Ir para conteúdo
Fabrício Biguá

Motor não atinge giro/velocidade máxima. Causas aqui.

Posts Recomendados

Oi Pessoal, tudo bem?  

Lí os tópicos anteriores e percebi que todos estão considerando condições ideais. Lembro que motores de popa dão muuuitos problemas, as vezes bem discretos e que não percebemos logo.  Um que já aconteceu comigo em um 15 HP Evinrude foi uma quebra de anel de compressão. As vezes quebra só uma pontinha do anel e  maior parte dele continua no lugar. O pedaço sai pela descarga e você nem nota. Isto faz com que a compressão diminua um pouco. O motor pega até mais fácil, gira bem em baixas e médias rotações e só não consegue subir todo o giro que poderia, mesmo com helice e altura corretos.  Sugiro sempre antes de investir tempo em outros testes medir a compressão do motor.  Isto pode acontecer até com motores zero KM, e é comum acontecer com os mais usados.  Se acontecer, verifique o estado da(s) camisas dos cilindros, pois na maior parte das vezes o mecânico quer reformar o motor e uma simples troca de anéis resolve o problema. Se o problema de pouca compressão for desgaste por uso, sem nada quebrado, o certo é reformar, mas se você estiver com pouca grana pode, provisoriamente, colocar anéis uma medida maiores, que seu motor ainda vai funcionar um bom numero de horas. Se tiver as ferramentas para desmontar faz isto em casa folgado em uma tarde. É muito parecido com motor de moto antiga, tipo as Yamaha RX. Os motores de dois tempos e um ou dois cilindros são muito simples e tem poucas peças dentro. 

Abraço a todos!

Alexandre

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal

Tenho um motor mariner 40hp japonês que eu comprei a pouco tempo, instalado em um barco marujo antigo chapa de 2mm da leveforte (pesadão)

Fiz a instalação do tacômetro e o giro ta chegando a 4600 e a velocidade final 52kmh com 3 pessoas mais tralha e uma plataforma de proa de maderite que pesa uns 20 kg, comprei ele já veio com essa hélice 11 1/8 x 13

Se eu trocar a hélice vou ganhar alguma velocidade mais? lembrando que já subi o motor um pouco

Queria a ajuda de vc

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal

Tenho um motor mariner 40hp japonês que eu comprei a pouco tempo, instalado em um barco marujo antigo chapa de 2mm da leveforte (pesadão)

Fiz a instalação do tacômetro e o giro ta chegando a 4600 e a velocidade final 52kmh com 3 pessoas mais tralha e uma plataforma de proa de maderite que pesa uns 20 kg, comprei ele já veio com essa hélice 11 1/8 x 13

Se eu trocar a hélice vou ganhar alguma velocidade mais? lembrando que já subi o motor um pouco

Queria a ajuda de vc

Paulo...teoricamente pra cada passo q vc diminuir o giro irá aumentar + ou - 250 RPM.

Isso não quer dizer q vc ganhará em velocidade.

E seguinte...como vc conseguiu esse desempenho com o barco carregado, vc está andando com a hélice correta.

Isso pq vc, ao andar com barco leve, o giro irá bater nos 5.000 RPM máximo.  ::tudo::

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora