Ir para conteúdo

Montagem de varas. Tudo aqui - Dicas, dúvidas, etc.


Posts Recomendados

Resolvi criar esse tópico como ponto de partida para todos os novatos, como eu, q quiserem ingressar na área de montagem de varas, e gostaria da opinião de todos...Acho q esse tópico tem tudo para ser muito proveitoso.

Comecei a me interessar em montagem de varas depois de conversar com o Roberto Dutra, de SP, e o Hélio, daqui de Brasília. Achei a coisa muito interessante e um ótimo passatempo..hehee...

Pesquisei bastente sobre o assunto...e gostei muito. Existem zilhões de opções...de vasta faixa de preço, mas a realizadade é uma só...o prazer de pescar com a sua vara.

Já encontrei centenas de lojas nos EUA q vendem de um a tudo para montagem de varas...e já pedi um monte de tranqueira...hehee...

Estou com algumas dúvidas e gostaria q vcs me ajudassem.

Em varas de 5.6", usa-se, normalmente, quantos passadores? Vi q nos kits para montagem 6 passadores são os mais utilizados.

- Reparei q 01 de 12, 02 de 10, e 4 de 8mm, são os mais utilizados. Seria

isso?

Os passadores de pata dupla levam vantagem na resistência...e quanto ao peso??? Influencia muito? Quanto mais pesado, mais a vara vergará. Seria isso?

Tb fiquei em dúvida sobre as ponteiras?!?!?

- Vi q existem ponteiras com anéis de 6mm e 8mm...mas o q está me deixando de cabelo em pé...é saber o diâmentro do encaixe da ponteira, e não o diâmetro do anel por onde passa a linha. Vi q existem os com 4, 4.5, 5, 5.5, 6, e etc...mas qual seria o mais utilizado??? Preciso medir o diâmetro ponta da minha vara???

E as distâncias entre os passadores, e o alinhamento. O q há de mais novo em técnicas de montagem??? Passadores alinhados, circulares, o q?

Reel Seat - O q seria importante saber???

Vi q existem mesas mais grossas e mais finas....Para esses blanks q usamos...o q deve ser observado em termos de espessura do reel seat???

Tb vi q existe um novo reel seat "fofinho" da Fuji, seria isso??? hehee...

Tb vi q existem alguns anéis q separam a cortiça da mesa...Pra que serve aquilo??? Apenas para dar um melhor acabamento?

Como colar o blank na mesa???Qual tipo de resina usar para prender os passadores???

Depois de pronta...joga-se algum tipo de verniz por cima de tudo para protejer e melhor deixar acabada a vara...caso eu tenha colado algum adesivo e tals??? Q verniz usar???

Hehee....por enquanto são só essas perguntas...ehhee..>Daqui a pouco vem mais... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio

Sua primeira dúvida pode ser tirada com a tabela abaixo de qual o tamanho de passador ,quantidade e distancias!!!!!!

Imagem Postada

A segunda duvida podemos dizer que os passadores de pata dupla realmente são mais resistentes e pesam mais e as varas tendem a fletir um pouco mais ( no meu caso particular como gosto de ação de ponta muitas vezes ponho passadores ainda maiores para ter um trabalho mais acentuado de ponta)

A sua terceira duvida deve dirimida com o abaixo, e voce deve medir o diametro da ponta da vara para saber qual a ponteira usar

Imagem Postada

Imagem Postada

Quanto ao reel seat existem tamanhos diferentes que são para os diferentes tipos blanks,pois para pesca pesada normalmente os blanks são mais grossos entao a mesa será maior e com o orifio interno maior.Para nosso caso que normalmente é para pincho usa-se reel seat numero 16 ou 17!!!!!

Quanto aos aneis de borracha normalmente são enfeites de acabamento!!

Quanto a duvida da colagem do reel seat ao blank, normalmente eu colo todo o conjunto a mesma hora cabo,reel seat e apoio para strike,inicialmente como os diametros são diferentes preencho internamente com fita crepe.No cabo pode ser que a cortiça tenha diametro maior que o blank então coloco alguns aneisde fita ao longo do blank para que entre meio forçado e faço a mesma coisa com o apoio de strike, e sob o real seat faço normalmente tres aneis de fita que de a altura de 15 mm que é o diametro de reel seat 16.Coloca-se bastante cola epoxi que pode ser até o araudite.Depois da colagem mantenha todo o conjunto todo apertado um contra o outro, confira se a parte de baixo de reel seat( no caso de ser para vara para carretilha) está alinhada com a espinha da vara ( a parte que flete mais ) e pode fazer a limpeza de toda a sobra de cola(vai ficar tudo lambusado) com alcool (use sem dó que não atrapalha nada)!!!!!

Por fim sua ultima dúvida é não. Quando eu vou reformar alguma vara normalmente ela fica toda marcada então eu raspo a mesma com uma faca sem corte para não estragar o blank, tiro toda tinta e todas as marcas depois lixo com lixa dágua 600 ,( eu costumo usar o blank assim que acho que fica mais bonito o de grafite puro). Para quem gosta pode pintar ou envervizar!!!!

Normalmente se escreve no blank os dados da vara e pode ser colocado algum adesivo ,então ,nesta parte passa-se a mesma resina que se vai passar nos passadores!!!!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto você tem o link dessas figuras? Porque aqui não dei para ler.

Muito interessante o tópico, mesmo para quem não tem como montar, mas que gostaria de fazer algumas modificações ou reparos em seus equipamentos.

Xico

Os links estão ai abaixo e se precisar de mais alguma coisa estou as ordens!!!!

http://i207.photobucket.com/albums/bb24 ... adores.jpg

http://i207.photobucket.com/albums/bb24 ... adores.jpg

http://i207.photobucket.com/albums/bb24 ... teiras.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw...mesmo, Robertão..Excelentes dicas...

Hj eu passei o dia inteirinho atrás de informações sobre montagem de varas...hehee....a cabeça já está para explodir....kkk..Tem muita coisa legal por ai...q nem sabia q existia.

Roberto...essas fotos ficaram um pouquinho pequenas...Teria como vc dar uma aumentada nelas??? Não consigo ler os textos.

Depois vou postar aqui o link dos bons sites q visitei. :wink:

E vamos nos falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw...mesmo, Robertão..Excelentes dicas...

Hj eu passei o dia inteirinho atrás de informações sobre montagem de varas...hehee....a cabeça já está para explodir....kkk..Tem muita coisa legal por ai...q nem sabia q existia.

Roberto...essas fotos ficaram um pouquinho pequenas...Teria como vc dar uma aumentada nelas??? Não consigo ler os textos.

Depois vou postar aqui o link dos bons sites q visitei. :wink:

E vamos nos falando.

Fabricio

Eu já mandei pelo correio hoje para voce todos esses dados e mais um livreto sobre a montagem de varas ...voce vai babar!!!!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw...mesmo, Robertão..Excelentes dicas...

Hj eu passei o dia inteirinho atrás de informações sobre montagem de varas...hehee....a cabeça já está para explodir....kkk..Tem muita coisa legal por ai...q nem sabia q existia.

Roberto...essas fotos ficaram um pouquinho pequenas...Teria como vc dar uma aumentada nelas??? Não consigo ler os textos.

Depois vou postar aqui o link dos bons sites q visitei. :wink:

E vamos nos falando.

Fabricio

Eu já mandei pelo correio hoje para voce todos esses dados e mais um livreto sobre a montagem de varas ...voce vai babar!!!!!

abraço

Muitiiiiiissimooo...obrigado, Robertão....quando formos pescar na amazônia em novembro eu vou deixar vc testar a minha vara para ver ficou boa...kkkkk... :twisted: Brincadeira.

Mas muitíssimo obrigado por ter me enviado essa apostila de confecção de varas. Eu entrei em vários sites representante da FUJI, e até na Fuji do Japão...vi muita coisa...mas tudo em japonês...Acabou q não aprendi muita coisa...hehee...

Assim q tiver um tempinho aqui estarei te ligando para agradecer e pegar mais informações...hehee... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto eu postei esse comentário exatamente após fazer isso. Uma pena porque mesmo eu não tendo pretensões de fazer minhas próprias varas gostaria de saber consertar os passadores que quebram ou soltam, como estou precisando nesse momento.

Se você fotografar ai sim vai ficar show, muito obrigado adiantado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto o problema é exatamente as especificações dos passadores, porque o resto eu me viro com um pouco de habilidade, não vai ficar profissional mais da para o gasto.

Como aqui em BH é difícil achar bons passadores a melhor opção seria comprar pela internet, mais ai eu não saberia o que comprar. Tenho a impressão que essas tabelas me dariam uma orientação sobre as especificações. Ou estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto o problema é exatamente as especificações dos passadores, porque o resto eu me viro com um pouco de habilidade, não vai ficar profissional mais da para o gasto.

Como aqui em BH é difícil achar bons passadores a melhor opção seria comprar pela internet, mais ai eu não saberia o que comprar. Tenho a impressão que essas tabelas me dariam uma orientação sobre as especificações. Ou estou enganado?

Xico

Tentei tirar fotos e também nao ficou bom,me´manda uma mp passando seu fax que eu mando para voce!!!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá combinado...Vamos começar a montar nossas varas. :mrgreen:

Puts...até hj não chegou o meu manual da FUJI...O Robertão mandou pro KId..q já está confeccionando a sua quarta vara...kkkk.... :twisted:

Sacanagem...mas se esse tréco não chegar amanhã eu vou lá nos correios dar uma aloprada.

Xico...entra em www.fujitaclke.com q vc encontrá várias informações importantes, dentre elas, o catálogo de identificação dos passadores q já vou postar o link aqui pra turma interessada.

http://www.fujitackle.com/catalog/imgs/2007/pdf/p01_09.pdf

E vamos nos falando... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, valeu pela atenção, mas infelizmente aqui na empresa aposentaram o fax. Mas acho que com os links que o Biguá passou dá para fazer uma idéia do que estou querendo, mesmo que o texto esteja em japonês.

Mas lá no site acabei achando um link para a subsidiária australiana (http://www.fujitackle.com.au/) e lá talvez eu encontre uma versão em inglês.

Abraços,

Xico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi criar esse tópico como ponto de partida para todos os novatos, como eu, q quiserem ingressar na área de montagem de varas, e gostaria da opinião de todos...Acho q esse tópico tem tudo para ser muito proveitoso.

Comecei a me interessar em montagem de varas depois de conversar com o Roberto Dutra, de SP, e o Hélio, daqui de Brasília. Achei a coisa muito interessante e um ótimo passatempo..hehee...

Pesquisei bastente sobre o assunto...e gostei muito. Existem zilhões de opções...de vasta faixa de preço, mas a realizadade é uma só...o prazer de pescar com a sua vara.

Já encontrei centenas de lojas nos EUA q vendem de um a tudo para montagem de varas...e já pedi um monte de tranqueira...hehee...

Estou com algumas dúvidas e gostaria q vcs me ajudassem.

Em varas de 5.6", usa-se, normalmente, quantos passadores? Vi q nos kits para montagem 6 passadores são os mais utilizados.

- Reparei q 01 de 12, 02 de 10, e 4 de 8mm, são os mais utilizados. Seria

isso?

Os passadores de pata dupla levam vantagem na resistência...e quanto ao peso??? Influencia muito? Quanto mais pesado, mais a vara vergará. Seria isso?

Tb fiquei em dúvida sobre as ponteiras?!?!?

- Vi q existem ponteiras com anéis de 6mm e 8mm...mas o q está me deixando de cabelo em pé...é saber o diâmentro do encaixe da ponteira, e não o diâmetro do anel por onde passa a linha. Vi q existem os com 4, 4.5, 5, 5.5, 6, e etc...mas qual seria o mais utilizado??? Preciso medir o diâmetro ponta da minha vara???

E as distâncias entre os passadores, e o alinhamento. O q há de mais novo em técnicas de montagem??? Passadores alinhados, circulares, o q?

Reel Seat - O q seria importante saber???

Vi q existem mesas mais grossas e mais finas....Para esses blanks q usamos...o q deve ser observado em termos de espessura do reel seat???

Tb vi q existe um novo reel seat "fofinho" da Fuji, seria isso??? hehee...

Tb vi q existem alguns anéis q separam a cortiça da mesa...Pra que serve aquilo??? Apenas para dar um melhor acabamento?

Como colar o blank na mesa???Qual tipo de resina usar para prender os passadores???

Depois de pronta...joga-se algum tipo de verniz por cima de tudo para protejer e melhor deixar acabada a vara...caso eu tenha colado algum adesivo e tals??? Q verniz usar???

Hehee....por enquanto são só essas perguntas...ehhee..>Daqui a pouco vem mais... :wink:

Oi Fabrício,

Tudo bom? Tenho estado meio ausente por conta de problemas de saúde da minha mãe... mas seu tópico me chamou a atenção! (rs) desmontar e montar varas e carretilhas é o meu hobby enquanto não pesco.. e coo não estou pescando...rs

Olha só... comece pelo simples... montagem com adaptação do new concept, de preferência use os novos passadores da Fuji em alconite... são melhor custo benefício.

O verdadeiro new concept é muito complicado, esses bloquetes da Fuji são meras sugestões para adaptação, por que cada blank reaje diferente e a fórmula de espaçamento verdadeira acho que nem os japa sabem direito....rs! Poucos montadores no mundo dominam de verdade, a grande maioria adapta as medidas de espaçamento.

Se gostar... tem coisas mais interessntes e apaixonantes... Equal Angle, que para mim supera o new concept no que tange à distribuição e espaçamento, e é muito mais simples, e Spiral Wrap... esse é muito interessante!

Grande parte do material vc já acha no Brasil, principalmente em Sampa! Se quiser trocar uma idéia anota meu msn: vesaboya@msn.com

Quanto as passadeiras que quer usar... num blank de 5'6"... vai depender da ação... contrário ao que o manual recomenta... eu usaria um Butt Guide de 10, seguindo de 8, 7, e 6 até a ponteira. Como disse a quantidade vai depender do blank! Se usar os Fuji's, pode usar tudo com pé simples usando a amarração Forhan Loking Wrap... vai achar muita coisa na internet!

Olha só... pés simples vão afetar menos a ação do blank e são mais leves, e em termos de resistência... posso te assegurar que aguantam muito bem o tranco. Tem muito boato em torno disso, a verdade é quem sofre mais é a ponteira e as duas ou três passadiras vizinhas no caso de varas mais longas ou de ação mais lenta, por conta de torção, e mesmo assim eles suportam muito bem a carga sem nenhum risco, o resto... já fiz testes com medição, puro exagero!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, Victor....vlw mesmo pelas dicas...Pude constatar q temos mais um grande professor na área.

Anotei tudo o q vc disse aqui...e vou pesquisar tudo. Tb anotei o seu MSN...e pode esperar q vou te perturbar.

Mais tarde conversamos melhor.

Muito obrigado...e vamos nos falando. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Fabrício, olá,

minha dúvida é: qual a resina que se usa para acabamento da amarração dos passadores e onde encontrar?

Comprei na Pioneiro das Tintas (e não Pioneira, fica na W-3 Sul, 512) uma resina usada em trabalhos manuais, artesanato etc. Ela vem em dois frascos. Ainda não experimentei, vou fazer um teste usando um pedaço de bambu, mas só depois de construir uma maquininha que faça a vara ficar girando, para dsitribuir a resina por igual.

Acho que fazer a amarração não é difícil.

Abs a todos do FTB,

especial para a famíli Biguá.

Thelio Braun

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, olá,

minha dúvida é: qual a resina que se usa para acabamento da amarração dos passadores e onde encontrar?

Comprei na Pioneiro das Tintas (e não Pioneira, fica na W-3 Sul, 512) uma resina usada em trabalhos manuais, artesanato etc. Ela vem em dois frascos. Ainda não experimentei, vou fazer um teste usando um pedaço de bambu, mas só depois de construir uma maquininha que faça a vara ficar girando, para dsitribuir a resina por igual.

Acho que fazer a amarração não é difícil.

Abs a todos do FTB,

especial para a famíli Biguá.

Thelio Braun

Opa Braun, blz pura. Espero q o mesmo por aí.

Seguinte...existem resinas próprias para amarração dos passadores, isso, para q ela, com o passar do tempo, não amarele, quebre e etc.

Vc encontra na www.custombymarco.com.br

E molezinha enrolar os passadores.

Faça algumas vezes na vara de bambu pra testar e depois mande bala nas suas.

Qualquer dúvida é só falar. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...