Ir para conteúdo

Posts Recomendados

È amigos, creio que muito de nós, teve como primeira experiência em pesca, este peixinho danado de esperto.

Conheço lambarizeiros, que viajam centenas de quilometros para pescá-los e se fazem isto, é porque realmente é uma pesca emocionante.

Não é preciso ir tão longe, pois eles estão presentes em qualquer riozinho, lagoa e claro, lá na Represa Capivari Cachoeira, que nesta época, muitos vão em busca dos "bichinhos" e se o cara for bom na arte, pode pegar alguns quilos do mesmo.

Como disse: SE O CARA FOR BOM NA ARTE, pois já vários pescadores inexperiente que " cairam do cavalo" por várias razões, dentre elas, não ter o material apropriado e também por desconhecerem os macetes da pesca.

Para quem sabe dos mesmos, falar sobre eles é como querer ensinar o "padre a rezar a missa", então vou tecer alguns comentários, para os INEXPERIENTES:

1) PESCA NOS RIOS/REPRESAS:

a)- Geralmente os maiores exemplares, se encontram longe das margens, então é preciso usar varas longas, acima de 5,40metros;

b)- Sendo varas longas e se forem de fibra simples, ficam muito pesadas e mesmo misturada com carbono, se ficar segurando o tempo todo, logo cansa o braço, então é bom ter algum suporte para ajudar.

c)- Geralmente na beira destes locais tem árvores, então, procurar um local livre das mesmas, senão, vai enroscar as linhas, a menos que você deseje pescar passsarinho.

d) -É preciso achar um local que não tenha enrroscos submersos, quem sabe até achá-los você perderá varias linhas e anzois.

e) - Cevas:

1)- Nos rios:Procurar cevar num local acima do pesqueiro, a correnteza do rio trára a ceva ao seu pesqueiro, para isto, você pode usar uma garrafa pet, furá-la em vários lugares,enche-la com quirera de milho, prendê-la num galho de árvore próximo ao barranco, fazendo com que ela seja parcialmente mergulada na água.

2)- Nas represas ou lagos, ela pode ser lançada no próprio pesqueiro, na distãncia onde o flutuador fica parado.

f)- Montagem das Linhas:

1)-Geralmente se usam aquelas de diâmetro entre 10 a 20mm, fica na sua escolha, lembrando que as mais finas proporcionam uma briga maior com o peixe, porem, se arrebentam facilmente, então, usar uma de bitola maior até o cabo da vara e amarrar um minúsculo girador e na outra extremidade da mesma, outro pedaço de linha mais fina, onde o anzol será amarrado.

2) Flutuador: Existe uma variedade no mercado, tudo é questão de escolha própria, entretanto sempre é bom lembrar, que na existência de vento, é melhor usar peninhas, pois elas se prendem nas duas extremidades e isto facilita os arremessos. Aquelas que são colocadas por fora e fixadas numa borrachinha que estará dentro da linha, servem para dias sem vento.

3) Chumbo, existe no mercados de tamanho apropriado, você deve ter de diversos tamanhos e adaptá-los de acordo com as necessidades.

4)Anzois, geralmente nas lojas, tem nos de tamanho 16 a 10, cabe á você ter um pacote com 10 unidades de todos, porem a marca, modelo e cor ficam á seu critério.

IMPORTANTE: Alguns pensam que colocar mais de uma unidade dos mesmos nas linhas, vão pegar mais peixe, até pode, porem, você deve lembrar que haverá uma demora maior para trocar as iscas, então com um único anzol, a produtividade pode ser maior.

5)ISCAS: Tem uma variedade enorme: massinhas prontas, sagú, macarrãozinho, bichinho do pão, minhoca comum ou califórnia, ovo de formiga e a própria, cupins, capetinha, milho verde novinho, etc. Você não precisa levar todas, mesmo porque nem sempre é possível conseguí-las.

Agora você já conhece alguns macetes, então, é só colocar em prática, mais lembre-se: O lambarí é um peixinho muito rápido, beliscou...bobeou...já era, perdeu a isca e o peixe.

Então, tudo vai depender daquela pecinha atrás da vara.

Só mais uma pergunta: Você sabe como preparar o sagú para pescar?

Se não sabe, aguarde, vou postar um artigo.

Falou.

MarcãoImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho divertido, brinca com os lamba, do algumas risadas, e otra coisa com uma geladinha o bixinho fica show de lamba em, é divertido, as muié tb gostam de lambari, otima opção para elas se divertirem tb

Compartilhar este post

Link para o post

Massinha feita de farinha de trigo e ovo...era só um por poço, depois tinha que mudar de lugar, ô tempinho bom. Quando usava minhoca ainda entrava uns choranzinhos ou bagrinhos...

Compartilhar este post

Link para o post

Vishiiii Até no inverno, com a agua parecendo sair de uma geladira... á estão eles...

Um anzol cristal e uma varinha telescópica pequena e beeem fininha.... É MUITO BOM!!!! joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::

Nessa pescaria, até cará é bom pegar. o bicho briga muito. Se sair uma tilapia criada ou um mandizinho.. só lucro! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Quando postei este artigo, o sucesso era garantido especialmente no meu pesqueiro favorito da represa do Capivari, entretanto, especialmente neste inverno, infelizmente não sei por qual motivo, as tradicionais pescarias desta época, não produziram nenhum resultado, os briguentos simplesmente sumiram, mais a esperança das coisas melhorarem daqui em diante são muitas, então, quando as tilápias estiverem manhosas, o lambarí só dá alegrias.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tem um tempão que não pesco este peixe, acho que na última vez foi com meus filhos, para as crianças é um show, antes de conhecer os tucunas, sempre pescava eles para pegar trairas, agora é 100% artificiais. muito bom seu post,

Compartilhar este post

Link para o post

os lambaris, fazem parte da base alimentar de todos os outros peixes, e tbm são os maiores inimigos dos tucunas, eles é que atacam e destroem os ninhos, é possivel pegar lambaris ou outros forrageiros com qualquer forma de pesca, até mesmo com iscas "artificiais", se lembram do tal de "sabiki", já usei dele para capturar pequenos peixes por diversão, já que limpar esses peixinhos dá um trabalho danado....kkkkkkk

Na nossa região, existia uma temporada em que hávia um aumento estrondoso na população desses forrageiros, era o inicio do periodo chuvoso, quando uma grande quantidade de comida se diponibiliza para eles, as aleluias, ou cupins em fase de reprodução, dava para ver cardumes de peixinhos atacando os cupins que caiam na agua. ::fish2 ::fish2 ::fish2

O problema, esta no crescimento desordenado nas nascentes e corregos da região, que vão limitando a area para aumento dos "lambaris" e consequentemente dos outros peixes, pescar com uma varinha de bambu e um pequeno anzol, diria, que hoje esta mais complicado que ir ao AM, a não ser em lagos particulares e P&P, na natureza esta muito dificil Conada Conada Conada

Compartilhar este post

Link para o post

É um passatempo bom demais... Principalmente se estamos juntos da criançada!!!! joia:::

Minha técnica consiste numa vara fina de bambu mesmo, de + ou - dois metros, amarro uma linha fina com 1,5 metros, anzol miudo e sem chumbo (claro que em dias sem vento e a pesca em locais onde não há correnteza)sem boia, sem encastoado... Somente anzol e linha... Isco a minhoca, com movimento da vara bato o anzol com a isca na agua umas 3x e então deixo afundar lentamente... É batata...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

quanto tempo eu nao pesco.. nussa rssr..

q nao como uma porcaozinha de lamba frito tem mais de 12 anos rsrs

mas era bao...

peixinho pequeno, mas divertido de pescar...

e vale lembrar, se bobear rsrs JA ERA isca e peixe! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

A isca que eu mais uso no Paranapanema é o sagú!

E é bem fácil de preparar... é simples assim:

Deixe o sagu num recipiente com água em temperatura ambiente por uma noite

Na manhã do dia da pesca cozinhe o sagu, até que ele fique bem mole, mas não deixe que ele "derreta"

Aplique corante amarelo

Jogue o sagu no fubá, e repare que as bolinhas de sagu começam a se separar e ficam totalmente "empanadas" :gorfei: com o fubá.

Depois é só iscar em um anzol... de preferencia nº 14 haste longa... e começar a brincadeira.

Logo vou postar as fotos do resultado de 2 horas de pesca de lambari.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa!!! Pensei que só eu gostava de pescar lambaris!!!! Adoooooro danca:: danca::

Toda 2ª feira é dia de pescar no rio Pardo. Enquanto o Charles e o Odair vão de canoa pro meio do rio atrás dos dourados, eu fico no tablado com varinha telescópica de 2,70m a 3,60m, linha de 0,16 a 0,20mm e o anzol é aquele azulzinho da Mustad, acho que o tamanho é 14 a 16 e coloco um chumbinho para a linha descer mais rapído. Pra iscar, faço uma massinha bem macia e bem sovada com farinha de trigo e água. joia::: joia::: joia:::

Ebaaa!!! Amanhã é dia!!! joia:::

tchau:: Márcia

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que inventaram o sabiki para lambari, não uso mais outra técnica, 5, 6 peixinhos de uma vez. Se estiver em alguma represa com tanques rede, peça uma "carona" quando for hora de tratar dos peixes, só pega os bitelos. Dica: utilizar vara telescópica lisa, adaptada para molinete micro é fenomenal!!!

Lembro que é um peixe muito sensível, perde escamas e morre a tôa, cuidado ao soltá-los.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom meus amigos essa é a vantagem de morar literalmente na roça, interiorzão mesmo. Onde moro, num raio de 8km, temos pelo menos umas 20 cachoeiras para desfrutar dessa pescaria maravilhosa.

Eu gosto de pescar lambaris com o seguinte material:

vara telescópica de 100%carbono com 3,0 ou 3,6 metros, linha 0,20 monofilamento, anzol 12 ou 14 ponta de cristal (faz toda a diferença), chumbo levinho, levinho e uma bóia de 40 a 80cm acima do anzol.

Como isca: massa feita de farinha de rosca, trigo, fuba, mateiga e um pouco de água até dar o ponto ideal, que fica a gosto de cada pescador.

a ceva eu faço jogando farelo de pão na superfície e canjiquinha de hora em hora.

Para pescar os maiores (geralmente estão no fundo) retiro a bóia e utilizo como isca o cupim, não tem melhor.

Em minha região é a prática de pesca mais realizada, um bom pescador (me incluo nesse caso KKKK) chegar a ter uma média de 100 lambaris por hora, de vez em quando entra um piaozinho que faz adrenalina ir lá nas alturas, mas esse eu solto, pois são exemplares pequenos em relação o quanto esse peixe pode chegar. Pescaria de piao aqui é de noite com lua cheia com rio na caixa, bem vazio mesmo em lugares rasos, aí sim os grandões aparecem, isca banha de galinha no sal (pra endurecer e não apodrecer a banha).

Ah, não esqueça de levar fogareiro ou carvão, panela e óleo para fritá-los na hora, é um programão de final de semana ou feriado, dá pra levar família inteira.

um grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

dica completa sobre lamabri,parabéns!!! a vida é cheio de experiências e conhecimentos, depois da experiência do ataque em iscas artificias, provocados pelas máquinas de caça, seja eles, tucunaré, trairões, robalos, tarpons, matrinxãs, cachorras, aruanãs e outras espécies, deixamos de praticar a pesca dos lamabaris, porém este tópico me fez recordar da minha infância, com meus avós na beira da represa pegando lambari, pra comer fritinho mais tarde!! um abraço a todos. bela recordação!

Compartilhar este post

Link para o post

No sitio o rio erA longe e mamae nao deixava ir... So com um adulto junto... mas criança vc ja viu né??? pegava escondido as varas de bambu do meu velho... iscava um grao de milho e zassssss..... put@ briga quando fisgava uma galinha!!! Depois do lambari minha pescaria preferida era essa!!! Kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora