Ir para conteúdo

Micro Tucunarés no Supermercado EXTRA


Posts Recomendados

Pescadores,

Aqui em Brasília tenho constatado que o supermercado Extra vende tucunarés abaixo dos 30cm. Como pode isso? Qual a origem desses tucunas?! Acho que já está mais do que na hora do IBAMA exigir que a venda de peixes da nossa fauna tenha informado a origem e além disso, informe ao consumidor as medidas mínimas de consumo para cada espécie como forma do próprio consumidor ser um fiscal. Estou delirando? Acho que não. Alguém sugere algo melhor?!

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um dia eu estava no supermercado e tambem vi tucunarés abaixo da medida ... entao procurei um funcionario dessa area e falei: "vc sabia q estes peixes estao abaixo da medida e eh crime?!" ... ai ele falou assim meio q rindo: "eu sei, eu sei esses daki sao criados em cativeiro ... nao tem problema vender eles desse tamanho ate pq eles nao crescem muito em cativeiro ..", bom ai eu pensei... ja q eh assim sim entao ... kkkkk ... flw .. acho q deve ser isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei aqui a um certo tempo atras que no PÃO AÇUCAR:

http://www.turmadobigua.com.br/turmadobigua/forum/viewtopic.php?f=2&t=10223&p=111823&hilit=P%C3%A3o+de+a%C3%A7ucar#p111823

Como o Michel falou neste tópico, o Tucuna pode ser pescado ate porque foi introduzido no local, ai pode ser pescado em larga escala.

Admiro estes mercados que proibem a comercialização de carne bovina sem que sejam registradas, ou criadas em áreas desmatadas. Porque não fazem o mesmo com os peixes?

A é, esqueci estamos no Brasil, quanto mais barato melhor é. Imagine a alegria dos pescadores "matadores profissionais" quando falam que supermercado X estão comprando Tucunas pequenos, ai a rede correr solta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescadores,

Aqui em Brasília tenho constatado que o supermercado Extra vende tucunarés abaixo dos 30cm. Como pode isso? Qual a origem desses tucunas?! Acho que já está mais do que na hora do IBAMA exigir que a venda de peixes da nossa fauna tenha informado a origem e além disso, informe ao consumidor as medidas mínimas de consumo para cada espécie como forma do próprio consumidor ser um fiscal. Estou delirando? Acho que não. Alguém sugere algo melhor?!

Henrique

Henrique,

Como a galera falou ai pra cima...rs..dá uma olhada em qtas listras os peixes tem....se forem as 3 (açu) os peixes estão vindo lá dá região norte, daí num tem jeito, estão dentro da lei...agora se forem 5 listras...já é outra história...rs

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo em vários locais aqui em brasília a venda de tucunarés ainda filhotinhos, em feiras, mercados, etc... Duvido que seja de criatório mais infelizmente esse é o argumento do vendedor deveria ser comprovada a procedência desses peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é de fato um problema de difícil solução com as atuais leis que temos !

Cada vez mais me torno adepto a idéia de PROIBIR o transporte de pescado, salvo de locais onde exista a cultura oficilalizada e fiscalizada por entidades legalizadas !

É complicado querer proibir a comercialização, MAS evitar que a mesma chegue via transporte, dá mais oportunidade de refrear a questão do consumo...

Mas também para isso é necessário uma mudança em nossos hábitos culturais, evitando a aquisição desses produtos... até como uma ajuda no combate dos mesmos !

arrow:: Mas com preços baixos e contra a fome, é difícil pregar uma mudança de hábitos... diabo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando a presença de filhotes de tucunaré nas Grandes redes de supermercado. Para aqueles tucunas de 5 listras, acho que algo poderia ser feito no sentido de pressionar as grandes redes a suspenderem a compra de peixes fora de medida. Não sei por onde começar isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique

Não sou biologo, não conheço todos os criadores de peixe para te falar com toda certeza, mas é praticamente impossível que estes tucunas sejam de cativeiro.

A criação de peixes para fins comerciais só é vantajosa nas espécies que se adaptam facilmente à alimentação por ração. O tucunaré só ataca seres animados, a ração boiando não é atrativo para esta espécie. É lógico que é possivel um tucunaré comer ração, principalmente quando confinado em aquário, mas, do ponto de vista comercial, a conversão alimento/peso do pescado, para tucunarés, não é boa. Você teria que criar forrageiros (lambari ou tilápia, por exemplo) em um tanque e soltá-los em outro tanque, este cheio de tucunas, para alimentarem os tucunas.... comercialmente falando, é inviavel.

No entanto, com excessão dos rios ( e consequentemente represas e lagos desses rios) onde o tucunaré é espécie nativa, nos demais locais onde ele aparece ele é considerado exótico, então, não só não é protegido por lei, como é incentivado a sua captura e remoção.

Desta forma, esses tucunarés podem ter origem em 90% das represas do Brasil que seu abate é permitido ( e volto a dizer, incentivado). Só como exmplo te digo se forem oriundos de Três Marias, Furnas, Nova Ponte, São Simão, Cardoso, Peixoto, Sobradinho, Marimbondo, Itaipu, Emborcação, Itumbiara, Castanhão...etc...etc e etc.....estão isentos de legislação para defendê-los, podem estar fora da medida, malhados, zagaiados, dinamitados.....sem qualquer problema.

Agora se forem oriundos de áreas onde são peixes naturais, como bacia do Araguaia/Tocantis e bacia amazônica, aí, estando fora da medida, estão ilegais, e portanto, sujeitos a serem recolhidos e o supermercado multado. Cabe uma denuncia, não sei mais se ao ministério da pesca ou Ibama, para a verificação da procedência destes peixes. Se vc criar problemas para o supermercado, te garanto que em pouco tempo eles deixam de comprar estes peixes.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apsicultura citada na resposta a sua dúvida vende alevinos e juvenis, não tucunarés para abate. Para abate é comercialmente inviavel.

No mais, cabe a denuncia.... se o supermercado provar que é de criatório, não fez mais do que obrigaçlão, se não provar, merece uma baita multa pra largar mão de ser bobo.

Abraços

Beto

No post http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... 56&t=10892, já fiz um questionamento . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique aqui em SJDR a policia ambiental vai direto nas peixarias e nos supermercados, apenas para fiscalizar se os dourados tem procedência, de qualquer forma não se acha mais dourados para vender em nenhuma dessas lojas. O que ocorre aqui é que criaram uma barragem, como em todo lugar desse Brasil, e impede do dourado subir, como la é uma area de preservação tem uns felas que vão la a noite pescam e vendem. So que ai neguinho denunciou. Não acabou a venda do dourado, mas em supermercado e peixaria não se vê mas.

Que uma idéia, liga para quem for, denuncia, vai chegar vigilância sanitária, policia, ibama quem tem q provar o certo é o supermercado, agora se tiver alguma coisa errada FUDEU!!!! Te proibirem de comprar la eles não vão e além do mais, o consumidor tem o direto de saber a procedência do pescado e como pescador esportivo não consumo peixe abaixo da medida abatido em seu habitat natural...

O negocio é começar a apertar o cerco, denunciar mesmo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescadores,

Tudo que eu queria era ter algum meio de "provocar" a fiscalização nesses lugares. Um número de telefone, um e-mail, um telefone vermelho, etc... Porque é muito descarado! É peixe muito pequeno mesmo em uma das maiores redes do Brasil e de forma diária.

Valeu por todas as outras informações, bastante elucidativas!

Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...