Ir para conteúdo

Lampiões, Refletores, Fogareiros e Lanternas.


Posts Recomendados

Imagem Postada arrow:: Imagem Postada arrow:: Imagem Postada

Pois é Amigos

Quem costuma pescar com freqüência, aos poucos vai se conscientizando que não é só o material de pesca que é importante na pescaria e quem pesca em barrancos, seja em rios, lagos ou represas, sempre irá precisar de pelo menos um destes acessórios e de todos se praticar a pesca noturna, incluindo aí, na montagem de acampamento, em barracas, etc, uma vêz que nestes locais, quase sempre não existe enegia elétrica, ou lanchonetes, portanto, eles acabam fazendo parte das tralhas de pesca.

Para a pesca noturna, o mais importante é saber utilizar o acessório certo e neste caso, o aconselhavel é utilizar os refletores a gás, com sua luz direcionada para frente do pesqueiro e serve para atrair os peixes.

O lampião a gás é inviável, acaba iluminando toda área do pesqueiro, reflete a sombra do pescador e de suas tralhas na água e isto fáz com que os peixes saiam do local, portanto ele é mais aconselhavel para iluminar o acampamento.

Por outro lado, o fogareiro a gás é o amigo para todas as horas, cozinhar, ferver água para café, etc.

Agora tão importante como possuí-los é fazer a manutenção constante dos mesmos e uma forma que indica que ela é necessária, é quando as chamas ficam amareladas.

Isto acontece porque geralmente o gás do bujão, contem impurezas, que acabam com o tempo entupindo uma pecinha existente nos mesmos, conhecida como giclê.

O giclê está localizado no registro de gás destes acessórios e são facilmente retirados para limpeza, com uma chave de boca que os acompanha na hora da compra.Na falta dela, uma chave automotiva igual ou um alicate também serve.

Uma vêz retirado o giclê, para limpá-lo basta pressioná-lo com um alicate de bico, na válvula do bujão e a pressão do gáz atende esta necessidade, limpando os "minusculos" furinhos existentes nesta peça. E para se certificar que ficaram limpos, basta colocá-lo contra a luz e constatar sua limpeza.

Outro componente destes acessórios, são as borracha de vedação, impedindo o vazamento de gás dos bujões. Na falta dela e na emergência, pode-se resolver o problema temporariamente com aquelas fitas plásticas usadas na vedação de conexões de água.

Há ainda a possibilidade de substituir os registros, giclê, borrachas de vedação ou queimadores de gás, pois eles são facilmente encontrados em lojas que vendem acessórios para fogão e até em lojas de pesca.

Ah! Não esquecer que uma boa lanterna também fáz parte de nossas tralhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre levo duas lanternas em minhas pescarias ... SEMPRE!!!

Mesmo que eu pretenda voltar ainda de dia, estão lá na minha tralha duas lanternas, as duas são do tipo HeadLamp (aquelas que se coloca na cabeça).

Uma é de led, a pilha dura muuuuito, e ilumina dentro do barco, para andar em barranco, montar barraca e talz.

Outra é de Xenon, é quase um Sealed Bean, é muito forte mesmo, não estou brincando, ilumina muuuito lonje, porém sua bateria dura apenas 3 horas, por isso levo as duas.

Como elas são compactas, as duas juntas ocupam o pespaço de uma lanterna comum.

A opção de ter a lanterna na cabeça é ótimo para quem pesca ou faz camping, pois sobra as duas mãos livres e talz, e se preferir pode levá-las na mão tb.

Uma delas tem tipo um strobo, muito útil para chamar a atenção no meio do rio/lago.

Um abraço e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu tenho essa Lanterna Richuang Super Cree LED Police,made in USA.

É uma lanterninha que cabe na palma da mão,quem vê não dá nada por ela pelo tamanho.

Quando comprei não tinha noção do"poder" da lanterna pois era de dia,e de noite liguei a lanterna e iluminei um prédio que estava a 4 quadras de distância,apaguei rapidinho,até parecia aquelas luzes de helicopteros iluminando as casas que vemos pela tv.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tópico antigo mas gostaria de expor minha opinião.

Quanto ao lampeão, uso um da Marine Sports, à pilha com lâmpada fluorescente, flutuante, à prova d'água e pode ser usado com bateria 12V. Não tenho do que reclamar, ilumina bem e nunca me deixou na mão.

Também levo lanterna de mão, no meu caso tenho uma UltraFire de 900 Lumens, ilumina muito! Show de bola esas lanterna. À prova d'água.

Imagem Postada

Concordo com o Marcos de que a luz atrai os peixes, mas não todos. Os peixes de couro fogem da luz.

Como minhas últimas pescarias tem sido focadas nas pirararas, então, nada de luz perto da água, qualquer luz ou barulho próximo da água, as piras vão embora.

Então, armo o acampamento a uns 10 metros da água e fico tranquilo.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Para locomoção com o barco à noite eu utilizo o Refletor Coleman (tipo cilibrin).

Na hora de colocar isca, mexer na caixa, etc., como meu barco não possui iluminação, eu utilizo uma lanterna de cabeça que, no momento, é uma da marca Guepardo.

Para iluminação do barraco eu utilizo lâmpadas fluorescentes ligadas à bateria do carro ou do barco. Tenho um pequeno gerador e extensões com lâmpadas preparadas, mas estou deixando de lado por conta do barulho.

Sobre o fogão eu utilizo um de 2 bocas. É pequeno, não ocupa muito espaço e, muitas vezes, adianta a refeição por ter as 2 bocas.

Pra finalizar, tenho sempre à mão uma lanterna de 1ª qualidade, sendo que no momento a melhor, na minha opinião é a Maglite de LED.

Gostaria de saber mais a respeito da colocação do amigo Marcos sobre a iluminação que atrai peixes, pois eu não saiba dessa. Isso pode acontecer em rios ou somente em pesqueiros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu for ao rio e não pescar à noite, é como se não tivesse ido. Gosto muito, principalmente no crepúsculo. Na pescaria noturna acho dificultoso quando se resolve mudar de ponto, procurar outro poço e apoitar nele. Mesmo assim não dispenso, pq sempre rende algum peixe de couro. Durante o trajeto também dá pra se admirar com os jacarés e pacas na margem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...