Ir para conteúdo

Soro contra veneno de abelha


Posts Recomendados

Para quem tem alergias as picadas de insetos, ao menos para as abelhas já arrumaram um soro.

Pesquisadores brasileiros produzem soro contra veneno de abelha

O Instituto Butantan (SP) produziu pela primeira vez um soro contra o veneno de abelhas. Ele foi produzido a partir de anticorpos criados em cavalos e é capaz de neutralizar os efeitos da substância expelida pelo inseto, que vão de manchas e inchaço até choque anafilático.

O produto já teve dois lotes fabricados e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que sejam feitos testes em vítimas de picadas. Em 2010 já houve três mortes pelo veneno em São Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, sou alergico! aosieuhaoseih

Sempre tenho na bolsa um corticoide injetavel e epinefrina. Ja me salvou.

5 ou 6 picadas o bicho pega, dependendo a abelha. A vez que vi a viola em caco levei umas 20, ja estava com dificuldade para respirar. Nunca usei a epinefrina, mas corticoide sim.

Sou mto cabreiro, ainda mais pescando ao redor das ilhas no Rio Paraná, que são cheias de caixas de abelha dos apicultores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, sou alergico! aosieuhaoseih

Sempre tenho na bolsa um corticoide injetavel e epinefrina. Ja me salvou.

5 ou 6 picadas o bicho pega, dependendo a abelha. A vez que vi a viola em caco levei umas 20, ja estava com dificuldade para respirar. Nunca usei a epinefrina, mas corticoide sim.

Sou mto cabreiro, ainda mais pescando ao redor das ilhas no Rio Paraná, que são cheias de caixas de abelha dos apicultores.

Grande Diego,

qual nome dos medicamentos? Precisa de receita? E a aplicação?

Minha esposa é alérgica, e como perambulamos por algumas "quebras" fico sempre "cabreiro", fico grato com as informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O corticoide pode ser um Decadron injetavel. Não necessita de receita. A epinefrina ganhei do meu médico.

O uso de corticoide por longo periodo é que leva a varios problemas, mas em casos de necessidade não tem problema. Basta conhecer como ocorre uma reação alergica, conhecer a farmacodinamica e farmacocinetica do medicamento.

Como garantia, não custa fazer uma consulta. Dificil o médico que não goste de uma boa pescaria... ele vai indicar um bom kit e como usar o mesmo.

Sempre tenho cmgo um bom kit. Xylocaina sem vaso constritor, lamina de bisturi, pinça e porta agulha, fio de sutura (nylon) com agulha, seringa de insulina e um frasco de iodo.

Junto alguns medicamentos uteis, desde alergias, bebuns (coisas que "alcontecem") e etc...

Aprendi essa depois que cravei uma garateia na unha hehehehe.

Para sutura pode ser usado ponto simples msmo.

Garanto que muitos vão criticar, mas na hora do aperto, no meio do nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Luiz e Diego,

ja passei por maus bocados com a alergia da minha esposa, mas graças a Deus ela nunca sofreu ataque de insetos como abelhas, marimbondos, vepas ou algo desta natureza, so quando era criança e teve que ser medica as pressas. Mas no meio do mato, já tive que rebocar ela de bike, já tive que voltar de barco ao rancho e outros perrengues, em um trilha (Trecker) em Cavalcante tínhamos caminhado duas horas, ela tomou uma picada de algo que não sabiamos, por medida de segurança abortamos a visita a cachoeira, se fosse algo serio mesmo, como fechamento de glote, duas horas para voltar ao carro e correr pra cidade (50km) seria tarde demais.

Depois destes apuros menores, mas que deram medo, fomos a um médico, esses médicos “moderninhos” que queria que ela fizesse tratamento homeopático e em caso mais grave, por exemplo um ataque de abelhas, ela tomasse Celestamine. Mas eu quando tenho crise de renite tomo Celestamine, esse médico com certeza não tem noção do que é fazer um trilha de 4 horas de caminhada e caso aconteça o pior ter que levar a um posto médico.

Agradeço aos nomes dos medicamentos Diego, creio mesmo que o certo será procurar um médico daqueles arcaicos, que com certeza sabe da real situação e medicará algo para uma urgência e não um comprimido para uma glote fechada.

Valeu moçada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo! O médico que me receitou e me deu essa epinefrina é o médico mais antigo da cidade, dono de um hospital. Duvido um elemento dessa cidade que não passou pela mão dele... oasiuehaoisehu

A confiança que tenho é no metodo antigo dele. Para ter uma ideia, semana passada em uma janta ele falou que fechou 100 e poucos casos de gripe A sem nenhum obito no hospital dele. Nos outros hospitais daqui tem mais obito que pessoas salvas ehhehehe.

Quem sera que entende do assunto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O corticoide pode ser um Decadron injetavel. Não necessita de receita.

....

Sempre tenho cmgo um bom kit. Xylocaina sem vaso constritor, lamina de bisturi, pinça e porta agulha, fio de sutura (nylon) com agulha, seringa de insulina e um frasco de iodo.

Junto alguns medicamentos uteis, .... Garanto que muitos vão criticar, mas na hora do aperto, no meio do nada...

Realmente é importante ter um kit de emergência, mas é preciso informação e algum treinamento para uso adequado. As vezes na hora do "aperto" pode ser salvador mesmo...

Mas corticoide e anestesico local (xilocaina) também necessitam de receita médica. Além do mais nestes casos deve ser medicamento injetável.

O melhor seria ter alguém no grupo de pesca com treinamento para estas situações emergenciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So foi falar, ta ai + um ataque, agora estranho que as danadas atacaram sem nenhuma provocação, ao menos na notícia não diz nada.

http://opovo.uol.com.br/app/cidades/2010/07/09/int_cidades,2018439/homem-morre-apos-ataque-de-abelhas-em-quixada.shtml

Homem morre após ataque de abelhas em Quixadá

Além dele, uma mulher e uma criança ficaram feridas no ataque

09/07/2010 09:05

Um pedreiro morreu após o ataque de um enxame de abelhas na noite desta quinta-feira, 8, no distrito de Juatama, em Quixadá (Sertão Central). Eliseu Venâncio de Lima, 62, estava na varanda de casa, na rua Joaquim Barbosa, quando foi surpreendido pelos insetos.

O homem ainda foi socorrido por populares, mas não resistiu. Além do pedreiro, uma mulher e uma criança ficaram feridas no ataque. Elas foram socorridas para o Hospital Municipal de Quixadá. O estado delas é estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ai nesse caso eu acho que o motivo na morte não foi alergia e sim a quantidade de ferroadas que ele levou, como falei...

Num enxame, se forem das abelhas africanizadas, o cara toma muiiiiiiiita ferroada aí o cara tem que ser forte pra aguentar.

Que eu saiba, quando a pessoa é alérgica, 1 picada já é obastante para o caba bater as botas hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Deve-se sempre ter alguns medicamentos básicos á mão,como não se sabe o que vai acontecer,é necessário procurar informar-se primeiro,e depois habilitar-se para dar o suporte adequado.Medicamentos são DROGAS,mau usadas podem tambem prejudicar.

Como disse o colega Fco Cavalcante,é necessário ter pessoas no grupo habilitadas em atenções emergenciais,e aí vai tb um aviso,quem gosta de pescar sozinho corre mais riscos.E qual a graça em pescar sozinho??????

Forte abraço a todos.

Manoel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou alergico a picada de abelha e sempre levo comigo o corticoide e adrenalina. Nunca precisei usar mas caso precise o kit ja esta pronto. As vezes não da tempo de chegar a um atendimento médico, e esses produtos podem salvar sua vida. Porem, sempre consulte seu médico para poder orientá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos quando vou pescar em Barcelos, levo duas caixas de remédios uma fica no barco e outra menor levo na bolsa de pesca.........como sou do ramo de farmácia imagina a diversidade....kkkk.....tem de tudo de engov, antibiótico até hidrocortizona injetável para os casos citados de choque anafilático por picada de inseto..........não sou alérgico.......pois já tomei picada de abelha, marinbondo, vespa e não tenho reação alérgica nenhuma, mas como em pescarias na região amazônica não temos farmácia nem hospital na esquina temos que ir previnido, pois pode ter algum companheiro que necessite.......ah quase esqueci tem também o isordil sub lingual para no caso de alguém tiver algum susto com o tamanho dos tucunas e o relógio(coração) quiser parar caveira:: , sai prá lá Deus nós livre.........valeu turma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...antibiótico até hidrocortizona injetável para os casos citados de choque anafilático por picada de inseto..........

So a fato de curiosidade, qual seria a quantidade de medicamento a ser injetado? Seria com base no peso da pessoa?

Marcamos um médico e espero que esse não seja um recém formado, o ultimo receitou em casos extremos Celestamine (isso eu uso pra tirar um cuxilo... hehehe), mas como tomar um comprimido com a glote ja quase travando... hehehe. Médico bão é médico velho, que manda logo é uma bomba. E vamo que vamo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...antibiótico até hidrocortizona injetável para os casos citados de choque anafilático por picada de inseto..........

So a fato de curiosidade, qual seria a quantidade de medicamento a ser injetado? Seria com base no peso da pessoa?

Marcamos um médico e espero que esse não seja um recém formado, o ultimo receitou em casos extremos Celestamine (isso eu uso pra tirar um cuxilo... hehehe), mas como tomar um comprimido com a glote ja quase travando... hehehe. Médico bão é médico velho, que manda logo é uma bomba. E vamo que vamo!

Amigo Flávio a hidrocortizona injetável de 500mg..........é para ser aplicada por via intramuscular ou intravenosa, dilui-se uma ampola de hidrocortizona em 4ml de água destilada para injeção........em caso de emergência a dose inicial é de 100mg a 500mg, dependendo da gravidade do caso, póde-se administrar uma dose inicial de 1mg, por intravenosa, seguindo-se de uma dose de 500mg a cada quatro a oito horas, durante três a cinco dias, se necessário.

valeu amigo........abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...