Ir para conteúdo

O QUE É PESCA ESPORTIVA?


Posts Recomendados

Caro Luis,

Taí uma coisa que eu também gostaria muito de saber: o que os pescanautas entendem por pesca esportiva.Considere que a pecsa esportiva não existe na legislação federal, exceto através da Portaria IBAMA 04/2009...

Art. 1º Estabelecer normas gerais para o exercício da pesca amadora em todo território nacional, inclusive competições e cadastros de entidades da pesca amadora junto ao IBAMA.

Art. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:

I - Pesca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de

lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.

II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.

Mas a pesca esportiva é reconhecida em lei apenas em dois estados, Goiás e Tocantins com redação muito semelhante.

Em Goiás através da Lei 13025/97 e a previsão legal está no art. 5.º com a seguinte redação:

Art. 5º - Para os efeitos desta lei, considera-se:

(...)

II - pesca amadora, aquela praticada unicamente por lazer, podendo ser exercida de forma embarcada ou desembarcada, através de linha de mão, vara simples, caniço, molinete ou carretilha e similares, iscas naturais ou artificiais;

III - pesca esportiva, aquela praticada com fins de lazer e esporte, distinguindo-se da amadora, pelo sistema “pesque e solte”, praticada somente com anzóis sem fisga, podendo também ser exercida na forma embarcada ou desembarcada;

Então, oficialmente é apenas isso!

abs

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trata-se de uma "boa provocação", e certamente existirão posicionamentos diversos, alguns dos quais, antagônicos ! Mas vamos dar andamento neste tópico, lembrando sempre ser esta uma opinião pessoal...

arrow:: Pescador esportivo deve soltar todos os peixes que pega?

Não necessariamente é um ato obrigatório, e sim de mera consciência...

arrow:: Pescador esportivo pode levar a cota, no pêso e tamanho indicado?

Já começa a ficar um pouco mais complicado, pois cota não chega bem a ser "esportivo", mas é dentro da linha da consciência...

arrow:: Pescador esportivo pesca sómente com isca artificial?

Não vejo porque esse tipo de restrição... a forma como pesca e trata seu "oponente" é que define a esportividade...

arrow:: Pescador esportivo deve amassar as garatéias?

Em tese sim, principalmente se pesca com frequência ! Os que pescam anualmente, tem muita dificuldade de fazer isso...

arrow:: Pescador esportivo pode usar qualquer tipo de isca?

Por que não ? Mais uma vez, o que define esportividade é a forma como se pesca, e não "como se pesca"...

arrow:: Pescador esportivo pode usar sonar para localizar cardumes?

Qual o problema ? Ter uma maior produtividade não significa deixar de ser esportivo...

Afinal, o que vocês entendem por ´´PESCA ESPORTIVA``?

Pense num cenário de paz e tranquilidade, material compatível ao que se pretende pescar, companheiro amigo lhe dando a maior força, barulho de freio sendo tracionado, intensa adrenalina, pernas "bambas" após embarque, alegria pela devolução do "oponente" à liberdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescador esportivo é tudo isto que você falou. O resto é demagia. Claro que quando você se refere a "qualquer tipo de isca" deve estar falando de iscas tradicionais. Este tipo de pescador não causa destruição do meio-ambiente.

Para os "entendidos" pesca esportiva se refere mais ao Tucunaré. Eu não amasso farpa, trago um ou 2 peixes prá casa, uso todo tipo de isca artificial, de meia água, de fundo, jig, colher etc. Uso, ainda, sonar de primeira geração.

Se você tiver consciência dos limites respeitáveis não tem nenhum problema.

Agora, mesmo, fizemos uma pescaria no Lago do Peixe-TO e tive a oportunidade de ver pescador querendo briga quando fomos avisados 2 dias depois da nossa chegada que a cota era zero. Simplesmente deixei meu peixe na geladeira da pousada.

Agora, não vou dizer que sou santo depois de enfernizar metade dos rios do Brasil. Mas posso dizer que adquirí consciência de que a fauna e a flora precisam ser preservados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescador esportivo é tudo isto que você falou. O resto é demagia. Claro que quando você se refere a "qualquer tipo de isca" deve estar falando de iscas tradicionais. Este tipo de pescador não causa destruição do meio-ambiente.

Para os "entendidos" pesca esportiva se refere mais ao Tucunaré. Eu não amasso farpa, trago um ou 2 peixes prá casa, uso todo tipo de isca artificial, de meia água, de fundo, jig, colher etc. Uso, ainda, sonar de primeira geração.

Se você tiver consciência dos limites respeitáveis não tem nenhum problema.

Agora, mesmo, fizemos uma pescaria no Lago do Peixe-TO e tive a oportunidade de ver pescador querendo briga quando fomos avisados 2 dias depois da nossa chegada que a cota era zero. Simplesmente deixei meu peixe na geladeira da pousada.

Agora, não vou dizer que sou santo depois de enfernizar metade dos rios do Brasil. Mas posso dizer que adquirí consciência de que a fauna e a flora precisam ser preservados.

Parabéns seu João Biguá,

Penso desta maneira, mas até então não encontrava as palavras certas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fim de se evitar especulações, discussões e outros "ões".....estou com o Kruel....

III - pesca esportiva, aquela praticada com fins de lazer e esporte, distinguindo-se da amadora, pelo sistema “pesque e solte”, praticada somente com anzóis sem fisga, podendo também ser exercida na forma embarcada ou desembarcada;

Eu, dependendo da situação, sou pescador amador, em outras, esportivo. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sorte nossa, ter sempre esses feras aqui acima para responder, antes que virasse bagunça.

Com certeza, esses questionamentos iriam causar um transtorno imenso ao ser tratado sem a consciência, experiência e sensatez utilizadas.

Acho que a definição de "O que define esportividade é a forma como se pesca, e não "como se pesca" e "a forma como pesca e trata seu "oponente" é que define a esportividade" ilustram muito bem a pesca esportiva.

Assino em todos posts acima e congratulo a visão que mostram. joia::: joia:::

*só não vou assinar mesmo, pois a caneta não está querendo pegar aki no vidro do meu monitor. Acho que minha BIC está com defeito. vergonha:: lacou::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!! Luis Gusso

JCkruel, Kid M, João Bigua, Joelson, Fabricio Bigua e o Léo todos amigos :amigo: opinaram de forma inteligente a respeito do assunto. Tenho a mesma linha de pensamento dos amigos e acredito que também seja a sua, pois raciocinando dessa forma, com certeza estamos preservando a natureza e nosso esporte. Observe que a medida que o tempo passa estamos indo cada vez mais longe para pescar. E nossos herdeiros a onde irão pescar? Por esse motivo que a algum tempo pratico o " PESCAR E SOLTAR SEMPRE " joia:::

Forte abraço,

SIMÕES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com os termos postados, principalmente com o Fabrício, quando afirma ser ora esportivo ora amador.

Minha última pescaria foi fraca de ações e os peixes que entraram foram todos devolvidos, inclusive os "na medida" mas já realizei outras pescarias em que a fartura me incentivou a levar 2 ou 3 peixes para casa.

Comer junto da família, contando como foi e mostrando as fotos dos diversos outros peixes sendo soltos, para mim faz parte da pescaria.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesca esportiva pra mim é "pescar e soltar"...

Não precisa ser todos, mas com certeza a maioria.

Ter consciência na hora do abate de algum peixe, se for pra comer no local, liberado...

Nunca matar matrizes!

Procurar divulgar e incentivar sempre a modalidade, tentar ao máximo reverter o pensamento dos pescadores amadores, nem sempre com palavras, só com o exemplo já está valendo...

Quando as formas de captura, qualquer isca vale! Mesmo as naturais... pois se tratam também de ótimas técnicas de pesca.

Pescador esportivo é aquele que respeita a natureza e o seu adversário, o peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: :amigo: Há muito deixei de me intitular Pescador Esportivo

Hoje, prefiro o titulo de pescador conciente. procuro não poluir o espaço, sempre colocando o lixo ( latas, sacos plasticos, papeis etc...) em sacos que será descartado no lugar proprio.

Se pego um otimo exemplar, e fico com o desejo de consumi-lo junto com a familia ou amigos, porque não? Afinal até pegar um belo exemplar, soltei dezenas ou até centenas. Não será este que fará diferença à mãe natureza.

Procuro sempre catequizar novos pescadores, pra que trazer tudo que cai no anzol? A maioria será descartada ou os que saborearem nem estão aí pelo seu feito, então mande teus parentes e amigos irem pescar em vez de pedir peixe toda vez que voce for pra barranca de rio.

Somos uma parcela pequena de conscientização ecologica, mas...a conscientização de não poluir, não tirar do rio o peixe, a não ser para consumo proprio e esporadico, e ao saboreá-lo, contar aquelas mentiras a mesa, que todos nós sabemos de cór, então valeu tirá-lo do rio. Esta é a melhor forma de respeitar sua existencia.

Quanto a tirar as farpas, só pescar de artificiais ( pra não usar isca viva ), e outros aspectos, vejo como forma de pesca e não consciencia ecologica.

Pescador Esportivo é Pescador Consciente, Não Polui, Pescar e Soltar, E Viver os Momentos Que Só A Pesca Proporciona, Principalmente Quando Temos Ao Nosso Lado Um Ouvido De Plantão joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar do que faço:

Uso todas as iscas, não amasso garatéias, solto tudo, exceto o de comer na hora ou quando me apertam demais (outro dia um piloteiro no Araguaia falou que seu eu não quisesse ele queria...), não levo nada embora e não me oponho à utilização de sonares.

Ou seja, me enquadro na definição do IBAMA de pescador esportivo:

"Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho os mesmos pensamentos dos amigos acima, tambem me considero pescador amador em certa hora e pescador esportivo em outra, não faço pesca somente de tucunaré ou outros peixes "esportivos" tambem faço a pesca de trairas, lambaris, piaus, etc e no meu modo de ver todos os peixes tem sua esportividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei deste conceito, que transcrevo com a fonte:

"Muito perguntam: - O que é pesca esportiva? A resposta não é tão fácil de dar! Trata-se de um conceito que envolve aspectos que podem ser desdobrados.

Entre estes: é a forma de pescar onde se busca o prazer de capturar o peixe e não matá-lo; é uma forma de reconhecer que a natureza está muito agredida e a capacidade reprodutiva dos peixes está prejudicada. Por consequência, o pescador procura não remover do meio peixes que são os geradores de sua espécie.

É uma forma de pescar que possibilita aos peixes escapar do equipamento de pesca pelo uso de linhas ou outros equipamentos,com capacidade de tração semelhante à força do peixe. É a forma de tentar capturar um exemplar por vez e não capturas múltiplas; é a forma de pescar onde o pescador busca capturar uma determinada espécie de peixe, fazendo uso de conhecimentos dos seus hábitos.

É a forma de pescar que respeita períodos de reprodução (piracema); é a atitude de um pescador que abate, em períodos e tamanho adequados, peixes suficientes para uma refeição, sem causar matança de exemplares.

Estes são alguns conceitos que gravitam junto à pesca esportiva."

http://inema.com.br/mat/idmat003234.htm

Resumindo:

É praticar a pesca pensando na preservação do pescado e do meio ambiente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...