Ir para conteúdo

Nível das Águas na AM - Temporada 2010


Posts Recomendados

Pessoal,

Alguém esta acompanhando o nível das águas na Amazônia para esta temporada?

Será que será tão boa quanto em 2009?

Abração

Schmidt

tem esse site que eu acompanho o nivel as chuvas so que nao sao todos os lugares que tem estacoes de monitoramento

mais da uma olha ai ve se encontra qual regiao vc quer

http://200.140.135.139/Usuario/mapa.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme pesquisa que fiz na internet, o fenômeno El Niño vai continuar agindo até o final de junho e isto significa, em princípio, pouca chuva na região norte. Depois disso, a tendência é que as chuvas fiquem na média histórica. Vejam a reportagem abaixo:

Pesquisa do Inpa aponta cheia menor este ano

Enviada em 29 de março de 2010 – Imprimir esta matéria – Enviar para um amigo

O método permite prever cheias com até 100 dias de antecedência

Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando a região da Amazônia Central teve a maior cheia da história, a cheia desse ano deve ser menor. A constatação foi feita após estudos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCT) em parceria com o Instituto Max Planck de Química (departamento Biogeoquímica).

O processo se dá através da medição das águas no porto de Manaus e também de regiões do Pacífico Equatorial que exerce influência no regime de chuvas na Amazônia. O pesquisador do Inpa, Jochen Schöngart, explica como se deu o processo. Segundo ele, o método permite prever com até 100 dias de antecedência a cheia na região de Manaus. A cheia prevista para este ano é de 27,37 m, com um erro de 27,11 a 27,63 m.

“As chuvas nas cabeceiras dos afluentes do rio Amazonas integram anomalias que são associadas com anomalias de temperaturas superficiais dos oceanos tropicais, especificamente o Pacífico equatorial, de onde é oriundo o fenômeno de El Niño e La Niña, mas também do Atlântico tropical norte. O fenômeno El Niño causa, significativamente, menos chuva em muitas cabeceiras na bacia Amazônica. Em relação com a cheia de 2009, a cheia este ano seria cerca 2,40 metros abaixo”, destacou.

A cheia na região é o resultado da sazonalidade de chuvas nas cabeceiras dos rios Negro e Solimões, que corresponde uma área de quase 3 milhões de quilômetros quadrados. De acordo com o pesquisador, devido a sazonalidade de chuvas, existe o ciclo anual com uma cheia e uma seca, e estes fenômenos são mais ou menos previsíveis em termo de aparência temporal.

“Como as águas demoram dois a três meses das cabeceiras até Amazônia Central (Manaus), o pico da cheia ocorre geralmente na segunda quinzena de junho e a seca (nível mínimo d’água) ocorre no início da época chuvosa (final de outubro e início de novembro)”, explica Schöngart.

Porém, a amplitude de cheias e secas pode variar consideravelmente entre os anos. Tais variações podem ser parcialmente explicadas por fenômenos climáticos de grandes escalas, como El Niño ou La Nina, que contribuíram para a grande cheia do ano passado.

As diferenças entre a previsão e valor observado variaram nos últimos cinco anos somente 38 centímetros; no ano passado o modelo previu a cheia severa com somente 9 cm diferença. Como a região central do fenômeno El Niño continuou em fevereiro de 2010 com 1.2 °C acima das condições normais, segundo o Climate Prediction Center do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos Estados Unidos, a cheia prevista para este ano é cerca de 40cm menor em relação com a média de cheias do período 1903-2009.

Efeito em outras regiões

De acordo com Schöngart, o fenômeno El Niño exerce influência em outras regiões do país. “A cheia prevista para este ano na Amazônia é relativamente baixa devido ao fenômeno de El Niño que continua permanecendo no Pacífico Equatorial desde julho do ano passado. Enquanto grandes áreas na Amazônia e no Nordeste sofrem condições mais secas durante o El Niño, o Sudeste geralmente é afetado por muita chuva”, disse.

Fonte: INPA (Por Por Daniel Jordano e Tharcila Martins)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ).

Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO !

Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel !

Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ).

Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO !

Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel !

Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia::

Sempre aposto nessa data...hehee.. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim lendo este tópico bem tenso pois este assunto é bastante interessante e complicado para minha cabeça.

Vinha pensado comigo, será que minha pescaria começando em 29/set será uma boa, etc...

Quando cheguei na mensagem do KID, meu coração encheu de esperança. To contigo KID!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...

Confio nas previsões do Kid, o ano passado foi certeiro e este ano vou na data certa, certo mestre Fabrício? hehehehe danca:: danca:: danca:: danca::

arrow:: Indo "direto" ao ponto, o período ÓTIMO deverá ser final de SETEMBRO / começo de OUTUBRO ( com variação de 15 dias para cada lado a depender das chuvas ).

Sem pesquisas e/ou justificativas, tão somente um PRESSENTIMENTO !

Claro que estou me referindo ao trecho próximo à Barcelos / Santa Isabel !

Região inferior do Amazonas / Madeira, será ainda mais cedo... praia::

Sempre aposto nessa data...hehee.. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Aí moçada, sei que vcs estão bem servidos, mas vou postar um link ae que pode ajudar (ou complicar) AM é sempre uma surpresa.

Abraços a todos.

http://www.proamanaus.com.br/index.php?page=regua

Bem bacana. Dá para ver que está mais baixo que no ano passado na mesma época. Ou seja, o Fabrício e todos os outros que falaram que fim de setembro e começo de outubro ia ser bom acertaram. (Eu acho).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...