Ir para conteúdo

Varas usadas para os grande tucunas.


Willy

Posts Recomendados

Olá pessoal. Antes de mais nada gostaria de parabenizá-los pelo forum e também pelos belos exemplares capturados e principalmente devolvidos.

Sou novo no forum e também iniciante na pesca esportiva, e minha dúvida é quanto ao material que vcs utilizam em suas pescarias. Sei que há uma vasta quantidade de marcas e modelos, mas observo que vcs definiram alguns padrões que, com o tempo e esperiência com peixes de grande porte, acabaram atendendo as espectativas. Já vi vários conjuntos com varas Fenwick e carretilhas Zillion. Quais as medidas e libragens, para os grandes tucunas, das varas e quais "Zillions" vcs usam e recomendam?

Sei que com certeza devem ser estes pelo alto poder de resistência já testado por vcs durante todo esse tempo.

Vcs poderiam me ajudar?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo este é um assunto de grande divergência, pois cada um tem o seu gosto pessoal, mas em via de regra quando vou a barcelos para pescar o fantástico tucunaré açú, sempre utilizo varas de ação rápida de 5.6'' de comprimento de 25lb(tipo rapala gold....ou outra tipo Fenwick.....etc), já para as hélices amazônicas utilizo uma vara X fast(extra rápida) de 5.6'' de 25lb que mandei fazer pelo marcão da Custon by Marco, pois como é uma vara de trabalho muito específico sugiro a você fazer o mesmo, pois ao mandar fazer a vara fazemos com o nosso perfíl. Já as carretilhas eu utilizo Abu Garcia REVO STX HS, Daiwa ZILLION LIMITED 7.3 e a Shimano CURADO 201 E7. Em relação Zillion pode ser a ZILLION 7.1 sem problema algum......valeu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

complementando as ótimas dicas do Jaime, eu ainda indicaria, para uso com as hélices, caso vc não queira ou não possa encomendar uma vara custom, a vara Albatroz Enzo III, 12-25 lbs, 5'6", é de ação X Fast, relativamente leve, tem passadores fuji alconite, reel seat Fuji ECS, e é muito boa tanto para hélices como para as demais iscas joia::: , embora alguns prefiram varas de ação mais lenta para as zaras e demais iscas de superfície. Outra vara que é boa para uso em geral na pesca dos açus amazônicos é a Sumax Hilux, ação fast, essa só tem o inconveniente do cabo pesado, eu tenho uma e customizei somente o cabo, deixando-o bipartido e bem mais leve, outra opção em vara é a Marine Sports Contender 12-25 lbs, é fast (não X Fast), tem passadores alconite e preço muito bom.

Creio que com uma Rapala Gold 17-25 lbs, uma Sumax Hilux, Marine Contender ou uma Fenwick HMX 12-25 lbs e uma Albatroz Enzo III 12-5 lbs, montando 3 conjuntos, vcs está bem equipado para uma semana de pescaria no Rio Negro. Claro que com uma (ou mais) vara (s) CBM (ou de outro custom builder) vc estaria ainda melhor equipado já que o trabalho do Marcão e sua família é primoroso, as varas feitas por ele, além de funcionais ao extremo, são lindíssimas e feitas conforme o gosto do pescador. Eu tenho várias e sou um grande admirador do trabalho da CBM. mestre::

Em termos de carretilha, o Jaime relacionou as mais recomendadas, eu só incluiria na relação a Shimano Scorpion XT 1500-7 (quase igual à Curado), a Metanium MG7, a Quantum Tour Edition HPT100 e, em uma opção mais econômica, apesar de não tão renomada quanto as demais, a Marine Sports Lubina GTO Tournament by Johnny Hoffmann, que parece ser uma boa carretilha para a Amazônia.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Willy !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado, dentre outras... !

Imagem Postada

arrow:: Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa... :amigo:

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Fica logo uma dica de endereçamento para você dar uma olhada ( recomendado para quem se inicia no Fórum )

viewtopic.php?f=1&t=8478

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Aproveite também para providenciar seu "avatar", já que será essa imgem que o representará cada vez que postar aqui !

arrow:: Postar um "avatar" é mais simples do que parece, e para tanto, recomendamos a leitura da FAQ ( alto do cabeçalho ), que traz algumas dicas de interesse...

arrow:: Se mesmo assim, a dificuldade persistir, entre em contato com um de nossos "Adm / Moderadores", que eles certamente lhe ajudarão a superar !

arrow:: Em tempo, para postar o "Avatar" ( assim como sua "assinatura personalizada" ), é necessário acessar seu Painel de Controle do Usuário, cujo indicativo está no lado direito do cabeçalho... palmas::

Para lhe facilitar o entendimento de funcionamento do Fórum, tem também esse outro endereçamento a ser lido e observado !

Tenha certeza de que ele lhe será de enorme utilidade ! arrow:: Veja só :

viewtopic.php?f=1&t=8479

Contamos com a sua compreensão e participação ! alegre::

No caso de qualquer dificuldade e/ou dúvida, tenha certeza de que um dos nós ( Moderadores ) irá em seu auxílio, além de ( é claro ) toda nossa comunidade de usuários... !

Fique a vontade, e nos vemos nos tópicos em que participar... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar gostaria de agradecer-lhes pelas preciosas informações.

Entendo plenamente quando falam sobre varas customizadas e creio ser a melhor opção sem sombra de dúvida. O grande lance mesmo é que ainda estou montando uma tralha e uma vara customizada vai ser um pouco complicado no momento, mas pretendo muito em breve poder ir pessoalmente nos mestres da customização e fechar um conjunto bem balanceado. Mas não é por ainda não estar com essa grana toda que vou escolher algo que me dê dor de cabeça em vez de alegria. E como há uma infinidade de marcas e modelos de blanks, agradeço demais as opções que me foram fornecidas, pois acredito serem as melhores pra hora "H" onde um grande exemplar pode estragar um equipamento que não esteja à sua altura. Venho estudando um pouco as Fenwick e me parecem ter um blank super resistente, porém percebo que alguns modelos são meio que difíceis de se encontrar, principalmente no tamanho de 5,6 e com real seat do tipo pistol grip, seja em cortiça ou EVA. Alguém poderia me orientar onde encontro tais varas e com um preço bom? Tipo pra 17, 20 e 25 lbs?

Meu sincero agradecimento.

Willy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Willy,as VARAS para grandes tucunas são de 25 libras,o tamanho 5.6¨,a ação rápida .

Como o amigo Jaime falou ,o gosto é muito pessoal e individual,voce só sabe a VARA com a qual tem uma ótima adaptação,quando colocar a carretilha,isca,arremessar e trabalhar a isca.

Vou de dar um exemplo,tive as seguintes varas:

arrow:: Albatroz enzo 25 libras(leve,mas para o meu gosto nesta libragem é muita dura,parece um toco,não consigo pescar com esta vara);

arrow:: Rapala Gold(um pouco mais pesada,o cabo não me adapto,não é de cortiça ,menos dura que a enzo,mais ainda muito rápida para meu gosto);

arrow:: Marine Sports Contender(ação ótima para trabalhar as iscas para o amazonas,exceto hélices,mas não me adaptei com o cabo,não é de cortiça,tambem não ma adaptei com o Real Seat da vara);

arrow:: Fenwick hmx(me adaptei com o blank,ótima para hélices,cabo de cortiça,leve 118 gramas,pode ser usada para outras iscas,os passadores originais troquei por alconite fuji,)

arrow:: Customizada,blank Lamiglas,ação ótima ,leve ,menos de 100 gramas,cabo de cortiça,prefiro para outras iscas,para hélices uso a Fenwick;

CARRETILHAS:

arrow:: Curado E7 , Zillion 7.1 ;

Obs:o ideal é voce ir na loja ,colocar a carretilha na vara,e sentir o conjunto;ou se tiver algum amigo que tenha as varas ou carretilhas,experimentar as mesmas.

Comprei várias varas e carretilhas,depois tive que vender porque não me adaptei,o gosto é muito pessoal,depende de como voce pesca ,tem que sentir o conjunto.

Pô, GUSSO, que aula ... :amigo: palmas:: palmas:: palmas:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Willy.

As dicas de equipamento já foram dadas,como vc é do Maranhão,compra pela net.Na minha opinião a loja virtual mais completa do país é a Pesca Pinheiros.Vc pode usar o call center p tirar algumas dúvidas,eles são muito preparados p atender os clientes e não vão te empurrar bagulhada.Aí vão outras também,dá uma pesquisada.Aqui no classificados do fórum vc vai encontrar algumas tralhas também. joia:::

www.pescapinheiros.com.br

www.ciadapesca.com.br

www.kingfisher.com.br

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, só gostaria de referir que na questão de varas de pesca interessa muito o gosto pessoal, por isso a importância de testar as varas na loja, eu, por exemplo, adoro pescar com a Albatroz Enzo (ainda mais que minha foi customizada pela CBM e ficou super bonita rindo3:: rindo3:: rindo3::) Não estou querendo desautorizar a opinião do mestre Gusso, que já demonstrou aqui no fórum ter grande conhecimento da pesca dos açus. mas é que isso vai muito do gosto e do estilo de pesca. Eu gosto de usar varas extra rápidas para as iscas de hélice, tanto que a minha titular é uma CBM 5'8" 12-25 lbs montada em um blank koreano que é mais rápido ainda que o da Enzo, é bem estilo taco de bilhar rindo2:: rindo2:: rindo2::

A Albatroz Enzo eu uso para todos os tipos de iscas, assim como uma Lamiglas 25 lbs by Jansen, já a minha Sumax Hilux 12-25 lbs (que dizem ser parecida em ação com a fenwick HMX, ambas Fast) eu não consigo usar com as hélices, acho ela lenta para isso, assim a deixo para as zaras, poppers e demais iscas.

Outro ponto é que tbém não gosto dos reel seats ACS, o dito "anatômico", prefiro o ECS mais tradicional, para a minha mão funciona bem melhor, o ACS machuca a mão.

Enfim, como já dito, o gosto pessoal é que vai definir qual a vara é mais adequada para o pescador, por isso a importância dos custom builders e seu trabalho especial e personalizado ::tudo::

Mas, dentre as opções de fábrica, certamente existem várias adequadas para cada pescador, por mais característico que seja o seu estilo de pesca. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Willy.

As dicas de equipamento já foram dadas,como vc é do Maranhão,compra pela net.Na minha opinião a loja virtual mais completa do país é a Pesca Pinheiros.Vc pode usar o call center p tirar algumas dúvidas,eles são muito preparados p atender os clientes e não vão te empurrar bagulhada.Aí vão outras também,dá uma pesquisada.Aqui no classificados do fórum vc vai encontrar algumas tralhas também. joia:::

http://www.pescapinheiros.com.br

http://www.ciadapesca.com.br

http://www.kingfisher.com.br

Abraço.

-- ------------------------

Valeu Celso. Conheço e compro nestas lojas , pois realmente são completíssimas. Obrigado mesmo.

Abraços.

Willy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, só gostaria de referir que na questão de varas de pesca interessa muito o gosto pessoal, por isso a importância de testar as varas na loja, eu, por exemplo, adoro pescar com a Albatroz Enzo (ainda mais que minha foi customizada pela CBM e ficou super bonita rindo3:: rindo3:: rindo3::) Não estou querendo desautorizar a opinião do mestre Gusso, que já demonstrou aqui no fórum ter grande conhecimento da pesca dos açus. mas é que isso vai muito do gosto e do estilo de pesca. Eu gosto de usar varas extra rápidas para as iscas de hélice, tanto que a minha titular é uma CBM 5'8" 12-25 lbs montada em um blank koreano que é mais rápido ainda que o da Enzo, é bem estilo taco de bilhar rindo2:: rindo2:: rindo2::

A Albatroz Enzo eu uso para todos os tipos de iscas, assim como uma Lamiglas 25 lbs by Jansen, já a minha Sumax Hilux 12-25 lbs (que dizem ser parecida em ação com a fenwick HMX, ambas Fast) eu não consigo usar com as hélices, acho ela lenta para isso, assim a deixo para as zaras, poppers e demais iscas.

Outro ponto é que tbém não gosto dos reel seats ACS, o dito "anatômico", prefiro o ECS mais tradicional, para a minha mão funciona bem melhor, o ACS machuca a mão.

Enfim, como já dito, o gosto pessoal é que vai definir qual a vara é mais adequada para o pescador, por isso a importância dos custom builders e seu trabalho especial e personalizado ::tudo::

Mas, dentre as opções de fábrica, certamente existem várias adequadas para cada pescador, por mais característico que seja o seu estilo de pesca. joia:::

Abs.

---------------------------------

Valeu mesmo João.

Estas dicas são preciosíssimas.

Em média... quanto tem saído uma vara destas customizada?

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo João tem razão ,blank é gosto pessoal,o amigo Lance,americano que criou um site de pesca citado aqui no fórum,pescou na temporada passada de outubro a fevereiro práticamente todo o dia com iscas de hélice,ele só usa varas Fenwick ,tem seis 25 libras 5.6´´.

A ultima que vara que customizei no Jansen,blank lamiglas,paguei R$630,00,abraços.

--------------------------------

Pow... blz Luiz.

Acredito que esta Fenwick é uma vara excelente para grandes hélices e tucunas amazônicos. Os blancks da Lamiglas, devem ser ótimos também,mas confesso que não os conheço. O difícil, pelo que estou vendo, é encontrar uma uma fenwick 5,6" 25lbs não é?

Já vi com 6,0", e também ouvi dizer que os passadores originais, e até mesmo o real seat são fracos. Daí uma customização é o melhor caminho para valorizar o black. Mas é complicado encontrar. Na net pelo menos.

Grande abraço.

Willy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Gusso, é isso aí, outro exemplo é que o Fabricio e sua turma praticamente só usam varas fenwicks HMX e carretilhas Zillion 7.1:1, o que indica a qualidade do material, mas eu, e não é pra contrariar rindo3:: rindo3:: rindo3:: não me adaptei ao uso de varas como essa, de ação fast, para as iscas de hélice, pra mim ficou melhor usar as X Fast, e com reel seat ECS, o ACS eu não gostei. joia:::

Willy, uma vara custom depende muito dos componentes, se vc quiser cabo de cortiça, reel seat Fuji ECS, passadores alconite, um trançado legal ou um acabamento com couro de cobra fica por volta de R$ 600,00, isso com o blank que eu te citei, o coreano X Fast, muito rápido mesmo. Com o mesmo blank, mas se vc aceitar um cabo mais simples, de EVA, passadores fuji hardloy, um trançado mais simples, ela já baixaria para uns R$ 450,00. Por outro lado, se vc quiser cabo em cortiça e passadores Fuji SIC ela já salta para uns R$ 800 a R$ 900,00.

Depende muito do que vc quiser em componentes, mas o comprimento, o reel seat, a ação, tudo isso vc pode escolher e mudar sem alterar muito o valor, o que aumenta o custo são os passadores Top de linha, um trançado muito complicado, um blank americano ou japonês muito caro ou um fore grip estilo megabass, etc...

Mas para ter uma noção mais exata converse com a Bete ou o Marcão da CBM (marbelepesca@hotmail.com), com o Jorge Pozzobon (jorgepozzobon@ig.com.br) e com o Jansen Irioda (jairioda@hotmail.com) e peça uma cotação, a Bete e o Jorge estão sempre no msn, são super atenciosos e poderão explicar tudo em detalhes para vc.

O Jansen é igualmente atencioso, mande um e-mail explicando o que vc gostaria que ele lhe responderá com a cotação. joia:::

Mas o ideal seria vc pelo menos experimentar uma vara Fast e uma X-Fast com as grandes iscas de helice para ver qual lhe agrada mais, eu levei os 2 tipos pra amazonia e somente lá pude definir a minha preferência pelas X Fast.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Gusso, é isso aí, outro exemplo é que o Fabricio e sua turma praticamente só usam varas fenwicks HMX e carretilhas Zillion 7.1:1, o que indica a qualidade do material, mas eu, e não é pra contrariar rindo3:: rindo3:: rindo3:: não me adaptei ao uso de varas como essa, de ação fast, para as iscas de hélice, pra mim ficou melhor usar as X Fast, e com reel seat ECS, o ACS eu não gostei. joia:::

Willy, uma vara custom depende muito dos componentes, se vc quiser cabo de cortiça, reel seat Fuji ECS, passadores alconite, um trançado legal ou um acabamento com couro de cobra fica por volta de R$ 600,00, isso com o blank que eu te citei, o coreano X Fast, muito rápido mesmo. Com o mesmo blank, mas se vc aceitar um cabo mais simples, de EVA, passadores fuji hardloy, um trançado mais simples, ela já baixaria para uns R$ 450,00. Por outro lado, se vc quiser cabo em cortiça e passadores Fuji SIC ela já salta para uns R$ 800 a R$ 900,00.

Depende muito do que vc quiser em componentes, mas o comprimento, o reel seat, a ação, tudo isso vc pode escolher e mudar sem alterar muito o valor, o que aumenta o custo são os passadores Top de linha, um trançado muito complicado, um blank americano ou japonês muito caro ou um fore grip estilo megabass, etc...

Mas para ter uma noção mais exata converse com a Bete ou o Marcão da CBM (marbelepesca@hotmail.com), com o Jorge Pozzobon (jorgepozzobon@ig.com.br) e com o Jansen Irioda (jairioda@hotmail.com) e peça uma cotação, a Bete e o Jorge estão sempre no msn, são super atenciosos e poderão explicar tudo em detalhes para vc.

O Jansen é igualmente atencioso, mande um e-mail explicando o que vc gostaria que ele lhe responderá com a cotação. joia:::

Mas o ideal seria vc pelo menos experimentar uma vara Fast e uma X-Fast com as grandes iscas de helice para ver qual lhe agrada mais, eu levei os 2 tipos pra amazonia e somente lá pude definir a minha preferência pelas X Fast.

Abs. ::tudo::

-----------------------------

Muito Obrigado João.

Vcs realmente são feras no assunto.

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, desculpe o mestre, hehehe rindo3:: , mas é que eu costumo chamar assim os amigos do forum que demonstram conhecimento superior das artes da pesca, como vc, que pelos posts efetuados (os quais eu acompanho avidamente) já demonstrou conhecer muito da matéria, deixando clara, ainda, a sua louvável disposição de transmitir esses conhecimentos a todos nós, e o Eloy Fonseca, um verdadeiro guru do FTB, que também sempre está aqui ajudando os colegas. Não são todos que merecem esse "título", mas apenas aqueles que, além de conhecer, têm prazer em repartir o conhecimento e a experiência acumulados ::tudo::

Um forte abraço !!!!!! joia:::

Oi joão :amigo: ,pare com esta história de mestre surtei:: .

Amigo willy,quando voce pesca com isca de hélices no Amazonas,tem que considerar duas situações:

arrow:: o arremesso da isca que pesa de 30 a 40 gramas,se o blank for rápido (duro),voce tem pouca ação de vara para te ajudar no lançamento,se for menos rápido ,o lançamento é facilitado.

arrow:: 0 trabalho da isca,se o blank for rápido(duro),fica facilitado o arrasto da isca,se for menos rápido,fica um pouco mais díficil.

arrow:: pessoalmente ,não troco a facilidade no arremesso pela maior facilidade no trabalho da isca.

arrow:: para outras iscas como zara, popper,twhitch bait,pessoalmente tambem prefiro que a vara seja menos rápida,por exemplo para zarar é preferível uma ação de ponta de vara.abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi joão :amigo: ,pare com esta história de mestre surtei:: .

Amigo willy,quando voce pesca com isca de hélices no Amazonas,tem que considerar duas situações:

arrow:: o arremesso da isca que pesa de 30 a 40 gramas,se o blank for rápido (duro),voce tem pouca ação de vara para te ajudar no lançamento,se for menos rápido ,o lançamento é facilitado.

arrow:: 0 trabalho da isca,se o blank for rápido(duro),fica facilitado o arrasto da isca,se for menos rápido,fica um pouco mais díficil.

arrow:: pessoalmente ,não troco a facilidade no arremesso pela maior facilidade no trabalho da isca.

arrow:: para outras iscas como zara, popper,twhitch bait,pessoalmente tambem prefiro que a vara seja menos rápida,por exemplo para zarar é preferível uma ação de ponta de vara.abraços.

Muito Obrigado mais uma vez.

Realmente este é um aspecto do qual eu já havia pensado. Varas fast são realmente um pouco mais complicadas para arremessos.

Grande abraço!

Willy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Amigo Parrillo,a vara ideal para fazer par com a rapala gold(vara rápida para hélices) seria a fenwick hmx 25 libras joia::: ,mas não se encontra esta vara para vender lacou:: .

A Amazon Tucuna III,já tive esta vara,não gostei,vendi,a não ser que mudaram o blank recentemente não te recomendo Naonao:: .

A Albatroz enzo III,5´6´´,é mais rápida(DURA)que a Rapala Gold,mais leve,se não me engano por volta de 115 gramas, ela tem pouca ação para arremessar a isca,gôsto de blank não se discute,mas eu não gosto,tem amigos aqui no FTB que gostam dela para hélices.

Comprei recentemente uma vara Rapala SHIFT,lançamento,X-FAST ACTION-HEAVY POWER,17-25 libras,test 5/8-11/4 oz,high modulus grafhite,108 gramas,gostei muito do blank,só não testei,qualquer hora vou arremessar umas iscas num pesque pague para testar,aí te digo o que achei,abraço.

Gusso,

Achei essa Rapala Shift e fiquei muito estusiasmado, especialmente quanto ao peso (levíssima). Só achei meio cara, em torno de 600 reais a vista.

Quanto vc pagou na sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As dicas todas muito interessantes, só discordo um pouco do tamanho de vara, esse para mim não tem um padrão e é individual, vai depender de sua estatura e da forma que gosta de trabalhar as iscas, se com a ponta da vara toda para baixo, se de lado etc. Utilize o tamanho que já está adaptado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As dicas todas muito interessantes, só discordo um pouco do tamanho de vara, esse para mim não tem um padrão e é individual, vai depender de sua estatura e da forma que gosta de trabalhar as iscas, se com a ponta da vara toda para baixo, se de lado etc. Utilize o tamanho que já está adaptado!

Abraço!

Exatamente ... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gusso... Vlw mesmo pelas informações... Muito uteis não só para mim como para outras pessoas aqui do forum também..

Andei dando uma olhada nessa Shift.. realmente muito interessante.. mas por esse preço fica complicado.. até porque dá para fazer uma ótima vara Custom...

Mas ainda estou estudando a idéia..

SIM, por enquanto estou somente com a Rapala GOLD 5'6 25lbs.

Tenho a oportunidade de pegar uma Amazon Tucuna ou uma Enzo (ou até as duas.. kkkk) por um precinho bemmmmmm camarada... Mas ainda não decidi. Vou ver se consigo ao menos sentir a pegada de cada uma.

Gde Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Dicas Gusso... Vou ir com mais calma e pensar bem no que disse...

Sabadão vou dar um pulo no sitio de um primo meu e testar a rapala gold com uma Rip 6,25" e ver o que acho da ação dela. E apartir dai vejo se vou me adaptar com uma mais rápida ou não...

É sempre bom ouvir opinião de quem já "experimentou" outras varas... obrigado mesmo.

Gde Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Gusso, nessa mesma linha de vara mais leve (seção VIVENDO PERIGOSAMENTE rindo3:: ), olha o estrago que uma Fleming Equinox, 5'6", 6 a 17 lbs, fez em janeiro passado em Barcelos, hehehe rindo3:: , o açu pesou 8 kgs:

Imagem Postada

Imagem Postada

Agora tenho que falar que essa Fleming tem que estar com especificação errada, na real ela deve ser, no mínimo, 10 a 20 lbs, pq é uma varinha muito porrada, hehehe, rápida e forte joia::: .

Mas isso prova que nem sempre é absolutamente necessário usar uma vara 25 lbs ou mais. ::tudo::

Abs.

Amigo,

complementando as ótimas dicas do Jaime, eu ainda indicaria, para uso com as hélices, caso vc não queira ou não possa encomendar uma vara custom, a vara Albatroz Enzo III, 12-25 lbs, 5'6", é de ação X Fast, relativamente leve, tem passadores fuji alconite, reel seat Fuji ECS, e é muito boa tanto para hélices como para as demais iscas joia::: , embora alguns prefiram varas de ação mais lenta para as zaras e demais iscas de superfície. Outra vara que é boa para uso em geral na pesca dos açus amazônicos é a Sumax Hilux, ação fast, essa só tem o inconveniente do cabo pesado, eu tenho uma e customizei somente o cabo, deixando-o bipartido e bem mais leve, outra opção em vara é a Marine Sports Contender 12-25 lbs, é fast (não X Fast), tem passadores alconite e preço muito bom.

Creio que com uma Rapala Gold 17-25 lbs, uma Sumax Hilux, Marine Contender ou uma Fenwick HMX 12-25 lbs e uma Albatroz Enzo III 12-5 lbs, montando 3 conjuntos, vcs está bem equipado para uma semana de pescaria no Rio Negro. Claro que com uma (ou mais) vara (s) CBM (ou de outro custom builder) vc estaria ainda melhor equipado já que o trabalho do Marcão e sua família é primoroso, as varas feitas por ele, além de funcionais ao extremo, são lindíssimas e feitas conforme o gosto do pescador. Eu tenho várias e sou um grande admirador do trabalho da CBM. mestre::

Em termos de carretilha, o Jaime relacionou as mais recomendadas, eu só incluiria na relação a Shimano Scorpion XT 1500-7 (quase igual à Curado), a Metanium MG7, a Quantum Tour Edition HPT100 e, em uma opção mais econômica, apesar de não tão renomada quanto as demais, a Marine Sports Lubina GTO Tournament by Johnny Hoffmann, que parece ser uma boa carretilha para a Amazônia.

Abs. ::tudo::

Grande Gusso... Vlw mesmo pelas informações... Muito uteis não só para mim como para outras pessoas aqui do forum também..

Andei dando uma olhada nessa Shift.. realmente muito interessante.. mas por esse preço fica complicado.. até porque dá para fazer uma ótima vara Custom...

Mas ainda estou estudando a idéia..

SIM, por enquanto estou somente com a Rapala GOLD 5'6 25lbs.

Tenho a oportunidade de pegar uma Amazon Tucuna ou uma Enzo (ou até as duas.. kkkk) por um precinho bemmmmmm camarada... Mas ainda não decidi. Vou ver se consigo ao menos sentir a pegada de cada uma.

Gde Abs.

arrow:: Amigo Parrilo,antes de comprar a Amazon Tucuna III,veja o que o mestre Eloy falou dela no tópico VARA PARA LANÇAR HÉLICES:

Oi Beto...

Os caras são cracs, encaram qualquer jabulani... puxam hélice até com varinha 14 lb!

Para nós, carregadores de piano, é melhor observar o casting...

Para estas pesadas comprei uma Tucuna III, que por sinal está encostada. A melhor solução foi usar iscas mais leves, como as Trex, Sumax e Caribes...

Abraços e boa sorte...

arrow:: Amigo Parrillo,

A vara rapala gold ,ação rápida (dura) é para hélices,a Enzo é mais rápida que a rapala gold(mais dura),voce vai ficar com duas varas para hélices.

O amigo João falou que a Vara Contender da Marine Sports tem um blank menos rápido,ideal para outras iscas,o que eu concordo ,pois tenho uma,o problema é Real Seat,que não me adaptei,me machuca a mão.

Se voce já tem a vara para hélices,o ideal é adquirir uma menos rápida para outras iscas,como fevereiro esta longe,fique calmo,até lá voce consegue uma nestas condições.

arrow:: Tem uma outra opção se gostas de VIVER PERIGOSAMENTE,que tal uma Enzo 20 Libras,ótima ação de blank para iscas que não são de hélice,levissíma,olhe abaixo o que peguei com ela ,linha varivas 50 libras,carretilha shimano mg 7,drag todo fechado,o blank nem gemeu,8.5 kilos de adrenalina,este negócio de vara 25 libras,linha 80 libras é para quem quer segurança seila::.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gusso, não é bem asssim rindo3:: rindo3::, a vara era 17 lbs, mas a linha era Power Pro 65 lbs, na Curado 200 E7, não sou tão corajoso assim rindo2::

Mas nessa temporada vou levar uma Quantum Tour HPT100 com linha Daiwa Samurai 55 libras, vai q eu a use com a rapala 17 lbs e entre o bitelo nesse conjunto rindo3:: rindo3:: Aí eu vou testar bem as minhas parcas habilidades de pescador rindo3:: rindo3::

Abs. ::tudo::

Oi João :amigo: ,muito lindo o peixe palmas:: ,agora já sei para que voce quer a Rapala Shift 17 Libras rindo2:: ,fica dando aula para a turma ir pescar com a Enzo 25 libras,varas customizadas ,blank coreano 25 libras,linha 80 libras, mau:: e vai pescar no Amazonas com vara 17 libras e linha 50 libras danca:: :gorfei: rindo3:: rindo2:: ,um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...