Ir para conteúdo

Que peixe é esse? - parece manjuba, mas no Araguaia?????


Posts Recomendados

Numa pescaria que fiz em abril passado, meu pai fisgou esse peixe com um pedaço de peixe que sobrou no anzol após o ataque de piranhas. Ao recolher para trocar a isca, o peixe pegou em em movimento e saltou 2 vezes, lembrando uma pequena cachorra facão. Devia ter aproximadamente 25 cm. O canivete da foto tem 20 cm. Parece muito com a manjuba que se pega no mar e nos mangues, mas no Araguaia, que fica a milhares de quilometros do mar e ainda tem uma represa fechando a possibilidade de migração??? Foi a primeira vez que vi esse peixe por lá e mesmo os ribeirinhos não estavam muito familiarizados com o bicho, embora alguns já tivessem visto outros exemplares da espécie.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Wellington. Nunca pesquei por aquela região. Primeira vez que vi esse peixe.

Junior,

O rio estava muito cheio e os peixes ainda estavam dentro do mato. Nem tentei as piraíbas, não dava pra achar os canais e não encontrei nenum cardume em boca de esgotos. Mas deve ser uma isca boa sim, é bem gde. Eu cortei em 3 e tentei bargadas a noite mas as piranhas acharam primeiro... bang:: bang:: bang::

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cleison,

Essas não seriam as conhecidas como "branquinhas" na região ?

Já encontrei algumas delas nas pescarias por lá, mas nenhuma desse tamanho... oloko::

Certamente que funcionam muito bem como iscas naturais, principalmente quando mantidas vivas ( são bastante frágeis ), e iscadas inteiras... Mandubés não resistem... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid,

Seguramente não são branquinhas, que se parecem mais com pequenas curimbas. Tbm não são as sardinhas tradicionais de lá. O que me chamou a atenção é a semelhança com um peixe marinho. Pesquisando na internet, achei o resultado abaixo, que me deixou ainda mais intrigado:

http://filaman.ifm-geomar.de/Summary/Sp ... php?id=552

Está em inglês mas confirma o que eu suspeitava. É de fato um peixe marinho mas que sobe os rios e pode viver na água doce. Isto é muito interessante por que desde o fechamento da barragem de Tucuruí o caminho entre o Araguaia e o mar foi interrompido. Então este peixe de origem marinha tem se reproduzido em água doce!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Meu amigo Cleison, estou nessa dúvida também desde março de 2008, quando fiz uma pescaria no rio Paraguai um pouco pra cima do Nabileque (prox. Porto Murtinho)...

Percebi esses peixinhos morrendo em um curixo pois o rio estava com adequada..

encontrei varios desses mortos por lá... são muito parecidos com majubinhas, estranhei pois nunca tinha visto esse tipo de peixe naquela região.. nem o nosso piloteiro conhecia.....com certeza não nenhuma espécie comum a nós.. nem sendo, sauá, sardinha, lambarí, branquinha.. todas tem suas diferenças distintas desta espécie...

fiquei encucado com isso.. peguei um para a foto... pra depois tentar descobrir...

e agora achei alguma coisa sobre isso.... pode ser mesmo que seja essa tal espécie que vc pesquisou....

podemos estar de frente com uma espécie ainda não catalogada... segue alguma fotos tiradas por mim!

se alguem tiver alguma relato sobre esse peixinho " desconhecido".. seria legal saber em qual região ele foi visto também....

Imagem Postada

Imagem Postada

Abraços...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... É de fato um peixe marinho mas que sobe os rios e pode viver na água doce. Isto é muito interessante por que desde o fechamento da barragem de Tucuruí o caminho entre o Araguaia e o mar foi interrompido. Então este peixe de origem marinha tem se reproduzido em água doce!

Já pesquei peixerei, que é tipicamente marinho (http://travel.webshots.com/photo/136143 ... 0130EazNUe), mas se reproduz em água doce e foi utilizado para povoar represas no interior do Paraná (http://www.pescadinamica.com.br/galeria ... 85/959.jpg).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal com toda certeza é uma Manjuba (Lycengraulis batesii),

Ela habita as águas do Tocantins-Araguaia e pelo jeito também a bacia do Paraná.

Já li sobre esse peixe no livro "Peixes Esportivos- Araguaia e afluentes" escrito pelo grande pescador e amigo James Blanco Nunes.

Leitura que eu recomendo a todos os amantes da pesca esportiva.

É literanmente uma bíblia para os pescadores da Bacia do Tocantins-Araguaia..

Att,

Leandro Vitorino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...