Ir para conteúdo

Vara similar à Crucial ? (peso/ação)


Edu_Nakiri

Posts Recomendados

Fala senhores,

Acabei de voltar do Lago do Peixe e confesso que levei alguns "bailes" de uns bocudões por, na minha opinião, a vara não conseguir segurar a corrida do bicho. Explico: pescamos NO MEIO dos paliteiros, onde nem dava prá usar meia água, só superfície mesmo. Então os "maloqueiros" tinham as pauleiras próximas demais prá fazerem a festa... rs

Pois bem, eu queria pegar outra vara como a minha Crucial 17 lb. O lance é que ela é 5'9" e eu queria uma 5'6" (senão pegava outra igual... hehehe)

O que vocês sugerem ? A vara tem que ser leve como a Crucial e tão "toco" quanto. Ação bem rápida e 5'6" de tamanho.

Pensei nas G-Loomis, mas também não conheço bem. Sei que as Fenwick também são "toco", mas nao sei se é exagero ou não.

As Rapalas sei que são boas, mas não vi nenhuma tão rápida quanto a Crucial. Pensei em aumentar a libragem prá compensar (tipo 20 lb), mas não sei se resolve ou não.

Se alguém tiver dicas prá passar, são bem vindas. A vara tem que ser boa e ter bons componentes. A última coisa que eu quero é problema na beirada da água... rs

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará,

Lá nos paliteiros usei uma Scorpion XT 14 lb fast... apesar de ser 5'8, foi de boa... e pegamos bocudos entre 3,5 e 4,5 kg...

O Nilton usou uma Steez 16 lb fast 6'...

Na minha opinião, apesar de ter mais dificuldades nos arremessos, varas mais longas peritem uma alavanca maior, segurando melhor a corrida pra galhada...

usei de reserva uma Hilux 17 lb, 5'3... gosto muito dela, tem componentes bons e é bem rápida... o peso é pouco superior ás demais... fica a dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala !

A minha Crucial 5'9" foi alongada prá 6'1" e eu tambem pesquei na boa com ela; aliás ela foi a principal nesta pescaria. Mas em alguns poucos lugares eu achei que uma 5'6" fosse ser "mais fácil" de usar. Mas não pego uma 14 Lb nem por decreto... kkkkkkk

Na maioria dos casos foi tudo bem, mas alguns maloqueiros endiabrados chegaram a dar a volta em 3 paus diferentes numa corrida só ! kkkkkkkk

O lance é que, em todas essas horas, nós estávamos dentro do paliteiro (fundo do barco ralando em tudo quanto é pauleira) e arremessando também dentro das galhadas. Tinha hora que não dava prá pinchar nem de overhead nem de sidecast, só flip ou spiral... Tinha lugar que eu achava que a isca ia enroscar nos galhos submersos.... E era nessas horas que os desgramados apareciam e levavam tudo embora... kkkkkk

Pode até ser que eu acabe desistindo da idéia de pegar uma 5'6" e pegue uma 6" mesmo, mas menos de 17 Lb, nem ferrando. Por enquando, ficou Edu 3 X 4 Tucunaré... Mas logo tem a volta.... hahahaha

Quando pescamos arremessando do limpo para as pauleiras, aí ficava uma briga mais justa. Sem nada limpo, não tava moleza... rsrsrs

Li alguma coisa dessa Hilux e falaram que se mexer no cabo ela fica bem mais leve... Só preciso descobrir com quanto de peso ela fica DEPOIS de mexida... Valeu !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, a minha Sumax Hilux 5'6" 25 Lbs, depois de customizado o cabo pelo Jansen, ficou com 103 gramas. Antes ela tinha umas 140 gramas.

Mas, cabe o alerta, a minha 25 lbs não é muito toco não, é rápida, mas não é x-fast. Eu tenho uma Albatroz Enzo 25 lbs que é bem toco, bem mais rápida que a Hilux, não sei se a Enzo 17 lbs é assim tão rápida, mas é uma boa opção, pelos componentes (Fuji) e pelo blank.

Outra varinha rápida é a Fleming Equinox, eu tenho uma 6-17 lbs e é muito forte e bem toco, com ela peguei um Açu de 8 kg em barcelos, a vara aguentou bem, mas é meio pesadinha, deve ter umas 140 gramas.

Quem tem um blank extra rápido é o Marcão da CBM, é um blank coreano muito bom, forte, leve e bem toco, eu tenho uma 25 lbs 5'8" com esse blank (93 gramas) e é show, bem mais rápida que a Hilux e até mais rápida que a Enzo. Quem sabe vc manda fazer uma vara com as especificações que quer, esse blank coreano não é caro, escolhendo componentes bons (cabo EVA, passadores alconite) mas não os top de linha dá pra montar uma vara a preço igual ou melhor que algumas de fábrica (Rapala, Fleming).

Abs.

Fala !

A minha Crucial 5'9" foi alongada prá 6'1" e eu tambem pesquei na boa com ela; aliás ela foi a principal nesta pescaria. Mas em alguns poucos lugares eu achei que uma 5'6" fosse ser "mais fácil" de usar. Mas não pego uma 14 Lb nem por decreto... kkkkkkk

Na maioria dos casos foi tudo bem, mas alguns maloqueiros endiabrados chegaram a dar a volta em 3 paus diferentes numa corrida só ! kkkkkkkk

O lance é que, em todas essas horas, nós estávamos dentro do paliteiro (fundo do barco ralando em tudo quanto é pauleira) e arremessando também dentro das galhadas. Tinha hora que não dava prá pinchar nem de overhead nem de sidecast, só flip ou spiral... Tinha lugar que eu achava que a isca ia enroscar nos galhos submersos.... E era nessas horas que os desgramados apareciam e levavam tudo embora... kkkkkk

Pode até ser que eu acabe desistindo da idéia de pegar uma 5'6" e pegue uma 6" mesmo, mas menos de 17 Lb, nem ferrando. Por enquando, ficou Edu 3 X 4 Tucunaré... Mas logo tem a volta.... hahahaha

Quando pescamos arremessando do limpo para as pauleiras, aí ficava uma briga mais justa. Sem nada limpo, não tava moleza... rsrsrs

Li alguma coisa dessa Hilux e falaram que se mexer no cabo ela fica bem mais leve... Só preciso descobrir com quanto de peso ela fica DEPOIS de mexida... Valeu !

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala senhores,

Acabei de voltar do Lago do Peixe e confesso que levei alguns "bailes" de uns bocudões por, na minha opinião, a vara não conseguir segurar a corrida do bicho. Explico: pescamos NO MEIO dos paliteiros, onde nem dava prá usar meia água, só superfície mesmo. Então os "maloqueiros" tinham as pauleiras próximas demais prá fazerem a festa... rs

Pois bem, eu queria pegar outra vara como a minha Crucial 17 lb. O lance é que ela é 5'9" e eu queria uma 5'6" (senão pegava outra igual... hehehe)

O que vocês sugerem ? A vara tem que ser leve como a Crucial e tão "toco" quanto. Ação bem rápida e 5'6" de tamanho.

Pensei nas G-Loomis, mas também não conheço bem. Sei que as Fenwick também são "toco", mas nao sei se é exagero ou não.

As Rapalas sei que são boas, mas não vi nenhuma tão rápida quanto a Crucial. Pensei em aumentar a libragem prá compensar (tipo 20 lb), mas não sei se resolve ou não.

Se alguém tiver dicas prá passar, são bem vindas. A vara tem que ser boa e ter bons componentes. A última coisa que eu quero é problema na beirada da água... rs

Abraço,

Edu Nakiri

Fala doidão...blz?? Tá devendo o relato pô!!! diabo::

Seguinte, como o Tchedu falou usei lá a steez 6' 16 Lb, formando conjunto com a metanium MG7, ficou bom, gostei e não tive problemas, só um dos peixes que peguei não consegui segurar e deu algumas voltas na pauleira, mas por sorte tava bem fisgada e consegui tirar...

Acredito que uma vara que possa te atender seria uma fenwick 17 Lb, porém não sei te dizer se tem no tamanho 5'6", usava no passado uma, porém 5'3" e foi com ela formando conjunto na época com a zillion que tirei meus grandes troféus de 5 kg lá do Peixe...

Talvez no tamanho que vc quer, melhor customizar ou dar uma vasculhada nos escambos da vida...as St Croix e G Loomis são super rápidas também...

Abraços e boa sorte ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Péra que o relato já sai ! Tô juntando as fotos e convertendo os vídeos... Calmaí.... rsrsrsrs

Então, o que eu peguei e não estava "em cima" da pauleira, deu prá tirar com menos dificuldade (fácil mesmo nunca é... kkkk). Mas os que estavam escondidos bem embaixo das galhadas... Esses foram dureza...

G-Loomis é uma vara que eu tenho curiosidade em ter, embora nunca tenha pescado com uma. Vai de dar sorte e achar uma do jeito que eu quero. Como eu disse, na pior das hipóteses eu pego uma 6' mesmo... rs

Abraço !

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu

perder peixe na galhada faz parte da brincadeira... essa é a questao de sorte...

Brincávamos no barco: o arremesso foi perfeito, tirar são outros 500...

Prefiro ter equipo que me permita um bom arremesso e trabalho de isca...pq se o tucuna vai correr pra galhada, ah, isso nao se tem dúvidas..

Uma alternativa; aumentar a libragem ou customizar, como já foi citado, mas nada disso vai impedir a primeira corrida pro enrosco...olha teu amigo aí... nem era dos maiores, 2,5 kg, mas deu tres giros no galho.. a solução foi botar o Godzilla pra mergulhar...heheheh

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

Acho que você deveria ter uma conversa com o Marco ( CBM ), com o Jorge ou qualquer outro customizador de varas que postam aqui ! De repente o esquema procurado torna-se viável num "custo x benefício" que justifique ficar com o material adequado !

arrow:: Mais do que a "personalização" do produto, o importante é utilizar o conhecimento deles ( customizadores ) na definição correta do que se pretende usar, para somente então orçar algo que venha satisfazer, SEM ESQUECER que também nesse aspecto, tem as varas "top de linha", como também as BBB... ( é tudo uma questão de sua disposição em quanto investir ). joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kid,

Hoje não me importo "tanto" em gastar um pouco mais com equipo. Mas tem que fazer diferença na hora que eu preciso. Só vou atrás de uma Custom mesmo se eu não encontrar uma que me atenda no mercado. Como não sou um cara muito "apegado" às coisas, até prefiro uma de linha que depois é menos dor de cabeça prá negociar. Mas, se não achar o que procuro, aí será o jeito... rs

Tchedu,

Pois é, com certeza esses malacos de Tucunarés adoram zoar a gente... Mas agora eu tô afim de uma vingança... kkkkkkkk

Como o placar ficaou desfavorável prá mim, vou tentar me armar prá próxima eu inverter o placar. Se ficar uns 4x2, 5x3... aí tá tudo bem... Só não posso perder!!! kkk

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...