Ir para conteúdo

Giradores em iscas de helice, sim ou não?


Mauro Nakatani

Posts Recomendados

Como aqui é um forum onde muitos são apaixonados em iscas de helice, gostaria de saber se o girador é item obrigatório ou fica a critério do pescador.

Na isca da MS, TNT, esse acessório já vem na isca, o que quer dizer que a empresa, não só aprova, mas acredita ser indispensavel, nas Iscas do Jenner, pela presença da quilha, acredita-se que essa não vai girar no proprio eixo, e dai? com ou sem o girador?

O principio do girador, concebe, que a isca vai girar no proprio eixo, ou seja vai criar um campo giratótio que no final afetaria a linha, se eu colocar um girador na ponta estou admitindo que a isca vai fazer esse movimento, dai pergunta que quero entender,

Eu quero que a isca gire ou não? para quem esta construindo isca como eu, esse é um detalhe muito importante, pois posso trabalhar formas para que a isca gire menos, ou mesmo não gire no proprio eixo, como posso balancear garatéias e helice para diminuir esse movimento, mas se no final de tudo voce colocar um girador, toda a estratégia de montagem da isca foi desnecessária.

Desculpe a delonga, mas a idéia da pergunta não é saber se voce usa ou não um girador, é entender para que ele esta lá, voce quer ou não quer que a isca gire no proprio eixo, acho que isso é que tem de estar claro.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Mauro...

Eu NÃO quero que a isca gire. Torce a linha, favorecendo os enroscos, enfraquece e a torna mais áspera ao dedo.

Todas as slim que utilizei até hoje, inclusas as quilhadas, requerem o girador.

As turbos são melhores neste aspecto, porém, têm aquele problema de alongar o pitão traseiro...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb recomendo o uso de giradores. Quando se usa exclusivamente iscas de hélice, em 3 ou 4 dias a sua linha já está em frangalhos, por conta das torcidas da isca.

Nas RIP de 6.25, q usam 3 garatéias, o próprio peso das garatéias fazem com q a isca torça menos....mas aos poucos ela vai girando.

As TREX tem quilha. Quando estão novas tendem a torcer pouco....mas a medida em q vão arranhando, vão criando arrasto....daí, começam a girar tb.

As TNT usam um excelente girador...mas pela pequena largura da hélice, e pela grande largura do corpo da isca, acredito q TALVEZ, esse girador nem fosse necessário...heheee...mas já q colocaram, é pq precisa.

Em minha última pescaria eu usei muito a TREX 170 Frankentein com um giradorzinho no nariz... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Mauro...

Eu NÃO quero que a isca gire. Torce a linha, favorecendo os enroscos, enfraquece e a torna mais áspera ao dedo.

Todas as slim que utilizei até hoje, inclusas as quilhadas, requerem o girador.

As turbos são melhores neste aspecto, porém, têm aquele problema de alongar o pitão traseiro...

Abraços

100% aprovado!!

As turbo tendem a torcer menos devido a cada hélice girar para um lado...

Abraços e bóra pescar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ninguém quer iscas girando, mas existem modelos que poderiam ajudar a não girar, não pelo fato de torçer a linha, mas mesmo pelo fato do giro não ajudar em nada a eficiencia da isca, tem um modelo gringo que tem aletas, tipo rapala sub-walk, e garatéias giratórias, de certo para que o peixe gire sem girar a isca, vou tentar aproveitar essas idéias nos meus prototipos, assim que conseguir alguns avanços vou colocando por aqui.

http://www.tacklewarehouse.com/icast09. ... e=BASTAR09

Se alguém já viu essa isca pessoalmente poderia dar um feed-back para nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viajando na maionese......kkkkkkkk, o avião de helices monomotor não gira na proprio eixo porque? porque tem asas? aerodinamica? acho que entender um pouco de aerodinamica pode nos ajudar....kkkkk, o duro e pesquisar sobre o assunto.

Quando se tem tempo de sobra, dá para pensar muita bobagem....... rindo3:: rindo3:: rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naka-san esse modelo de iscas são novidades mesmo... tem um corpo muito parecido com as Buzzjet da Deps... sem a barbela... e esse sistema de girar a garatéia veio das Pencil Popper da Cotton Cordell... é um sistema antigo... é um tipo de um girador rolamentado embutido... mas só no meio da isca...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naka-san esse modelo de iscas são novidades mesmo... tem um corpo muito parecido com as Buzzjet da Deps... sem a barbela... e esse sistema de girar a garatéia veio das Pencil Popper da Cotton Cordell... é um sistema antigo... é um tipo de um girador rolamentado embutido... mas só no meio da isca...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

No caso dessa isca a garatéia é que gira, olhe bem no modelo da garatéia, ela é montada feito um girador. Tem dela para vender em separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iscas grandes, conforme o Fabricio já salientou, torcem menos a linha.

uso durante dois a 3 dias e depois inverto toda a linha do carretel.

não costumo usar giradores!!

Porem é uma carga de linha por semana de pesca!!!

Idem!

Só acrescentando que não uso girador também pq não uso lider com isca de helice. E para prender o girador a gente tem que usar um split ring, aí vez por outra a multi fica entrando no split ring e embolando. um porre... mesmo motivo pelo qual não uso snap com helice, a multi embola no snap e mata o trabalho da isca bem na hora que mais preciso dele... acerto a isca num ponto bem promissor e quando vou trabalhar não dá certo pq a multi embolou no snap... affff é pessimo isso...

Alem do que Vini falou, eu costumo soltar a linha toda com o barco em movimento. Faço um "corrico" somente com a linha, ela destoce toda e tá pronta novamente... Sei que ela já perdeu um pouco da resistencia mais pelo menos não atrapalha os arremessos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas RIP de 6.25, q usam 3 garatéias, o próprio peso das garatéias fazem com q a isca torça menos....mas aos poucos ela vai girando.

Lembra Mauro de nossa conversa por mp? Veja que o Fabricio pensa igual a mim e fez o mesmo comentario que te fiz...

- Volume das garatéias seguram a isca - As garateias funcionam como âncoras..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou representante da Jennerlure, entrei em contato com a Fábrica para saber mais sobre estes problemas que acontecem com as iscas de hélices em geral.

Tive as informações, que podem tirar toda estas dúvidas.

A Jennerlure levou 2 anos e meio investindo e desenvolvendo suas iscas para facilitar o máximo o trabalho do pescador em relação ao peso e o deslocamento fácil, evitando torções e uso desnecessário de outros componentes (como giradores etc.), que aumentaria o seu peso desnecessariamente.

Bom, as informações que tive, para que a isca não gire (isso para todas as iscas de hélices)é que devemos observar o conjunto do sistema de hélice como:

A hélice deve ter uma folga entre a anilha da isca e a anilha do olho do pitão entre 1 a 2 mm assim ela (a hélice) fica livre pra girar sem ter contato com a isca,

Evitando assim o seu giro.

É costume de quando pegamos alguns peixes o pitão entortar ou girar saindo do ponto, ai o pescador sem analisar estes fatos, tenta acertar e apertar o pitão demasiadamente, encostando a hélice na anilha da isca e na anilha do olho do pitão, ai quando trabalhada a força da hélice apertada vai fazer que também a isca gire.

Outro ponto é o alinhamento do pitão em relação ao corpo da isca, ele deve estar 100% na horizontal e nunca um pouco pra cima ou pros lados.

Se mesmo assim o problema não for resolvido, tente entortar o pitão um pouquinho pra baixo, esse processo diminui muito o giro da isca.

Espero ter contribuído com solução para este problema.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb. (e acho que ninguem goste) de linha torcida,,, tb nao goste de girador,,, ou seja no final do dia é um tal de tirar lider,,, soltar linha na água c\ o barco em movimento,,, p\ tentar destorcer a linha (ajuda mas não zera o problema). sem contar q a isca girando e helice menos,,, ja´que uma parte da força que vc. usou fez a isca girar,,, quando se apenas a helice girasse,,, seria muito +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...