Ir para conteúdo

Araguaia em agosto


Posts Recomendados

Caros colegas,

Antes de mais nada, uma abraço a todos. Estou organizando uma viagem ao Araguaia em agosto deste ano e necessito da experiência de vocês.

Necessito saber de locais de camping em Aruanã e nas proximidades da Ilha do Bananal, tal como Formoso do Araguaia ou outro local que possibilite pescar na Ilha. Vou viajar com estrutura para acampar e vou levar o barco, rebocado por carreta de encalhe.

Em Aruanã já vi o Sesi que tem hotel e área de camping e fica perto do porto, fora isso não vi nada. Minha idéia é acampar em algum local que fique perto ou às margens do rio para facilitar o embarque e desembarque.

Pelo fato de não conhecer a região e estar viajando apenas com a namorada vou evitar, este ano, acampar nas praias de areia e procurar ficar em campings mais estruturados mas não descarto totalmente a possibilidade de ficar em algum acampamento de praia.

Ir à Aruanã depende de uma tia que mora em Britânia, se ela estiver por lá nessa época eu irei a Britânia e depois para Aruanã que é perto, se ela estiver em goiânia em agosto eu irei para a Ilha do Bananal que é a minha preferência.

Desde já agradeço as dicas que puderem postar, conto com a experiência dos colegas de fórum para facilitar minha primeira viagem ao Araguaia.

Caso queiram postar alguma outra dica fico muito agradecido, dicas do tipo, locais de pesca, tipos de peixes, equipamentos essenciais para o local pois tenho apenas carretilha, vara e molinetes leves para a Serra da Mesa.

Abraços a todos.

Willian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom verificar melhor, caso sua opção seja ir para a Ilha do Bananal. Pelo que sei, não há campings no Araguaia ao longo da Ilha a não ser em uma pousada que fica a uns 2 km do início da Ilha. Sei que há outras pousadas Rio abaixo, onde só se chega de barco, mas não conheço áreas de camping. Formoso não fica próximo do Araguaia e sim do Rio Javaés, braço direito do Araguaia que forma a Ilha do Bananal.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison,

Obrigado por opnar, sei que na Ilha do Bananal será mais difícil, mais selvagem mas é justamente por isso que estou procurando informações de quem já conhece. Quanto a ser o rio Javaés não tem problema pois acredito que a diferença seja apenas o nome, a pesca deve ser do mesmo tipo.

Caso conheça mais alguma coisa e queira acrescentar agradeço.

Abraços,

Willian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison,

Obrigado por opnar, sei que na Ilha do Bananal será mais difícil, mais selvagem mas é justamente por isso que estou procurando informações de quem já conhece. Quanto a ser o rio Javaés não tem problema pois acredito que a diferença seja apenas o nome, a pesca deve ser do mesmo tipo.

Caso conheça mais alguma coisa e queira acrescentar agradeço.

Abraços,

Willian.

GM, na Ilha do Bananal mesmo é proibido acampar.

Os pontos mais próximos que conheço por lá seriam a Barra do Rio Verde e Barra Piauí - pelo Formoso - (ambas no Javaés), mas veja só, em setembro a navegação no Javaés é impraticável.

Para se acessar a Ilha só com autorização dos índios, um amigo em algumas das barras consegue isto, porém os materiais de pesca são proibídos lá dentro. Há meios de se pescar lá dentro, mas depende de "amizades", não recomendo.

Pela Barra Piauí há índios que permitem a entrada de carros (traçados) para pescar no lago Sãrrocão, pagando uma entrada de R$ 50,00 por pessoa por dia. O problema desta entrada é que você é acompanhado por um índio que se utiliza de seu barco e passa redes, mata tudo e deixa bem claro que ele sairá com todo o pescado que ele quiser, você concordando ou não. Eu não toparia uma "merd*" desta nunca.

O Javaés oferecia excelentes pescarias até uns 3 ou 4 anos atrás, mas o rio foi "descoberto", além disso a retirada do gado de dentro da Ilha do Bananal reduziu drasticamente a renda dos índios com "aluguel de pasto", de 2008 pra cá a matança com redes realizada pelos índios, junto com outros fatores, detona este braço magnífico do Araguaia logo no início da temporada.

A possibilidade mais prátca em setembro de se alcançar a Ilha e sua imediações seria por Fio Velasco. Lá não conheço área de camping, mas é possível descer o rio Araguaia e achar uma praia que atenda as suas necessidades. Caso possa optar por uma estrutura mais segura, na Ilha, próximo ao Cristalino (2h abaixo de Fio Velasco) tem algumas pousadas, lá eu recomendo a POUSADA ASA BRANCA.

Esta região é farta de lagos, as pousadas têm convênio para entrar (pagando taxas) em alguns lagos da Ilha, como o Caracol. Além disso os lagos na boca do Cristalino são uma fartura só de tucunarés azuis e não há qualquer proibição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego,

Grato pelas informações, foram muito úteis e serviram muito para a montagem do roteiro. Vou em agosto e não setembro mas acredito que as condições sejam bem parecidas.

Caso tenha algo a acrescentar fique à vontade.

Vou pesquisar sobre o Cristalino.

Grato,

Willian.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego,

Grato pelas informações, foram muito úteis e serviram muito para a montagem do roteiro. Vou em agosto e não setembro mas acredito que as condições sejam bem parecidas.

Caso tenha algo a acrescentar fique à vontade.

Vou pesquisar sobre o Cristalino.

Grato,

Willian.

Opa, é isto mesmo GM, para agosto pode contar com as mesmas condições, o rio lá costuma chegar no osso já em agosto, dali pra frente é tudo areia mesmo hehehehehe...

Á disposição joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gm

Como o Xande falou, dentro da ilha é proibo entrar e pescar. Se vc conseguir autorização dos índios, corre o risco de entrar e ter que deixar tudo lá pois ele mudam de car e de humo da noite pro dia.... não dá pra confiar. Se for com um guia, tipo o Rosimar ou o Alex, que já tem os devidos contatos aí é mais seguro.

No Fio Velasco tem área de camping, ou pelo menos sempr tem barracas armadas. Em agosto, de lá, praticamente só se pesca no Araguaia pois o Javaés tá seco e os lagos tipo lago grande não tem mais acesso e os que tem aceso são proibidos para pesca.

Vê como pessoal das pouadas do cristalino se num tem área de camping por lá, ( tenta falar com o Toninho da Asa Branca) aí vc deixa o carro no fio velasco, desce o barco e vai de barco até mais embaixo para ter acesso aos lagos.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá GM, moro na região de Luiz Alves, no Rio Araguaia, fica próximo a Fio Velasco, que é a última estãncia de chegar por estrada, acho que já ouviu falar, de Aruanã fica uns 300 km de estrada, passa por São Miguel do Araguaia. Entre em contato comigo no msn "rai35_vieira@hotmail.com", fica mais fácil uma conversa com perguntas e respostas. Te aguardo. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...