Ir para conteúdo

E aconteceu...


Posts Recomendados

Caros companheiros,

Não tenho o dom da premonição e tampouco sou adivinho, mas nestes longos anos de lutas participando das reuniões de ordenamento pesqueiro (defendendo os direitos dos pescadores) não foi difícil perceber que o poder público, lentamente, estava estabelecendo regras e políticas públicas que viriam a suprimir direitos e garantias individuais da nossa classe.

Em 24 de julho de 2008 postei um tópico intitulado A Intenção de Pescar já virou crime, mas poucos entenderam na época o que estava acontecendo e o que agora, poderá vir a acontecer !

Depois, em 1.° de dezembro de 2.008 coloquei outro post, por sinal dos melhores que já fiz, alertando vocês sobre o futuro, cujo título era O Preço do Silêncio. Vejam o final dele:

Primeiro proibiram a caça amadora regulamentada em lei federal, mas eu não era caçador.

Depois multaram e extorquiram uns pescadores, mas eu nem estava lá...

Após, apreenderam tralhas e prenderam uns pescadores por desacato, mas eles não eram da minha turma.

Fecharam então, a pesca nas lagoas marginais, mas foi só em Goiás...

Depois passaram a legislar na área penal em atos regulatórios (decretos), mas eu não entendo de leis...

Agora vão fechar a pesca em corredeiras, cachoeiras e barras dos rios, (em Instrução Normativa) mas eu só pesco em reservatórios artificiais...

E um dia vão proibir também a pesca porque eu sempre fui indiferente. Então reclamarei ao papa e pedirei uma epístola...

jckruel dez/2008

Pois agora, na malfadada reunião de ordenamento realizada em Goiânia na semana passada,(ordenamento das bacias Araguaia/Tocantins) lá estava estampada uma série de proibições (que só foram usadas em ordenamentos anteriores referentes a piracema): è proibido pescar em corredeiras, cachoeiras (vão acabar as pescarias no Telles Pires?), na confluência de rios, na barra com os lagos e pasmem, porque também foi proibido na IN pescarmos 500m abaixo de lançamentos de efluentes e de esgotos...

Ora, em vez do governo providenciar as medidas para acabar com os crimes ambientais, proíbem de nós vermos estas atrocidades contra as nossas águas e por consequência contra a natureza! É dose!!!

Não quero parecer leviano, pois a IN do Ministério da Pesca ainda não foi publicada, (quem sabe vão me escutar um pouquinho) mas confesso que embora tenha reclamado muito de que vão nos proibir de pescar onde tem peixe, tenho receio que saia alguma coisa neste sentido...

Aos moderadores peço que, se possível, façam um link para o tópico o Preço do Silêncio, porque refletir é mais do que preciso... Quem sabe assim a turma acorda e ajuda nas pequenas soluções pedidas pelo Eribert!

Recebam um abraço carinhoso deste velho guerreiro que já esta a entregar os pontos, abatido pelo cansaço e pela desesperança nos que se recusam até em pensar...

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o Brasil,tudo pelo mais fácil!É muito mais simples dizer não do que analizar seriamente e com competência uma questão importante como o ordenamento.

O ex-ministro da pesca José Fritch,que infelizmente é do meu estado,vive em Chapecó,local onde não se pesca nem em pesque-pague.Ele ter aceito esse ''carguinho'' não surpreende,o que espanta é a canetada.E assim vamos indo.....

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que mobilizar, para que tenhamos força ativa, perante os desmandos deste governo, que so pensa na pesca profissional, não tomando conhecimento da pesca esportiva, e o que pode reder a mais que a profissional. Vamos enviar e-mail para secretários do ministério , solicitando maior atenção, demonstrando o quanto a pesca esportiva e necessária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fabrício, Adhemar, Vini, Celso e todos os outros que estão lendo este post e não se manifestaram ainda.

De há muito venho enfatizando a necessidade de nos organizarmos melhor via associativismo... Como ainda não foi possível fazer com que as associações de BSB se organizem, existem pessoas que estão trabalhando para criar a Federação Brasiliense de Pesca Esportiva e depois (com a ajuda de outros estados, inclusive SP) ajudarmos a criar a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva/Amadora.

Enquanto isso não acontece (vai ser em breve) é possível (e daí qualquer pessoa física, pode ser o Adhemar) fazer uma visitinha no Comitê Central da Dilma Roussef e mostra a eles o que está acontecendo...

Em plena campanha presidencial que se avizinha rapidamente, existem pessoas (depois o Lula reclama de tiros no pé, aloprados e etc) que estão criando conflitos desnecessários e de consequências impresivíseis, dado que este assunto vai ser debatido nas revistas de pesca e também nos programas de TV que, embora regionais, tem muita penetração entre os pescadores.

De minha parte já estou com a ação pronta e se não houver entendimento estarei (em nome da APEGO ou da FBPE - ainda não tenho a autorização dos outros presidentes) propondo uma ação pedindo uma moratória por tempo indetermindado de todo o tipo de pesca, em todo o território nacional até que o Ministéiro produza e apresente os trabalhos sobre os estoques pesqueiros e as medidas ambientais para protege-los conforme previsão legal, além do fiel cumprimento do Decreto Presidencial 6.981 que dita as regras do ordenamento e que não estão sendo cumpridas nos aspectos pro mim alegados.

Os outros companheiros podem ajudar mandando os e-mails para o Ministério da Pesca (pedidos no post do Eriba) manifestando sua irresignação com as ações de ordenamento do Ministério, que em vez de contemplar todas as categorias de pescadores, estão indo além da lei e suprimento direitos e garantias individuais previstas na Constituição Federal.

Eu até poderia criar um modelo, mas prefiro deixar que cada um fale com o que manda seu coração e sua consciência...

Com isso acho que tudo reflui e eles voltam a conversar dentro das regras previstas em lei e fazem o acordo possível, pois cumprir a Lei 11.959 atualmente é impossível dado que não exstem trabalhos prontos que justifiquem o ordenamento dentro de premissas legais. Ah, e eles terão que definir o que é material predatório já que se é predatório para nós o é para todos, em função do princípio de isonomia das leis...

abs

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel,

Eu te devo minha filiação à APEGO desde 2008. Fiquei confuso um tempo atrás com a existência de uma outra associação goiana de pesca, mas vejo sua atuação de forma muito mais consistente que qualquer outra associação.

Fica como sugestão a criação de um post elucidando a todos como podem fazer para associarem-se à APEGO. Temos muitos goianos aqui no fórum e tenho certeza que a campanha terá resultados. Fica o meu compromisso também de fazer a divulgação nas minhas rodas de amigos.

Quanto ao ir no comitê da Dilma, com todo respeito as posições políticas de todos, enquanto essa turma do PT estiver no comando, não tem jogo. A visão deles é muito tacanha desses assuntos, e de outros também. O aparelhamento do Estado não permite visões técnicas a respeito dos temas.

No mais, tô contigo! Mete o pau e protocola sua ação para proibir a pesca em todo o território nacional. Só peço deixar claro o conceito de pesca: pescar é matar o peixe, sem interessar se é para venda ou consumo. Sugiro proibir o estoque de peixes, ou seja, peixe em freezer, geladeira, caixa de isopor, etc., passaria a ser contravenção ou crime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel, como ja comentei no post dio Eriba, acho a ideia de um modelo basico de carta, otimo, pois tenho certeza que isso vai aumentar a adesão.

Eu mesmo não tenho conhecimento suficiente e muito menos "português" para redigir algo com impacto!!!

Tvz uma carta padrão, simples, curta e com um espaço para a pessoa complementar!!

O que você acha? abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...