Ir para conteúdo

Qual vara e linha usar?


Jhonas

Posts Recomendados

Olá a todos.

Ganhei uma Contender 8000HI e agora vou comprar vara e linha para montar um conjuto equilibrado para pesca de tucunarés do sudeste, em especial no Rio Grande.

Gostaria de algumas sujestões, a vara gostaria de algo com boa relação custo x beneficio no máximo R$100,00, andei dando uma olhada na Albatroz Altezza II e na Braspon Avocet, o que acham, tem alguma outra sujestão?

A linha quero usar monofilamento, nunca usei multi, e não tenho boas referências sobre elas, não quero ter dor de cabeça na hora da pescaria, gostaria de sujestões de monofilamento de qualidade (macia, resistente, durável e tudo mais uqe uma boa linha precisa ter).

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Ganhei uma Contender 8000HI e agora vou comprar vara e linha para montar um conjuto equilibrado para pesca de tucunarés do sudeste, em especial no Rio Grande.

Gostaria de algumas sujestões, a vara gostaria de algo com boa relação custo x beneficio no máximo R$100,00, andei dando uma olhada na Albatroz Altezza II e na Braspon Avocet, o que acham, tem alguma outra sujestão?

A linha quero usar monofilamento, nunca usei multi, e não tenho boas referências sobre elas, não quero ter dor de cabeça na hora da pescaria, gostaria de sujestões de monofilamento de qualidade (macia, resistente, durável e tudo mais uqe uma boa linha precisa ter).

Abraço a todos.

Jhonas, seria interessante que vc nos passasse as especificações de casting destas varas a que se referiu para podermos dar uma opinião mais firme. No tocante á sua preferência pelo monofilamento, acho que se começar a utilizar a multi vc logo muda de idéia. existe ainda muita informação infundada sobre estas linhas, mas vc pode ver que todos os pescadores conhecidos e a maioria daqueles que buscam melhorar a performance em suas pescaria optam pelas multi devido às suas inúmeras vantagens, entre as quais posso citar a maior resistência com baixo diâmetro, a inexistência de elasticidade que melhora muito o trabalho das iscas, principalmente de superfície e a inexist~encia de memória..... Pense nas multi com mais carinho!!!

Abraços

Curi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jhonas,

Esquema da vara é como o Curi já mencionou, precisa de mais informação, até para opinar alguma coisa...

Quanto ao multifilamento meu amigo, cuidado com quem te disse que "não é bom", pois o ruim deve ser ele... Depois que usar uma vez ( nem precisa mais que isso ) verás que "o mundo é belo"... Nem vou repetir o que o Curi ( do "Curipesca" ) já mencionou... Essa é como "tirar bala de menino", não tem nem graça... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curipesca, sobre as varas foaram indicações de um amigo, no site de Juninho (http://www.juninhopesca.com.br)tem as duas.

Vara Albatroz Althezza II ? 8-20 lbs p/ carretilha

LENGTH 5?6? MED LIGHT LINE wt.8-20 lbs LURE wt 1/4 ?3/4 oz

Tamanho haste 1,70 mt, ação media leve, linha ideal 3,62 kg a 9,06 kg e peso da isca ou chumbo, mínimo e máximo para arremessos de 7 grs à 21 grs.

Vara Braspon Avocet p/ Carretilha

AV501M ? LENGTH 1,5 m LINE: 8-17 lbs WT: 1/4-3/4 oz

Cód. Vara ? TAN. HASTE 1,50 mt LINHA IDEAL: 3,62 à 7,70 kg PESO DA ISCA OU CHUMBO: 7,08 à 21,0 grs.

AÇÃO: Média.

Quanto a linha, tenho minhas dúvidas, que multi me recomendaria, que não seja cara e que não vai me dar problema?

PS: O Juninho foi uma das pessoas que me recomendou não usar multi.

Valeu pela dica

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curipesca, sobre as varas foaram indicações de um amigo, no site de Juninho (http://www.juninhopesca.com.br)tem as duas.

Vara Albatroz Althezza II ? 8-20 lbs p/ carretilha

LENGTH 5?6? MED LIGHT LINE wt.8-20 lbs LURE wt 1/4 ?3/4 oz

Tamanho haste 1,70 mt, ação media leve, linha ideal 3,62 kg a 9,06 kg e peso da isca ou chumbo, mínimo e máximo para arremessos de 7 grs à 21 grs.

Vara Braspon Avocet p/ Carretilha

AV501M ? LENGTH 1,5 m LINE: 8-17 lbs WT: 1/4-3/4 oz

Cód. Vara ? TAN. HASTE 1,50 mt LINHA IDEAL: 3,62 à 7,70 kg PESO DA ISCA OU CHUMBO: 7,08 à 21,0 grs.

AÇÃO: Média.

Quanto a linha, tenho minhas dúvidas, que multi me recomendaria, que não seja cara e que não vai me dar problema?

PS: O Juninho foi uma das pessoas que me recomendou não usar multi.

Valeu pela dica

Abraço

O Juninho te recomendou a não usar Multi??? Me surpreendi agora!!!

Hj tem muita multi acessível no mercado. Em equipamento leve/médio eu uso a Vexter da MS e a Giga Fish, acho ambas muito boas com uma pequena preferência pela Vexter por causa da cor mais visualizável.

No tocante ás varas que vc se referiu, acho que a Braspon por ser mais curta e um pouco mais leve vai melhorar seu trabalho embarcado e a precisão de seus arremessos, garantindo a colocação da isca "naquele lugarzinho" que o tucuna gosta. Uma vara de 17 lbs. é o suficiente para os tucunas da região do Rio Grande.... Mas qualquer uma das duas se presta á pescaria pretendida....Dica: 1 equipamento montado apenas é pouco para as inúmeras situações que se apresentam num dia de pesca....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curi, não que o Juninho tenha falado pra eu não usar multi mas veja o que ele falou:

"ola Jhonas bom dia! é uma ótima vara mas é pesada alias já temos ela aqui na loja e entrara em breve no site na minha opinião deveria sim usar carbono mas oca que é leve e resistente, temos vários modelos com ótimos preços.

Olha em relação ao multi eu particularmente não gosto.."

Sobre a vara, ele estava falando da MS Evolution.

Talvez a Altezza I seja então melhor opção que a Altezza II, veja as especificações:

LENGTH 5?0? MED LIGHT LINE wt.6-17 lbs LURE wt 3/16-1/2 oz

Tamanho haste 1,52mt, ação media leve, linha ideal 2,71 kg a 7,70 kg e peso da isca ou chumbo, mínimo e máximo para arremessos 5,31 grs à 14,17 grs.

Hoje tenho um equipamento mais modesto, com Titan 6000 e vara que não lembro qual de 8-17 lbs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jhonas

Também uso a Contender 8000HI pra mim o conjuto ficou muito equilibrado com uma vara ONIX III da star river (não é tão cara mas é muito boa) 1,70 mts 17lbs. Quando fui comprar minha vara testei a braspon acho uma boa escolha também, mas no meu caso optei pela ONIX.

Agora sobre a multi, acho que te deram uma visão equivocada dela, eu uso a Vexter 25 lbs a mais de um ano e não volto pra monofilamento. Mas quando usava mono usava da platinum 0,35(muita gente fala mal dessa linha tb. hehe, mas já peguei dourado nela e aguentou o tranco)

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito baixo o casting máximo dela....considerando que a região sudeste apresenta dias em qua o frio entre com um ventinho chato eu prefiro a vara com casting de 3/4 oz (21 grama) em virtude de possibilitar o trabalho com jig's e grubs lastreados (com cabeças de chumbo) em busca dos tucunas mais no fundo...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fla Alfredo, beleza?

O que me fala dessa carretilha? Tem dado alegrias?

Sobre essa vara que você falou, não achei em nenhuma loja da net, mas vou procurar pelas lojas aqui de Rio Preto.

A linha se eu achar pra comprar vou de Vexter 0,25mm -25lbs, alguem já usou a Herculine? Aprovaram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Jhonas...

Também pesco no Rio Grande, abaixo da represa de Furnas (Delfinópolis-MG)!!!

Tenho uma Contender 8000 abastecida com linha mono 0,35mm Nº 1 da Mazzaferro e posso dizer que é barata e de boa qualidade.

Utilizo uma vara de 08/20 lbs e 5'6" Apache III (Fleming), mas poderia até ser uma com potência até 17 ou 14 lbs para os tucunas da região!!!

Uso multi em uma carretilha Daiwa com vara de até 17 lbs e a durabilidade é superior ao mono, mas, é claro que existem algumas multi de qualidade inferior, vai depender também da utilização dada ao material. A falta de elasticidade pode ajudar ou atrapalhar dependendo da situação.

Uso Multi Vexter 0,25mm (30 lbs). Deve-se ter cuidado para não quebrar a vara, devido a falta de elasticidade e usar um leader para evitar que a linha venha a romper após raspar em alguma tranqueira, comum na região!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Jhonas, pra mim essa carretilha é show arremesso muito bem com ela e já me trouxe vários bocudos.

Quanto a vara realmente é meio difícil de achar mas pra mim foi a melhor custo beneficio é muito leve e trabalha muito bem as iscas de superfície e as twitch bait. eu encontrei ela em um shopping da região e tb tinha no site www.portofishing.com (não sei se pode divulgar sites qualquer coisa os moderadores podem editar)

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Godô,

Aqui não tem essa de "censura" as alternativas propostas !

Não temos esquema com quem quer que seja !

A liberdade desejada por um site sem patrocinador é essa !

Pode fazer as referências que julgar conveniente, sem qualquer problema !

Conheço inclusive esse site mencionado, que é muito interessante !

Aqui a casa é de todos nós, e não de alguma marca ou fabricante específico... :roll: :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Lí numa matéria do Juninho que ele ficou frustado em sua primeira pescaria na Amazônia.

Mas também ele usou monofilamento 0,52 mm nas carretilhas. auhauahhauhau

Sério mesmo! Nem consigo imaginar pescar de arremesso com uma linha 0,52mm...

Kid, fala pro Juninho usar Power Pro. Mostra as fotos dos teus tucunas pra ele... kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto,

Menas... menas...

Vamos respeitar o Juninho !

Muitas vezes as informações chegam truncadas e acaba se pagando um "grande mico" !

Agora linha de 0,52 mm é complicado... será que não foi pesca de fundo ?

Esquema da Power Pro já não estou nem mais falando, porque ficou parecendo propaganda... e sem "cachê", num falo... :lol: :lol:

Agora, ouvi dizer que a "FireLine" ( Berkley ) está preparando uma contra-ofensiva...

Será mesmo ? Só na linha do São Tomé, depois de ver para crer... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém usa ou ja usou a MS Evolution? Me falaram que é boa, o que acham dela?

Jhonas, a Evolution é uma boa vara, mas é pesada e não se adapta ao que vc pretende. Vai na Braspon sem medo de errar.....

A Evolution eu uso mas só na pescaria das "pequenas" Garoupas...hehehehe

Abraços

Curi

[/img]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jhonas, tenho as 2, sem dúvida a Brasspon é mais vara, a Althezza foi a primeira vara que quebrei pescando em toda vida. Apesar de ser bem gostosa de se usar e ótimo acabamento, é frágil.

puts, tu ja quebrou aquela althezza de 12 libras veio, eu acho ela uma delicia e ja pesquei com ela em SM e não quebrei a danada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, to pesquisando as varas que acho por aqui em Rio Preto, ainda não achei nada diferente, ontem achei a braspon na Anzol de Ouro, mas ta mais caro que na loja do Juninho, gostei bastante dela, mas é de cado de EVA, quero de cortiça.

Vou hoje dar uma olhada numa outra loja que um amigo me indicou, vamos ver se acho alguma coisa interessante por lá.

A única multifilamento que tinha na Anzol de Ouro é a Vexter de 150mt, não sei o modelo, mas achei muito caro R$125,00.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola jhonas, sou da sua região, estou a 100km de Rio Preto e vendo a sua dificuldade em encontar modelos de vara e linha multi, gostaria de ajuda-lo. Em Rio Preto tenho feito boas compras na loja Casa do Pescador, e chegando la peça pra ser atendido pelo Ney(Alemãozinho) ele muito gente boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...