Ir para conteúdo

Vara para lançar hélice


BetoLaureto

Posts Recomendados

Pessoal, sempre que vejo relatos aqui - principalmente amazônia - e postam o material utilizado, vejo que, quase via de regra, as varas são 25lb. Essas seriam as utilizadas para trabalhar as grandes hélices, correto?

Mas e o casting? Digo, acho que o máximo que já vi em varas 25lb é 1-1/2oz, em torno de 42g, sendo que grande parte é 1oz (28g). Comprei umas hélices (varias até 28g), e tem algumas bitelas (Amazon Ripper, e outras Luhr Jensen) que pesam entre 45g e 55g!

Vcs usam essas 25lb mesmo para lançar essas maiores ou eu é que não vejo escrito nos relatos varas de maior casting (a única de 2oz que as vezes vejo é a Amazon Tucuna...mas mesmo assim, tem hélices que sao mais de 2oz, como essa LJ de 55g)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a melhor coisa é vc montar o conjunto e ver como fica!!!!

so de pegar e olhar ja sabe se aguenta!!!

E o medo da vara quebrar??? :gorfei:

quebra não... num precisa levar o "casting" ao pé da letra... ele serve pra dá uma noção, mas não é uma coisa exata...

Por mal uso até um casting de 1000g qubra com isca de 10g.

Pra vc ter uma ideia, tem gente daqui do forum que manda bem a isca Trairão com 12lbs! Não é Marquinhos? E sei que nem passa perto de quebrar...

Qualquer vara de 25lbs da conta das iscas de helice pra Amazonia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 e1/2 oz acho que já esta muito bom!!

as minhas são custom, nem sei o casting, o Marcão ja sabe o tipo de isca que eu uso!!!

a melhor coisa é vc montar o conjunto e ver como fica!!!!

so de pegar e olhar ja sabe se aguenta!!!

Concordo com o VINI, a minha também quem fez foi o Marcão que sabe de có do riscado.......manda fazer o tua pois faz de acordo com seu perfil..... joia:::

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única 25lb que tenho é 1oz...to meio com medo de arriscar essas mais brutas de 42g (1-1/2 oz)...haha...Não sei se compro uma de 1-1/2 ou se arrisco nessa mesmo! Não tava afim de comprar pois vou usar raramente, visto que a maioria das minhas hélices são até 28g!

Quanto a ter uma custom...hmmm...um dia...mas primeiro tem que terminar a faculdade e ganhar dinheiro!hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arremessando por cima...pode ficar tranquilo q as 25lb dão conta do recado.

Num dá é pra fazer flipcast, twist flip carpado, e tals...hehee...aí a vara não aguenta mesmo....

Ainda que o casting marcado pelo fabricante for 1oz? Arremessarei por cima mesmo! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Beto...

Os caras são cracs, encaram qualquer jabulani... puxam hélice até com varinha 14 lb!

Para nós, carregadores de piano, é melhor observar o casting...

Para estas pesadas comprei uma Tucuna III, que por sinal está encostada. A melhor solução foi usar iscas mais leves, como as Trex, Sumax e Caribes...

Abraços e boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, o pessoal já esclareceu bem a questão, mas pra te dar um exemplo, em janeiro desse ano, quando fui pescar em barcelos, usei as Rip Roller 5,5", que pesam umas 40 gramas, com uma Fleming Equinox 17 lbs, casting até 20 gramas, a vara aguentou bem, até tirei um açu de 8 kg com essa isca na mesma vara, mas, cabe citar, essa Fleming não é uma varinha fraquinha, ela tem aparência de reforçada e pesa umas 140 gramas, acho que com uma 17 lbs de 90-100 gr. eu não iria arriscar arremessar esas iscas mais pesadas.

As varas 25 lbs eu acho que aguentam bem iscas até 50 gr., mas, até pra não cansar tanto, tenta levar umas Tucunarex 170 e/ou Caribe Lures, como referiu o Mestre Eloy. São iscas que funcionam bem e são bem mais leves pro braço do pescador. Só te digo que as caribes eu acho que tem de trocar as hélices, eu coloquei as da Rip Roller (que vende avulsas na Pesca Pinheiros) e melhorou o trabalho delas.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Beto realmente as Amazon são as mais fortes (36 lbs) e com + casting (2oz),,, mas são duras (= um caibro),,, e p\ arrastar hélice o dia todo c\ ela ,,, hummmm é jogo duro,,, um bom blank de 12 a 25 lbs c\ casting de até 1 1/2 oz,,, ta EXELENTE,,, até pq as iscas que vc. vai usar o "DIA TODO" são as RIP ROLLER 5,5 (33g), Caribe Lures 6 (28g), Tucunarex 170 (35g) ou 140 (20g),,, vez ou outra vc. vai se Amazon Riper ou Woodchoper grandes,,, e vez por outra se vc. colocar as iscas grandes,,, não compromente o blanc,,, e é bem oq o Fabrício falou,,, arresso por cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal! O bom do fórum é poder sempre contar com a experiência da galera, que não se opõe em compartilhar o conhecimento!

Por hora acho que vou me desfazer dessas Luhr-Jensen maiores, já tenho hélices suficientes até 30g. Além de que agora que estou dando mais atenção às hélices, mas ainda uso com muito mais frequência zaras e sticks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Beto,

Mantive-me ausente desse tópico até agora, quando ao ler o que postou, resolvi colocar também o meu pitaco...

O uso de hélices é um recurso a mais na Amazônia, mas longe de ser o único... ( tem gente que discorda disso... amigo, amigo... ).

O esquema de usar grandes iscas ( quase sempre mais pesadas ) reflete-se na sua própria resistência ao longo da pescaria ! Não quero entrar na polêmica ( de sempre ) de que "são mais emocionantes, atraem mais peixe", etc... e sim lhe lembrar ( e aplaudir ) a decisão que tomou de TAMBÉM levar em consideração as demais iscas mais leves que produzirão excelentes resultados por lá !

Não deixe - jamais - de ter um conjuntinho leve e apropriado para pescar os peixes que vão até os 5/6 quilos ( que são os mais frequentes em todas as pescarias ), que não precisam ser compostos de varas "muito duras", exigindo um esforço adicional do pescador...

arrow:: Pescarias na Amazônia sempre giram em torno de 4 à 7 dias, e com mais de 600 arremessos/dia ! Pense no que serão seus braço e mão no final da pescaria !

Usar material mais leve ( nem por isso menos resistente ) é uma boa alternativa - SEMPRE ! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid

Sua vasta experiência expressa sempre o melhor ponto de vista joia:::

Concordo plenamente com sua assertiva ( positive statement ).

No meu caso, particular, a CustombyMarco está montando 2 varas 25lbs rápidas, sem serem um taco de bilhar, e 2 médias/rápidas tb 25lbs, todas 5.6".

Meu ponto de vista é que o comp. da vara deve estar relacionada com a estatura de quem vai usá-la, a altura da plataforma do barco e a estrutura do local de pesca ( as 3 coisas juntas, muitas vezes, é meio complicada ).

Dessa forma terei varas do meu jeito. Assim, também, poderei alternar os hélices com outras iscas de superfície, usar até uns poppers ( se aprender trabalhá-los ) e até jigs. doeu:: surtei::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Carlos,

Também padronizo o tamanho das varas que uso, que são todas de 6' ( só molinete ).

Tenho duas delas, feitas pela CustombyMarco, que são os "carros chefe" do tubo, sendo uma 10-20 lb e a outra 12-25 lb ( ambas de ação rápida ) !

Tenho também ( e uso muito ) uma Fenwick HMG 8-20 ( MH ), que é bem mais "macia" e aguenta o tranco sem reclamações...

arrow:: Tá faltando mesmo é usá-las com maior frequência, mas um dia eu chego lá ! lingua2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Eloy, essa Tucuna III é a do pacote?! hehehee :gorfei: :gorfei:

Se for; é minha.

Abraço,

Oi Beto...

Os caras são cracs, encaram qualquer jabulani... puxam hélice até com varinha 14 lb!

Para nós, carregadores de piano, é melhor observar o casting...

Para estas pesadas comprei uma Tucuna III, que por sinal está encostada. A melhor solução foi usar iscas mais leves, como as Trex, Sumax e Caribes...

Abraços e boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai sem medo, amigo! As indicações das varas, tanto de casting como de carga (25 lbs, 12 lbes, etc...) são indicativas, não limitantes. Isso quer dizer que a vara arremessa melhor iscas até 1 oz e que seu trabalho de flexão ocorre em seu ponto ótimo quando exercida uma pressão entre 12 e 25 lbs, por exemplo. Não quer dizer que ela quebra se arremessar uma isca mais pesada, ou se você pegar um peixe maior que 25 lbs. Mas tem uma coisa: não abuse desse negócio de casting. Por exemplo: se você arremessar uma isca de 60 g com uma vara de casting para 28 g (1 oz) estará submentendo seu equipamento a um stress muito grande. Da mesma forma, se você tentar tirar uma pirara com uma vara de 17 lbs, além de ter muito trabalho, correrá um risco enorme de quebrar sua vara.

Uma outra coisa me chamou atenção: as iscas que você citou. Eu não levaria nem Luhr Jansen, nem Amazon Ripper... Existem iscas melhores, mais leves, menores e com maior produtividade. O pessoal já citou as mortíferas aí. As minha preferidas são: Caribe Lures Pavon Prop 6' ou 7', Jennerlures Tucunarex 170 ou 170 Turbo e High Roller Rip Roller 5'5" ou 6'5".

Abraço!

A única 25lb que tenho é 1oz...to meio com medo de arriscar essas mais brutas de 42g (1-1/2 oz)...haha...Não sei se compro uma de 1-1/2 ou se arrisco nessa mesmo! Não tava afim de comprar pois vou usar raramente, visto que a maioria das minhas hélices são até 28g!

Quanto a ter uma custom...hmmm...um dia...mas primeiro tem que terminar a faculdade e ganhar dinheiro!hahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de o pessoal já ter dito quase tudo vou dar uma ênfase especial. Varas de 6' não são adequadas para puxar hélices na minha opinião... pois fica mais difícil trabalhar com a vara para baixo (que é o ideal). Utilize uma 5'6'', por exemplo.

As 6' exigem que vc ponha a vara de lado, cansando rapidamente e atrapalhando quem estiver pescando com vc. Vs desistirá logo de arrastá-las e a sua produtividade cai.

No entanto, as varas 6' são as minhas preferidas para zaras e twich-baits, que são meu "carro chefe".

Vai de 25 lb NA FÉ!!!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de o pessoal já ter dito quase tudo vou dar uma ênfase especial. Varas de 6' não são adequadas para puxar hélices na minha opinião... pois fica mais difícil trabalhar com a vara para baixo (que é o ideal). Utilize uma 5'6'', por exemplo.

As 6' exigem que vc ponha a vara de lado, cansando rapidamente e atrapalhando quem estiver pescando com vc. Vs desistirá logo de arrastá-las e a sua produtividade cai.

No entanto, as varas 6' são as minhas preferidas para zaras e twich-baits, que são meu "carro chefe".

Vai de 25 lb NA FÉ!!!

Abraço

Valeu Neco! Vou na sua, afinal, opinião de corinthiano sempre vale mais ne....hahahaha

Brincadeira, agradeço a todos pela enorme contribuição! Optei mesmo por ficar nas hélices mais leves, vender as mais pesadas, economizando na compra de uma vara toco só para lançar as bitelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Eloy, essa Tucuna III é a do pacote?! hehehee :gorfei: :gorfei:

Se for; é minha.

Abraço,

Oi Beto...

Os caras são cracs, encaram qualquer jabulani... puxam hélice até com varinha 14 lb!

Para nós, carregadores de piano, é melhor observar o casting...

Para estas pesadas comprei uma Tucuna III, que por sinal está encostada. A melhor solução foi usar iscas mais leves, como as Trex, Sumax e Caribes...

Abraços e boa sorte...

Aê Paulão...

O pacote já está montado... só coisa da pesada!

Imagem Postada

Pela ordem:

Multis...

Thorsa 30kg 150m Nova...50

Vexter 45 kg 150m Nova...20

Intergreen 8+1 27kg 150m Nova...50

Power pro amarela 50 lb quase 300jd usada...30

Power vermelha 50lb menos de 150jd USADA...10

Vara: Tucuna III nova 5'6" 36lb... 175

Iscas:

TNT ...20

Luhr...20

Luhr...20

Luhr...20

Trex 1ª geração (sem rolimax)...20

R$ 400,00 pelo COMBO....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...