Ir para conteúdo

A pescaria dos sonhos - peixe demaissss ...


Posts Recomendados

Bem amigos de fórum, depois de algum tempo ensaiando, enrolando, finalmente consegui trazer para vocês uma pescaria que foi realizada nos 2 últimos dias do mês de Fevereiro. A convite do amigo Cacim da Pousada Cascavel e do Gonzalo da Pousada Paso de La Patria, seguimos eu e Fábio para a Capital Argentina do Dourado para participar do 1º Torneio Argentino de Bait Casting. O objetivo em si não seria participar, e mais conhecer o funcionamento, fazer cobertura para o programa Tarobá Pesca e possivelmente trazer idéias para adotarmos aqui no Ranking do Tucunaré.

Saímos de Santa Helena na sexta-feira a tarde e seguimos então os 700 kms de distância que separam as duas cidades. Partimos por volta das 13 horas, e depois de todas as burocracias na Alfândega de Pto Iguazu, conseguimos seguir só após as 15 horas. A viagem foi tranqüila, e após um congestionamento em Posadas, conseguimos chegar em Paso por volta das 9 e meia da noite! Ainda deu tempo para darmos uma volta e comer algumas tradicionais empanadas argentinas e sanduíche de milanesa, regadas a uma 7 UP de litro. Iguarias hermanas que não podem deixar de ser experimentadas !!! hehehehehe...

Como o torneio aconteceria somente no Domingo, teríamos o sábado para dar uma pescada e fazer algumas imagens. Acordamos cedo e antes de sair para a pesca, fomos ao encontro do Gonzalo para acertarmos a ida ao torneio para só depois sairmos para a pescaria. O dia estava chuvoso e acabamos saindo para a pescaria somente por volta das 11 da manhã, após fazermos as licensas.

Imagem Postada

Nosso guia neste dia seria o Maurício, Bi-campeão do Torneio Apertura ao Dourado e conhecedor da região e dos amarelos! Destaco desde já que os guias foram de extremamente importância, pois os rios, tanto o Paraná quanto o Paraguai, encontravam-se nas alturas e tivemos que encontrar os peixes em locais totalmente atípicos. Primeiramente, começamos pescando no Rio Paraná em ilhas submersas. Não demorou muito para que ótimos exemplares começassem a aparecer, e todos na bola cantada do guia: “Allá tiene que jogar!”

Imagem Postada

Estas fotos retratam bem a altura que estava o Paranazão.

Imagem Postada

Imagem Postada

Depois de capturarmos uns 10 exemplares na faixa entre 2,5 kgs e 4 kgs, o guia Maurício me pergunta se tenho “Peso” para pagarmos uma licença na Marinha Paraguaia, que ele nos levaria em um lugar em que segundo ele, “sacaríamos mucho dorado!”. Prontamente disse que tinha e seguimos para pagar a tal licença. Depois de pago, seguimos então para o Rio Paraguai, onde um fenômeno fantástico das águas acontecia.

Os Rios Paraná e Paraguai encontravam-se com seu nível incrivelmente altos e por isso estavam passando por cima de ilhas e encostas. O Rio Paraná com água limpa, e o Paraguai por sua vez, com a água extremamente barrenta. Mesmo os dois estando muito altos, o Paraná ainda estava mais alto que o Paraguai, e por cerca de 4 kms, exatamente na foz dos dois rios, o rio Paraná corria sobre as encostas do Paraguai e desaguava em suas sujas águas.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Estas imagens acima mostram exatamente o fenômeno que falo a vocês. A água limpa do paranazão encontrando as águas sujas do Paraguai. Segundo os guias, é muito difícil ocorrer isto, pois depende muito do altíssimo nível das águas dos dois rios, o que ocorre 1 ou duas vezes por ano, quando ocorre. Além disso, dura não mais que uma semana e depois passa.

Vocês devem estar pensando: “Mas e daí, que é que tem de mais um rio cair dentro de outro?”. Pessoal, exatamente onde as águas se encontravam, os dourados estavam em cardumes esperando a comida. Eu nunca vi tanto dourado grande junto na minha vida (grande para o bait casting). A gente arremessava onde a água corria um pouco mais rápido, bem no encontro das águas, e peixes entre 3 e 5 kgs riscavam a água atrás das nossas iscas !!!

Fizemos inúmeros dublês, triples a mais blês que foi de perder a conta !!! Ao fisgar um peixe, vinha outro e tomava da boca !!! Saltava, jogava a isca longe, caía na água, vinha outro e mordia a isca !!! Uma loucura total !!! Infelizmente, chovia e conseguimos fazer poucas imagens !!

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO0422.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO0412.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO037Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO032Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO029Large.jpg

Minha Shiner King não durou mais que uma hora:

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO0901.jpg

Por volta de 4 e meia da tarde, voltamos para a pousada com mais de 50 dourados acima de 2,5 kgs embarcados !! Os maiores pesaram em torno de 4 kgs !!! Infelizmente, como o maior sempre escapa, perdemos uns 3 peixes na faixa dos 6 kgs que saltaram e gospiram a isca. Eu nunca tinha visto tanto dourado de bom porte em toda minha vida !! O Fábio, não cabia dentro de si. A noite, quando estávamos no quarto, antes de dormir ele me disse: “Cara, eu não acredito que a gente viveu isso!”. Isso dá uma idéia da emoção que foi essa pescaria, de apenas 5 horas.

No dia seguinte, acordamos cedo e fomos para o torneio, fazer a cobertura. Largamos, pescamos cerca de 2 horas, e como só valia a costa Argentina, resolvemos voltar ao Rio Paraguai. Neste dia saímos com o guia Andress, este Penta-Campeão do torneio Apertura. Antes de seguirmos para a bagunça no Rio Paraguai, o guia Andress nos diz:”Ahora vamos a sacar un grande!”. Seguimos então para as ilhas submersas do Paranazão, e pinchamos rente as estruturas que apareciam fora da água. Em um palpite, Andress pede para o Fábio fazer um arremesso em uma certa direção, que aparentava não ter nada. Obedecendo as ordens, o Fábio lança a Maria The First 140 cabeça vermelha para o local indicado e o bocada acontece!!! O douradão sai arrancando linha da Zillion, e a Crucial 17 lbs só acompanhando !!! Pro desespero o bichão ruma para o meio das árvores e vai embora!! Após um salto, denuncia o seu tamanho, só pra deixar a gente mais aflito!! Em uma manobra de mestre, o Andress consegue, com o motor de popa, passar pelo meio das árvores como se fosse cena de cinema!! Hehehe ... Depois disso, a briga foi limpa, e o belíssimo exemplar de dourado embarcado !!! Alegria total e fotos e imagens para registrar o momento.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO142Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO139Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO145Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO138Large2.jpg

Este dia realmente prometia! Depois do grande Dourado, novamente passamos na Marinha Paraguaia e pegamos a licença. Seguimos para o frenesi do Rio Paraguai, e lá muitos peixes nos aguardavam novamente. Felizmente esse dia fez bastante sol e pudemos tirar algumas fotos diferentes. Neste dia fisgamos uns 5 peixes acima de 6 kgs, 3 acima de 8 e pegamos um monstrinho que vocês verão logo abaixo!

Logo na chegada, nos pontos já conhecidos, peixes e mais peixes. Dublês e triples e risadas! Como imagem valem mais do que 1000 palavras, seguem algumas fotos!

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO2342.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO200Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO196Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO194Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO167Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO159Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO156Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO137Large.jpg

Nas encostas onde permitia, descíamos do barco e pescávamos na superfície. Muitas risadas.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO2282.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO236Large.jpg

Antes do almoço, outro amarelo mal educado, que ultrapassava os 8 kgs (estimados), fez uma bagunça com minha isca. Fisguei ao lado de uma moita e por sorte o Fábio estava dando uma descansada e tirando foto! Conseguimos capturar algumas fotos do bichão!!

Pinchei rente a uma moita de capim e a bocada veio certeira! A tomada de linha característica denunciava um bom exemplar. Quando o bichão saltou a primeira vez, pudemos perceber o seu tamanho e trabalhei para não perder o bicho. Depois de estar brigando no limpo, e ter saltado 3x, infelizmente em uma última arrancada, minha isca não agüentou e “abriu as pernas”! Ficam as fotos do grande peixe, que por detalhe não foi embarcado.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO1862.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO1891.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO1902.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO191Large.jpg

A tarde, saímos para pescar por volta das 4 horas, e serviu para fecharmos o resto da pescaria com chave de ouro. Depois de capturarmos vários dourados de médio porte, novamente topamos com um grande exemplar. Ao final do dia, seguimos com Andress novamente ao local onde havíamos capturados grandes peixes no dia anterior e no período da manhã! Na primeira passada o Fábio engata um bonito exemplar, com cerca de 6 kgs !!! Enquanto faço as fotos, o Andress pega minha carretilha e fisga outro lindo peixe, novamente com mais de 8 kgs.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO2572Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO267Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO271Large.jpg

Infelizmente no pulo ele salta. Mal terminamos de soltar o bonito exemplar e outro monstro é fisgado!

A Xrap 12 de cabeça branca é interceptada por uma bocada muito forte! De pronto, a Curado 100 D começa soltar linha e a fricção começa cantar! Sem tomar conhecimento algum o douradão leva uns 40 mts de linha, sem me deixar fazer nada, só assistir e torcer para o equipamento não romper. Graças a Deus o bicho rumou para o meio do rio e me deixou um pouco mais sossegado.

Alguns metros de linha foram recolhidos, e quando achei que o bicho estava se rendendo, em uma nova investida ele me leva mais uns 20 metros de linha rumo a vegetação!!!! Desesperado pedi para o piloteiro que rumasse para o meio do rio, e não deixasse ele se enfiar na tranqueira. Com toda calma e experiência ele avisou para ficar tranqüilo, que ali não havia pau e que a briga seria limpa.

Centímetro a centímetro a linha ia sendo recolhida e o maior dourado no bait da minha vida ia se rendendo. Quando ele pranchou ao lado do barco, a alegria foi gigantesca!!! A gritaria foi geral e o grande peixe finalmente foi embarcado e pôde ser fotografado!!! A menos de 5 mins. da pousada, um grande exemplar de dourado foi capturado. Depois de algumas fotos e um beijo nesta linda fêmea de dourado, a soltei para que traga mais alegrias aos pescadores que um dia forem pra lá.

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO284Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO281Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO278Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO290Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO294Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO296Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO309Large.jpg

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/PASO314Large2.jpg

Depois deste grande peixe, retornamos a pousada que estava há 3 minutos do local onde o peixe foi fisgado. A pescaria dos sonhos havia sido realizada em apenas um dia e meio. Uma pena não termos mais tempo para pescarmos mais. O saldo de 1 dia e meio de pescaria certamente ultrapassou os 80 dourados embarcados e todos de bom porte. Pouquíssimo peixe pequeno foi fisgado.

Deixo aqui meu agradecimento ao Cacim da Pousada Cascavel, que nos proporcionou vivenciar momentos como este, bem como aos guias que fizeram com que nossa pescaria fosse um sucesso.

O equipamento utilizado por mim foi:

Varas 6’ de 17 lbs extra-rápidas. Carretilha de perfil baixo abastecidas com multi 0,30. Utilizamos líder 0,62 de mono, sem encastoado.

Essa pescaria teve vários momentos filmados, que tentaremos editar para fazer um programa para o Pescar é Massa. Para quem tem TV Regional, deve ir ao ar no Tarobá Pesca nos próximos programas.

E para encerrar com chave de ouro, tive a honra de ter uma foto tirada por mim no Banner do principal Torneio de Pesca ao Dourado da Argentina!

http://i94.photobucket.com/albums/l118/xandyy/PASO%20DE%20LA%20PATRIA/mailingPescadelDORADOAPERTURA2010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal !! :D

Fico contente que tenham gostado do relato. A pescaria foi realmente memorável, e por muito tempo irei lembrar.

Para quem quiser, estará no ar no Pescar é Massa nos próximos dias.

Para quem ainda nao conhece o trabalho é:

www.pescaremassa.blogspot.com

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...