Ir para conteúdo

A cor do fundo do barco (calado e bordas)


A cor do fundo do barco (calado e bordas) pode influenciar na pesca?  

18 votos

  1. 1. A cor do fundo do barco (calado e bordas) pode influenciar na pesca?

    • Sim
      7
    • Não
      8
    • Não sei responder
      3


Posts Recomendados

Acredito que esta pergunta possa ser um tanto quanto polêmica, porém interessante. Deixando bem claro que em nenhuma hipótese a idéia de tentar mudar o design das embarcações, o objetivo da pergunta é apenas como curiosidade. Considerando-se situações em que a embarcação tenha que se aproximar muito do local desejado para os pichos ou até mesmo ficar sob o local onde os peixes possam estar, será que as cores do fundo do barco exerceriam algum tipo de influência no comportamento dos peixes :?:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ibili,

Questão interessante essa !

Tenho a impressão que não !

Há uma "tese" de que peixe não vê cores, mas "nuances"...

Acho que não faz muita diferença, até porque existe a refração da luz quando entra na água, e isso ( por si só ) já deve minimizar a situação...

Outro aspecto, é que quem vem "de baixo", não deve saber onde é o limite de altura da água, até chegar nela... Os grandes bagres quando estão sendo "içados" e vêem a "claridade, de uma maneira geral, refugam e dão mais umas "corridas", mas isso só acontece praticamente em cima do bote... Depois de pensar ( e escrever ) sobre o assunto, estaria mais inclinado a optar pelo "Não" e não pelo "não sei dizer"... Mas sob a angulação de "observação", sem qualquer base técnica para tanto...

Também fiquei curioso com as demais opiniões... Aguardemos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ibili,

Questão interessante essa !

Tenho a impressão que não !

Há uma "tese" de que peixe não vê cores, mas "nuances"...

Acho que não faz muita diferença, até porque existe a refração da luz quando entra na água, e isso ( por si só ) já deve minimizar a situação...

Outro aspecto, é que quem vem "de baixo", não deve saber onde é o limite de altura da água, até chegar nela... Os grandes bagres quando estão sendo "içados" e vêem a "claridade, de uma maneira geral, refugam e dão mais umas "corridas", mas isso só acontece praticamente em cima do bote... Depois de pensar ( e escrever ) sobre o assunto, estaria mais inclinado a optar pelo "Não" e não pelo "não sei dizer"... Mas sob a angulação de "observação", sem qualquer base técnica para tanto...

Também fiquei curioso com as demais opiniões... Aguardemos !

Pois é, Kid M !

Tem algumas situações pelas quais já passei que pude observar algo nesse sentido, resolvi não escrever agora para não deixar a enquete tendenciosa. Eu também estou muito curioso com as respostas e opiniões dos amigos pescadores.

Grande abraço,

Ibilli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito; eu fui o único que respondeu sim (e sem hesitar!)...

Minha convicção vem da observação que a pesca embarcada de traíras durante o dia é plenamente desaconselhável se os pinchos forem curtos (geralmente são!). Durante a noite e com barco de casco escuro; eu já peguei traíras que atacaram a isca quase que do lado do barco! Coisa como 1 metro!

Considerando que a visão dos peixes é baseada em movimento, muitas vezes eu vi a traíra sair de seu esconderijo, nadar até a isca e mordê-la; e a traíra não me viu apenas porque eu estava completamente imóvel!

Cores chamativas do barco podem despertar especial atenção do peixe; facilitando que este perceba um movimento ou qualquer outra coisa ?estranha?...

Assim como eu uso roupas escuras pra pescar de noite, e roupas claras para pescar de dia; penso que com o casco do barco deveria ser o mesmo! A única coisa que deve chamar a atenção do peixe é a isca!

Um abraço a todos!

E Ibilli, valeu pela questão levantada! Parabéns!!! 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está precisando chegar alguém com conhecimento de causa para deixarmos de "acho" e nos basearmos em algo com mais consistência !

Nada que venha mudar nossos hábitos de pesca, mas que responda nossa curiosidade... Nessas questões, a experiência e observação são sempre importantes ( em qualquer dos pontos de vista defendidos ), mas o tal "teste de São Tomé" ( ver para crer ) muitas vezes precisa ser usado, e não precisa ser "ver", e sim "entender" o porque de uma, ou outra razão !

Que venham os "conhecedores" de temas "encroados"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P :P :P ACREDITO QUE QUANDO O PESCADOR COMEÇA A SE PREOCUPAR COM A COR DO BARCO, DA ROUPA, DA CUECA, ....É PORQUE NÃO TÁ PEGANDO NADAAAAAAAA :P :P :P :twisted: :twisted: :D :D :twisted: :twisted:

Tu não perdoa mesmo, heim !!! rss....

:twisted: :twisted: RABUGENTO :twisted: :twisted:

..... pelo menos vc deu seu voto :?:

:D Grande abraço,

ibilli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xico Jorge; já reparou que as linhas coloridas são mais atacadas por peixes?

Como alguém me explica, por exemplo, o peixe atacar miçangas coloridas?...

Eu respondo!

Porque a cor chamativa ressalta o movimento!

Também porque a cor ressalta que o corpo em questão não é mais um objeto qualquer!

Se uma miçanga já é suficiente para chamar a atenção do peixe, que dirá um barco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Seguindo na onda do "achismo" eu acho que a cor do fundo da embarcação tem alguma influência na produtividade da pescaria. 

Delimitando o assunto para uma situação de rio ou lagoa (não conheço pesca embarcada marítima) eu acho que, se uma miçanga já chama a atenção do peixe, imagina um barco! Créditos ao Moacyr Sacramento (2007).

Além disso, se as cores não importassem aos peixes, eles não seriam, em grande maioria, claros na parte inferior e mais escuros na parte superior (para serem menos detectáveis aos predadores). Ainda mais, li (na net) algumas matérias (não científicas) que falam que os peixes enxergam todo o espectro luminoso e além de nós, reles humanos, ainda enxergam o ultravioleta. 

Corroborando com esse achismo, há a escolha das cores (sim, cores!) das iscas, das linhas, dos anzóis... se peixes não se importassem com cores nós (os reles humanos) não nos importaríamos com as cores dos nossos materias de pesca.

Ainda, os pescadores de carpas (pude observar em Portugual) usam técnicas para essa modalidade de pesca onde a preocupação pela camuflagem é obsessiva (acampam camuflados dos pés à cabeça por dois ou três dias, com poucos movimentos para não serem notados pelas grandes carpas!!).  

Por conta dessa teoria achófila, penso em pintar o fundo das minhas embarcações (uma chata de cinco metros e um caiaque de pesca) de cor branca, ou seja, a cor que os peixes veem olhando de baixo pra cima, como a barriga dos peixes.

 Vai que...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gian, de fato eu tb concordo em partes com vc, o fundo do barco teria uma diferenca.... mas alguns peixes sao atraidos pelo diferente e outros por cores, por exemplo, tucunare é um deles, outros nao veriam nada, apenas algo escuro sobre eles, isso é algo polemico quanto o porque da galinha atravessar a estrada... 

 

talvez pra pescar de espera isso seja um problema, mas que raios de peixe seria grande igual um barco e faria reflexo de luz solar como todos os barcos fazem , especialmente, os apenas de aluminio? e ja pescamos assim ha decadas e decadas... 

 

no fim, acho q eh gastar dinheiro a toa, e ainda ficar todo riscado a cada uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...