lugar aos grande bagres. Ainda existe a possibilidade de se fazer outras pescarias, como a de pacu na cabaçarana, mas que não relatarei aqui desta vez.

A viagem até a pousada foi tranquila como de costume e assim que cheguei já fui montar a tralha que desta vez contava com reforços para os gigantes.

Imagem Postada

Logo que amanheceu coloquei a viola na sacola e fui pescar.

A fauna naquele lugar é de impressionar parecendo que os bichos são domesticados.

Casal de Mutuns

Imagem Postada

O objetivo do dia era a matrinxã mas como naquele rio a pescaria é um pouco imprevisível, sabia que outras espécies poderiam aparecer. Inclusive os tucunas pois o rio não tinha subido ao seu nível normal pra época ainda.

Logo nos primeiros arremesso já tive ação de uma pequena matrinxã que ficou para o almoço e ao longo do dia foram fisgadas umas 10 além de outros peixes que apareceram de surpresa como uma enorme piranha preta, um pacu ferrugem ( na artificial ) e duas bicudas. Ah.....já ia me esquecendo. Um PINTCHER 0 apareceu pra abocanhar a isca e na região é conhecida como Cachelenga.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

No segundo dia continuei com as Ariscas mas não obtive muito sucesso. Voltei para almoçar na pousada e soube que outro pescador havia pego pacus na corredeira que por sinal é uma pescaria fantástica. Fui rapidamente antes do almoço atrás deles. Na verdade, só queria pegar o pacu borracha que na ocasião em que estive pescando com o Eloy em Novembro do ano passado não conseguimos capturá-lo.

Objetivo cumprido fui me reabastecer para tentar os jaús na parte da tarde.

Pacu Borracha

Imagem Postada

Seria a primeira vez que sairia atrás, especificamente, de peixes grandes. Pra época e lugar, sabia que poderiam entrar jaús e pirararas com mais frequência e outros peixes menores como cachorras etc.

Visão da pousada de dentro do rio e na boca da corredeira

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/056-1.jpg

Vara de 120lbs com 200m de linha 0,90 e freio no osso era o equipamento utilizado. O piloteiro diz pra mim: " Se bater você tem que arrastar o bicho ". Dei uma risada e disse pra ele ficar tranquilo kkkkkkk.

Em menos de 1 minuto de linha na água iscada com matrinxã o peixe dá o primeiro sinal. Tem peixe na linha grito pra ele....... " espera que ele vai dar um tranco " diz ele. Acho que fiquei meio ansioso pra pegar um bitelo e ferro antes da hora. Resultado: Perdi meu primeiro Jaú. Como o peixe não havia levado a isca arremesso de novo no mesmo ponto e parece que na caída outro peixe já engata. Tem peixe na linha tem peixe na linha.....ele responde: " não vou nem iscar a outra vara e espera ele puxar " Num piscar de olhos a vara está envergada com o peixe do outro lado eu com o peso do meu corpo todo jogado pra trás sem conseguir recolher um centímetro de linha se quer. Era grande!!!!! Tanto o Peixe quanto a briga. O piloteiro pula do seu banco pra me ajudar e aperta ainda mais o freio da carreta e consigo finalmente dar umas recolhidas. O Peixe fica travado no fundo parecendo ter se enlocado mas finalmente venço a briga e tenho meu primeiro jaú nas mãos. Não tenho muito a noção de peso desses peixes mas acredito ter uns 30kg. Neste ponto não bateu mais nada e partimos para outro.

Consegui embarcar outro pequeno de aproximadamente uns 10kg e outros que perdi a ferrada.

Os Brutos

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/059.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/060-1.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/061.jpg

Nos dois últimos dias de pesca troquei de guia para que possa conhecer todos além dos pontos diferentes de pesca. Esse mesmo guia estaria comigo no Teles Pires.

Segundo ele era possível capturar alguns tucunas e de imediato aceitei a proposta e logo depois fomos fazer a pescaria de pacús.

Consegui pegar em pouco tempo e ainda pela manhã uns 7 tucunas e 4 espécies diferentes deles.

O paca

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/069-1.jpg

Borboleta

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/071-2.jpg

Fogo

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/078.jpg

Amarelo

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/079.jpg

Ainda pela manhã, depois dos tucunas, fomos atrás dos pacús na cabaçarana e pegamos pacús curupetés, ferrugem, prata com mais de 20 exemplares capturados e ainda uma matrinxã.

No último dia fomos para o famoso Teles Pires. Com certeza iria pescar mas na verdade era mesmo conhecer a estrutura da pousada naquele meio de mato. O atendimento continuava sendo o mesmo independente da estrutura da pousada que fica dentro de uma fazenda à beira do rio. A estrutura é mais simples que na sede. Feita de madeira e palha possui ventiladores, quartos arrumados telas de proteção de mosquitos e chuveiros quente.

Apenas alguns peixes foram pegos com destaque para um barbado de maior porte e a cor amarelada dos jauzinhos ( mimetismo ) diferente dos capturados no São Benedito.

Arrumando as tralhas para a viagem

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/120.jpg

A estrada

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/122.jpg

A pousada

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/126.jpg

Apenas um braço do rio

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/133-2.jpg

É difícil acreditar que naquele rio gigante, com aquele volume d'água você irá pegar algum peixe.

Deixei a tralha leve no quarto e as brutas entraram em ação. Não demorou muito pra pegar meu primeiro peixe.

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/140-1.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/147.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/158.jpg

Depois desse barbado só peguei mais 3 jaús filhotes. Reparem na cor amarelada dele diferente dos pegos no São Benedito em função da cor da água.

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/171-1.jpg

Dia 25/03 foi dia de voltar. Do Pará fui direto para o Espírito Santo rever minha família, alguns amigos e aproveitar pra dar uma pescadinha no mar. Saimos somente um dia de lancha em direção a umas marcações de pedras atrás do olhos de boi. Pescaríamos de corrico. Apesar de aparecerem bastante peixe na sonda, só pegamos um baiacú arara.

Água na boca

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/211.jpg

A equipe

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/206.jpg

As iscas usadas

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/208.jpg

A salvação da pescaria

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/209.jpg

Já era hora de voltar e retomar o trabalho. O duro é que na semana seguinte teria que acompanhar um grupo pra pescar na Serra no feriado da Páscoa. hehehe

Fomos em 5 pessoas no total e a situação da pesca não estava boa. Lago muito cheio e enchendo e notícia que os peixes estavam nas profundezas.

A tática seria de provocar os peixes na tentativa que subissem. Emprestei uma hélice pro Sr. Daniel, sempre viaja comigo, e pedi pra que trabalhasse a isca forte e com recolhimento lento. Não deu outra.....uma cacetada ao lado do barco depois de alguns arremessos no mesmo lugar. O peixe veio realmente do fundo.

A equipe

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/246.jpg

O ataque

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/233.jpg

O embarque

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/214.jpg

Nesse mesmo dia pegamos mais alguns outros de bom tamanho( mais fotos estarão disponíveis no site www.mbpe.com.br ).

Os dias que se sucederam, foram piorando. Pela manhã do segundo dia não tivemos nenhuma ação mesmo tentando usar jigs, colheres e tudo que se arrastasse no fundo. A tarde fomos pescar piau de barranco e tivemos 5 capturas. Às 17 50 meu parceiro engata um tucunão no fundo, uns 10 metros de profundidade, com colher.

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/264-1.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/259.jpg

http://i40.photobucket.com/albums/e243/Boechat/277.jpg

No domingo não pegamos nenhum tucuna. Até o Toninho, que usou piaba pra pescar com a esposa e o filhinho, não pegou nenhum peixe no domingo. Pela tarde eles nem voltaram pro lago. As fotos dele eu não tenho mas estarão disponíveis no site em breve.

Depois dessas três pescarias quase que na sequência fico na expectativa de terem umas 4 seguidas............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vidinha mais ou menos mesmo. Bom demais

hahaha Eeeeeeeeeeeee vida boa ... quem aqui do fórum n queriria uma semana dessas !! Q isso, vontade de todos !!

Meus parabens PELAS pescarias e relato ... o primeiro relato misto q já vi rsrs mto bomm

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho é trabalho kkkkkkkkk. To precisando repetir a dose.

Trabalhinho mais ou menos hein Márcio... :gorfei:

Fantástica a aventura e realmente a diversidade desse nosso Brasilzão é fora de série...

Belos peixes, lindos locais de pesca...

Parabéns por todo seu trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk Xinguzão deve ser top também. E não brigue com a patroa não...leve ela junto.

Ô vidinha hein!!! E eu aqui brigando com a D. Encrenca pra ir tirar umas traíras na represa aqui pertim!!! Bela pescaria Márcio!!! Deu até água na boca!!! Mas Junho tá ai e o Xingú me espera!!! Tá baum taméin!!!! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...