Ir para conteúdo

Qual isca usar e para qual peixe ? ( iscas de fundo )


EduBacha

Posts Recomendados

Olá novamente pescadores do forum !!

Neste tópico irei falar sobre iscas de fundo, dar dicas e falar sobre o comportamento de cada peixe, ao perceber que uma isca de fundo está na água .

Bom as iscas de fundo são iscas com barbelas longas, algumas não possuem barbela e a maioria das iscas de fundo, tem rattlin, que é essencial para atrair o peixe, elas costumam ter barbelas bem reforçadas e com acabamento bem restistente ao atrito de pedras, pois é a barbela que sofre mais nessa isca.

arrow:: **iscas de fundo com barbela ( floating ) : Bem, as iscas de fundo que possuem barbela, são faceis de identificar devido ao posicionamento do pitão que é padrão na maioria das iscas, já que ele fica posicionado na barbela da isca e não na ponta do corpo ( cabeça da isca ) mas existem algumas exceções de iscas com barbelas bem longas onde o pitão é sim, posicionado na cabeça da isca, porém o nado muda muito. E praticamente todas as iscas de fundo com barbela tem rattlin, pois é um atrativo irresistível para os peixes mais curiosos ou nervosos, e toda isca de fundo ( com barbela ) tem a barbela de pelo menos a metade do corpo da isca ou maior. Uma isca é considerada de fundo quando nada em profundidades de 2,5 / 3,0 metros, sendo que algumas chegam até mais fundo que isso, mas nos rios não são muito produtivas para peixes de escama, pois levantam muita areia ao raspar a barbela no fundo do rio e isso assusta o peixe ao invés de chama-lo .

Quando um peixe ouve o barulho de uma isca batendo na superficie da água, principalmente uma isca de barbela longa, onde a barbela faz um "PAFF" maior quando cai na água, ele ja fica atento e muito curioso, mas as vezes o peixe pode estar no fundo, então por isso essas iscas são produtivas. Se o peixe não for ver o que é aquele barulho na superfície da água, ao recolher a isca ela afunda rapidamente devido ao tamanho da barbela, e ao passar "rebolando" na frente do peixe, fazendo o barulho das esferas no seu interior ( rattlin ) o peixe ataca. Exemplo de isca : Deep Thunder DTH - STORM

Imagem Postada

arrow:: **iscas de fundo sem barbela ( sinking ) : São uma minoria, mas não são menos produtivas. Essas iscas são feitas de um modo que quando são arremessadas afundam rapidamente, e estas em especial, são as iscas que possuem o rattlin mais fortes de todos os tipos de iscas. Possuem uma vibração menor, e na verdade, elas tem barbela sim, mas não são aquelas barbelas comuns da maioria das iscas de meia água e fundo, e sim uma barbela "embutida " na cabeça da isca, normalmente uma pequena cavidade que funciona dessa forma : A água faz uma pressão maior nessa cavidade da isca, que funciona igualzinho uma barbela comum, ao recolher, a água bate na barbela, exercendo uma pressão sobre a barbela da isca, que resulta em uma vibração da isca abaixo d´agua. O diferencial é que nessas iscas com barbelas embutidas não há o risco de uma possivel quebra da barbela em um grande enrosco, mas o ruim é que a barbela não protege as garatéias, e se arremessar em um lugar com muitas pedras ou galhos, as chances de perder a isca são grandes, mas vale a pena correr o risco pois o resultado é muito produtivo na pescaria de cachorras, trairões e dourados. Eu não recomendo o uso dessas iscas na pescaria do tucunaré, pois por ser um peixe que mora entre os galhos submersos é enrosco na certa. Exemplo de isca : RATTLIN - RAPALA

Imagem Postada

arrow:: ** iscas de fundo articuladas : São iscas que possuem um nado fantástico, muito realista e similar ao nado de um peixe, porém um peixe saudável, por isso recomendo para a pesca de dourados. Estas iscas estão disponiveis no mercado tanto em modelos floating quanto modelos sinking. O sinking tem a vantagem de ser mais resistente, pois tem mais plástico do que ar dentro do corpo, mas os dois tipos tem um defeito, a fragilidade na emenda de uma parte do corpo com a outra, que normalmente é feita com o mesmo material dos pitões. Em uma briga com grandes dourados, muitas vezes a parte de trás da isca acaba quebrando, e com isso uma série de problemas acontecem, tais como o peixe pode engolir a parte de trás da isca, que pode ficar preso nas guelrras, e é fatal, pois o peixe irá morrer. Também existe o risco do peixe escapar, e a garateia pode "grampear" a boca dele, que não consguirá mais se alimentar e morrerá . E o caso menos "negativo" ( prejudicial ) é de voce simplesmente perder a isca e deixar o peixe escapar. As iscas articuladas possuem um rattlin menos potente, devido as divisórias no corpo para que a isca possa nadar como uma cobra, o que diminue o espaço para o movimento da esfera metalica, que acaba abafando o som. Exemplo de isca : JOINTED MINNOW STICK - STORM

Imagem Postada

arrow:: Obs : a posiçao da barbela da isca é fundamental para descobrir a qual profundidade ela nada, e aí vai uma dica : barbelas mais paralelas ao corpo, com uma inclinaçao mais próxima de 180° afundam menos, demoram mais tempo para chegar a profundidadde máxima e nadam quase verticalmente .

Barbelas mais retas, inclinaçao próxima à 90° afundam mais, atingem a profundidade máxima em menos tempo e tem um nado levemente vertical.

Bom, está aí mais um tópico sobre iscas artificiais, e espero ter ajudado. Aguardem os outros tópicos sobre artificiais de iscas softs, metálicas e iscas naturais !

Boas pescarias ! abraços ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...