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Tutorial para efetuar uma boa foto.


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Para registrar nossos melhores momentos nada que uma boa foto.

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Para isso basta carregarmos uma câmera fotográfica digital com no mínimo 7.0 mega pixel de boa qualidade de CCD e lente (Sony Cyber Shot, Nikon coolpix, e Canon). Geralmente essas câmeras compactas são equipadas com boas lentes claras (abertura de 2. 8 ).

Essas dicas servem também para cameras semi-profissionais como as da marca Nikon D80, D90 e cameras profissionais como D300S, D700, D3x e outras, usando o modo automático e até mesmo para os que usam no modo manual.

Imagem Postada

1- Verifique se sua câmera esta regulada na resolução máxima. Pois se caso precisar revelar algumas fotos poderá escolher vários tipos de ampliações.

2- Procure comprar cards de memória com mais de 2 GB. Hoje no mercado eles são bem baratos e podemos encontrar cards com até 16 GB dependendo do modelo da câmera. Opte por dois cards de memória em vez de um . Ex: 2 cards de 8GB em vez de um de 16GB.

Um card com defeito te deixa na mão. A mesma regra serve para baterias e pilhas.

3- Se sua câmera for à pilha, procure usar pilhas recarregáveis. Elas duram muito mais tempo do que as alcalinas normais.

4- Antes de sair de casa, verifique se esta levando o carregador de baterias ou pilhas da câmera.

5- Antes de fazer a foto, verifique o enquadramento. Procure retirar o que chamamos de lixo na foto. Como protetores solares, latas de cervejas, sacolas soltas dentro do barco ou no barranco e outros itens que não interessam no resultado final.

6- Antes de disparar, verifique a luz natural (a posição do sol). A luz é tudo na fotografia. Para se basear melhor procure sempre colocar a direção do sol nas costas do fotografo. Lembrando dessa regra, suas fotos deixarão de ficar escuras e dês-focadas. Pois com a falta de luz o modo automático diminui a velocidade do fotômetro.

7- Todo botão de disparo tem duas funções básicas. Uma é com um simples toque segurando o botão sem soltar você foca o objeto no primeiro plano dentro do enquadramento. E a segunda função é o disparo, para efetuar basta clicar e soltar o dedo do disparador.

8- Uma dica legal é trabalhar a respiração antes de efetuar o disparo. Com enquadramento pronto antes de focar, puxe o ar (inspire), foque e dispare para depois soltar o ar (expire).

9- Para ter certeza que sua foto irá ficar boa procure fazer duas ou mais fotos com a mesma pose, só que uma foto com flash e outra sem.

10- Nos horários entre 11 horas e 15 horas use sempre o flash, pois mesmo com muita luz o sol a pino não ilumina 100% o objetivo principal que geralmente é o peixe e o pescador. Principalmente se o mesmo estiver usando chapéu ou boné.

11- Em fotos dentro do barco ou próximas não use o zoon da maquina. Chegue mais perto para melhorar o enquadramento. O uso do zoon em fotos próximo é somente indicado no caso para fugir de alguma sombra do fotografo ou de alguém mais próximo do objetivo a ser fotografado. Geralmente essas sombras acontecem no começo da manhã (7:30 a 8:30) ou no final da tarde (17:00 a 18:00), que são os melhores horários para uma boa fotografia.

12- Procure usar camisas coloridas como amarelo, laranja, salmão ou vermelho. Essas cores destacam mais os peixes causando um ótimo equilíbrio de cores em suas fotos. Evite usar nas fotos camisetas ou camisas brancas. Se caso estiver usando por causa do conforto com o sol. Procure levar sempre em sua caixa de pesca uma camiseta ou camisa de cor única.

13- Se caso estiver chovendo ou o tempo estiver muito nublado. Basta virar o barco onde o fundo da foto esconderá o mau tempo, de preferência uma mata verde, e disparar fotos usando flash. No caso de chuvas, procure usar alguma proteção, indicamos uma sombrinha barata que custa em camelôs de 5,00 a 10,00R$ no máximo. Esse acessório o guia ou outro companheiro de pesca poderá segura-lo protegendo a câmera da umidade até fazer todas as fotos desejadas. Na falta da sombrinha já usamos chapéus, tampas da caixa térmica e até capas de chuvas.

14- Preste atenção nas linhas do horizonte na hora do enquadramento para que elas não fiquem inclinadas, principalmente nas fotos na posição vertical. Ex: foto abaixo.

Foto com horizonte torto.

Imagem Postada

Foto correta.

Imagem Postada

15- Tome cuidado com repelentes. Eles agem deteriorando todas as borrachas da câmera.

16- Antes de fazer a foto, verifique o estado da lente. Pode estar embaçada com alguma impressão digital, ou até mesmo uma mancha de água. Para limpar use uma flanela própria para óculos. Compra-se em todas as óticas.

17- Em fotos de pesca procure desativar o datador. Pois na maioria das vezes a data acaba saindo em algum pedaço do peixe ou de fundamental importância na foto.

18- Para cameras com flash embutido. Tome o cuidado na hora de efetuar a foto usando o flash em virar a aba do bone do fotografo para traz. Pois na maioria das vezes a aba do bone segura o flash não disparando a luz.

Dicas para escolha correta de um programa automático para cameras compactas e semi-profissionais.

Antes de acertarmos o programa ideal para a foto no modo automático. É importante falarmos da sensibilidade do “ISO”.

Em fotografia a sensibilidade ISO é a medida da sensibilidade de superfícies sensíveis à luz. Também é conhecido como velocidade ISO ou, em inglês, ISO speed.

O índice de exposição ou de sensibilidade do filme segue uma escala do padrão “ISO” que agrupa as escalas ASA (americana) e DIN (alemã).

A maior parte das câmeras digitais desde as compactas, semi-profissionais e profissionais, expressa seu índice de exposição em múltiplos valores ISO. Ex: ISO 100, 200, 400, 640, 1000, 3200...

Em dias nublados, escuros, chuvosos e até finais de tarde em locais com sombra. É importante usar uma sensibilidade maior de “ISO” .

Tome cuidados especiais, pois do mesmo jeito que o ISO clareia sua foto disponibilizando mais luz dentro do obturador eletronico ao mesmo tempo ele granula a foto.

As câmeras profissionais nessa situação levam grande vantagem, pois dependendo do marca e modelo uma sensibilidade de “ISO” media (ex: ISO 1000) granula muito menos que em uma câmera compacta ou semi-profissional com a mesma regulagem (ex: ISO 1000) sendo uma sensibilidade muito elevada.

Para câmeras compactas e algumas semi-profissionais. Indicamos a elevação máxima de ISO perdendo o mínimo possível de qualidade. Usar ISO 400 nos períodos com sol fraco, tempo nublado e chuvoso e durante a noite. No caso de sol forte e muita luz use ISO 100 ou 200.

Dia nublado. Foto com ISO 400

Imagem Postada

Dia nublado. Foto com ISO 200

Imagem Postada

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Modo de programa automático “P”:(cameras compactas, semi-profissionais e profissionais)

Imagem PostadaEste modo é muito parecido com o modo automático, mas já entra nos modos manuais devido ás seguintes funcionalidades.

Podemos alterar a abertura e a velocidade do obturador, também podemos alterar a compensação de exposição.

O que acontece na câmera quando usamos o modo “P”:

• A câmera fotográfica tenta "adivinhar" o tipo de fotografia quer precisamos fazer, podendo assim escolher a abertura e tempo de exposição. Mas ao contrário do modo automático, neste modo podemos escolher mais ou menos tempo de exposição e mais ou menos abertura. Podemos também escolher a compensação de exposição que queremos.

A câmera faz o calculo de qual será a melhor abertura e tempo de exposição, dentro desse calculo podemos alterar estes valores mas "automaticamente", ou seja, ao alterarmos para "+" ou "-" a câmera calcula outros valores para mais ou para menos abertura, e mais ou menos velocidade do obturador, não sendo possível escolher exatamente os valores que queremos, no modo “P”(programa) estamos sempre dependentes dos cálculos da câmera.

Este modo é bom quando estamos em duvida de qual o modo que queremos usar, pois escolhemos este modo e por exemplo queremos mais nitidez nos objetos distantes e podemos alterar a abertura, temos objetos em movimento e podemos diminuir o tempo de exposição e mais ou menos a câmera fará os cálculos dentro do que precisamos.

É um modo capaz de substituir os modos automáticos caso saibamos o que é necessário para produzir todos os efeitos dos modos automáticos.

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Modo de Esporte:(câmeras compactas e semi-profissionais)

Imagem PostadaEste modo é utilizado para tirar fotografias de objetos em movimento. Quantas vezes tiramos fotos de "objetos" em movimento e a foto fica com "rastros desfocados". Esse modo serve para esses casos.

Ao usarmos este modo a câmera irá tentar congelar a imagem no menor espaço de tempo possível, e assim teremos uma foto com o objeto principal totalmente focado sem a sensação de movimento. Como exemplo as fotografias de eventos desportivos ou de peixes saltando com movimentos "rápidos".

Imagem Postada

O que acontece com a câmera quando usamos o modo Esporte:

Usa a maior abertura que conseguir.

Usa a velocidade de obturador mais rápida possivel.

Caso necessite aumentará a sensibilidade ISO compensando a velocidade do obturador.

Imagem Postada

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Modo Noturno: (câmeras compactas e semi-profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia-modo-nocturno.pngConforme o próprio nome indica, serve para ajudar a fotografar à noite, e em ambientes com pouca iluminação. Neste modo a câmera usará sempre o flash.

O modo Noturno poderá ser usado também durante dia como exemplo em fotos de retrato, nas situações onde o objeto não está iluminado por completo, em outras palavras exemplo: Situações onde o sol esta batendo em apenas um lado da face do pescador do outro lado a face esta escura, assim o flash iluminará o pescador por completo. Como neste modo a maquina usa grande abertura, irá produzir um efeito em que o fundo da foto ficará desfocado.

O que acontece com a câmera quando usamos o modo noturno:

Usa sempre flash.

Usa sempre a maior abertura que conseguir.

Usa sempre a velocidade do obturador mais baixa dependendo do zoom 1/60 a 1/100.

Geralmente usa um ISO alto.

Contras:

Não serve para tirar fotografias de paisagens à noite.

Tudo em volta do pescador ficará desfocado.

A sensibilidade ISO poderá ser muito elevada e criar "grão" na fotografia.

O flash pode criar muita luz no "objeto", podendo estourar a foto.

Tudo em volta do objeto poderá ficar escuro.

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Modo Retrato:(câmeras compactas e semi-profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia20-20modo20retracto.pngO modo retrato é utilizado para fotografar pessoas e animais, onde a câmera focará o "objeto" em questão e desfocará o fundo.

É um pouco diferente do modo macro por uma razão. Geralmente no modo macro os objetos têm menor tamanho e profundidade, enquanto em uma pessoa ou animal além do maior tamanho a dimensão a ser fotografada têm maior profundidade. Só para lembrar como exemplo que no caso de um animal as no modo macro podemos focar a cabeça e deixar as patas desfocadas.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_1646.jpg

O que acontece na câmera quando usamos o modo retrato:

Uma abertura alta, mas não a mais alta possível podendo captar a profundidade do objeto.

Contras:

Não serve para tirar fotografias de paisagens.

Tudo em volta do "da pessoa" ficará desfocado.

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Modo Paisagem:(câmeras compactas e semi-profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_1791.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia20-20modo20paisagem.pngO modo paisagem é utilizado para fotografar paisagens, onde procuramos em toda foto o máximo de nitidez possível. Essa é principal característica deste modo.

Neste modo o que for fotografado ficará nítido, o plano todo.

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/grotaazul.jpg

O que acontece na câmera quando usamos o modo paisagem:

Menor abertura possível obtendo a maior profundidade.

Contras:

Não serve para focar algum objeto em primeiro plano.

Devido á abertura mínima, a velocidade do obturador para compensar o fotômetro poderá ser muito baixa, obrigando assim à ajuda de outros acessórios como exemplo um tripé.

Também á abertura mínima a máquina para compensar poderá elevar bastante a sensibilidade ISO, podendo deixar a fotografia mais granulada.

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Modo Macro:(câmeras compactas e semi-profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_7480.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia20-20modo20macro.pngO modo Macro geralmente é utilizado para fotografar objetos a curta distancia, tal como flores, insetos, snaps, anzóis, ou seja, fotos técnicas. O principal objetivo é focar o "objeto principal" e desfocar tudo ao redor.

Estas fotografias são tiradas geralmente a curta distancia do objeto principal, é importante o uso de lentes com zoom para que o objeto ocupe o Maximo da foto.

Com lentes com pouco zoom, é mais difícil focar o objeto principal.

O que acontece na câmera quando usamos o modo Macro:

Abertura alta para desfocar todo o fundo. Equilibrando o fotômetro com alta velocidade.

Contras:

Não serve para tirar fotografias de paisagens, retratos, nem de outro tipo a não ser de macros.

Tudo em volta do "objeto" ficará desfocado.

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Modo de Prioridade de Exposição (Velocidade) "S" ou "TV":(câmeras semi-profissionais e profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/EMS_2677-1-1.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia_-_modo_de_prioridade_-1.pngNeste modo conforme é indicado esta relacionado com o tempo de exposição, ou seja a velocidade. Podemos escolher qual o tempo de exposição desejada para focarmos a imagem, a câmera irá calcular qual a abertura necessária para compensar o tempo de exposição (velocidade) que escolhemos.

Neste modo é possível alterar a compensação de exposição (velocidade), os valores de sensibilidade ISO, balanços de brancos, flash e etc.... Tudo menos os a abertura.

Este modo é muito utilizado em casos de objetos em movimento (como aves, peixes saltando e outras fotos de ação que o foco ficará no primeiro plano apresentado).

Escolhemos o efeito que precisamos. Ex- Queremos um objeto em primeiro plano com rastro de velocidade e desfocado (escolhemos um tempo de exposição mais alto, ou seja, velocidade menor) ou que o objeto pareça parado bem focado (escolhemos um tempo de exposição mais baixo, ou seja, velocidade alta).

O que acontece na câmera quando usamos o modo TV:

Escolhemos livremente o tempo de exposição da imagem e a câmera irá calcular automaticamente a melhor abertura para o tempo de exposição. Podemos também alterar qualquer outro parâmetro da máquina fotográfica, desde a compensação de exposição, o valor de ISO que queremos, o valor do balanço de brancos, etc...A única coisa que é calculada e que não podemos mexer é o valor da abertura.

Contras:

Como não podemos escolher a abertura será difícil manter o tempo de exposição que precisamos, principalmente se tivermos interesse na nitidez do fundo da imagem.

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Modo de Prioridade de Abertura "AV" ou "A":(câmeras semi-profissionais e profissionais)

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/DSC_7377.jpg

http://i843.photobucket.com/albums/zz352/eriberttucunazul3/fotografia_-_modo_de_prioridade_de_.pngNeste modo é tudo igual ao modo de prioridade de exposição (velocidade), a única diferença é que o nome indicado esta relacionado com abertura. Neste modo escolhemos a abertura que precisamos usar na foto, a câmera irá calcular qual o tempo de exposição (a velocidade) para se adequar á abertura que escolhemos.

É também possível alterar a compensação de exposição, os valores da ISO, balanços de brancos, flash ... Tudo manualmente menos o tempo de exposição (a velocidade) que será calculado pela máquina fotográfica equilibrando o fotômetro.

Este modo é uma ótima opção para fotografia de paisagens, retratos, todo o tipo de fotografias onde queremos controlar quanto de profundidade da imagem queremos que seja focada. Para isso usamos um valor "f" maior se queremos mais campo de profundidade focado e um "f" mais baixo se queremos menor campo de profundidade.

Ex: 1- abertura de F 3.5 (alta). Teremos menor profundidade de campo, a câmera irá aumentar automaticamente a velocidade equilibrando o fotômetro. (fundo totalmente desfocado)

2- abertura de F 18 (baixa). Teremos maior profundidade de campo, nesse caso a câmera irá diminuir automaticamente a velocidade equilibrando o fotômetro. (Fundo bem mais focado)

O que acontece na câmera quando usamos o modo AV:

Escolhemos a abertura desejada e a máquina calcula a velocidade ideal automaticamente. Podemos também alterar qualquer outro parâmetro da câmera,desde a compensação de exposição, o valor de sensibilidade ISO , o valor de balanço de branco, flash e etc... Digamos que a única coisa que é calculada e que não podemos mexer é o valor do tempo de exposição, ou seja, a Velocidade.

Contras:

•Como não podemos escolher o tempo de exposição (a velocidade) poderá ser difícil manter a abertura desejada se houver objetos em movimento.

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Um grande abraço!!!

Eribert.

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Bom demais Mano Eriba...parabéns pelo tutorial. Muito bom mesmo.

Esse tópico aqui estará pregado nos melhores do fórum. joia:::

Temos um tópico no fórum onde debatemos um pouco sobre essa questão.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=2&t=4980

Vale a pena dar uma olhada.

Outra coisa super interessante q o Mano Eriba não chegou a comentar, é sobre o enquadramento da fotografia, afinal, é muitttaaa coisa a ser comentada.

Muitos pensam q uma máquina de 10 mil reais faz melhores fotos q uma de 500 reais....na verdade se a foto for tirada pelo mesmo fotógrafo em ambas as máquinas, aí sím, a de 10 mil leva vantagem....mas na verdade essas maquininhas de hj, essas q custam 500 conto estão muito boas...então, o q vale mesmo é o OLHAR DO FOTÓGRAFO. joia:::

Normalmente as fotos q tiramos dos nossos peixes são fotos estilo "RETRATO", ou seja, o assunto principal, q é o peixe, e geralmente nós q estamos atrás dele, ficamos no centro da imagem. Digamos q é uma foto relativamente fácil de ser enquadrada.

Agora...se o fotógrafo entender essa dica abaixo, tenho certeza q as suas fotos ficarão uns 50% mais top. Treinem aí.

arrow:: A regra dos terços.

Estarei usando as próprias fotos do Mano Eriba para exemplicar essa regrinha básica q ajuda em muito a melhorar o enquadramento feito.

Imagem Postada

Tente em todo o enquadramento q vc for fazer pensar na foto acima.

Divida a imagem em 3 partes iguais na vertical e mais 3 partes iguais na horizontal.

As linhas te ajudarão muito a deixar a sua foto mais nivelada. Assim como o Mano Eriba disse acima, veja q a divisa da água com a pedreira ficaram bem próximas!??! Pois é...faça isso com a mata ao fundo, horizonte, e por aí vai.

Os pontos de ouro do exemplo acima, são os tais terços...repare q os tucunarés soltos ficaram bem em cima de um desses pontos de ouro....valorizando e muito a soltura dos peixes.

Reparem tb q os pescadores ficaram um pouquinho fóra da linha vertical direita. Se eles tivessem ficado em cima dela, com a cabeça de um deles bem em cima de outro ponto de ouro....puts...seria um enquadramento perfeito. Sacaram?!?!?

Olha só o q eu fiz para q vcs entendessem melhor o q estou tentando dizer.

Foto 01.

Imagem Postada

Foto 02.

Imagem Postada

Viram como na foto 2 eu valorizei além dos peixes, os pescadores?!?!

Bem...é isso....

E Mano Eriba...hehee...desculpa aí ter metido o bedelho no seu tutorial...mas já q vc fez um tuto show de bola...achei legal dar valorizá-lo ainda mais. Blz?!?! No Problem?!?! joia:::

Ah...e desculpa o photoshop tosco q apliquei na imagem...hehee... rindo3::

Imagem Postada

::tudo::

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É isso ai maninho.. Ficou showww.... valeu pela dica...

Abaixo vai outra foto pra ajudar a chegar no objetivo citado.

Imagem Postada

Estamos montando outro tópico com dicas importantes aos amigos que estão inciando com um equipamento profissional... Será tipo um complemento a esse tópico... Depois mando pra vc dar uma olhada antes de postarmos.

Um grande abraço!!!

Eriba.

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Muito bom tutorial Eribert ... fui seguindo todos os passos com a minha camera do lado !!

Vlw ... foi mto útil ! Completasso

Na maioria das vezes compramos essas tecnologias top e mal sabemos usa-las rsrs essa é a verdade !

abraços

opaaa maninho.. legal...

Só colocar em pratica...

Um grande abraço!!!

Eriba.

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Parabéns garoto, muito bem feito e de fácil compreensão, linguagem sem frescura para qualquer leigo sair clicando bem.

Este tem que ir para os tópicos fixos

Valeuuu maninho... Esse foi o objetivo. Não é fácil pegar um manual ou uma revista cheia de termos técnicos... Ainda mais no meu caso, um cara 100% tosco... Não tenho curso superior... Fugi da escola no primeiro colegial....Sempre fui um mau aluno rsrsrs....

E com isso tive e tenho muitas dificuldades no meu trabalho no dia-dia...

Este tópico ta muito longe de ser a ultima palavra em fotográfica.

Tentei montar esse tutorial com dicas que aprendemos sofrendo na pratica com a intenção de ajudar nossos amigos a melhorarem seus relatos consequentemente suas lembranças para o futuro.

Um grande abraço e obrigado pelas palavras!!!

Eriba.

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  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Mais um post que mereçe aplausos palmas:: palmas:: !!!!tutorial de primeira linha!!!Me tirou muitas duvidas sobre como melhorar a qualidade das fotos...mais uma vez Forum Bigua dando Show!!!!Parabens a todos amigos que trabalham para termos cada vez mais um forum melhor! :bompost:

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  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Ficou fantastico este tutorial, sou fotografo e fiz meu primeiro trabalho aos 14 anos... é isso mesmo, aos 14 anos eu ja prestava serviço pra empresas de formatura... hoje com 10 anos de experiencia na area eu fiquei admirado em ver como o Eriba e o Fabricio explicaram de um modo facil para que os leigos entendam e comecem a tirar suas fotinhas com qualidade...

Eu nao consigo explicar de um modo tao facil assim ...

Agora como eu trabalho com isso, quando vou pescar eu ativo na minha d90 o modo FO D A - SE.. rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

coloco no modo S ( proridade de velocidade) pra nao correr risco de tremer... coloco no 200... flash sempre ligado pra tirar sombras dos olhos, com difusor no flash se possivel pra ficar suave.... e sento o dedo...

Voces estao de parabens !!!

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  • 3 meses depois...

Ficou fantastico este tutorial, sou fotografo e fiz meu primeiro trabalho aos 14 anos... é isso mesmo, aos 14 anos eu ja prestava serviço pra empresas de formatura... hoje com 10 anos de experiencia na area eu fiquei admirado em ver como o Eriba e o Fabricio explicaram de um modo facil para que os leigos entendam e comecem a tirar suas fotinhas com qualidade...

Eu nao consigo explicar de um modo tao facil assim ...

Agora como eu trabalho com isso, quando vou pescar eu ativo na minha d90 o modo FO D A - SE.. rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

coloco no modo S ( proridade de velocidade) pra nao correr risco de tremer... coloco no 200... flash sempre ligado pra tirar sombras dos olhos, com difusor no flash se possivel pra ficar suave.... e sento o dedo...

Voces estao de parabens !!!

Curti o tal "modelo F O D A - S E" kkkk...

O tutorial ficou demais.. aprendi bastante coisa de uma forma simples.....o Marcus tbm me deu umas dicas de fotografia..kra é fera :D..

vlw!!!!!!!!

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  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 8 meses depois...

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