Ir para conteúdo

Carretilha e Linha para os Tucunas.


Willy

Posts Recomendados

Bem amigos.. mais uma vez estou eu tentando humildemente absorver informações preciosas desta super experiente equipe de amigos pescadores quando o assunto é Grandes Tucunas. palmas::

Gostaria que me ajudassem quanto às carretas Daiwa Zillion, Quantum Tour Edition PT 2010, Abu Revo e Shimano Curado. Qual destas é o melhor custo benefício, para este tipo de pesca?

Tipo melhor Drag, Maior Resistência, Levesa, Ergonomia e etc. doeu::

E outra.. é possível tirar um Grande Tucuna mesmo com linha 20 lbs?

Sei que este parece ser o um dos parâmetros para se "bater o recorde", mas quel a marca desta incrível linha? Pois já soube de tucunas bem menores estourarem linhas de 30 e 40 lbs.

Desculpem se estou sendo tolo em minha pergunta, mas acredito que ninguém mais que os grandes frequentadores deste forum para me ajudar e até me corrigir caso esteja equivocado. ::medo::

Obrigado.

Willy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Willy,

Perguntinha boa para reacender uma discussão interminável que temos por aqui...

A da turma que usa "cabo de aço" x a turma que usa "linhas leves" !

arrow:: Se prepara para ouvir uma justifica atrás da outra...

Lhe adianto que é possível tirar tucunas até com linha muito menos resistente que essa, dependendo EXCLUSIVAMENTE de onde esteja pescando !

Evitando polêmicas, lembro-lhe que os grandes campeonatos de peixes de bico ( marlins, etc... ) cujo peso dos peixes é de centenas de quilos, as linhas usadas são - na maior parte das vezes - de 20 / 30 lb !

A questão é o espaço e a tranqueira existente para cansar o peixe ! No mar, não tem qualquer delas... daí, o que vale mesmo, é cansar o bruto... Já na água doce...

Apenas para um início...

arrow:: Não demora aparecerem os "advogados de linhas de 80 lb"... paia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Willy...

Não advogo as 80 libras, mas serei multado pelo Presidente da Federação (TB) caso seja flagrado usando ou mesmo transportando linhas de 50 libras ou mais raquíticas.

A maior concesão que me fizeram foi levar uma Samurai 55.

Das carretas citadas uso a Curado. É muito boa.

E, o record, salvo melhor juizo, é de uma 80 libras.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Willy,

Perguntinha boa para reacender uma discussão interminável que temos por aqui...

A da turma que usa "cabo de aço" x a turma que usa "linhas leves" !

arrow:: Se prepara para ouvir uma justifica atrás da outra...

Lhe adianto que é possível tirar tucunas até com linha muito menos resistente que essa, dependendo EXCLUSIVAMENTE de onde esteja pescando !

Evitando polêmicas, lembro-lhe que os grandes campeonatos de peixes de bico ( marlins, etc... ) cujo peso dos peixes é de centenas de quilos, as linhas usadas são - na maior parte das vezes - de 20 / 30 lb !

A questão é o espaço e a tranqueira existente para cansar o peixe ! No mar, não tem qualquer delas... daí, o que vale mesmo, é cansar o bruto... Já na água doce...

Apenas para um início...

arrow:: Não demora aparecerem os "advogados de linhas de 80 lb"... paia::

----------------------------

Hehehehehehehh!!

Pod crer Kid!

Pergunto sobre os tucunas da bacia amazônica, que são brutos.

Daí que ouvi esse lance da linha pra bater o record ser de 20 lbs?

Fico pensando que deve ser uma façanha e tanto.

Pois com tamanha força e tanta paulera.. .. coisa de louco. surtei::

Mas creio sim que é possível. Como nunca estive na região amazônica e já vi os relatos dos "monstrinhos" de lá... estou tentando me preparar para ser mais um de tantos a tentar o grande tucuna.

Valeu pela força com o avatar e tudo mais.

Grande abraço. legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Willy...

Não advogo as 80 libras, mas serei multado pelo Presidente da Federação (TB) caso seja flagrado usando ou mesmo transportando linhas de 50 libras ou mais raquíticas.

A maior concesão que me fizeram foi levar uma Samurai 55.

Das carretas citadas uso a Curado. É muito boa.

E, o record, salvo melhor juizo, é de uma 80 libras.

Abrax

-------------

Blz Eloy.

Valeu mesmo a dica. joia:::

Por isso curto consultar neste forum.

Cada dia descubro mais um fera no assunto.

Isso é muito bom. Principalmente pra quem ainda está engatinhando como eu.

Muito obrigado mesmo. viola::

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Willy....Existem 2 tipos de recordes. Os Per Line, ou por linha...e os All Tacke...por peso, desde q a linha não ultrapasse as 150lb.

O Kid disse muito bem...tudo vai depender de onde vc está pescando, da sua disponibilidade de tempo para ver peixes e mais peixes correndo livremente com a sua isca nas costas até resolver se entregar...e por aí vai.

Linhas muito finas, ao invés de ajudarem no arremesso, fazem é atralhar...já q as iscas são muito pesadas. A linha acaba encavalando no carretel e estourando.

Um linha q considero muito boa...pois permite arremessos longos, sem dar trancos, e ainda aguenta a porrada do bruto é a 65lb.

E como o Eloy disse....em termos de custo x benefício a Curado 201E7 é imbatível. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Willy....Existem 2 tipos de recordes. Os Per Line, ou por linha...e os All Tacke...por peso, desde q a linha não ultrapasse as 150lb.

O Kid disse muito bem...tudo vai depender de onde vc está pescando, da sua disponibilidade de tempo para ver peixes e mais peixes correndo livremente com a sua isca nas costas até resolver se entregar...e por aí vai.

Linhas muito finas, ao invés de ajudarem no arremesso, fazem é atralhar...já q as iscas são muito pesadas. A linha acaba encavalando no carretel e estourando.

Um linha q considero muito boa...pois permite arremessos longos, sem dar trancos, e ainda aguenta a porrada do bruto é a 65lb.

E como o Eloy disse....em termos de custo x benefício a Curado 201E7 é imbatível. ::tudo::

Fabrício :amigo: , o limite para homologação de recordes não é de 130 libras?????

Forte abraço,

Wellington . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Willy....Existem 2 tipos de recordes. Os Per Line, ou por linha...e os All Tacke...por peso, desde q a linha não ultrapasse as 150lb.

O Kid disse muito bem...tudo vai depender de onde vc está pescando, da sua disponibilidade de tempo para ver peixes e mais peixes correndo livremente com a sua isca nas costas até resolver se entregar...e por aí vai.

Linhas muito finas, ao invés de ajudarem no arremesso, fazem é atralhar...já q as iscas são muito pesadas. A linha acaba encavalando no carretel e estourando.

Um linha q considero muito boa...pois permite arremessos longos, sem dar trancos, e ainda aguenta a porrada do bruto é a 65lb.

E como o Eloy disse....em termos de custo x benefício a Curado 201E7 é imbatível. ::tudo::

Fabrício :amigo: , o limite para homologação de recordes não é de 130 libras?????

Forte abraço,

Wellington . .

Tens razão meu amigo...são 130lb e não 150lb como eu havia postado. Vlw. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Willy....Existem 2 tipos de recordes. Os Per Line, ou por linha...e os All Tacke...por peso, desde q a linha não ultrapasse as 150lb.

O Kid disse muito bem...tudo vai depender de onde vc está pescando, da sua disponibilidade de tempo para ver peixes e mais peixes correndo livremente com a sua isca nas costas até resolver se entregar...e por aí vai.

Linhas muito finas, ao invés de ajudarem no arremesso, fazem é atralhar...já q as iscas são muito pesadas. A linha acaba encavalando no carretel e estourando.

Um linha q considero muito boa...pois permite arremessos longos, sem dar trancos, e ainda aguenta a porrada do bruto é a 65lb.

E como o Eloy disse....em termos de custo x benefício a Curado 201E7 é imbatível. ::tudo::

Pow.. blz fabrício. legal::

Realmente existem diversos fatores que podem resultar em outros diversos resultados.

Valeu o toque sobre as linhas pro recorde. Desconhecia totalmente.

Qual o recorde para tucunas na modalidade All Tacke, e com Linha finas?

Quanto à curado... sei que é uma ótima carreta com certreza. ::tudo::

Uma última pergunta:

Onde encontro estas fenwicks 5'6 de 17lbs e 25 lbs?

E qual é a série legal? HMX?

Estou indo ao Xingu e acredito que esta vara será exclente para os tucunas e trairões.

E o que vc acha da Quantum Tour Edition PT 2010(Lançamento)?

Acredito ser excelente.

Obrigado pela força. joia:::

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Para os recordes de tucunaré Per Line:

2 libras = 6,350g (Venezuela) 1986

4 libras = 8,260g (Rio Negro)1999

6 libras = 9,370g (Venezuela)1995

8 libras = 9,180g (Jatapu)1992

12 libras = 12,020g (Colômbia)1982

16 libras = 10,430g (Venezuela)1992

20 libras = 11,790g (Venezuela)2006.

arrow:: E para All Tackle:

28 libras = 12,700g (Brasil) 2010.

Hj em dia vc não mais encontra Fenwicks HMX do modelo antigo no mercado.

Talvez do modelo intermediário, onde o reel seat tem uma emenda de cortiça "aglomerada".

As novas HMX só de 6" pra cima...

Já a carrega da Abu, não posso falar, pois não conheço, mas deve ser uma excelente máquina... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Para os recordes de tucunaré Per Line:

2 libras = 6,350g (Venezuela) 1986

4 libras = 8,260g (Rio Negro)1999

6 libras = 9,370g (Venezuela)1995

8 libras = 9,180g (Jatapu)1992

12 libras = 12,020g (Colômbia)1982

16 libras = 10,430g (Venezuela)1992

20 libras = 11,790g (Venezuela)2006.

arrow:: E para All Tackle:

28 libras = 12,700g (Brasil) 2010.

Hj em dia vc não mais encontra Fenwicks HMX do modelo antigo no mercado.

Talvez do modelo intermediário, onde o reel seat tem uma emenda de cortiça "aglomerada".

As novas HMX só de 6" pra cima...

Já a carrega da Abu, não posso falar, pois não conheço, mas deve ser uma excelente máquina... joia:::

-------------

Blz Fabrício.

Obrigado mais uma vez.

Qual a vara então que vc me recomendaria, além das customizadas, que se pareça mais com estas Fewnick?

Digo que tenha essa ação e não seja fast demais.

Rapala Platinum, ou Gold?

Ou outra marca...

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Vamos de trás pra frente:

Vara: a Rapala Paltinum é rápida demais. A Gold talvez te atenda melhor...

Carretilha: a Curado 200 E7 é excelente, não só no custo x benefício, mas é uma carretilha muito boa mesmo. Arremessa tão bem quanto a Zillion, mas tem drag melhor e é mais leve. A Abu Garcia Revo STX-HS é excelente, tem o melhor drag de carretilhas perfil baixo, arremessa bem (depois que você acerta o ajuste dela...), mas é um pouco pesada.

Linha: para tucunaré-açú minha preferência é pela Power Pro 65 lbs. Eu vou experimentar uma Daiwa Samurai 70 lbs este ano, que é mais fina que a Power Pro 65. Usei a 55 lbs ano passado e gostei demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui a AM, mas comprei minha quantum tour edition pt (nova) e semana que vem ja chega aqui. To loco pra testar! Tenho a curado, muito boa carretilha, mas a Quantum tambem aguenta AM e ,ao meu ver, se sai melhor pois arremessa a uma distancia maior.

Em relaçao a linha, eu prefiro uma 65 lb ou proximo, ja que ta no meio termo de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Vamos de trás pra frente:

Vara: a Rapala Paltinum é rápida demais. A Gold talvez te atenda melhor...

Carretilha: a Curado 200 E7 é excelente, não só no custo x benefício, mas é uma carretilha muito boa mesmo. Arremessa tão bem quanto a Zillion, mas tem drag melhor e é mais leve. A Abu Garcia Revo STX-HS é excelente, tem o melhor drag de carretilhas perfil baixo, arremessa bem (depois que você acerta o ajuste dela...), mas é um pouco pesada.

Linha: para tucunaré-açú minha preferência é pela Power Pro 65 lbs. Eu vou experimentar uma Daiwa Samurai 70 lbs este ano, que é mais fina que a Power Pro 65. Usei a 55 lbs ano passado e gostei demais.

________________________

Pow.. legal Gustavo. legal::

Também achava o mesmo das varas.

Embora não tenha nenhuma, pois aqui em São Luís Tem muito peixe mas quase nenhuma loja especializada em pesca esportiva. Agora que uma ou outra, ainda tímidas, estão aparecendo e mesmo assim... tais varas são mais difíceis do que ouro. Heheheh!

Quanto às carretas conheço as shimano e sei que são excelentes.

Sei também do peso das zillions em relação às carretas mais novas.. no final do dia conta bastante o peso extra.

Valeu o toque sobre a linha. também curto muito essa Power Pro.

Estou de olho em uma carretilha que achei com um preço excepicional... Uma Quantum Energy PT com recolhimento 7.1:1. Acho esta carretilha excelente. Tem um drag fenomenal, resistência notória no mercado, recolhimento super rápido, sistema híbrido de blindagem e etc.. Porém nada melhor do que testando-a. Vc poderia me dizer algo? Ela é do modelo antigo.

O que vc me diz?

Obrigado desde já.

Abraços. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui a AM, mas comprei minha quantum tour edition pt (nova) e semana que vem ja chega aqui. To loco pra testar! Tenho a curado, muito boa carretilha, mas a Quantum tambem aguenta AM e ,ao meu ver, se sai melhor pois arremessa a uma distancia maior.

Em relaçao a linha, eu prefiro uma 65 lb ou proximo, ja que ta no meio termo de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele.

Abraços!

---------------

Opa André!

Boa essa de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele! :gorfei:

É verdade. Rebocar é completamente sem graça e brigar uma eternidade com ele também complica.

Abraços. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy,

Eu nunca tive carretilhas da Qauntum... Tem um site americano chamado Tackle Tour (www.tackletour.com) que testa equipamentos de pesca. Se você tiver familiaridade com o inglês, vale a pena! Se não tiver, tenta pedir pro Google Translate traduzir pra você. Lá tem comparativos e avaliações de muito equipamento, inclusive dessa Quantum Energy PT. Essa é uma meio "furta-cor", né? Se for essa, já é uma carreta mais antiga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui a AM, mas comprei minha quantum tour edition pt (nova) e semana que vem ja chega aqui. To loco pra testar! Tenho a curado, muito boa carretilha, mas a Quantum tambem aguenta AM e ,ao meu ver, se sai melhor pois arremessa a uma distancia maior.

Em relaçao a linha, eu prefiro uma 65 lb ou proximo, ja que ta no meio termo de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele.

Abraços!

---------------

Opa André!

Boa essa de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele! :gorfei:

É verdade. Rebocar é completamente sem graça e brigar uma eternidade com ele também complica.

__________________________

Pois e, rebocar o peixe nao tem graça nenhuma, e que nem pescar lambari com vara de bambu de ponta grossa, e so puxar pra cima e tirar...

E brigar horrores e bom, mas o problema e perder material, ja que da muita margem pra enroscos, pauleiras e etc...

sobre a Quantum, da uma olhada no topico que fiz alguns meses atraz

viewtopic.php?f=72&t=11179

Qualquer duvida da um grito,

Abraços!

Abraços. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui a AM, mas comprei minha quantum tour edition pt (nova) e semana que vem ja chega aqui. To loco pra testar! Tenho a curado, muito boa carretilha, mas a Quantum tambem aguenta AM e ,ao meu ver, se sai melhor pois arremessa a uma distancia maior.

Em relaçao a linha, eu prefiro uma 65 lb ou proximo, ja que ta no meio termo de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele.

Abraços!

---------------

Opa André!

Boa essa de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele! :gorfei:

É verdade. Rebocar é completamente sem graça e brigar uma eternidade com ele também complica.

__________________________

Pois e, rebocar o peixe nao tem graça nenhuma, e que nem pescar lambari com vara de bambu de ponta grossa, e so puxar pra cima e tirar...

E brigar horrores e bom, mas o problema e perder material, ja que da muita margem pra enroscos, pauleiras e etc...

sobre a Quantum, da uma olhada no topico que fiz alguns meses atraz

viewtopic.php?f=72&t=11179

Qualquer duvida da um grito,

Abraços!

Abraços. :amigo:

---------------------------

POw.. blz andré.

Muito legal o tópico.

Porq assim...

A Quantum que estou comprando é uma Energy, o que até então concluo que, basicamente, é a mesma Tour edition, com diferenças bestas.

Ela é do modelo 770PT, recolhimento 7.1:1 - 2009 (aquela colorida) :

http://www.baitnhook.net/quantumenergypte770ptbaitcastingreel.aspx

E achei ela com um preço fantástico. Por isso opto por comprá-la, pois se estivesse pelo preço inicial era melhor comprar a nova Tour Edition 2010, concorda?

Então... estou interessado nesta pois está muito mais em conta do que a Tour Edition, Zillion, E as Shimano.

E está novinha, na caixa, garantia de 1 ano, além de linda e etc.

O que vc acha desta Energy?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca fui a AM, mas comprei minha quantum tour edition pt (nova) e semana que vem ja chega aqui. To loco pra testar! Tenho a curado, muito boa carretilha, mas a Quantum tambem aguenta AM e ,ao meu ver, se sai melhor pois arremessa a uma distancia maior.

Em relaçao a linha, eu prefiro uma 65 lb ou proximo, ja que ta no meio termo de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele.

Abraços!

---------------

Opa André!

Boa essa de rebocar o peixe e ter que brigar horrores com ele! :gorfei:

É verdade. Rebocar é completamente sem graça e brigar uma eternidade com ele também complica.

__________________________

Pois e, rebocar o peixe nao tem graça nenhuma, e que nem pescar lambari com vara de bambu de ponta grossa, e so puxar pra cima e tirar...

E brigar horrores e bom, mas o problema e perder material, ja que da muita margem pra enroscos, pauleiras e etc...

sobre a Quantum, da uma olhada no topico que fiz alguns meses atraz

viewtopic.php?f=72&t=11179

Qualquer duvida da um grito,

Abraços!

Abraços. :amigo:

---------------------------

POw.. blz andré.

Muito legal o tópico.

Porq assim...

A Quantum que estou comprando é uma Energy, o que até então concluo que, basicamente, é a mesma Tour edition, com diferenças bestas.

Ela é do modelo 770PT, recolhimento 7.1:1 - 2009 (aquela colorida) :

http://www.baitnhook.net/quantumenergypte770ptbaitcastingreel.aspx

E achei ela com um preço fantástico. Por isso opto por comprá-la, pois se estivesse pelo preço inicial era melhor comprar a nova Tour Edition 2010, concorda?

Então... estou interessado nesta pois está muito mais em conta do que a Tour Edition, Zillion, E as Shimano.

E está novinha, na caixa, garantia de 1 ano, além de linda e etc.

O que vc acha desta Energy?

Abraços!

_____________________________________________________

Eu pensava que era a Quantum tour edition...

Nao acho que sejam tao parecidas, pos 100 dolares de diferença nos EUA e muita coisa, mas posso estar errado..

Minha quantum so comprei depois de muito pesquisar, preferi pagar 100 dolares a mais nela do que pegar uma curadinho (ja tenho uma) pois ela e a top top da Quantum, ou seja, o carro chefe deles, e por tanto deve ser uma p*** carretilha...

Em relaçao a Energy, nunca ouvir falar, mas pelo preço comum dela la deve ser do mesmo nivel da curado, nao sei, mas creio que sim.

Nao posso te ajudar entao, so sei que se for a concorrente direta da curado, vale a pena pois a curado e uma das melhores carretilhas que ja tive...

Enfim, boa sorte na sua busca!

Acho que no caterva alguem tinha feito um topico sobre as Energy Pt, mais nao sei, nao tenho certeza

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo Willy, sempre que pesco em Barcelos utilizo linhas de multifilamento de 65lb e leader de fluorcarbono de 0,63mm e quanto as carretilhas utilizo a Abu Garcia REVO STX-HS, Daiwa ZILLION 7.3 Limited e a CURADO 201E7.

Abraços,

-------

Com certeza são ótimas carretas!

Recentemente adquiri uma Quantum Energy Pt E770.

É uma "put@" carreta. engrenagens que dispensam comentários.

O único ponto franco(pelo menos em relação às novas carretas) é o peso.

Mas a carreta arremessa muuuuiiitooo. Extra macia e super resistente,

Estou para adquirir uma curado 200E7.

Afinal.. Shimano é shimano.

E ainda pretendo ter uma Zillion Edição especial.

Grande abraço Jaime!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...