Ir para conteúdo
Fabrício Biguá

Esquema elétrico básico para pequenas embarcações - aqui -

Posts Recomendados

Qual a melhor forma de ligar o retificador/estator/alternador do seu motor de popa no sistema elétrico do barco?

Os motores com estatores/alternadores de energia são uma mão na roda.

Esses "alternadores" conseguem repor boa parte da energia utilizada durante a partida do motor (no caso dos com partida elétrica), assim como lâmpadas, sistema de som (simples), rádio/CD, sonar, e etc..

Lembrando q geralmente nossos deslocamentos são pequenos, e esses "alternadores" não foram projetados como carregadores de baterias, ok?!?! São apenas "repositores" de carga.

Apesar dos termos serem sinônimos, tentem entender a diferença.

Para facilitar o entendimento de todos....vamos chamar essa bateria de bateria 1 ou bateria do barco. OK?!?!

Esse tipo de ligação é bem simples...Conecta-se os fios do estator/retificador/alternador na bateria do barco, e, também nela, conecta-se os fios vindos do painel do barco, das luzes de navegação, sonar e etc.

Inserir uma caixa de fusíveis para cada um dos componentes eletrônicos utilizados pode evitar uma grande dor de cabeça.

Utilizar também um disjuntor, ou uma chave geral, entre a bateria e os componentes eletrônicos do barco ajudarão muito. Qualquer pequeno curto-circuito irá desarmar o disjustor, preservando o estator do motor, e todos os eletrônicos do barco. É um investimento barato e q vale a pena.

Vamos complicar um pouco....hehehee...

O problema maior dessa ligação ocorre quando ligamos a bateria utilizada pelo motor elétrico (bateria 2), na bateria do barco (1).

A bateria do elétrico (2) é muito mais utilizada q a bateria do barco (1)...com isso, acaba roubando carga da bateria do barco (1), e comprometendo os eletrônicos da embarcação, assim como a partida do motor.

Como as baterias utilizadas pelo elétrico geralmente possuem uma maior capacidade de carga....elas judiam muito da bateria menor, fazendo esta aquecer demais, e diminuindo a sua vida útil.

Pensando nisso, e com a ajuda da turma do fórum, descobrimos uma maneira simples de utilizar 2 baterias na mesma embarcação, seja uma para o barco e outra para o elétrico, sem q o sistema seja prejudicado.

Aqui o esqueminha q eu montei. Caso alguém veja algum erro aí, por favor me avisem...hehee....estou apenas tentando ajudar. (e aprender tb...)

Imagem Postada

Estator/Retificador/Alternador (os motores q possuem, é claro) = cada motor de popa gera uma carga diferente...Normalmente os motores de 50Hp geram em torno de 12amp a 15amp por hora para a bateria.

Dele só saem 2 fios, um positivo e outro negativo q devem ser ligados diretamente no isolador de baterias.

Caso vc esteja interessado em saber mais sobre o q é estator, alternador e tals....clique no link abaixo.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=74&t=11873

Isolador de Baterias = na verdade essa peçinha serve para não deixar q uma bateria com menos carga, roube carga da bateria com mais carga. Contudo, a energia gerada pelo alternador/estator passa por esse isolador carregando simultamente as duas baterias.

O isolador para 1 estator possue 3 terminais. Neles serão conectados os fios positivos do estator, da bateria do barco (1) e da bateria do motor elétrico (2).

Caso queira se aprofundar no assunto, clique no link abaixo.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=74&t=11907

Baterias = procurem informações sobre baterias automotivas e baterias de ciclo profundo. Vale a pena pesquisar no Google...hehee..

Baterias automotivas são otimizadas para a partida do motor....pois elas não "aceitam" a perda de grande parte da sua carga, além de não aguentarem constantes cargas completas. Estas chegam a liberar de uma única vez 900amp quando solicitadas.

Já as de ciclo profundo foram desenvolvidas para perderem grande parte da sua capacidade de carga, mas aos poucos.

Chave Geral = Apenas deixa ou não passar a energia pelo circuito. Existem chaves próprias para embarcações. Atenção para o limite de carga suportada.

Procure por chaves BepMarine ou Perko.

Painel de Instrumentos = fica localizado no painel da embarcação. A grande maioria dos painéis de instrumentos possuem fusíveis em cada uma das suas chaves. Caso o seu painel não tenha fusíveis, providencie a ligação deles.

Instrumentos = sonar, relógios do motor, rádio, luzes de navegação, cortezia, e etc...Tudo deve estar muito bem protegido por fusíveis ou disjuntores.

Muitos eletricistas são preguiçosos e irão lhe dizer q não é preciso tanta "frescura"....Vc é quem vai decidir se quer continuar sendo um fresco, mas com tudo no barco funcionando...ou um tapado com tudo queimado. Tente fazer todo o esquema elétrico do seu barco primeiramente num papel...mostre ao eletricista exatamente o q vc quer.

Fazendo isso é muito provável q vc jamais terá problemas elétricos na sua embarcação, e o melhor, não terá seus caros equipamentos eletrônicos estragados.

Lembrando também q quanto mais equipamentos eletrônicos vc tiver no barco, mais "coisas" podem estragar com a sua festa, ou melhor, pesca.

Espero q tenham gostado do tópico... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabricio, acho que vc complicou então um pouco o esquema das ligações.

Ou eu não entendi direito.

Pra que duas chaves após o isolador? Vc isola as duas baterias e depois ainda coloca um disjuntor e uma chave? Não é exagero não?

Um esquema elétrico muito mais simples, pode ser feito com uma chave geral para duas baterias, na qual vc consegue colocar apenas uma para carregar de cada vez.

A unica complicação é que teria que colocar esta chave em um lugar de fácil acesso, para facilitar sua operação.

Ficaria muito mais barato do que o seu complexo sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que duas chaves após o isolador? Vc isola as duas baterias e depois ainda coloca um disjuntor e uma chave? Não é exagero não?

Um esquema elétrico muito mais simples, pode ser feito com uma chave geral para duas baterias, na qual vc consegue colocar apenas uma para carregar de cada vez.

A unica complicação é que teria que colocar esta chave em um lugar de fácil acesso, para facilitar sua operação.

Opa Alex...vlw a dica.

Talvez a chave do elétrico não seja realmente necessária, visto q o próprio disjuntor irá segurar um curto-circuito e tals....

Já a chave geral q segue para o painel de instrumentos, e etc, na minha opinião, é extremamente útil...

Primeiro pq só irá ligar a chave depois q a bateria estiver devidamente conectada nos cabos, depois pq vc ao guardar o barco, ou deixá-lo parado por um tempo maior, terá a certeza q nenhum equipamento eletrônico (som, luz, e etc) ficará ligado neste período. Basta desligar a chave.

Nesse esquema acima vc consegue carregar as duas baterias SIMULTANEAMENTE....

No esquema tratado por vc....vc consegue apenas carregar uma ÚNICA bateria por vez....e caso coloque a chave em ALL, para assim carregar as duas baterias....poderá estar comprometendo o sistema elétrico do barco, conforme tratamos nesse tópico aqui.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=74&t=11907

....e aqui tb.

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=74&t=11873

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Tbm não vejo necessidade de duas chaves gerais. Uma que o "alternador" não vai vencer carregar, e a carga que vai mandar para a bateria não faz muita diferença.

Compensa no lugar de duas gerais, pegar a grana de uma delas, que uma boa não é mto barata e investir em uma bateria maior e um bom carregador, nem que for onboard, pois de qq maneira vai ter que repor a carga em um carregador externo.

O negocio é fazer um esquema para ligar um carregador externo sem a necessidade de tirar a bateria fora da lancha. No caso de lanchas, onde ficam em porões. Caprichar nos fios, ja que o idela é colocar as baterias na popa, para não alterar o centro de equilibrio do casco, ja que na frente uma bateria e outros acessorios mudam bem o peso.

Vou dar um exemplo de uma pescaria de pincho no rio parana, que tem corredeiras fortes. Uso uma bateria acdelco de 70amp por turno de pescaria, e o eletrico sofree pra segurar a lancha nas aguas rapidas. Coisa que uma bateria maior e de ciclo profundo poderia fazer sozinha. Peso por peso compensa eu comprar uma de 150amp que pesa cerca de 40 e poucos kg.

Essa é uma ideia.

joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Imaginem a sequência dos fios, se entendi vão ficar assim...Fios que saem do painel passam pela Chave Geral depois vão para a Bateira e depois motor de popa. Se desligar a chave (OFF) posso esquecer algum equipamento ligado tipo bomba de porão que o automático não vai funcionar, certo? A Bateira do elétrico é só para ele e pronto...certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Fabrício, novamente tenho que insistir com vc que é perfeitamente possível a instalação da chave para duas baterias para carregar as duas baterias, como se chamam uma de serviço (motor elétrico) e uma para partida do motor.

Nas lanchas marítimas, existem inversores, para ligarem geladeira, ar condicionado, tv dvd, etc. e se usa um esquema deste. Não é o nosso caso certo?

Então deixa eu dar a minha idéia para uma instalação simples de uma bateria na POPA (motor) e outra na PROA (elétrico).

1° Comprar duas baterias IGUAIS, de mesma amperagem;

2° LInstalar uma chave geral do modelo que vc postou no outro tópico, EM LUGAR ACESSÍVEL;

3° Comprar um cabo de PELO MENOS 8mm para levar a energia do motor até a bateria na frente;

4° Colocar um FUSÍVEL de 30 AMPERES ENTRE A CHAVE E O CABO QUE VAI PARA BATERIA DA FRENTE, DE PREFERÊNCIA LOGO NA SAÍDA DA CHAVE;

5° Ligar o cabo do motor na bateria da popa (através da chave).

A operação deste sistema seria muito simples:

-No início da pescaria (baterias carregadas) sair da pousada, rancho, barraca ou o que o valha, com a chave na posição ALL, navegando até o ponto de pesca;

- Ao chegar no ponto de pesca passar a chave para a posição 2 (elétrico), isolando desta forma a bateria 1 (motor), utilizar normalmente o elétrico;

- Ao religar o motor, voltar a chave para posição ALL, navegando assim até o próximo ponto de pesca;

- Ao chegar voltar a chave para a posição 2 (elétrico), e utilizar normalmente o elétrico;

- Novamente ao dar a partida voltar a chave para posição ALL, e assim sucessivamente.

Alguns conceitos que são aplicados neste sitema que vcs precisam saber:

1° as duas baterias estarão ligadas EM PARALELO, logo, sua capacidade será SOMADA(ex. duas baterias de 60 amperes ficarão com 120 amps de carga);

2° mesmo que no caso a do elétrico baixe para 50 amps ou menos AINDA ESTARÁ COM 12 V, e quando vc passar a chave para o ALL, a bateria que está isolada estará com plena carga, podendo dar a partida facilmente, MESMO QUE A OUTRA ESTEJA COM MENOS AMPERAGEM;

3° A corrente necessária (amperagem) para dar partida no motor do barco, é muito menor que a de um automóvel, por exemplo;

4° Vamos supor que a bateria do elétrico seja usada ATÉ QUE TOTALMENTE DESCARREGADA. Neste caso, vc pode voltar a chave para a bateria 1, QUE VAI ESTAR COM CARGA, e dar a partida normalmente. Após o motor pegar, vc volta a chave para a POSIÇãO ALL, e navega de volta, carregando a bateria do elétrico e a do motor, ao chegar na pousada ou o que o valha, vc coloca o carregador com a chave na posição ALL, e ele vai carregar as duas baterias a noite inteira, repondo assim a carga;

5° Voltando no exemplo acima, vc ainda pode TEIMAR e pescar mais um pouco com o elétrico, com a chave na posição ALL, POR ALGUNS MINUTOS, que a bateria do motor vai forneçer energia para ele, e voltando para posição 1 ainda assim dar a partida no motor, sabendo que não há mais carga na bateir ado elétrico, se ficar muito tempo as DUAS ficarão descarregadas;

Com esta utilização, quem vai fazer a função do isolador será VOCÊ, manualmente, pois de qualquer modo, o isolador vai mandar a carga PARA AS DUAS BATERIAS, quando houver carga, pois quando não houver, as baterias serão isoladas.

Apenas para exemplificar, eu possuo em meu barco APENAS UMA BATERIA de 60 AMPS, e ela dá conta do sonar, do som, do inversor, do motor elétrico, enfim de todo sistema eletrico do barco.

È LÓGICO que eu não uso MUITO o elérico, pois pesco mais na rodada mesmo.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Diego...boa dica essa tb. Funciona perfeitamente.

A dica para se comprar chaves boas e baratas é o Ebay....Lá vc compra uma BEP Marine, manda entregar aqui no Brasil, e não paga mais de 100 reais em tudo (peça + frete).

Um problema q detectei foi a falta de carregadores on-board com voltagem 220v de entrada. A totalidade US é 110v..., mas q um banco para 2 baterias, carregando 15Amp por hora deve ser incrível, isso deve.

Adão....é mais ou menos por aí....eu me esqueci da colocar no esquema elétrico a bomba de porão e o automático dela... suici::

...mas acredito eu q o interessante mesmo seria ligar tudo depois da chave...pois ao desligá-la vc terá a certeza q nenhum equipamento eletrônico no barco irá funcionar.

E Alex....show demais as suas dicas... palmas::

Entendi perfeitamente o proposto por vc...mas ainda tenho algumas dúvidas...

Eu acreditava que fazendo a ligação como vc descreve eu jamais teria problemas com o meu "retificador" ou com as minhas baterias....mas como eu disse lá no tópico acima...o fabricante do barco não recomendou mesmo.

Tenho certeza q a experiência dele é de grande valia...mas ainda estou aprendendo muito com todos vcs.

1 - Me disseram q apenas motores acima de 115Hp é q possuem alternadores...sendo q os de menor potência possuem apenas um retificador.

2 - O Alternador é muito mais eficiente q o retificador, então no caso de lanchas (115hp pra cima), o uso de chave para 2 ou mais baterias não seria problema.

3 - Duas baterias novas e de mesma marca e amperagem ajudaria mmuiiiiiitttttoooo nesse puxa e leva de carga de uma bateria pra outra.

Não entendi um conceito q vc repassou.

Eu tinha em mente q caso a bateria do elétrico estivesse fraca, e vc, ao passar a chave para a posição ALL....a bateria mais fraca (elétrico) iria puxar carga da mais forte (motor), até q as amperagens se equilibrassem. Não seria isso?

Tb não entendi essa parte aqui.

Com esta utilização, quem vai fazer a função do isolador será VOCÊ, manualmente, pois de qualquer modo, o isolador vai mandar a carga PARA AS DUAS BATERIAS, quando houver carga, pois quando não houver, as baterias serão isoladas.

O isolador manual é o pescador, ok...tudo certo até aqui...mas depois vc fala q "o isolador irá mandar carga PARA AS DUAS BATERIAS, quando houver carga"...aqui vc tb ser refere ao pescador como o isolador?!?!? Pq a chave não isola a transferência de carga entre as baterias.

E desculpa aí a minha burrice....hehee....Aos poucos estou pegando as manhas do negócio.

E o bom disso tudo é q daqui a pouco teremos um super material em nosso fórum e q ajudará muiitttttaaaa gente. joia:::

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Meu esquema é igual a este e funciona perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Fabrício, deixa eu te explicar melhor então.

O conceito que te disse, está correto, com as duas baterias ligadas em paralelo, elas se comunicarão e chegarão ao mesmo nível de carga, mas a transferência não se dá instantaneamente, por isso há tempo de dar a partida no motor imediatamente ao virar a chave para posição ALL. Se vc demorar para dar a partida, pode ocorrer que descarreguem as duas, mais é coisa de mais de 20 minutos pra vc ter uma noção.

Quanto a segunda dúvida, é pra comparar o isolador automático, que vc sugere com a cahave na posição ALL.

Explicando melhor, estendo o motor ligado e forneçendo carga, o isolador trabalha IGUAL a chave na posição ALL, ou seja, manda a carga para as duas baterias igualmente. Entendeu agora?

Quanto ao fabricante do seu barco, me pareçe que ele quer empurrar pra vc um sistema deste cobrando sei lá quanto.

O sistema por mim sugerido é muito mais seguro, pois em caso de curto ciquito, o fusível (que estará isolando todo o cabo que vai pra frente) vai queimar, protegendo assim o sistema elétrico.

Aliás, como no meu barco, eu tenho dois porta fusíveis um para o motor elétrico e outro para os eletrônicos e instrumentos, este com menor amperagem, apenas 15A.

Compartilhar este post

Link para o post

E apenas para constar, um carregador lento, forneçe apenas 5A para carga da bateria, protegendo assim as placas, que não esquentarão durante a carga.

Logo, um carregador do motor de popa forneçendo 16A é suficiente para repor a energia perdida durante a partida para o motor.

Explico, isto parte do princípio que a bateria teve força para ligar o motor estando então com a tensão perto de 12 volts.

Lembrando que um alternador de carro, no caso um vectra, pode gerar até 120 AMPS, mas ele não eleva a tensão da bateria a mais de 14 volts.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas explicações, Alex...Agora entendi blz. joia:::

Ainda tenho algumas dúvidas, mas a repeito do Kit Carregador de Bateria....Depois abrirei um novo tópico pra não misturarmos as coisas.

Ah....e assim q tiver um tempo eu ajusto o esquema elétrico lá de cima... ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao fabricante do seu barco, me pareçe que ele quer empurrar pra vc um sistema deste cobrando sei lá quanto.

Ah....e de forma alguma.

Segundo o fabricante, quanto mais simples, melhor a ligação.

Pra ele bateria deve ficar isolada lá pra frente...sem contato com o retificador do motor.

E atrás....apenas a chave geral e caixa de fusível nos eletrônicos... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora