Ir para conteúdo

Cabo de Cortiça x Cabo de EVA. Quais as diferenças?!?!?


Fabrício Biguá

Posts Recomendados

Estava respondendo um outro tópico sobre o cansaço de se arremessar iscas pesadas, e me lembrei de algo q acredito ser de pouco conhecimento da grande maioria dos pescadores.

Quando eu conheci a MudHole, e lá um grande nome rodbuilding, acabou q perguntei a ele qual era, ou se existia, uma diferença "funcional" entre os cabos de EVA e os cabos de Cortiça.

Pois bem...ele me disse q o cabo de EVA cansa mais o pescador. surtei::

Apesar de o EVA ter um melhor grip q a cortiça, ele é mais "fôfo", ou seja, o pescador acaba fazendo mais força, ou apertando mais a mão no cabo....e com isso, se cansa mais.

Em minhas últimas pescarias eu fiz a experiência e pude comprovar o q ele disse..hehehe...Pesquei uma semana usando vara de EVA e uma outra semana usando vara de cortiça...Confesso q na semana em q pesquei com a vara de EVA eu senti bem mais a mão.

Talvez fosse até psicológico...hehee....mas na outra semana de pesca (ocorrida 30 dias depois), eu me senti muito mais confortável usando a cortiça.

Gostaria de ressaltar q eu acho o cabo em EVA muito mais bonito q de cortiça, hein?!?! Então, não tenho pq estar queimando o material...hehee...foi apenas uma coisa nova q aprendi e tentei testar.

E vcs...o q me dizem dessa diferença "funcional"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Questao dificil de testar essa........pq as vezes o condicionamento fisico na epoca da pescaria pode influenciar.

Só sei que ano passado 05 dias de pesca no xingu, utilizei so uma vara, cabo bipartido de eva.......foi uma das pescarias fisicamente mais confortaveis que ja fiz. Mas ai tem outro fator....era uma 12 lb, o que por si só ja reduz muito o esforço.

Mas vou reparar maism nisso nas proximas pescarias.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada

Mudando um pouco o foco...

Uma vara montada por um rod buildes que valoriza o arremesso faz toda a diferença no quesito facilidade de arremesso de iscas grandes.

Desde 2007 tenho usado para tucunas maiores duas Lamiglass, uma 20 e uma 25 montadas pelo Jansen. É gritante a diferença de conforto comparando com as varas originais de fábrica.

Um guia uma vez viu uma vara montada pelo Jansen e falou que estava fora da espinha. Mostramos mais umas 6 varas montadas pelo Jansen e todas estavam na mesma linha da espinha, ou seja, idênticas uma a ourtra. O guia teimoso falou que a monstagem era estranha.

Na volta da viagem perguntei pessoalmente ao Jansen e ele me explicou dessa valorização para o arremesso em suas montagens.

Não é propaganda, pois ele não precisa disso. Faço no intuito de quem puder um dia experimentar uma vara dele ou de outro rod builder com essa visão verá a diferença.'

Ah...outra coisa que acredito que faz diferença, é saber arremessar usando a ação da vara e com o freio centrífugo da carretilha bem solto, usando o dedão como freio.

Saí totalmente do foco do tópico...apenas apra registrar, prefiro cortiça pelo grip que proporciona, mesmo quando molhada ou suada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

o que eu quero salientar é:

Cabo de EVA:

Se for de baixa densidade realmente cansa mais. Porém se for de alta densidade com seu uso torna-se "liso" o que dificulta e muito o "grip". Por isso sua densidade normalmente é media.

Porém tem grande ::excl:: durabilidade sem perca de qualidade! joia:::

Cabo de cortiça:

É muito ::excl:: confortavel, porém com o uso vai se desgastando e formando aqueles buracos que com mais uso racham e se desprendem do cabo, tornando a pescaria um "martirio". Porém pode ser concertado.

espero ter ajudado

Arlon Calderari

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma... Acho o EVA muito mais bonito que a cortiça... só que a pegada não é tão boa!!!(Entre estética e conforto... Conforto, claro!!! Agora montando uma varinha com cabo de cortiça e outra de EVA... o visual é muito melhor das de cabo de EVA!!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu gosto muito mais da pegada do EVA, principalmente quando minha mão está molhada ou suada a cortiça fica escorregando muito! Pelo Menos o EVA que o Marco e o Jansen usam nas customs deles a pegada é show além de não estragarem como a cortiça que depois de umas 10 pescarias dão uma aparencia de velha nas varas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cortiça na Cabeça. Agora Fabrício, já tentou colocar o Power Balance na vara para ver se fá alguma diferença... ahuahuahuhauhu

KKKKKKKK com a cachacinha funcionou lá no TO né hehehehehe

Mas voltando ao tópico...

Eu prefiro EVA, dura muito mais... a varinha fica com aparência de nova muito mais tempo, e a pegada é tão boa quanto a cortiça.

Mas dps de uns 2 anos o EVA resseca e fica um sabão... escurrega mesmo.

Talvez se passar um silicone líquido dure mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Caramba! Pelos visto não vamos chegar a nenhuma conclusão acerca da cortiça x eva...rs

É lógico! nesse assunto não existe conclusão e sim preferencias pessoais! É a mesma coisa eu gosto de usar calças jeans, outro gosta da de linho, cada uma tem seus prós e contras para determinada ocasião e preferencias pessoais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Pelos visto não vamos chegar a nenhuma conclusão acerca da cortiça x eva...rs

É lógico! nesse assunto não existe conclusão e sim preferencias pessoais! É a mesma coisa eu gosto de usar calças jeans, outro gosta da de linho, cada uma tem seus prós e contras para determinada ocasião e preferencias pessoais!

Sem dúvida você está corretíssimo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal ...com relação aos grips das varas foi citado aqui a cortiça e o e.v.a ......mas alguem ja utilizou varas para casting com cabo em cortiça envelhecida......é fantastica a sensação de segurança que ela oferece.Seu peso fca entre o da cortiça e do eva mas ela se torna mais fina que ambas as outras e nao oferece maciez (fofura)nenhuma no contato e como ela é sulcada tipo emborrachada....o touch é muito bom.........e eu ja usei todas e posso garantir que esse estilo é melhor não desgasta nao suja pois a cor ja vem amarrãozada e é confortabilissima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pinguin

Como vc falou de calça jeans e linho, falo de louras e morenas. As louras seriam as de cortiça e as morenas as de EVA. Como gosto tanto de louras quanto de morenas, fico com as duas :gorfei:, de preferência sem uma saber da outra alegre:: surtei:: paia::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi em algum topico anterior a questão da abrasão , na cortiça e´maior, dai a possibilidade de uso continuo a abrasão da cortiça afetar as mãos mais macias....kkkk, no meu caso foi preciso usar luvas, e se alguém quer conferir a grossura da minha mão, esteja a vontade...kkkkkk

Brincadeiras a parte, fiz duas varas com o Alemão da Ale Pesca, ficaram um show, e todas as duas de EVA, minhas primeiras, vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fundamental de tudo em minha opnião é a ergonomia do cabo.

Ele precisa se acoplar bem a mão do pescador. Nisso é que as varas custom bem feitas levam muita vantagem.

Eu depois de usar diversos tipos de varas percebi o modelo de cabo que se adapta melhor a minha mão e logo mandei customizar 3 varas com cabos identicos, assim não sinto diferença ao trocar de equipamento.

Mas entre CortiçaXEVA, prefiro Cortiça. Não tenho explicação convicente pra isso, só me sinto mais a vontade com cortiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Bem... no meu caso prefiro as com cabo de cortiça, eu as acho mais confortaveis e mais "leve", porem para uma pescaria mais "pesada" prefiro as de E.V.A pois me trazem mais segurança e mais força para arrastar os peixes...

no quesito aparencia vaia muito, pois a cabos e cabos.

Abrass.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma grande batalha de cabos de um lado CORTIÇA e do outro EVA ou seja cada um está adaptado com um modelo ou tipo portanto acredito que nesse debate o empate seria o mais certo. Tenho EVA e CORTIÇA e ambas me atendem pois estou sempre com um kit EVA e outro com CORTIÇA.

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma grande briga... entre EVA e cortiça.. Novas as duas são uma maravilha... mas usadas penso que o EVA tenha mais abrasão nas mãos e mais firmeza na pescaria (principalmente EVAs de melhor qualidade). Por outro lado a cortiça e sem dúvida mais bonita... Todos tens pontos negativos e positivos.. e por isso tenho varas de cortiça e de EVA..

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...