Ir para conteúdo

Motor não atinge giro/velocidade máxima. Causas aqui.


Posts Recomendados

Opa turma...resolvi criar mais um tópico interessante na sala.

Tenho reparado muitos usuários postando suas dúvidas na internet com esse tema.

- Meu motor não atinge os 5.500RPM.

- Meu motor não está redendo o máximo.

- Preciso trocar o hélice???

Pois bem...lendo um pouco e procurando entender o q pode estar acontecendo, resolvi postar aqui o q aprendi.

arrow:: Altura correta do motor de popa na embarcação.

Uma das principais causas da falta de desempenho do seu motor de popa. Muitos acreditam q quanto mais baixo o motor estiver em relação ao fundo do barco, melhor será o seu desempenho. Ledo engano.

Para evitar um texto muito longo e cansativo, estarei postando abaixo uma foto q vale por mil palavras. A foto é do manual de instalação dos motores Mercury de 40 a 60HP. (pode variar de motor para motor)

Imagem Postada

Reparem q a placa anti-ventilação deve ficar a no máximo 25mm ou 2,5cm abaixo do fundo do barco.

- Caso vc instale-o abaixo disso (2,5cm abaixo do fundo do barco):

- Ele ventilará menos nas curvas, já q mesmo inclinado o hélice não sairá da água.

- Ele perderá potência/giro, pois o arrasto da rabeta do motor será maior.

- A direção vai ficar mais pesada nas manobras, também por conta do arrasto maior.

- Caso vc instale-o acima disso a coisa se inverterá:

- Ventilará mais nas curvas.

- Poderá perder potência, tb, pois o hélice vai girar atrás da turbulência do barco.

- Direção leve demais.

Em ambos os casos, em o motor estando na posição errada, a direção pode vibrar, e por aí vai.

Então, procure saber se o seu motor está instalado na altura correta, antes de partir para a troca do hélice.

legal::

Caso o seu motor esteja na altura ideal e ele não atinja o giro máximo, é bem provável q a embarcação esteja pesada pra ele empurá-la, então, parta para a troca do hélice.

arrow:: Como saber se a hélice do seu motor é a mais apropriada para o seu barco?

Aqui está um dos maiores segredos em como tirar o máximo desempenho do seu motor/barco e garantir uma longa vida útil do seu motor. Tentarei usar uma linguagem o mais simples possível.

Para fazer esse teste vc precisará de um tacômetro instalado ao motor para saber o giro alcançado.

1 - Coloque o motor na sua embarcação + tanque cheio + 2 pescadores (+ ou - 150Kg).

2 - Já de motor quente acelere ao máximo e veja qual a rotação máxima atingida.

No caso de muito giro.

Se a rotação máxima do motor (informada pelo fabricante) for ultrapassada com facilidade a sua hélica está PEQUENA. Então vc precisa de uma hélice maior, ou de maior passo.

Veja se vc entende o funcionamento: Se a hélice está girando rápido demais vc precisar usar uma hélice com maior passo, ou q faça maior pressão na água. Aumentando essa resistência a hélice irá girar menos, fazendo o motor atingir o giro ideal, e o aproveitamento motor será maior.

No caso de pouco giro.

Se a rotação máxima do motor não for alcançada, ou ficar 20% abaixo da máxima, a sua hélice está GRANDE. Então vc precisa de uma hélice menor, ou de menor passo.

Entenda o funcionamento: Se a hélice está girando muito lentamente é pq a hélice está empurrando mais água do q deve, então, ao se diminuir o passo, a resitência feita pela hélice na água tb diminuirá, o giro irá subir, e o aproveitamento do motor será maior.

3 - Normalmente o diâmetro e o passo da hélice vem escrito na lateral dela. O Sea Pro da Mercury, por exemplo, está vindo de fábrica com a hélice 9.9 x 13.

9.9 = diâmetro

13 = passo

4 - Faça as contas e veja qual a ideal para o seu motor.

5 - Lembrando que o explicado acima representa 1% de tudo o q envolve a dinâmica/hidrodinâmica de uma hélice. Esse assunto é super complexo e amplo.

Espero q tenham gostado...abs. joia:::

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...

Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo.

abraços

4cm acima ou abaixo do fundo do casco?

Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo.

Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim?

Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo.

abraços

4cm acima ou abaixo do fundo do casco?

Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo.

Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim?

Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver.

ola Alex tudo bom , ele esta abaixo do fundo do barco . eu uso o pino no ultimo ponto . gostaria de saber se esta certo.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Fabricio ve o que voce acha , meu motor um YAMAHA 15 hp barco Leve fort squalus 600 b40 , eu estava medindo a distacia que tu falou e o meu ta dando 4 cm o que devo fazer , calçar e erguer mais ou pela potencia do motor esta tudo certo.

abraços

4cm acima ou abaixo do fundo do casco?

Como vc fala em calçar, presumo que deva ser abaixo.

Pergunto: Vc está descontente com o desempenho dele assim?

Se quiser fazer um teste, pegue um pedaço de cabo de vassoura só pra ver.

ola Alex tudo bom , ele esta abaixo do fundo do barco . eu uso o pino no ultimo ponto . gostaria de saber se esta certo.

obrigado

Mauro, eu acredito q cada motor tenha uma altura ideal em relação ao fundo do barco....mas acho q 4cm pode ser um pouco demais.

Como o Alex disse, tente colocar um calço embaixo do motor e meça a velocidade máxima e veja o comportamento do barco.

Agora, para fazer esse teste, recomendo q vc tenha um tacômetro instalado no seu barco...pois só assim vc saberá ao certo se estará atingindo os 5.500RPM máximos do seu motor.

Talvez um GPS ajude...mas se o giro ultrapassar os 5.500 vc estará compromentendo a durabilidade do seu motor.

Eu testaria...

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor regulado no último furo, eu acho que está muito baixo.

Vc costuma a navegar sozinho? O motor está puxando para um lado? Se vc soltar ele continua reto? O squalus é um barco muito equilibrado.

Os meus motores eu costumo colocar no furo do meio, navegando em tres pessoas ou em duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor regulado no último furo, eu acho que está muito baixo.

Vc costuma a navegar sozinho? O motor está puxando para um lado? Se vc soltar ele continua reto? O squalus é um barco muito equilibrado.

Os meus motores eu costumo colocar no furo do meio, navegando em tres pessoas ou em duas.

Nesse caso aqui Alex...não é dessa regulagem q estamos falando (inclinação do motor).

Estamos falando da altura do motor na vertical, tipo onde prendem as boboletas no espelho da popa. Alí é q ele terá q subir o motor para q a placa anti-ventilação fica quase rente ao fundo do barco. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso aqui Alex...não é dessa regulagem q estamos falando (inclinação do motor).

Estamos falando da altura do motor na vertical, tipo onde prendem as boboletas no espelho da popa. Alí é q ele terá q subir o motor para q a placa anti-ventilação fica quase rente ao fundo do barco. joia:::

Tô ligado Fabrício, mas é que a inclinação do motor (trim) também contribui para uma boa navegação.

Andar com o motor totalmente abaixado, não levanta o bico adequadamente, gerando mais arrasto na água, e consequentemente menor desempenho e maior consumo.

Está em qualquer manual de motor de popa, vc pode consultar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ajeitei um pedaço de madeira quee vai erguer o motor um pouco , vou fazer um teste para ver , quando navego sozinho ele anda ate bem , levanta bem a frente que vai ate batendo na agua .

abraços

Então, como eu disse, vc deveria colocar a inclinação do motor no furo do meio, assim, quando navegar sozinho, o barco vai levantar o bico, e conforme for pegando velocidade ele abaixa.

Quando vc for andar em duas ou tres pessoas, vai levantar o bico também te proporcionar melhor velocidade e uma navegação mas confortável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ajeitei um pedaço de madeira quee vai erguer o motor um pouco , vou fazer um teste para ver , quando navego sozinho ele anda ate bem , levanta bem a frente que vai ate batendo na agua .

abraços

Então, como eu disse, vc deveria colocar a inclinação do motor no furo do meio, assim, quando navegar sozinho, o barco vai levantar o bico, e conforme for pegando velocidade ele abaixa.

Quando vc for andar em duas ou tres pessoas, vai levantar o bico também te proporcionar melhor velocidade e uma navegação mas confortável.

beleza Alex , vou testar desta forma no final de semana .

gde abraço

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Olá Fabrício, boa noite.

Como sabe, recebi recentemente um bass boat classic.

Segundo o Gustavo , veio já acertado, com hélice trocado por um de inox.

Achei a princípio que estava demorando um pouco para baixar a proa.

Neste final de semana, junto com meu afilhado Felipe Teixeira, fizemos alguns testes com resultados interessantes.

Tivemos um bom resultado quando, antes de dar no manche , jogamos o trim para o mínimo e depois aceleramos rapidamente.

Rapidinho ele entrava no planeio e aí fazíamos o acerto do trim.

Atingimos 52 mph com 4.500 rpm, o que achei muito satisfatório.

O que você acha?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fabrício, boa noite.

Como sabe, recebi recentemente um bass boat classic.

Segundo o Gustavo , veio já acertado, com hélice trocado por um de inox.

Achei a princípio que estava demorando um pouco para baixar a proa.

Neste final de semana, junto com meu afilhado Felipe Teixeira, fizemos alguns testes com resultados interessantes.

Tivemos um bom resultado quando, antes de dar no manche , jogamos o trim para o mínimo e depois aceleramos rapidamente.

Rapidinho ele entrava no planeio e aí fazíamos o acerto do trim.

Atingimos 52 mph com 4.500 rpm, o que achei muito satisfatório.

O que você acha?

Abraços

Opa Parreiras....boa noite.

Rapaz...o seu motor atinge 5.500 RPM máximo...Vc está andando no "sobgiro", o q não é bom, pois está forçando a rabeta do motor.

Sugiro q vc ligue para o Gustavo e fale com ele novamente.

Cada passo a mais na hélice sobre o giro + ou - em 250RPM, ou seja, vc precisaria subir 4 passos na sua hélice para chegar nos 5.500RPM.

Antes, porém, sugiro q vc suba mais o seu motor...Pode ser q a rabeta esteja muito "enterrada" na água, gerando arrasco, daí o seu motor não sobe o giro.

Como vc comprou o Jack, fica facinho fazer isso.

Outra coisa...quando vc vai levantando o TRIM, levantando, levantando, o barco começa a cavalgar, ou a hélice começa a soprar fora dágua??? (ventilar)

Bem...vamos conversando aí até encontrarmos a melhor configuração pro seu barco.

Ah, outra coisa, qual a altitude do local em q vc testou o barco???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabrício, boa tarde.

O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei.

Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá.

A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim.

Acha que tenho que subir o motor no jack?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabrício, boa tarde.

O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei.

Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá.

A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim.

Acha que tenho que subir o motor no jack?

Abraços

Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu::

Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabrício, boa noite;

Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm

Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando.

NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm.

Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola.

É muito barco para pouca represa.

Abraços

Oi Fabrício, boa tarde.

O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei.

Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá.

A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim.

Acha que tenho que subir o motor no jack?

Abraços

Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu::

Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabrício, boa noite;

Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm

Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando.

NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm.

Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola.

É muito barco para pouca represa.

Abraços

Oi Fabrício, boa tarde.

O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei.

Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá.

A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim.

Acha que tenho que subir o motor no jack?

Abraços

Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu::

Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca::

Blz pura...testa lá e nos diga.

E tem q pegar as manhas de fazer ele planar rapidamente....Vc abaixa o trim e mete a mão no acelerador....assim q o barco "pula" na água, vc alivia a mão e vai subindo o trim dele...Treine essa largada e veja se melhora?!?! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa noite.

Estávamos fazendo mais ou menos isso mesmo

.

No fim de semana voltamos aos testes e te falo.

Forte abraço

Oi Fabrício, boa noite;

Realmente não deixamos ele atingir os 5.000 rpm

Coloquei o acelerador no taloe quando chegou ao 4.500 rpm fui aliviando.

NA semana que vem volto lá e vejo se o danado chega aos 5.500 rpm.

Só acho que demora um pouco pra entrar no planeio mas depois decola.

É muito barco para pouca represa.

Abraços

Oi Fabrício, boa tarde.

O Red não entrou na faixa dos 5/5500 rpm porque não deixei.

Tenho certeza de que se deixasse ele ia lá.

A altitude do reservatório de Caconde é de 850 m. e ele cavalga até acertar o ponto do trim.

Acha que tenho que subir o motor no jack?

Abraços

Ué....m as se vc não deixou o motor passar dos 5 mil RPM não tem como sabermos se ele está acertado ou não.?!?! hehehe... doeu::

Se ele está dando 52MPH em 4.500 RPM, sendo q ser vc acelerar o bicho ele vai embora....tá boooommmmm demais... danca::

Blz pura...testa lá e nos diga.

E tem q pegar as manhas de fazer ele planar rapidamente....Vc abaixa o trim e mete a mão no acelerador....assim q o barco "pula" na água, vc alivia a mão e vai subindo o trim dele...Treine essa largada e veja se melhora?!?! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...