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Agora me explica uma coisa....


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Linha 50-60 lb

Snap 80 lb

split ring 50 lb

Garatéias 4-5x

Vara 20-25 lb

E uma carreta com freio que não passa de 6kg (12 lb)

Porque diabos o Tucunaré abre a Puts do split ring ou arrebenta o pitão ao invés de tomar linha da carreta ????

- O caboclo taca o dedo no carretel ?

- É fadiga do material depois de várias pescarias ?

Nunca tive um split ring aberto e nem um pitão arrancado. Só garatéias abertas... Mas nunca consegui ententer a lógica da coisa... rsrsrsrs

Ah, tb nunca pesquei os Açus... rs

Tucunaré Açu tem alicate na boca ? rsrsrsrsrs

Abraço,

Edu Nakiri

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Pior que não é só os Açus...

Já vi azulão arrancar o pitão da Trairão, e pinima abrir argola e palitar os dentes com garatéia de uma borá 10 rsrsrsrsr

Com relação ao freio da carretilha, o fato do peixe não tomar a linha até acabar está relacionado com a ação da vara, que aumenta em muito o freio da carretilha.

Acho que é isso, vamos ver o que o mestre Eloy tem a acrescentar

Bração!

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Perdi dois brutos na última estada em SI. Ambos abriram o split ring da caribe lures.

Uso todos os recursos disponíveis para cansar o peixe, o dedão, o dedinho, ponta da vara dentro da água, etc... e quando é o caso sigo os ensinamentos do mestre Xandego: destravo o carretel.

Uso o drag em torno de dois quilos. Em linhas até 0,40mm é a situação em que você consegue puxar linha da carreta com a mão nua.

Nas mesmas condições em que perdi o primeiro peixe, tirei um 19 lbs no dia seguinte, mudei apenas a caribe. No dia posterior perdi o outro com o mesmo equipamento e mesmas condições. A única variante foi que o ataque se deu muito próximo ao barco, aproximadamente 5m.

Creio que a violência do ataque conjugada com a linha curta não dá tempo à carreta para soltar linha. Aconteceu tudo muito rápido.

Abrax

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Oi Waltão...

É só adrenalina, e em ambos os casos eles correram para o meio do lago, não havia motivo para travar o carretel no dedo.

Um dos splits voltou pendurado na isca, parecia um c bem escancarado. No relato fev/10 o Fabrício colocou uma foto.

Neste final de semana o Thomas Toa Toa. quebrou uma 25 libras em um azulão.

É impressionante, mas não vejo explicação científica para os fatos. Ficamos só no achismo.

Abrax

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Hummmm......

A explicação do Luiz coincide com o relato do Eloy.... Pode ter sentido, mas me parece que a diferença de forças é tão grande (3Kg drag contra 20Kg split ring).... Será que o Açú gera 7x mais força que o drag consegue aguentar tão rápido que não dá tempo do drag ceder ?

Hummmm..... Mistério.... rs

Mas Eloy, guardadas as devidas proporções, já aconteceu comigo de ir para SM e pegar peixes na casa dos 4Kg com garatéias originais da Rapala e, numa outra viagem para o mesmo lugar, os bicho de 3Kg abrirem garatéias reforçadas.... Vai entender.... rs

Valeu pelas teorias ! Em busca da verdade ! rsrsrs

Abraço !

Edu Nakiri

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Palpitando....

1-É comum ouvirmos relatos de garatéias abertas em grandes hélices.Muito menos frequente os relatos de iscas meia água tipo Prima, Perversa e etc. com garatéias abertas,mesmo que em capturas ou ataques de peixes grandes.Na minha opinião garatéias grandes proporcionam algum tipo de alavanca na boca dos tucunas causando sua abertura.Pode fazer o teste em aparelho,o anzol da High Roller é muito mais forte que o de uma Perversa por exemplo,como que na prática eles abrem mais?!

2-Difícil de medir mas um peixe de 19 lbs,como o citado acima, certamente dobra ou triplica o peso do seu corpo na hora do ataque.A própria resistência da água também é um fator de multiplicação de peso.Vai somando tudo isso,mais fadiga natural de material.....

É só palpite pessoal.rsrsrs

Abraço.

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Edu...

Os splits da caribe eram fracos, creio que umas 30 lb, mas já mudaram. O João Luiz Toa Toa levou umas à SM que tinham uns splits de segurar boi bravo. Dá a entender que a caribe ouve os pescadores...

Já medi a resistência de uma trairão e tanto as garatéias quanto o pitão aguentaram 12 kg, isso com a força sendo exercida no fundo do anzol. Levei para Barcelos e tirei vários pacas. Depois ela abriu em um tucuna fogo.

Axismo: deve ter engatado na ossada e aí a força é feita só na ponta do anzol...

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Pra mim a explicação está perfeita!

Parabéns

Abraços

Beto

Vou dar um exemplo: surtei::

Para tirar a linha da inércia,a força inicial é muito maior que o DRAG da carretilha ,dependendo da magnitude da força aplicada:

arrow:: Suponha um carro parado,numa superfície plana que necessita 200 kilos de força para se mover;

arrow:: Um cabo amarrado ao parachoque do carro e engatado a um guincho aplica lentamente uma força de 205 kilos,o carro se move lentamente,adquire uma velocidade ,e após estar se movendo a força para puxar o carro naquela velocidade é menor de 200 kilos.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arranca o parachoque do carro ,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o cabo seja amarrado no chassi do carro e que o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arrebenta o cabo no seu ponto mais fraco,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

Quando o tucuna(guincho) ataca e é fisgado,muitas variantes acontecem:

arrow:: Tamanho,velocidade,posição e força do ataque;

arrow:: Como foi fisgado,pela boca,pelo lado ,uma garatéia,duas garatéias;

arrow:: Qual o drag da carretilha naquele momento;

arrow:: Qual a ação da vara;

arrow:: Qual a elasticidade da linha;

arrow:: Qual a força que o pescador usou para dar a fisgada;

arrow:: Qual a distância do peixe em relação à ponta da vara(momento);

Se a força resultante em um determinado instante, for maior que a

resistência de um componente,ele cede(garatéia,split ring,snap,linha).

Abraços. oloko::

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Grande Luiz, vc tem razão boa parte da explicação do que acontece para arrancar pitoes e abrir splits é essa sim, porem todos estao a esquecer o atrito da linha com os passadores, principalmente quano essa linha multifilamento aplica uma pressão sobre eles.

É facil testar essa diferença:

1) Monte um conjunto e amarre a ponta da linha a um boga gripe.

2) aperte o drag ate a metade

3) dando ponta de vara para o boga grip, tracione a carretilha até o drag ceder e faça a aferição.

segunda etapa, o mesmo movimento, porem agora com a vara inclinada fazendo com que o angulo entre a linha e a ponteira seja proximo de 90 graus.

A vara ira envergar, não ceda o cabo, mantenha a inclinação e tracione até o drag ceder

É bem diferente uma coisa e outra!!!

abços!!!

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Pra mim a explicação está perfeita!

Parabéns

Abraços

Beto

Vou dar um exemplo: surtei::

Para tirar a linha da inércia,a força inicial é muito maior que o DRAG da carretilha ,dependendo da magnitude da força aplicada:

arrow:: Suponha um carro parado,numa superfície plana que necessita 200 kilos de força para se mover;

arrow:: Um cabo amarrado ao parachoque do carro e engatado a um guincho aplica lentamente uma força de 205 kilos,o carro se move lentamente,adquire uma velocidade ,e após estar se movendo a força para puxar o carro naquela velocidade é menor de 200 kilos.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arranca o parachoque do carro ,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o cabo seja amarrado no chassi do carro e que o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arrebenta o cabo no seu ponto mais fraco,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

Quando o tucuna(guincho) ataca e é fisgado,muitas variantes acontecem:

arrow:: Tamanho,velocidade,posição e força do ataque;

arrow:: Como foi fisgado,pela boca,pelo lado ,uma garatéia,duas garatéias;

arrow:: Qual o drag da carretilha naquele momento;

arrow:: Qual a ação da vara;

arrow:: Qual a elasticidade da linha;

arrow:: Qual a força que o pescador usou para dar a fisgada;

arrow:: Qual a distância do peixe em relação à ponta da vara(momento);

Se a força resultante em um determinado instante, for maior que a

resistência de um componente,ele cede(garatéia,split ring,snap,linha).

Abraços. oloko::

E ainda tem mais: Não é só o peso do peixe...ainda tem a força e a velocidade com que ele pega a isca....isso é muito mais que o peso em si.

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:bompost:

mestre:: mestre:: mestre::

Mais uma pequena contribuição para o debate:

A lavanca feita pela vara diminui muito a força exercida na fição da carretilha. Quanto maior a vara e quanto melhor ela absorve a força exercida pela peixe, menos força é exercida na carretilha. Ainda tem a elasticidade das linhas (maior nas monofilamento, menor nas multi...), a velocidade do peixe no momento em que ele atinge a isca (quem não lembra daqueles exercícios de física: um ovo atirado do 12º andar chega ao solo com um peso de 2 toneladas...).

É a ciência a serviço da pesca!!

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Rapaiiizzzzzzzzzzzzzzzzzz, a parada é sinistra, heinnnnnnnnnnnnn...

Vou dar um exemplo: surtei::

Para tirar a linha da inércia,a força inicial é muito maior que o DRAG da carretilha ,dependendo da magnitude da força aplicada:

arrow:: Suponha um carro parado,numa superfície plana que necessita 200 kilos de força para se mover;

arrow:: Um cabo amarrado ao parachoque do carro e engatado a um guincho aplica lentamente uma força de 205 kilos,o carro se move lentamente,adquire uma velocidade ,e após estar se movendo a força para puxar o carro naquela velocidade é menor de 200 kilos.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arranca o parachoque do carro ,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

arrow:: Vamos supor que novamente para rebocar o carro parado,o cabo seja amarrado no chassi do carro e que o guincho aplique repentinamente uma força de 500 kilos,arrebenta o cabo no seu ponto mais fraco,porque a magnitude da força para tirar o carro da inércia foi grande.

Quando o tucuna(guincho) ataca e é fisgado,muitas variantes acontecem:

arrow:: Tamanho,velocidade,posição e força do ataque;

arrow:: Como foi fisgado,pela boca,pelo lado ,uma garatéia,duas garatéias;

arrow:: Qual o drag da carretilha naquele momento;

arrow:: Qual a ação da vara;

arrow:: Qual a elasticidade da linha;

arrow:: Qual a força que o pescador usou para dar a fisgada;

arrow:: Qual a distância do peixe em relação à ponta da vara(momento);

Se a força resultante em um determinado instante, for maior que a

resistência de um componente,ele cede(garatéia,split ring,snap,linha).

Abraços. oloko::

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Eloy,

No meu caso na SM, a explosão ocorreu a menos de um metro do barco e estava com a frição solta, pela distancia acredito que não tenha dado tempo de tomada de linha partindo a vara de 25 lbs em 2 pedaços e explodindo os passadores.(postei fotos da vara lá no relato)

Acredito que existam inúmeros fatores para perder um tucuna nesta situação indiferente da libragem utilizada, como por exemplo a posição por onde o bicho ataca a isca é uma delas.

Já ví um caso de um tucuna bruto na AM atacar a isca por trás e depois de muita briga ser retirado com uma varinha de 17 lbs, mas também já ouvi casos de ele explodir por cima da hélice vindo de lado e arrebentar tudo.

Acredito que quando o ataque ocorre lateralmente a isca, a probabilidade de perder é maior pois existe a torção das ferragens além do arranque do Bruto.

Arranque mais torção...já era!kkk bang:: bang:: bang::

Abração

Oi Waltão...

É só adrenalina, e em ambos os casos eles correram para o meio do lago, não havia motivo para travar o carretel no dedo.

Um dos splits voltou pendurado na isca, parecia um c bem escancarado. No relato fev/10 o Fabrício colocou uma foto.

Neste final de semana o Thomas Toa Toa. quebrou uma 25 libras em um azulão.

É impressionante, mas não vejo explicação científica para os fatos. Ficamos só no achismo.

Abrax

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