Ir para conteúdo

Qual isca usar , e para qual peixe ? ( superficie)


EduBacha

Posts Recomendados

Ola amigos de forum!!

Irei postar neste tópico, somente sobre iscas de superficie , pois senão o tópico ira ficar muito grande .

Este tópico, é para orientar principalmente os pescadores iniciantes com iscas artificiais. Bom, sem enrolaçao alguma, irei somente comentar cada tipo de isca para cada tipo de peixe .

arrow:: ** sticks : os sticks , são iscas que na maioria das vezes trabalham imitando um peixe ferido, e todo stick é tambem uma isca zara, ou seja, é uma isca só, mas com dupla possibilidade de trabalho. Se trabalhar dando intervalos peguenos e toques de ponta de vara curtos e secos, essa isca será um stick, mas se trabalhar dando toques rápidos, sem intervalo, sera um trabalho de zara. Os sticks são recomendados para peixes como black bass, cachorra larga, traíra, robalo , tucunare e outros .

arrow:: ** zara : as iscas zara , são normalmente de corpo roliço, e com um rattlin forte, são trabalhadas na superficie, e são iscas muito versáteis. Pode-se trabalhar esta isca com movimentos mais rapidos, o que é mais aconselhado para predadores na época de reprodução, quando estão com filhotes, ou podem ser trabalhadas de forma mais lenta, para irritar, ou deixar o peixe curioso, resultando em um ataque. Recomenda-se o uso de zaras para todos os tipos de peixes como tucunarés, traíras, piraputangas, dourados, cachorras, trairões, matrinxãs, bicudas e outros .

arrow:: ** helices : são iscas que levam o peixe ao ataque, devido a irritação provocada ao trabalhar esta isca, mas algumas vezes o peixe ataca a isca por defesa de território , ou pelo nado similar de um peixinho fugindo sob a superficie da água. Este tipo de isca é mais recomendado para alguns tipos de peixes como tucunarés ( mais produtivo na pescaria dos açus ) e trairões ( no horario em que eles estão caçando ou mais na superficie ). ( manha / começo da tarde ). É uma isca que não necessita do uso de rattlin, pois é bem barulhenta somente com as helices. Normalmente tem um formato fino e roliço, e em alguns casos é recomendado até o uso de um girador no pitão da frente, para evitar a torção da linha ao trabalhar a isca .

arrow:: ** poppers : são iscas extremamente produtivas e com inúmeras formas de trabalho. Pode-se optar entre o trabalho rápido e sem paradas, lento e com paradas, toques mais longos, toques mais curtos, etc ... É uma isca que imita muito bem qualquer tipo de alimento, lambaris, peixes feridos, insetos, até mesmo frutos caindo na agua !Tambem é possivel trabalhar como zara alguns poppers ... a " boca "do popper é a principal parte a isca ., ela determinará o trabalho da isca . Com esta isca, você consegue capturar peixes como tucunarés, trairas, matrinxãs, piraputangas, cachorras, dourados, tilápias, bicudas e outros .

arrow:: ** twich baits: são iscas meio termo, não são consideradas por alguns como iscas de superficie, mas é possivel ver o trabalho da isca na água. Estas são as iscas mais produtivas na pescaria de tucunarés, pois seu trabalho imita um peixe levemente ferido de forma inacraditável. Recomendo o uso destas iscas para tucunas, traíras, piraputangas, matrinxãs, jacundá, e outros. O peso, e o rattlin são os pontos fortes dessa isca. Ela não deve ser muito leve, e o rattlin tem que ser forte, sem contar a cor, que influencia muito . O trabalho ideal é de toques lentos , e compridos , fazendo com que a isca tenha um trabalho bem errático .

Não se esqueça de que a cor influencia ! Recomendo iscas somente cores claras quando o assunto é isca de superficie. Não gosto de utilizar iscas escuras que são trabalhadas na superfície, mas isso é gosto, varia de pescador para pescador. E recomendo também o uso de equipamentos leves, linhas de multifilamentos ( o diametro varia de acordo com o tamanho do peixe , e se no local existes muitos galhos e pedras submersas ) carretilhas de perfil baixo, e varas de ação rápida, para a maioria dos peixes 17 lbs, mas se o caso for captura de grandes predadors como tucunarés açús, trairões, cachorras largas, recomendo o uso de varas um pouco mais resistentes, 25 lbs ( a resistência da vara varia de acordo com o material que ela é produzida ). Recomendo varas de grafite de boa qualidade .

Bom, é isso ! Se esqueci de algum tipo de isca de SUPERFICIE , me falem , que eu colocarei, e em breve escreverei tópicos sobre iscas de meia-agua, fundo, iscas metálicas, softs, e iscas naturais .

PS : O trabalho da isca , forma com que se recolhe , velocidade , toques de ponta de vara , tudo isso é muito dificil de se afirmar qual o melhor jeito .... em uma pescaria , se da melhor o pescador que arrisca mais , que tenta coisas novas , cores diferentes , o trabalho da isca muda muito a produtividade da pescaria .... é incorreto afirmar que uma zara ( por exemplo ) só pode ser trabalhada com toques rapidos , sem folga na linha , isso depende do que o peixe quer no dia , e depende do pescador tambem , Sempre experimente novos trabalhos .

Pratique o pesque e solte !!! Boas pescarias !

abrs ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado cara , e sim , eu vi a pagina , mas por isso que montei esse topico , para iniciantes terem uma maior ideia das possibilidades de trabaçho da iscas , pois no site que voce mencionou esta muito limitado as formas com que se pode trabalhar as iscas =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima ideia ! e obrigado =) irei acrescentar as fotos , mas por enquanto estou escrevendo loucamente os topicos de iscas de meia agua , fundo , softs , metalicas e iscas naturais . to colocando primeiro tudo no microsoft word , depois é só passar pro forum .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótima ideia ! e obrigado =) irei acrescentar as fotos , mas por enquanto estou escrevendo loucamente os topicos de iscas de meia agua , fundo , softs , metalicas e iscas naturais . to colocando primeiro tudo no microsoft word , depois é só passar pro forum .

Duro será escolher qual(is) isca(s) irá(ão) representar cada categoria, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha pois é, nos outros tópicos sobre iscas artificiais eu coloquei o nome da isca e com uma ajudinha do amigo Kid coloquei uma foto da isca pelo qual estava escrito o nome .. só vou terminar de escrever alguns tópicos e posto as imagens . obrigado !

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...