Ir para conteúdo

dúvida na escolha de vara pra tucuna (Sumax, shimano...)


BetoLaureto

Posts Recomendados

Pessoal, to querendo adquirir uma vara de carretilha pra pescar basicamente tucunas (araguaia/tocantins, então vez ou outra umas bicudas, cachorras) e fazer conjunto com uma Curado 201E.

Não busco nada muito caro, no máximo R$ 300. Tenho a opção de um amigo trazer para mim uma Shimano Crucial (5'9", 17lb, XF) ou uma Falcon (6'0, 17lb, F), que vai ficar na faixa de R$ 300 com o dólar de hoje.

Para comprar aqui no Brasil, estou pensando na Sumax Platinium, que vai ficar nessa faixa também, talvez um pouco mais barato.

Qual me serviria melhor? Gostaria de saber também a respeito dessas varas novas da Sumax...é realmente confiável tudo o que o fabricante fala? O preço está muito em conta...ou não estou colocando margem de lucro muito elevada, ou marcas como Shimano é que cobram valor exorbitante pelo nome nas varas. Essa Platinium mesmo a Sumax anuncia como blank de IM11, passadores fuji alconite, manta de kevlar para aumentar a resistência...e de quebra ainda vem um estojo rígido e uma capa aveludada da Sumax.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha dúvida é essa mesmo, se é tudo verdade o que o fabricante diz das varas...a única hipótese é se a margem de lucro for pequena para eles...não tenho informações a respeito, mas se o blank for fabricado por eles, já barateia bastante, então dá pra colocar tais componentes e ainda manter um bom preço. Contudo, somente em duas lojas vi ela nessa faixa de 300...Na Pesca Pinheiros, por exemplo, onde eu costumo/costumava ver preços competitivos, tá R$ 550!

A Clarus eu dei uma olhada em loja e não gostei...achei muito "supervalorizada", por aquele preço acho que dá pra pegar coisa bem melhor, como Fleming Ciber Tec, ou até Daiwa Procaster, que tenho duas e acho ótimas varas! Levíssima e muito bem acabada e componentes fuji...preço imbatível, na minha opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo em minhas pescarias de tucuna 2 varas da Sumax modelo Katrina 5’2” - 17 libras e já tirei peixes na faixa de 4 quilos em Serra da Mesa e Pres. Epitácio. Até agora agüentaram bem as brigas e a vantagem principal é que são muito leves. Acho que está nessa faixa de preço que você procura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dei uma olhada na Katrina também! Mas pelo preço (achei a Platinium por R$ 260) e pelos recursos que a fabricante diz, acho que o custo x benefício fica melhor para ela!

Ah, e esqueci de citar também que outra vara que tá no páreo é a Albatroz Enzo, que tá R$ 190! Me pareceu uma vara muito boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu tenho 2 varas sumax (Hilux e katrina) e não tive problema algum com elas, usei ambas na Amazonia sem galhos, a platinium eu já manuseei no paraguai, é show de vara, muito boa, componentes ótimos, mas é um pouco mais pesada que a Katrina, deve pesar umas 140 gramas na versão 5'6" e 17 lbs. Acho que é bem mais resistente que a Katrina, até pelo peso do Blank, pois o da Katrina tem a parede fininha, justamente para aliviar o peso da vara, mas, ainda assim, sabendo pescar corretamente, vc pega peixes de bom porte com uma Katrina.

Tbém tenho uma Albatroz Enzo, mas a III, 12-25 lbs, é show de vara, blank ótimo, bem resistente e mais leve que a platinium, deve pesar umas 120 gramas, eu só acho o cabo dela meio ruim, pq a cortiça é de baixa qualidade, mas o tamanho e o formato são bons. A minha eu customizei com a CBM, coloquei couro de cobra e um cabo novo, de cortiça grade A, ficou uma beleza: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... 27&t=11616

Entre as 2 eu acho que ficaria com a Platinium, pela qualidade em geral da vara, mas repare que o reel seat delas é diferente, ambos são Fuji, mas o da albatroz é o ECS e o da Sumax é o ACS, eu acho o ECS melhor, me adapto melhor com ele, então veja qual agrada mais a vc.

Mas o preço da Platinium está campeão, é uma vara que custa US$ 112,00 no paraguai, no Brasil por R$ 260,00 está muito barata mesmo.

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda, João! Estou quase fechando a Platinium mesmo...se não gostar eu vendo ela e pego uma Enzo...haha..A Enzo achei o acabamento um pouco meia boca mesmo, mas a vara é levíssima, parece bem agradável. Vi uma outra também da Albatroz na loja, só que não me recordo o nome agora...acho que é linha nova. Tem o cabo de Eva, é preta com detalhes em azul, na faixa de R$ 230. Me pareceu uma boa vara (não lembro o que me chamou atenção por ser "melhor" do que a Enzo, não sei se era o blank ou os passadores).

Mas a balança tá pendendo para a Platinium mesmo...ver se fecho semana que vem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...