Ir para conteúdo

qual isca usar , e para qual peixe ? ( meia agua )


EduBacha

Posts Recomendados

Olá novamente !

Estou aqui dessa vez para falar um pouco sobre iscas artificiais de meia-água.

Irei explicar o trabalho de cada tipo de isca de meia-água e para qual peixe, e dar algumas dicas para terem uma boa pescaria.

Sem enrolação, vamos começar :

arrow:: ** barbela curta, floating : estas iscas artificiais chegam à 1 metro / 1,5 metros de profundidade quando recolhidas, e são as mais comuns no mercado da pesca esportiva, e são sem duvida, as iscas mais fáceis de se trabalhar. Pode-se optar entre o trabalho mais rapido e sem paradas ( recomendado para dourados ). Também é possivel trabalhar com pequenos intervalos, para que a isca volte à superficie e depois com o recolhimento afunde novamente ( bom para peixes manhosos, curiosos ou na época de reprodução ). Também pode-se trabalhar como se fosse uma isca de superficie, mais ou menos um stick misturado com twich bait, é bem produtivo para tucunarés, traíras, piraputangas e predadores em geral. Tem outras formas de trabalho, e isso depende da criatividade do pescador . exemplo de isca : INNA MARINE SPORTS.

Imagem Postada

arrow:: ** barbela curta, sinking : são iscas como as floating, só que, no arremesso afundam até uma certa profundidade e são ótimas quando um cardume é identificado um pouco a baixo da superficie, neste processo em que a isca afunda depois do arremesso, chama muita atenção dos peixes, se esperar um pouco e depois começar a recolher é fatal, se o peixe está ali, ele irá atacar. Exemplo de isca : X-RAP RAPALA

Imagem Postada

arrow:: **barbela longa , floating : são iscas com a barbela um pouco mais comprida, flutuantes ( floating ) e afundam até 2 metros de profundidade quando recolhidas ou trabalhadas. As mais produtivas, são iscas com corpo menor e mais "gordinho" sendo que existem algumas que chegam até a ter a barbela mais comprida que o corpo da isca. Estas iscas, quando trabalhadas, a barbela sofre muita pressão da agua, devido a rapidez do recolhimento, por isso é recomendado o uso de carretilhas com menos rolamentos. Também devido a pressão exercida sobre a barbela, faz com que a isca fique inclinada quande verticalmente, ou seja, as chances da isca ficar presa em alguma galhada são reduzidas, pois a barbela bate nas estruturas e faz com que o corpo da isca desvie do "enrosco" . São iscas muito produtivas para a maioria dos peixes em dias frios, que estão mais no fundo. E não é aconselhado dar "paradinhas" ao trabalhar essa isca, pois se parar de recolher, a isca voltará a sua posição horizontal, onde poderá enroscar, e tambem a isca por ser floating, vai subir até a superficie, e precisará de pelo menos 3 metros de recolhimento para voltar a profundidade de antes. Ótima para piraputangas, pacus, dourados e principalmente traíras . Exemplo de isca : FAT RAP - RAPALA

Imagem Postada

arrow:: Obs : É importante dizer que muitos pescadores pensam que no frio, os peixes não comem, mas isso está errado, pois no frio o que acontece é o seguinte : Os peixes ficam mais no fundo, junto ao solo, procuram lugares mais calmos e se movimentam pouco para armazenar gordura para isolar o frio. Eles se alimentam de presas mais fáceis, e que estejam nadando na mesma profundidade que eles, e é ai que entram as iscas de barbela longa floating . Elas são ideais para isso, e como disse, o uso de uma carretilha de pouco rolamento é necessario para deixar a isca mais "lerda" e levar o peixe ao ataque. Um dos peixes mais produtivos com estas iscas em dias de frio é o pacu, com arremessos nas margens e recolhimento continuo e lento, é possivel capturar alguns pacus .

Bom , é isso então ! Lembrem-se de praticar o pesque e solte sempre, e usar óculos de proteção, mesmo pescando com iscas de meia agua. Proteçao em primeiro lugar !

grande abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...rapidez do recolhimento, por isso é recomendado o uso de carretilhas com menos rolamentos.

...o uso de uma carretilha de pouco rolamento é necessario para deixar a isca mais "lerda",..."

Ô Edu, não entendi isso. Por obséquio, dá para explicar de outra forma? Sou muito fraco com as meias-águas.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, as iscas de meia agua afundam devido à pressao da agua sob a barbela da isca, então, é recomendado usar carretilhas de pouco rolamentos, para que a isca trabalhe lentamente. Nessas iscas de barbela longas, o minimo recolhimento da linha faz um grande movimento na isca, se usar uma carretilha de 10 rolamentos por exemplo uma única volta no carretel é o suficiente para afundar muito a isca e ela irá nadar tão rapido, que vai ficar de lado, e até sair para a fora da superficie, cobrirá uma área muito grande sem explorar galhadas importantes e tudo isso em pouco tempo, que parecerá um peixe super ativo, e dificilmente os predadores atacam presas dificeis... Se sentir um peso muito grande na ponta da vara ao recolher iscas de meia agua ou com barbelas mais longas, diminua a velocidade do recolhimento ou troque a carretilha por uma de 3 a 5 rolamentos no máximo, pois o peso na ponta da vara significa que a isca esta muito rápida. Se fizer o teste em uma psicna, verá com clareza do que estou falando...

É isso aí, se tiver alguma outra dúvida é só perguntar,

abrs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, me desculpe, mas alguém esta confundindo algo, ou eu ou vc!!!

Sei que geralmente as carretilhas mais modernas , cheias de rolamentos, são as mais rápidas, mas acho que a quantidade de rolamentos não influencia diretamente na velocidade de recolhimento!

Mas sim o tamanho das engrenagens internas, números de dentes, tamanho do carretel e etc!! Não seria isso??

veja a comparaçao:

Carretilha Abu Garcia Revo S

Carretilha de perfil baixo fabricada pela Abu Garcia. Com 9 rolamentos de aço inox. Corpo fabricado em uma peça de alumínio. Sistema de fricção Carbon Matrix. Com freio magnético. Engrenagem de cobre. Peso: 246 gramas. Capacidade de 145 metros de linha 0,30 mm. Relação de recolhimento: 6.4 : 1.

Carretilha Abu Garcia Black Max

Relação de Recolhimento: 6.2:1

4 Rolamentos de Esferas de Aço Inox + 1 Rolamentos de roletes

uma 4 rolamentos e a outra 9 porem com velocidades bem parecidas!!

Abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade é isso, carretilhas com mais rolamentos, possuem mais peças internas, como você disse, numero de dentes, tamanho do carretel etc... Portanto o que altera a velocidade de recolhimento é tudo isso, carretilhas com 10 rolamentos, possuem mais peças internas que ajudam a "turbinar" a velocidade de recolhimento, já uma carretilha de 3 rolamentos, tem menos, e isso faz com que seja necessario dar mais voltas no carretel para a isca trabalhar mais rapidamente ( nade distancias maiores ), exemplo : em quanto numa carretilha de 3 rolamentos, se der uma volta no carretel, suponha-se que a isca ande 3 metros, já em uma carretilha com 10 rolamentos ( que possue mais engrenagens ), uma volta no carretel, a isca ira andar 6 metros. O que eu quis dizer é exatamente isso, quando a carretilha tem mais rolamentos ela será mais moderna, logo, terá mais engrenagens, que fará com que a isca percorra uma distancia bem maior dando poucos giros no carretel ... abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

""...exemplo : em quanto numa carretilha de 3 rolamentos, se der uma volta no carretel, suponha-se que a isca ande 3 metros, já em uma carretilha com 10 rolamentos ( que possue mais engrenagens ), uma volta no carretel, a isca ira andar 6 metros.""

Acho que agora eu entendi!

Um carretel é maior que o outro. Daí uma volta engole mais linha.

Aquela história dos rolamentos tinha me confundido.

Valew!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, acho que expliquei mal no tópico, mas é isso que você disse uma serie de outros fatores ditos pelo nosso amigo vini, as engrenagens das carretilha, estão ficando cada vez mais potentes e os carretéis na verdade estão diminuindo, para que caiba mais linha na carretilha, o que faz a isca percorrer uma distancia maior usando carretilhas de rolamentos mais altos ( exemplo : 10 rolamentos ) é o numero de engrenagens, que aumenta junto com a quantidade de rolamentos, toda essa serie de fatores influenciam na velocidade de recolhimento e na distancia que a isca percorre na agua, cada vez mais, as carretilhas estão ficando com mais peças dentro dela e o tamanho está diminuindo, ( tecnologia mestre:: ) isso ajuda a carretilha ter mais potencia para puxar mais a isca, em menos tempo e com menos esforço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edu,

Embora respeite o seu ponto de vista, me permito discordar dele !

Não sou usuário de carretilhas e sim de molinetes, mas o princípio não deve ser diferente ! A quantidade de rolamentos ( e a modernidade junto ) tem permitido um melhor desempenho do equipamento, não necessariamente uma maior velocidade de recolhimento da linha !

arrow:: Na verdade, o recolhimento é medido sem o comprometimento de suavidade no esforço feito no número de voltas com que a isca vem sendo puxada !

No caso dos molinetes ( pelo menos aos que possuo ), o número de voltas não está relacionada a quantidade de rolamentos que o equipamento apresenta !

Posso estar enganado, MAS não é essa a correlação a ser feita... Naonao::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Edu,

Embora respeite o seu ponto de vista, me permito discordar dele !

Não sou usuário de carretilhas e sim de molinetes, mas o princípio não deve ser diferente ! A quantidade de rolamentos ( e a modernidade junto ) tem permitido um melhor desempenho do equipamento, não necessariamente uma maior velocidade de recolhimento da linha !

arrow:: Na verdade, o recolhimento é medido sem o comprometimento de suavidade no esforço feito no número de voltas com que a isca vem sendo puxada !

No caso dos molinetes ( pelo menos aos que possuo ), o número de voltas não está relacionada a quantidade de rolamentos que o equipamento apresenta !

Posso estar enganado, MAS não é essa a correlação a ser feita... Naonao::

Perfeita colocação Kid...Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Naonao::

Temos carretilhas com 10 rolamentos q recolhem 5.0:1, assim como outras, também com 10 responsabilidades, q recolhem em 6.3:1 e 7.1:1.

E tb temos carretilhas com 6 rolamentos q recolhem em 7.3:1.

....no mais, vlw pelo tópico, Edu. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...