Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
BetoLaureto

Caiaque

Posts Recomendados

Fala pessoal, tudo na paz?

Meio afastado das pescarias (temporada de faculdade...só em julho agora =/) e, pra alimentar a ansiedade, comecei a ver uns vídeos sobre pescaria de caiaque...a questão é que não tenho barco ($$$) e todas as férias vou para a casa dos meus pais (Palmas-TO) e acabo gastando uma notinha ve zou outra quando alugo um barco pra soltar uma linha no lago...

O caiaque seria uma boa alternativa para a pesca embarcada? A ponto de praticamente excluir a necessidade de um barco (claro, até eu poder bancar um)? E em relação a um lago grande como o de Palmas, dá pra se virar sossegado remando por lá? Por fim, uma pergunta meio besta mas...rola peixe de couro? seila:: A princípio quero para pescar tucunarés na artificial com carretilha (por ficar sentado, prejudica muito o trabalho da isca??) e piau...mas, quem sabe...

Quanto ao caiaque, estou pensando nas seguintes opções (me dêem uma luz, não entendo nada):

- Caiaker Pinguim (R$ 800)

- Caiaque Lontras (R$ 930 completo)

- Caiaque Barracuda (não encontrei valor)

- Brudden Hunter Fishing (R$ 1.200)

- Brudden Neo (R$ 1.000)

Penso em talvez instalar um sonar (caso tenha que levar em consideração alguma característica do caiaque).

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Beto,

Sobre os outros nada posso dizer mas quanto ao Brudden, é um ótimo caiaque, bem acabado, estável, com porta-varas, bem manobrável e fácil de transportar em qualquer bagageiro de teto. Já fiz boas pescarias com o meu, que também foi minha opção antes do barco pois além do custo tem a facilidade de transporte (agora já tenho um barco mas, ainda mantenho o caiaque).

o modelo que eu tenho é o Explorer Fishing (para 2) acho que é uma opção bem legal para dois pescadores em pesca de espera (para piau então é ótimo), porem para pesca de arremesso ai vc tem que estar só mas não é pesado e o tamanho é quase o mesmo das opções individuais.

na minha opnião vai de Brudden!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, fui na Decatlhon hj e achei uns lá (Pinguim, Brudden Fly, Trine, Neo e Explorer)! O Neo eu descartei: me pareceu muito pequeno, o custo x benefício não parece dos melhores. Fly muito caro pra mim, e muito grande...O pinguim achei com acabamento bem simples, mas dizem ser de qualidade. Explorer descarto pois quero só de um lugar mesmo, e o Trine achei legal, mas pelo preço acho que compensa mais o Hunter Fishing, não?

Bom, pela disponibilidade/facilidade de encontrar, acho que ficarei entre o Hunter Fishing, o Pinguim e o Lontras...resta agora saber qual...haha

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Beto,

Antes de qualquer coisa eu peço para que tome cuidado, pesca com caiaque vicia e não tem cura heim ... rsss, depois não diga que não te avisei.

Preparei este texto para um site de pesca com caiaque, recomendo que vc visite estes dois sites se pretende conhecer mais sobre pesca com caiaque...

http://caiaque.forumbrasil.net/forum.htm

http://www.barracudateam.com.br/foruns/index.php

Pesco de caiaque a vários anos, atualmente tenho 2 Lontras (um e meio na verdade, rss), um Hunter, um Barracuda e já tive (fui sócio na verdade) de um Flying que foi vendido, os caiaques que tenho estão em meu barraquinho na beira do Paranapanema e faço aqui um convite para quem quiser testar os tres modelos em uma pescaria comigo.

O texto abaixo não tem objetivo de ser técnico, não existe nenhuma base científica de aferição, portanto a escrevo em forma de depoimento, baseada na experiência na utilização intensa nos modelos Lontras, Flying, Hunter e Barracuda.

Não vou entrar em detalhes de preços e relação custo X benefício dos caiaques.

Segue então minha comparação entre os caiaques Flying, Barracuda, Hunter e Lontras

Flying

- "Desliza" mais que os comparados(Barracuda, Hunter e Lontras), a remada rende um pouco mais, porém não tem um bom trecking, fazendo com que a energia "economizada" pela sua leveza ao remar seja desperdiçada para manter o rumo, um leme fixo resolve muito bem o problema;

- PARA MIM, que uso o caiaque para expedições de pescaria, é irritante quando se aproxima do ponto de pesca e para-se de remar pretende-se que (sem remar) o caiaque prossiga no rumo, porém ele se vira e o caiaque não fica bem posicionado, e ainda, quando arremesso uma isca (stick ou zara) por exemplo, onde pretende-se trabalhar a isca mais lentamente, o caiaque se não estiver totalmente parado (mesmo totalmente sem vento), não mantém a posição, prejudicando o trabalho das iscas em paz ou exige que interrompa o trabalho para ajustar a posição do caiaque antes de continuar a o trabalho da isca, caso contrário no meio do trabalho vc estará de costas para a isca, isso é irritante.

- O acento é mais alto portanto o acento e o cockpit todo não fica molhado, isso é bom mas associado a outras características do casco faz com que o caiaque "espirre" de debaixo de vc se eventualmente inclinar lateralmente além de certo ponto (que não é muito), não permitindo que se recupere a posição.

- É o mais bonito entre os comparados (por mim), excelente acabamento, porta remos (considero muito útil), bom porta objetos na proa e tem porta trecos na lateral.

- Bagageiro um pouco mais raso, que os modelos da Lontras;

- Espaço do cockpit bom, um pouco estreito mas bem comprido, com uma borda em volta do cockpit interessante;

- A cadeirinha que vem junto ao caiaque é boa mas para expedições maiores (que costumo fazer), tive que adaptar um apoio para as costas.

- Possui porta varas.

- Já adaptei vela e velejei com ele, permite esta adaptação, tem estabilidade para isso mas o controle não é fácil (sem leme e bolina).

- Já utilizei o Flying com motor elétrico (instalação feita pela Brudden/seus parceiros) aquela instalação na popa, muito show, mas para meu perfil de uso a autonomia não é suficiente e para mim não compensa voltar remando com o peso extra do conjunto (bateria + motor).

Barracuda

- Considero um pouco pesado (fora da água) e desajeitado para transportar sozinho.

- Bom porta objetos na proa, possui porta varas, porta remos (muito útil), bagageiro mais profundo (ou lateral do bagageiro mais alta?), possui um porta objetos no meio das pernas muito muito útil, levo minha vara de fly (4 partes) desmontada, no interior do caiaque que guardo entrando por aquele lugar, além de outras coisas(tralhas) que levo no interior do caiaque passando por aquele lugar, pos é muito cômodo para guardar e pegar as coisas ali.

- Excelente trecking, considero isso muuuito importante para quem usa caiaque para pescaria, permite se aproximar mais "sorrateiramente" do ponto de pesca, pois permite parar de remar antes de chegar e ele desliza RIGOROZAMENTE no sentido que se pretende(se não tiver vento é claro), sem precisa colocar o remo na água para ajustar o rumo/direção do caiaque. Quando se arremessa uma isca e pretende-se fazer um trabalho mais lento (stick ou zara por exemplo), o caiaque (se não tiver vento), e o caiaque mesmo em lento movimento continua no percurso que se deseja, permitindo seguir um trajeto de pesca sem fazer zig-zags.

- É um caiaque bonito (visual sério), acabamento muito bom, espaço do cockpit muito bom e distancia entre os apoios dos pés muito boa (excelente espaço).

- Não gosto da posição da insígnia "Barracuda" em alto relevo na lateral (a frente), ela fica bem no lugar onde costumo colocar os pés para descansar (rss) e esfola os pés, se as insígnias laterais fossem mais na frente não atrapalharia o descanso dos pés, rss

- Tem excelente encosto lombar, mas para melhorar o conforto levo um tipo de almofada, pois o acento é praticamente plano e duro, a almofadinha ajuda no conforto;

- A firmeza e estabilidade QUE EU SINTO, neste caiaque é impressionante, pode-se inclinar bastante para os lados e quando se sente que vai virar dá tempo de recuperar a posição, ele não "espirra" de debaixo de vc.

- Possui fitas para amarrar as tralhas no bagageiro, já troquei por elásticos com ganchos e mosquetões.

- Não fica água empoçada no cockpit, acento seco, muito bom.

- Já adaptei vela e velejei com ele, permite esta adaptação, tem estabilidade para isso e é o que permite melhor controle mesmo sem leme e bolina.

Hunter

- É o último caiaque que comprei, embora já tenha "viajado" nos lagos com este caiaque algumas vezes, é o que tenho menos "horas de remo", mas já me sinto a vontade para avaliá-lo;

- Caiaque leve para transportar e com varias pontos para pegar nas laterais, muito bom para transportar sozinho.

- A primeira coisa que percebi e não gostei foi o tamanho do cockpit, em comparação aos outros modelos é o que exige que as pernas fiquem mais juntas, eu que sempre pesco com duas varas e deixo elas na minha frente entre minhas pernas, tenho dificuldade de deixar os pés nos finca-pés e deixar as duas varas entre as pernas (falta espaço), já que eu, medindo 1,85mt coloco meus pés na posição mais longe e lá a distância entre as duas laterais é de 33cm (na parte baixa do finca-pé);

- A cadeirinha original é bonita e bem acabada, mas já providenciei um apoio para as costas, senão eu não aguento o dia todo não heim.

- Não é tão leve para remar quanto o seu irmão mais velho(flying), tem o problema de trecking que existe no flying melhorado (mas não resolvido), para mim que pesco como já disse, não consigo (mesmo sem vento) arremessar uma stick mais longe e recolher toda a linha sem ter que ajustar a posição do caiaque no mínimo uma vez, pois ele sempre se movimenta para os lados, isso é irritante. Já estou bolando um leme fixo para corrigir isto.

- É um caiaque muito bonito, muito bem acabado, com visual "divertido" e contemporâneo.

- É lamentável não ter o porta-remos, acho muito útil, como é um projeto novo, achei uma grande marcada do fabricante não ter feito este 'agrado'.

- Tem um porta trecos nas laterais e tem também uma tampa de inspeção, isso sempre é bom.

- Tem um bagageiro raso, estou avaliando isso se é bom ou ruim.

- Vem com elásticos amarrados, sem mosquetões ou ganchos, já tive que mudar isso.

- achei muito ruim não ter uma "pega" tipo alça na parte traseira, se for transportar o caiaque já traiado/carregado, fica muito ruim pois o da frente usa a alça e o de traz tem que pegar no "pegador" que é liso e com isso a parte da frente fica bem mais baixa que a parte de traz, meio desequilibrado, é muito desajeitado.

- Tem uns "quadros" no meio das coxas, que não entendi bem sua função, para mim que as vezes remo em "posição de ioga" para "esticar a espinhela", aquilo só atrapalha, machuca os pés que ficam dobrados ali em cima.

- Tem o cockpit mais baixo que o do Flying, sempre fica uma água no cockpit (pelo menos no meu Hunter), isso não ocorria no Flying.

- Estou produzindo os acopladores para mastro, ainda não velejei com ele.

Lontras

- É o caiaque que tenho a mais tempo (tenho um caiaque Lontras e meio, rss, torei um para fazer customizações radicais, portanto conheço bem por dentro e por fora, rss);

- Leve para transportar sozinho,

- Bom trecking e boa estabilidade, permite se aproximar sorrateiramente nos pontos de pesca, não sai do rumo quando se para de remar, permite pinchar uma stick e recolher mesmo lentamente que o caiaque mantém-se na posição desejada.

- Empoça água no cockpit, é o mais "molhado" dos caiaques que tenho/tive, bunda sempre molhada;

- Original vem sem porta objetos, tampa de estanque, porta varas, nada, é o mais "pelado" entre os comparados, o fabricante poderia fazer uns agrados neste quesito.

- Permite se inclinado até certo ponto, e permite perceber que vai virar e dá tempo para se recuperar.

- É o que tem acabamento menos primoroso entre os 4, mas ainda assim tem boa qualidade e é muito aceitável.

- Embora tenha um apoio lombar mais alto que os outros três, tb adaptei um apoio lombar firme e alto, sua cadeirinha original é o mesmo que nada, nem uso.

- É o que entra mais água em seu interior, até hoje fico vedando os pontos onde entra água com cola de poliuretano, acho que o fabricante poderia fazer isso antes de enviar o caiaque.

- Já adaptei vela e velejei com ele, permite esta adaptação, tem estabilidade para isso, veleja bem.

- Já adaptei motor elétrico e a gasolina, mas devido ao seu casco quilhado, o controle de direção não é favorecido, ele sempre quer ir reto, para esta finalidade o Flying se saiu melhor, em breve colocarei motor a gasolina no Hunter e postarei aqui o resultado.

Esta é minha comparação entre os caiaques que tenho/tive, com exceção do Flying que não tenho mais, os demais não pretendo vender, portanto fica o convite para quem quiser testar os 3 modelos.

Vc disse que estava vendo alguns vídeos de pesca com caiaque, vc viu estes que fiz?

Um abraço e boas remadas (seja lá qual for o modelo)

Compartilhar este post

Link para o post

Winsley, foram exatamente esses vídeos que me inspiraram!haha

Pelo seu "review" dos caiaques, o que mais me chamou atenção pelo custo x benefício foi o Lontras mesmo (se bem que não tenho idéia do preço do Barracuda, mas acho que deva ser algo em torno de uns R$ 1.200...ou estou enganado?), mas fiquei meio sem entender os "pontos em que entra água" que citou...poderia falar mais a respeito? É algo realmente incômodo a ponto de investir cerca de R$ 300 a mais em outro modelo como o Hunter?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Beto,

O preço do Barracuda gira em torno do que vc disse mesmo.

O Lontras vem com muitos passadores, tanto na proa, quanto na popa, quanto nas laterais, é por eles que entra água, não é nada grave, os novos modelos de caiaques vem quase sem passadores

Outra coisa que falei sobre entrar agua, é que o Lontras (e o Hunter tb) fica com o cockpit sempre com agua, tb não chega a ser grave, afinal, os pescadores de caiaque são conhecidos como "os bunda molhadas".

Seja lá qual for(entre estes), vai gostar. Veja também o Apache que não conheço pessoalmente, mas acredito ser tb um excelente caiaque para pesca.

Um abraço e sucesso na escolha de seu caiaque.

Compartilhar este post

Link para o post

olha so beto!!!

eu tambem estava fazendo essa pesquisa sobre qual caiaque comprar e vi o lontras catamarinho, não comprei ainda mais pelo que eu vi acho que vou comprar ele, tambem não sei o valor.

olhe esse video aê!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou muito bem Winsley, valeu pelas dicas e descrição dos caiaques utilizados. Estou ja olhando alguns modelos e este texto com certeza vai ser lido outras vezes.

A pergunta => Seria mais vantagem comprar um duplo afim de ter mais espaço para carregar tralhas, além disso a patroa também poderá remar.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou muito bem Winsley, valeu pelas dicas e descrição dos caiaques utilizados. Estou ja olhando alguns modelos e este texto com certeza vai ser lido outras vezes.

A pergunta => Seria mais vantagem comprar um duplo afim de ter mais espaço para carregar tralhas, além disso a patroa também poderá remar.

Valeu!

Fala Flávio, tenho um Explorer Fishing que é duplo, a diferença de preço/peso/tamanho não eram importantes, então pensando em mais espaço, maior capacidade de carga, além de também remar com a patroa, comprei o duplo.

Compartilhar este post

Link para o post

TOP GALERA!!

Creio que um dia teremos uma sala especial para os caiaqueiros, ou os "bunda molhada" como o Winsley citou :gorfei:

Agora questiono aos senhores, o que constumam carregar em um caiaque?

Ja me vejo com um cooler cheio de gelo e cerveja fazendo maior força pra remar... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado amigos pelas palavras.

Tchedu, eu filmo com a camera fixada no meu "Capacete Cinematografeitor Anti-Boateitor" by Winsley, rss... que é uma armação que fiz de alumínio e um fixador de máscara de solda, ficou bom, agora estou melhorando a aparência dele. Permite remar e filmar ao mesmo tempo ou pescar e filmar ao mesmo tempo.

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Estou impressionado e otimista, so "me falta-me" a grana pra adquirir um... uma descida no rio vermelho deve ser show em um caiaque.

Como sou "grande" gostei mais das informações que foram citadas sobre o Barracuda.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí? Beto Laureto, comprou o caique? Qual modelo escolheu?? To ainda em dúvida sobre o Hunther, ou o Barracuda. As explicações do Winsley foram as melhores e mais completas que encontrei após 2 meses de pesquisa na net. To muito em dúvida entre a facilidade de carregar do hunther, e o trecking do barracuda.

Talvez vc possa ajudar, já que postou este tópico há 7 meses e talvez já tenha comprato o seu próprio...

Grato

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso