Ir para conteúdo

Como trabalhar Jig?


Posts Recomendados

Enfim, como se usa o jig na pesca do tucunaré? blink::

Lanço e vou trazendo com toques? Ou uso recolhimento contínuo?

Isso desse jeito mesmo... aí se vc esta enxergando ou conheçe a profundidade de onde vc está pescando, vc pode jogar e esperar o jig afundar até a profundidade que vc deseja e vir recolhendo e dando os toques conforme mencionou... pode ser contínuo também, dependendo do jig (pena e/ou bucktail) Durante o recolhimento, vc pode parar novamente e deixar ele afundar e chegar denovo na profundidade que deseja.

Se o local for limpo e tirer um cascalhinho no fundo. Vc pode até deixar ele encostar no fundo, da uns toques de ponta de vara recolhendo e deixando ele tocar novamente no fundo... joia:::

Ou "solto" ao lado do barco e fico dando toques, fazendo ele subir e descer verticalmente (batendo ao fundo)?

Naonao:: Desse jeito é o Jumping Jig, aqueles de metal... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Bruca! Agora que lembrei desses bucktail, só estava imaginando os jumping e pena. Pelo que entendi então estes serão trabalhados mais ou menos como se trabalha uma colher?

Os jumping então eu trabalho sempre da forma descrita (como o próprio nome diz)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns que além do Bucktail vem com um grub de silicone (Williason)... gosto deles tb.

Isso mais ou menos como uma colher.

Os JJ é assim mesmo, chega no local desce do lado do barco e fica cutucanto com a ponta de vara... deixa encostar no fundo da uns cutuções e volta e encostar no fundo... sempre na vertical o barco precisa estar parado caso contrário qdo passar numa estrutura prende... dá pra fazer o esquema anti-enrosco, usar somente o Assit hook para evitar que prenda muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beto,

Eu trabalho das seguintes maneiras: (i) arremesso, deixo ele afundar um pouco e começo o recolhimento mais lento, sempre dando toques de ponta de vara para cima, de modo que ele suba e desça, dando "pulinhos" (ui) dentro d'água; ou (ii) arremesso, deixo ele afundar um pouco e começo o recolhimento mais rápido, dando os toques de ponta de vara para baixo (como uma twiching bait ou sub-superfície). Assim ela trabalha um pouco mais acelerada, dando "sprints" e parando.

Não sei se é a forma certa, mas funcionou comigo!

Ah... a Caribe Lures tem uns jigs ótimos, com um trailer longo e volumoso. Aparentemente aquilo não se parece em nada com um peixe, mas dentro d'água é outra coisa. É muito produtivo!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra cobrir rebojo ou ver se "alguém" atendeu a chamada de uma helice pode esperar a pancada na caida da isca. Arremesse sutil e fique atento.

Os borboletas/amerelinhos pegam no trabalho lento. Pindocando no lugar que caiu a isca e recolhendo a folga de linha.

Os açus e azuis gostam mesmo de um trabalho rapidão igual isca de meia-agua. Vc controla a velocidade para que o jig não vá pra superficie, e vem "descendo" a mão dando inúmeros toques de ponta de vara... e cuidado pro peixe não tomar a vara de sua mão...srrs Eu quase perdia um conjunto meu...

O que eu faço é juntar os dois trabalhos acima. Arremesso, dou umas pindocadas no lugar que a isca caiu e em seguida vendo trazendo em direção do barco igual isca de meia agua... tem dado certo comigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Jumping Jig só funciona em águas mais profundas, o que não é o caso dos lugares onde os grandes açús estão... Você pode ter sucesso no Telles Pires, Xingu, em represas (Serra da Mesa, p.e.) ou nos afluentes do Madeira (Sucunduri, Acari...), mas em Barcelos e SIRN nem precisa levar.

E o que dizem ter sucesso com os tucunas quando estão mais preguiçosos é o Jig ou o Jumping Jig?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Jumping Jig só funciona em águas mais profundas, o que não é o caso dos lugares onde os grandes açús estão... Você pode ter sucesso no Telles Pires, Xingu, em represas (Serra da Mesa, p.e.) ou nos afluentes do Madeira (Sucunduri, Acari...), mas em Barcelos e SIRN nem precisa levar.

E o que dizem ter sucesso com os tucunas quando estão mais preguiçosos é o Jig ou o Jumping Jig?

Então Gustavo, mas eu usaria justamente na busca pelo Azul...minha família mora em Palmas-To, então todas as férias pesco aqui no lago e vou para o Angical daqui a uns dias também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto,

Jumping Jig só funciona em águas mais profundas, o que não é o caso dos lugares onde os grandes açús estão... Você pode ter sucesso no Telles Pires, Xingu, em represas (Serra da Mesa, p.e.) ou nos afluentes do Madeira (Sucunduri, Acari...), mas em Barcelos e SIRN nem precisa levar.

E o que dizem ter sucesso com os tucunas quando estão mais preguiçosos é o Jig ou o Jumping Jig?

Então Gustavo, mas eu usaria justamente na busca pelo Azul...minha família mora em Palmas-To, então todas as férias pesco aqui no lago e vou para o Angical daqui a uns dias também.

Aí sim! O pessoal que usa (eu particularmente nunca tentei) usa eles com assist hooks, para evitar que se enrosquem facilmente (o que occorre com as garatéias). Aí é jogar na água, deixar bater no fundo e subir dando toques. Acho que tem um tópico sobre isso em algum lugar...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto

Creio que estos são exemplos do que comumente se chama "jig" (ou "peninha"):

Imagem PostadaImagem Postada

Claro que há infinitas variações, assim como os "jumping jigs":

Imagem PostadaImagem Postada

Certo?

O que já vi o pessoal usar para tucunas é o primeiro.

Alguém já usou jumping jig para tucunaré?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...