Ir para conteúdo

Varas usadas para os grande tucunas.


Willy

Posts Recomendados

Sem qualquer dúvida, é um tópico de "enorme densidade", dado os depoimentos postados !

Gostaria de fazer algumas referências sobre o assunto...

arrow:: A primeira delas diz respeito ao processo ser um tanto diferenciado se levarmos em consideração que material para molinete ( que é o meu caso ) é diferente dos usados para carretilha ( grande maioria ) !

Nada contra os "carreteiros", mas já peguei o costume e não quero ( nem irei ) mudar o monte de coisa que já possuo...

Mas o que vem ao caso - nesse momento - é o fato de que pescando com material para molinete, existe a tendência das varas serem um pouco menos rígidas ( fast ) que as versões feitas para as carretilhas !

Em algumas marcas, não existem sequer equivalência...

arrow:: Varas customizadas são sempre um diferencial, até porque irão lhe atender da forma como se espera que trabalhem... trata-se ( quase sempre ) de um ótimo custo x benefício !

Já foram indicados excelentes "artesãos" que fazem maravilhas inimagináveis...

arrow:: Quanto a varas industrializadas, vai mesmo de caso a caso !

Tenho Fenwick ( HMG ) que me acompanha há tempos, não apenas na Amazônia, mas por quase todos os lugares que pesquei !

O que - para mim - importa, é que o tamanho das varas permaneça inalterado, independentemente de sua composição !

Hoje em dia, TODAS as minhas varas são de 6' !

Mais do que um "costume", é uma forma interessante de se trocar de equipamento no meio de uma pescaria sem que haja diferença nos arremessos ! Isso pode parecer bobagem, mas faz a diferença...

Já há muita coisa nova sendo lançada de forma simultânea, e a exemplo de algumas de "nossas iscas", terminam sendo "mimadas" e "resguardadas" pelo valor que possuem !

Nada contra qualquer desses "investimentos", mas o que se precisa ter em mente ( e isso o Gusso foi enfático e certeiro ) é que lá no meio do rio, o que conta mesmo é a qualidade e a confiança que se tem no equipamento usado, daí a importância de se buscar por um menor número e uma maior qualidade deles !

Pescar com molinete, mesmo que sendo para puxar hélices, também tem seus privilégios ( nem discuto que com carretilha são iscas muito mais efetivas ), e certamente uma menor dose de esforço para a quantidade de lançamentos feitos ao longo do dia !

arrow:: Paralelamente a isso, e sempre dependendo do estilo do pescador, não há carretilha que consiga puxar uma twitch bait como um molinete !

Claro que ambos equipamentos pegam peixe, mas a incidência das batidas nos molinetes é bem superior... quem já comparou deve ter percebido isso ! Em contrapartida, esse efeito nas iscas de hélice é inverso...

Filosoficamente, e já concluindo, é sempre interessante que o pescador esteja focado naquilo que é a sua preferência na pescaria ! Há espaço e liberdade para qualquer coisa, desde que feita de forma consciente...

Antes que passe desapercebido, li também que alguns preferem ações de vara x-fast ! Possivelmente nas carretilhas ! Nos molinetes elas são bem piores, até pelo próprio efeito da sua rigidez por ocasião dos lançamentos...

Mais uma vez, tudo é uma questão de hábito e treinamento !

Em qualquer pescaria ( de qualquer um de nós ), o pior dia sempre será o primeiro, assim como no final da pescaria, as iscas estarão caindo milimetricamente nos pontos onde forem arremessadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessantíssimos os comentários postados por todos vcs. O tópico ficou com uma qualidade impressionante.

Para não ficar de fóra tb postarei os meus comentários a respeito do assunto.

- Se vcs observarem a lista dos recordes mundiais do tucunaré (per line) verão q enormes peixes foram embarcados com linhas finíssimas.

- Em época de seca extrema, geralmente final de janeiro e fevereiro inteiro, as chances de vc tirar um bocudão da água com um equipamento mais leve (seja vara, linha ou carretilha lenta e mais "simples") são muito maiores, visto q o peixe não correrá para o igapó (mata alagada), além deles estarem mais localizados nos meios dos lagos, ou seja, a briga tem tudo para ser mais "limpa"...então, com um pouquinho de paciência vc conseguirá embarcar peixes maiores sem muitas complicações.

- Lembro-lhes q geralmente todos os recordistas mundiais (apenas para termos uma referência), são pescadores ativíssimos, ou seja, gastam boa parte de seu tempo e dinheiro, pescando.....e nós, eu me incluo aí, por ser um mero mortal assalariado, não tenho tempo nem $$$ para arriscar jogar uma Jummping Minnow, ou um Jig na cabeça de um tucunaré acima de 22lb usando uma varinha de 14lb e linha de 20lb ou 30lb, e rezar para q ele corra para o meio do rio e logo depois seja embarcado.

Eu tenho apenas 1 ou 2 semanas para encontrá-lo, isso em meio a vários outros barcos hotéis, em lugares geralmente já pescados...então, tenho q usar um equipamento q me garanta conforto, não atrapalhe o movimento das minhas iscas e ao mesmo tempo uma resistência extra para lutar contra o monstrão dos 100m rasos.

- Varas de pesca são os ítens mais pessoais de toda tralha...então o q vale é conforto q cada um sente. Eu "pensava" q quanto mais dura a vara, mais fácil seria trabalhar uma grande hélice....me enganei...Depois de experimentar as antigas e baratas Fenwicks HMXs (aquela q o cabo não prestava), não consegui mais me adaptar as varas Extra Fast.

- Em termos de blank customizado ainda sou fã dos Lamiglass IM700 (o IM785 de 25lb é top demais), tamanho 5'7", sendo q a distribuição dos passadores são idênticos aos das varas de tamanho 5'6", porém o cabo ao invés de 18cm passa para 20cm....daí "uma" polegada a mais.

Cabo de cortiça, além de beleza irá lhe cansar menos, visto q o EVA é mais "fofinho" e sem perceber vc tranca o bicho na mão.

Real Seat super hiper ultra anatômico (ACS) não se adapta na mão de qualquer um...então, o ECS é sem dúvida mais confortável (no geral).

- Carretilha rápida (7.0 pra cima) é fundamental...Curado 200/1 E7 é sem dúvida o melhor custo x benefício do mercado...mas qualquer uma boa Shimano ou Daiwa lhe servirá muito bem. Isso pq as carretilhas "baratinhas" em poucos dias de pesca poderá estar ranjindo igual porta casa de terror....hehehee...

Pra mim o segredo de tudo é o equilíbrio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada fiz uma montagem ... espero que gostem rssr !!

Rapala Platinum 17lbs + MG50 FRITANDO !!

Obs: Veja o vídeo com som, senão o mesmo não terá sentido ! Se observar bem dá para escutar o blank estalando e a carretilha fritando rsrs

Link:

http-~~-//www.youtube.com/watch?v=9NQZs7m1LI0

Desculpem a narração !! Hahaha esse foi meu pai no auge da felicidade vendo um de seus filhos com um tucunão na linha. Só falo bobagem hahaha

Como vcs puderam constatar, material leve e bom aguenta. MASSSS n abuse. morto:: Lembrando esse peixe foi brigar no limpo entáo a briga foi mais tranquila. Mas se o fosse uma briga suja, certamente meu irmão iria perder esse peixe. No mais é isso ...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Amigo Parrillo,testei a VARA RAPALA SHIFT mau:: :

arrow:: Carretilha Daiwa zillion Limited

arrow:: Linha Thorsa, 0.34mm,68 libras

arrow:: iscas rip roller 5.5 e 7.25,tucunarex slim 170 com metais da rip, jumpin minnow T20,pop queen maria 105,etc...

Comparando com todas as varas de fábrica que pesquei,achei a melhor love:: ,ela é bem rápida mas é fina,tem ação para arremessar a isca.

Trabalho as hélices com a vara para baixo,quando voce puxa a isca ,a vara tem ação(verga),puxando a isca o que facilita o trabalho , diferente de varas muito rápidas com a ponta mais grossa, como a enzo 5´6´´que praticamente arrasta a isca,na minha opinião melhor que a fenwick hmx,que eu mais gostava .

Também da para trabalhar as outras iscas como jumpin minnow,inclusive fazer um stick nela,o que seria mais fácil numa vara de ação mais lenta .

Me adaptei bem na pegada do blank,embora prefira vara de cortiça,pelos outros qualidades da vara,achei este detalhe insignificante .

É dificíl indicar vara para alguem,por exemplo,já comprei muitas varas de pesca por indicação de quem entende,e muitas vezes não me adaptei e tive que vender lacou:: .

Ação de blank,real seat,cabo,são todos fatores que interferem na adaptação do pescador à vara de pesca,o ideal antes de comprar uma vara é voce ver a vara e sentir a pegada com a carretilha e se fosse possível arremessar e trabalhar as iscas joia::: .

Não estou te indicando,estou te fornecendo a minha opinião,achei que para o meu gôsto foi a melhor vara não customizada para os grandes tucunas em questão de arremêsso e trabalho de isca ,visto que no pesque paque não entrou nenhum açu oloko:: .

Problema que a vara é cara negativo:: .

Outro detalhe , é preferível 2 ou 3 varas boas ,do que 5 ou 6 sem qualidade ::tudo:: .

Poderia me informar se por enquanto voce esta sómente com a rapala gold?

Abraço.

---------------------------

Bem...parafraseando nosso amigo joão... "Mestre Gusso" esse caniço é show héim? ::tudo::

Rapaz.. pelas características citadas... parece um produto que combinou as melhores características das melhores varas pra hélices e grandes açus.

Pena que seu preço é realmente um tanto elevado para nossos padrões de proletáriados. Hehehehe! :gorfei:

Mas concordo que é bem melhor ter 3 caniços bons que 6 que não respondam às espectativas.

Recentemente adquiri um caniço que ainda não tive a chance de testá-lo, mas me pareceu uma escolha no mínimo, interessante. Foi Safira 5.6" 12-25lbs da Sumax.

Trata-se de um lançamento da marca e pesa, se não me engando, 115g. Segundo o fabricante ela é feita com um novo processo e com material inovador dando resistência e flexibilidade sem comprometer o peso. Além de ser linda. palmas::

Ainda pretendo comprar uma Rapala Gold pra mim, mas no momento estou com o orçamento no limite.

Vamos vers e até lá já estou um pouco menos apertado e acabo optando por este lançamento, uma ve que, comparando com a gold, esta tem um peso espetacular!

Grande abraço e até breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para atualizar, comprei a Enzo 25lbs.. e digo: é uma baita vara.. se hoje eu tivesse que escolher entre a Enzo e a Rapala Gold, iria de Enzo.. (agora que tenho as duas fica facil né? kkk)

É mais leve, e (na minha opinião) tem um balanceamento melhor.. Cansa menos e talz...

A Rapala também é uma ótima vara... Mas me impressionei com a Enzo...

Agora o arsenal para Bercelos em Fev.2011 está quase pronto... é rezar para o nivel da água estar "na caixa".

Gde abs e valeu pela ajuda pessoal.. Muito obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Interessantíssimos os comentários postados por todos vcs. O tópico ficou com uma qualidade impressionante.

Para não ficar de fóra tb postarei os meus comentários a respeito do assunto.

- Se vcs observarem a lista dos recordes mundiais do tucunaré (per line) verão q enormes peixes foram embarcados com linhas finíssimas.

- Em época de seca extrema, geralmente final de janeiro e fevereiro inteiro, as chances de vc tirar um bocudão da água com um equipamento mais leve (seja vara, linha ou carretilha lenta e mais "simples") são muito maiores, visto q o peixe não correrá para o igapó (mata alagada), além deles estarem mais localizados nos meios dos lagos, ou seja, a briga tem tudo para ser mais "limpa"...então, com um pouquinho de paciência vc conseguirá embarcar peixes maiores sem muitas complicações.

- Lembro-lhes q geralmente todos os recordistas mundiais (apenas para termos uma referência), são pescadores ativíssimos, ou seja, gastam boa parte de seu tempo e dinheiro, pescando.....e nós, eu me incluo aí, por ser um mero mortal assalariado, não tenho tempo nem $$$ para arriscar jogar uma Jummping Minnow, ou um Jig na cabeça de um tucunaré acima de 22lb usando uma varinha de 14lb e linha de 20lb ou 30lb, e rezar para q ele corra para o meio do rio e logo depois seja embarcado.

Eu tenho apenas 1 ou 2 semanas para encontrá-lo, isso em meio a vários outros barcos hotéis, em lugares geralmente já pescados...então, tenho q usar um equipamento q me garanta conforto, não atrapalhe o movimento das minhas iscas e ao mesmo tempo uma resistência extra para lutar contra o monstrão dos 100m rasos.

- Varas de pesca são os ítens mais pessoais de toda tralha...então o q vale é conforto q cada um sente. Eu "pensava" q quanto mais dura a vara, mais fácil seria trabalhar uma grande hélice....me enganei...Depois de experimentar as antigas e baratas Fenwicks HMXs (aquela q o cabo não prestava), não consegui mais me adaptar as varas Extra Fast.

- Em termos de blank customizado ainda sou fã dos Lamiglass IM700 (o IM785 de 25lb é top demais), tamanho 5'7", sendo q a distribuição dos passadores são idênticos aos das varas de tamanho 5'6", porém o cabo ao invés de 18cm passa para 20cm....daí "uma" polegada a mais.

Cabo de cortiça, além de beleza irá lhe cansar menos, visto q o EVA é mais "fofinho" e sem perceber vc tranca o bicho na mão.

Real Seat super hiper ultra anatômico (ACS) não se adapta na mão de qualquer um...então, o ECS é sem dúvida mais confortável (no geral).

- Carretilha rápida (7.0 pra cima) é fundamental...Curado 200/1 E7 é sem dúvida o melhor custo x benefício do mercado...mas qualquer uma boa Shimano ou Daiwa lhe servirá muito bem. Isso pq as carretilhas "baratinhas" em poucos dias de pesca poderá estar ranjindo igual porta casa de terror....hehehee...

Pra mim o segredo de tudo é o equilíbrio.

Mestre Fabricio sempre sabe oque fala !!

Que aulaa ! HAHAHA !

Eu concordo com o Fabrício...

Pessoalmente não consigo me adaptar ao trabalho das grandes hélices com uma vara X-fast. Uso uma Sumax Hilux 5'6 customizada o cabo e acho bem rápida ! Me adaptei completamente ao trabalho e quanto a carretilha uso uma HLC 6.1:1 que não me trouxe diferença com a relação as 7.1.

E para zara eu uso uma fenwick hmx antiga 20 lb... Excelente !!

Abraço a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...