Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lilo

Rotor da bomba d'agua

Posts Recomendados

Olá Pessoal!

Meu nome é Lilo sou de Votorantim interior de SP, estou com um probleminha por favor alguem pode me ajudar?

Tenho uma Lancha de 16 pés com motor Evinrude de 70HP, troquei recentemente o rotor da bomba da agua,(Não Original), pois o mesmo danificou, abri a mufla para ter certeza que nenhuma parte da borracha tivesse subido, e esta tudo desentupido.

Acontece que agora a agua só circula e sai pela espia com o orelhão ligado na mangueira e na rabeta, quando coloco a lancha na agua a mesma não circula e não sai pela espia.

Desmontei novamente pensando que o rotor estivesse danificado, mas o mesmo esta normal.

Alguns dizem que deve ser o rotor que não é original, outros dizem que o paralelo tambem vai bem, alguem sabe me dizer o que poderia estar acontecendo? Existe posição correta das aletas de borracha do rotor?

Desde já agradeço!

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Lilo !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Lilo...seja muito bem vindo ao nosso fórum. É um prazer tê-lo aqui.

Rapaz....eu não entendo muito de motores não...Digamos q 0,1%...hehehe....mas vamos ver se eu entendi.

Pelo q vc diz...a sua bomba dágua deu defeito.

Vc foi lá e trocou-a por uma nova, porém, não original.

Seu motor apresentou o mesmo problema novamente.

Vc checou as borrachas de vedação, e tudo Ok.

Pergunta:

A única peça, de todo o motor, responsável em puxar a água pelo sistema de refrigeração é a bomba dágua???

Se sim, lascou....Vc terá mesmo q colocar uma original para saber se o problema está na peça.

Se não....vc terá q partir para outra peça. Me lembro q em uma pescaria q fiz, o motor (15hp) arrastou muito em trechos com areia...e com isso uma aranhazinha (parece uma pequena hélice com várias pás) estragou, e o motor parou de mijar, mesmo com a bomda dágua funcionando normalmente.

Bem...com eu disse, não entendo de motores de popa...mas veja se consegue todo o esquema técnico do sistema de refrigeração do motor e veja se o problema pode ser em outro lugar.

Ah...e não se esqueça de chegar toda a tubulação/conexões...talvez algo possa estar estrangulado ou obstruído.

Abs...e seja bem vindo novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Lilo,

Pode sim ser o rotor da bomba que não é original. Já aconteceu comigo de comprar esses rotores no Mercador Livre (35,00) e o danado "dissolveu" em uma semana. Coloquei o original (110,00) e já tem mais de ano e tá perfeito.

Como vç disse que com o orelhão o motor "mija", verifique o varão que aciona o rotor pois a água que vem da mangueira entra com pressão no motor, fazendo a água circular, enquanto que o rotor por não estar rodando deixa a bomba sem força para circular água para o motor.

Mantenha-nos informados.

Abs.

PS.: Também não entendo muito de motores.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, cai fora das paralelas.

O que acontece com frequencia é quebrar uma pá do rotor e subir para as galerias de agua. Ae lascou, se subiu alguma pá tem que tirar a cabeça de força do motor fora.

As vezes pode ter acontecido com o rotor velho, ou esse paralelo não esta legal.

O que pode ter acontecido tbm é uma montagem errada do rotor. Ja aconteceu isso cmgo, as pas quebraram, e por sorte não subiram para as galerias. Estavam todas soltas na parte onde vai o orelhão e junto do rotor.

Leva ele em algum mecanico bom.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Lilo, como toda peça, o rotor da bomba dagua tambem tem lado pra colocar sim.

Se vc tem habilidade pra desmontar e trocar, experimente mudar o lado que vc colocou a aranha.

No youtube tem varios vídeos que ensinam a trocar o rotor, dá uma pesquisada em "water pump".

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Pessoal???

Em media um desses reparos da Boamba D'água dura quanto tempo???

Grande Abraço!!!

Vai depender muito do uso e do local que vc navega.

Se vc navega em um rio que tem muito sedimento suspenso (areia, folhas) estas acabam agindo como uma lixa, diminuindo muito a durabilidade da peça.

Da mesma forma se vc pega muitos bancos de areia ou costuma sair com seu motor direto da areia da praia.

Eu tenho um tohatsu 18 1987 que ainda não precisou trocar, embora eu não use muito ele.

Vai mais da verificação visual da pressão do XIXI do motor mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá meus amigos!!

É com grande satisfação que retorno a este fórum para descrever sobre os problemas que eu encontrei com o rotor da bomba da água, conforme relato anterior que descrevi no dia 05/06/2010.

Em primeiro lugar quero agradecer de coração a todas as opiniões e ajudas que vcs me enviaram em resposta da minha dúvida, fiquei todo esse tempo sem contato pois eu queria ter a certeza da solução desse problema, para depois eu poder descrever aqui com absoluta clareza tudo o que aconteceu.

Não sou mecânico de motores de popa, tenho uma empresa e minha área de atuação é engenharia mecânica e projetos de máquinas especiais, ferramentais e dispositivos, mas sou teimoso para solucionar coisas que não conheço ainda, e além do mais, atualmente se encostarmos uma lancha em uma oficina, tenho certeza que a mão de obra será bem salgada, sem contar nos preços das peças que também vão querer ganhar um pouco em cima , então se tivermos alguma “Habilidade” e o problema não for “Tão” grave sugiro nós mesmos tentar arrumar, e entrar nós mesmos em contato onde vende as peças e fazer diretamente a encomenda.

Aproveitando este espaço, quero agradecer também imensamente o Sr.Wilson Hubner da Assistec Náutica (Paraná), fone (42) 3522-7433, onde além de ter um ótimo preço nas peças, foi uma pessoa de grande conhecimento e paciência para me aturar e me ajudar em todas as dúvidas que surgia na minha cabeça.

Em nossa vida deparamos com pessoas que apenas cumprem seu papel profissional do dia a dia, mas também encontramos excelentes profissionais que não visam somente os lucros, e sim querer entender e tentar solucionar os problemas que temos com a maior boa vontade do mundo, como se aquele cliente fosse o único!!!...E eu tive a felicidade de ter esse contato, que foi o Sr.Wilson.

Queria poder ter o previlégio de ter aqui em minha cidade ou mais próxima dela uma loja de Náutica como a Assistec, pois infelizmente, falando por mim, estou completamente órfão desse ramo aqui em minha região, pois a impressão que eu tive nesses últimos dias, foi de completa falta de preparo profissional na mecânica, como total falta de preparo no atendimento a clientes, seja por telefone ou pessoalmente.

Bem, vou resumir minhas descrições para que meu relato não fique tão grande sobre tudo que fiz para solucionar o meu problema.

1 – Se o rotor da bomba da água se espatifar, não fiquem desmontado parte por parte e testanto, pois isso levará mais tempo e não será um serviço confiável, e poderá ter a infelicidade de ter que desmontar a mesma coisa novamente, (Como foi meu caso).

Pode ser que para alguns resolva desmontando parcialmente, mas no meu caso não deu certo, e senti na própria pele isso, pois foram 3 mêses de tentativas para ir desmontando parcialmente as coisas e ir testanto, desmonta, monta, testa, desmonta, monta, testa......

O correto é desmontar tudo, rabeta, mufla, caixa onde fica o sensor termostático e o cabeçote, pois quando o rotor espatifa, sobe restos de borracha para tudo quanto é lado.

2 – Depois de inúmeras tentativas e conversas com algumas pessoas resumiu-se em:

a) Compra do rotor da bomba da água “Original”, R$104,00.

b) Compra da junta da mufla R$25,00

c) Compra da válvula termostática R$52,00

d) Compra da junta da válvula termostática R$2,00

Ontem fui até a represa testa-la e ficou muito boa, e outra dica, somente com o orelhão ligado na rabeta não significa que o rotor esteja ok, e nem colocar um tambor simulando o motor estar sub-merso, isso também não é confiável, o correto é coloca-la no seu habitat natural e testa-la definitivamente.

Pessoal, desculpem pela minha empolgação e sinceridade acima, quero deixar um grande abraço a todos e se surgir alguma dúvida que eu possa ajudar, é so falar!!

Compartilhar este post

Link para o post

eu faço a manutensão do meu a cada ano, e mesmo que o mecanico fale que ele est bom eu mando trocar, justamente por rececamento, pode pifar o motor.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo,tem varias coisas q podem causar isso,1o observe se nao ta saindo gas de descarga no tubo espia? se tiver pode ser q seu motor ta con alguma junta queimada,principalmente a do cabeçote,ja vi cassos mai serio q era ate o bloco trincado,alguns motores tem como vc colocar a rabeta dentro d'agua e com auxilio de uma furadeira girar o eixo,e observar se ta mandando agua com preçao,se tiver,ta tudo ok com a bomba,o problema é pra cima.

Faça esses teste ai,qualquer coisa me fale,se nao der pra testar no lugar,tente colocar ele num tambor,cuidado so para nao engrenar marcha.

abraçao

Compartilhar este post

Link para o post

Maninho... Rotor é muito barato em comparação com o estrago que ele pode causar.

Compre sempre um original e troque de 50 em 50 horas ou uma vez por ano.

Compensa demais... E com certeza ele tem a posição correta de encaixe.

UM abraço!!!

Eriba.

Compartilhar este post

Link para o post

eu faço a manutensão do meu a cada ano, e mesmo que o mecanico fale que ele est bom eu mando trocar, justamente por rececamento, pode pifar o motor.

Isso ai maninho.. vc ta certinho.

Ai Terá motor ativo pra sempre.

Um abraço!!!

Eriba.

Compartilhar este post

Link para o post

Trocar o rotor de vez em quando é muito prudente

para quem roda pouco, como eu, em agua de represa a cada 2 anos é o suficiente

ja quem navega em agua com muito barro/areia é recomendável que troque com intervalos menores

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso