Ir para conteúdo

Lago de Tucuruí


Posts Recomendados

Amigos do FTB, é com prazer que relato uma ótima pescaria realizada no lago da Hidrelétrica de Tucuruí, PA.

Muitos pescadores pelo Brasil já devem ter escutado sobre esse lago, que é de extensão impressionante , porém com tanto potencial o lago ficou alguns anos esquecido pelas autoridades e muito pouco se fez para preservá-lo.

Agora com o programa Pesca Pará(Band local), e com a Apelt (Associação dos pescadores esportivos do lago de Tucuruí) estamos lançando um programa para tornar o lago em um grande potencial de pesca esportiva no Brasil.

Alguns dados para vocês entenderem melhor sobre o local e sobre a Usina.

A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é a maior usina hidrelétrica em potência 100% brasileira (8.370 MW), localizada a cerca de 400 km de Belém no estado do Pará, município de Tucuruí, uma vez que Itaipu é binacional. Foi construída para a geração de energia elétrica e para tornar navegável um trecho do rio Tocantins cheio de corredeiras, ultrapassadas através de uma eclusa. A extensão total da barragem de terra tem 11 km.

Imagem Postada

Barragem

O seu vertedouro é o maior do mundo com sua vazão de projeto calculada para a enchente decamilenar de 110.000 m3/s, pode, no limite dar passagem à vazão de até 120.000 m3/s. Esta vazão só igualada pelo vertedouro da Usina de Três Gargantas na China.

A Usina constitui-se numa das maiores obras da engenharia mundial e é a maior Usina brasileira em potência instalada com seus 8.000 MW.Quase toda a energia elétrica consumida nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão é gerada na hidrelétrica de Tucuruí.

Imagem Postada

Gigante

Nos lagos da hidrelétrica de Tucuruí acontece o Festival do Tucunaré, no meio do mês de agosto, com torneio de pesca que atrai turistas até de outros países. Acesso aéreo, rodoviário e fluvial.

Acesso

Pode-se chegar ao lago por vários municípios que ficam a sua margem, sendo os mais importantes os de Marabá e Tucuruí, com linhas aéreas e terrestres em conexão com qualquer capital do Brasil.

Peixes

Embora a espécie mais procurada seja o Tucunaré, habitam as águas da represa a Piranha Preta, Jacundá, Apaiarí e Aruanã e mais os peixes de couro como Barbado, Paraíba, Pirarara e Surubim.

Localização

O grande lago, formado pelo Rio Tocantins, começa a juzante da cidade de Marabá-PA e tem seus vertedouros na cidade de Tucuruí-PA, fica a exatamente 5 horas de carro da capital Belém , e apenas 30 minutos de avião, vale lembrar que a Tam e Trip tem vôos regulares para lá.

IMPORTANTE

Para os menos avisados, alertamos que pelo tamanho do lago de Tucuruí - onde as distâncias são medidas em horas de navegação, é sempre importante que se leve, na embarcação, material de primeiros socorros. Também pequenas voadeiras devem se restringir nas proximidades das margens, pois os ventos podem provocar ondas de até 1,5 metro de altura.

A pescaria

Fomos convidados eu (programa Pesca Pará) e Zenizir (Pesca Amazônia) , para realizar a gravação dos programas e conhecer mais um pouco do lago, junto com agente um grupo de 10 pescadores,porém como alguns são muito atarefados não pude aguardar as fotos de todos para relatar a pescaria, com o tempo que forem me mandando eu postarei.

Chegamos no lago as 6 da manhã, descemos o barco, e fomos 1 hora lago a dentro para iniciar nossa pescaria em locais menos batidos e com menos pressão de pesca.

Os peixes estavam bem ativos e tivemos bons ataques.

Aqui as fotos, infelizmente como eu e Zenizir estávamos concentrados nas filmagens tiramos pouquíssimas fotos .Porém os amigos mandaram algumas boas, vejam aí.

Imagem Postada

Amigo Chicão

Imagem Postada

Amigo Rosildo

Imagem Postada

lindo peixe.

Imagem Postada

Dupla quente!

Imagem Postada

Muita foto

Imagem Postada

Rosildo

Imagem Postada

O cagão do Zenizir engatou um bitelo de 5 kg com a Magic Stick.

Imagem Postada

Um bocudinho com a baby torpedo.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFOY8rjxOKfiOsC5VKE33Cpj8SwIx-KzHCNK6tEkPLqOEPNArPlkGwF7dG3D-UPefI3ozSrupKyX5H6i6QsXaQgAm1T1UOqxqPsaPjMqSB1QRcz_8Q_REHGM.jpg

Eraldo

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAANSiltkWF8E_crGdOCArV8oEh9b-tHJanffZR1gGf0i_YaxjUnS16a9HWcVFtt_qB3WXrdpm-1HdRVUMFUEikfQAm1T1UGw-FFAoNiWzxPSW2eOoBYxKaFhA.jpg

Eu,Zenizir e Rosildo.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOmca3ZdicNJMlA2gTnfdFO9XlCLoBwwMZwq6-yJ5GYgVOOyEA9v3faFtNilHNsptAt_OCLXOnpJC9nhhaVUwqYAm1T1UCiAvA-ZAovQhAGPfS_3IGBrhRxp.jpg

Cinegrafista Anderson.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHauzG0WJKd8evB80W2juZzrPD_BDAREdoI3eY5pEmTRQTLHFcB8WJqmgICQYhI4iENcILawLV_DFG2DpTtguJgAm1T1UCDAVKOKL0zk4GJCSD5x7mZe1qaz.jpg

Eu , cabeça e Eraldo (fugindo do Banco HSBC pra pescar,rsrsrs)

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAG675Od9whcGo57BVVf-slELFdRiVwHIH9IhoJKfGWzd7X62SNVAH4EAEev-3doZQv-rMp3R7-LLCz1oK11OhpkAm1T1UIrsvRcyENAzq3nwcgKCtiZfxCbk.jpg

Neste mês, terá um grande torneio neste lago, vai ser demais, aqui o folder.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJHO27EVhAvQlot1s_cYY9Msa78-bvGk8cb3HPYlAzPLfFGxhoHY_echQsPXMYmndKcwHOUAKCs2d-8i9Ky1EZEAm1T1UOPWvoegFCZSO2K6C435g8_O78HL.jpg

Amigos quem quiser conhecer este local maravilhoso, entre em contato com o meu portal, http://www.pescapara.com.br, temos pacotes de pesca para lá.

Grande Abraço amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu achei que este lindo lago estava jogado as traças, pois nao se ouvia falar nele a muito tempo.... que nem peixe tinha mais....

Muito bom....

Abraço.

Poisé Leo, ele estava sim, como falei, estamos trabalhando para resgatá-lo, nas edições dos torneios a uns 10 anos atrás, existe relatos de peixes de 7,8 kgs, então se trabalharmos bem, daqui a 3 anos, vai estar cheio de bitelos.

A quantidade já está muito boa, porém peixes menores.

O legal de lá, é que se pesca o ano inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana d+, realmente tem muito tempo não escuto nada sobre tucurui.

Esse tucuna deve ser o mesmo do castanão sim, se não me engano é o Pinima.

Muito lega a iniciativa de vcs, se em todas as regiões do país tivessemos esse tipo de ideia a pesca esportiva seria muito mais forte.

Parabens e não esqueça do relato do campeonato.

Bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana d+, realmente tem muito tempo não escuto nada sobre tucurui.

Esse tucuna deve ser o mesmo do castanão sim, se não me engano é o Pinima.

Muito lega a iniciativa de vcs, se em todas as regiões do país tivessemos esse tipo de ideia a pesca esportiva seria muito mais forte.

Parabens e não esqueça do relato do campeonato.

Bração

Valeu amigo, se todos nós unirmos forças iremos dar a nossos filhos muitos mais que tivemos.

Pensem que a 30 anos atrás, chamavam de louco quem soltava um peixe...

Hoje as pessoas já estão mais conscientes que antes, esse é o combustível para nossa luta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Essa espécie de tucunas é a mesma do Castanhão?

Marcio, acredito que sejam sim, pelo menos os que tem a nadadeira dorsal azulada, aqui o chamamos de Pinima. Diferente dos amarelos. Os pinimas daqui quando são menores, são mais escuros e cheios de pintinhas, lembrando muito os Pacas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo e amigos,

Eu tive o privilégio de conhecer este maravilhoso lago é algo de extraordinário o tamanho e beleza do lago de Tucuruí. Na ocasião fui participar do Tortuc e pegamos bons exemplares, graças as indicações do amigo Eduardo. O que me deixou triste foi saber que a colonia de pescadores de Tucuruí possui generosos 12 mil pescadores retirando todos os dias peixes do lago, com redes que chegam a perder de vista. É inaceitável em um mundo atual ver pessoas destruindo um patrimônio que é de todos, pois a água e os peixes são bens comuns e devemos usar de forma consciente e sustentável... ACORDA MINISTÉRIO DA PESCA!!!!!!!!! Isso é política do governo LULA e DILMA, que quer colocar peixe na mesa do brasileiro a qualquer custo, nem que para isso a natureza pague o pato.

Bom, deixando de lado estes problemas que não é de exclusividade de Tucuruí, torço muito para que algo seja feito por lá, pois quero voltar para o próximo Tortuc e pegar grandes peixes.

Abraços a todos.

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheco demais comecei a pesca bem ai, pois passei minha infancia, e adolencia, nessa vila da usina cheguei em 77 na epoca da construcao come;o cada uma dessa comportas pois nos pescavamos debaixo das quedas perdi um amigo nesse rio, mais tenho muitas lembrancas boas dai, fico feliz por relembrado mais uma vez. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::fisherman ::fisherman ::fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheco demais comecei a pesca bem ai, pois passei minha infancia, e adolencia, nessa vila da usina cheguei em 77 na epoca da construcao come;o cada uma dessa comportas pois nos pescavamos debaixo das quedas perdi um amigo nesse rio, mais tenho muitas lembrancas boas dai, fico feliz por relembrado mais uma vez. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::fisherman ::fisherman ::fisherman

obrigado amigo, pena o que aconteceu com seu amigo, porém as boas lembranças são as melhores,abçs \eduardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...