Ir para conteúdo

Hábitos desenvolvidos... ( 1 )


Posts Recomendados

não muito tempo atrás, iniciou-se um "debate" ( no melhor sentido da palavra ) sobre os Mocorongos terem um espaço exclusivo ( Sala dos Mocorongos ) no Fórum, para tratarem de seus assuntos internos, ou sejam, que diziam respeito ao Grupo apenas...

Naquela ocasião, me comprometi a ( sempre que possível ) trazer para esse espaço aberto, alguns pontos que são vistos / debatidos dentro do nosso Grupo ( Mocorongos ). Chegou o momento de "resgatar um pouco / parte dessa estória... Assim sendo, e dependendo da receptividade, irei postando alguns dos "hábitos / critérios" que desenvolvemos ao longo de muitas viagens de pesca ( estaremos completando a de nº 20 em Out próximo ).

Depois desse "lero lero', vamos ao que interessa ! O tema que desejo abordar dessa feita refere-se as companhias ( parcerias ) dentro do bote ! É preciso haver um enorme dose de tolerância e amizade para o convívio embarcado ! De uma forma geral, nossos companheiros de pesca são sempre pessoas consideradas como "do bem", mas - assim como nós próprios - tem suas manias e formas de pescar, e precisamos estar atentos para minimizar ( ou evitar ) parte desses problemas !

Uma das coisas que estipulamos em nossas pescarias, é que o rodízio é obrigatório, não apenas de parceiros, mas de botes/motores/piloteiros ! Se somos 10 ou 12, a divisão do tempo de pesca acontece por turnos, e o "troca troca" se faz sem qualquer problema !

Para que isso aconteça, é imperativo que exista uma arrumação / planejamento prévio de todas essas duplas, que deverão estar definidas e escritas numa folha de papel de controle, e serem de conhecimento de todos os envolvidos ( quanto mais formal esse fato, mais resultado gerará - não será possível dizer que "não sabia"... ) !

Outro ponto fundamental nisso, é que os conjuntos botes / motores / piloteiros seja fixo, variando apenas as duplas transportadas. Para isso, é simplesmente estabelecer uma sequência diária entre as duplas previamente definidas, e variar a sequência dessas mudanças !

O critério que usamos no nosso caso, é dar a preferência no 2º turno ( o vespertino ), ao parceiro mais antigo dos dois envolvios, fazendo que ele seja o ponto de referência nos dias seguintes.

Exemplificando melhor, os pescadores ditos mais antigos são A, B, C, D e E, que ocuparão no 1º dia os botes "1", "2", "3", "4" e "5" ! Já no 2º dia, A fica com o bote "2", B com o "3", C com o "4", D com o "5" e E com o "1" ! No 3º dia, A fica com o bote "3", B com o "4", C com o "5", D com o "1" e E com o "2". Assim sucessivamente !

Se o piloteiro / motor / bote for "fantástico" ou "péssimo", a definição previamente estabelecida é que vai definir com quem ficou o benefício ou o prejuízo ! Como há rodízio das duplas, isso se minimiza ainda mais...

Depois que implementamos isso, acabaram-se os problemas de qualquer tipo ! As "discussões" de arrumação das duplas acontecem ( quando acontecem... ) antes da pescaria, evitando o estresse no local ! Outro ponto importante é que TODOS pesquem com todos, independente de serem ( ou não ) os melhores amigos ! Entendemos que uma pescaria é uma "celebração" entre pessoas, e por assim ser, é importante envolver a todos, independente de "preferências individuais" ! Ensinar e/ou aprender técnicas faz parte desse convívio !

Recomendo pensarem sobre isso, pois o período de pesca gera uma harmonia e integração ainda maior nas pessoas envolvidas ! Os efeitos disso já aparecerão ao longo desses dias, com piadas, congraçamentos, novos apelidos, e certamente muitas gargalhadas, pois quem é que não gosta de comentar os fatos ocorridos durante o dia...

E vamo que vamo... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, pode continuar colocando os tópicos, foi isso que eu questionei de aprender com a experiência de outros grupos, por exemplo, em SM nesta ultima pescaria gostaria de ter feito o rodízio, que foi muito bom no dia em que dispensei o Ferreira para outra canoa e tive como parceiro o gaúcho, que ai pode confraternizar com mais um amigo os momentos embarcados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aeh Kid acredito que foi isso mesmo que o Adhemar quis dizer naquela ocasião hehe.

Eu, como já havia conversado com vc, já tive problemas com o piloteiro "fantástico" e o "péssimo" e cria aquela situação de desconforto no barco hotel, situação que pode ser evitada com o sorteio e rodizio dos barcos.

Agora quanto aos parceiros de pesca ainda não tive problemas (talvez eu seja o péssimo ou fantástico da turma kkkkkkkkkkk)

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid M,

Parabéns pela iniciativa e acho muito justo o sorteio e o rodízio entre barcos/piloteiros e pescadores, com isso têm se uma maior "confraternização" entre todos e ninguém irá se julgar q um ou outro levaram vantagem com relação a escolha do piloteiro, quarto, etc...

Abraço e vamo q vamo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o Kid como sendo o melhor organizador de pacotes q conheço...Se alguém reclamar do q ele organiza eu dou porrada...kkkk....A precisão milimétrica dos detalhes chega a ser chata...e mesmo, assim, tenho certeza q ainda reclamam....É a vida, é o Ser Humano...hehee...Por isso é q é bom... :mrgreen:

Agora tenho aprendido muito com o Kid...e saibam q ainda existe muita coisa q ele esconde...hehee...Aos poucos vão pedindo pra ele divulgar o segredo dos mocorongos...hehee... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o Kid como sendo o melhor organizador de pacotes q conheço...Se alguém reclamar do q ele organiza eu dou porrada...kkkk....A precisão milimétrica dos detalhes chega a ser chata...e mesmo, assim, tenho certeza q ainda reclamam....É a vida, é o Ser Humano...hehee...Por isso é q é bom... :mrgreen:

Agora tenho aprendido muito com o Kid...e saibam q ainda existe muita coisa q ele esconde...hehee...Aos poucos vão pedindo pra ele divulgar o segredo dos mocorongos...hehee... :mrgreen:

Vou contar um segredo, que consegui arrancar do Fabrício...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... já comecei a rir, pois no dia que o Biguá escreveu isto eu quase cai no chão de tanto rir...

É sobre o KID...

Disse que ele faz um coeficiente do "pós" de cada refeição pra comprar o papel higiênico, precisão milimétrica... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Num guentei KID!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o Kid como sendo o melhor organizador de pacotes q conheço...Se alguém reclamar do q ele organiza eu dou porrada...kkkk....A precisão milimétrica dos detalhes chega a ser chata...e mesmo, assim, tenho certeza q ainda reclamam....É a vida, é o Ser Humano...hehee...Por isso é q é bom... :mrgreen:

Agora tenho aprendido muito com o Kid...e saibam q ainda existe muita coisa q ele esconde...hehee...Aos poucos vão pedindo pra ele divulgar o segredo dos mocorongos...hehee... :mrgreen:

Vou contar um segredo, que consegui arrancar do Fabrício...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... já comecei a rir, pois no dia que o Biguá escreveu isto eu quase cai no chão de tanto rir...

É sobre o KID...

Disse que ele faz um coeficiente do "pós" de cada refeição pra comprar o papel higiênico, precisão milimétrica... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Num guentei KID!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

qua qua qua essa foi otima, estes são os nossos moderadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Xandego,

Não tinha pensado por esse aspecto, mas dá para projetar... ( se bem que esse tipo de coisa já faz parte do "pacote" e como não acampo mais... perdeu o sentido... )

Quer dizer que o Fabrício anda me escaldando né...

...depois fica "puxando o saco"...

Minha vingança será maligna ! :lol:

E eu, que pensei que essas "revelações" poderiam ser úteis...

Fabrício é que tá certo... "É a vida, é o ser humano"... :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom este tópico... por mais que a gente pense que está agradando, nossa maneira de pensar, de expor as situações, nosso modo de pescar, pode não estar agradando ao parceiro... então, o rodízio é bom. Minha situação é semelhante... sou novato em Amazônia... este ano vou pescar com o Fabrício Biguá para aprender algumas dicas...acho que ele vai morrer de raiva....cada arremesso meu é meio macaco fisgado... mas, como ele mesmo disse "é a vida"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para não passar por "mau-educado", eis alguns posicionamentos ao que foi dito / afirmado...

Ótimo, pode continuar colocando os tópicos, foi isso que eu questionei de aprender com a experiência de outros grupos,...

:arrow: Pois é Ahemar, vou construindo uns temas e tentando passar algumas experiências ! Espero que aproveite algumas delas...

Excelente dica KID.

No meu caso em específico, se torna mais chato, pois só pesco com quem pesca sem fisga na mesma canoa, portanto eu gero pequenos problemas... heheheheheheheheheheh

:arrow: Xandego, isso é caso de acerto prévio, nada além... ( não vejo problemas nisso... )

é isso aeh Kid acredito que foi isso mesmo que o Adhemar quis dizer naquela ocasião hehe...

Agora quanto aos parceiros de pesca ainda não tive problemas (talvez eu seja o péssimo ou fantástico da turma kkkkkkkkkkk)

:arrow: Grande Godô, Concordo com você, e o próprio Adhemar ! Quanto a sua "auto-avaliação", acho que deva perguntar ao caras com quem pesca... ! Tá mais para o "fantástico" ! O "péssimo", já teria sido mencionado... :lol:

...acho muito justo o sorteio e o rodízio entre barcos/piloteiros e pescadores, com isso têm se uma maior "confraternização" entre todos e ninguém irá se julgar q um ou outro levaram vantagem com relação a escolha do piloteiro,

:arrow: Niton, acaba se tornando uma coisa que as pessoas acostumam, e termina aquele estresse da incerteza ! Isso ajuda bastante na confraternização dos pescadores...

...A precisão milimétrica dos detalhes chega a ser chata...e mesmo, assim, tenho certeza q ainda reclamam....É a vida, é o Ser Humano...hehee...Por isso é q é bom...

Aos poucos vão pedindo pra ele divulgar o segredo dos mocorongos...hehee...

:arrow: Sempre acho que o "diferencial" está nos detalhes ! E quanto as reclamações, sempre tem aquele que não entende "o porque", mas que gosta de ususfruir do "ganho gerado", achando que é "coincidência"... Quanto aos "segredos dos Mocorongos", meu bom amigo Fabrício, nada mais são que a construção dessas experiências ao longo de tantos anos de prática... Vamos soltando-as ao poucos, até para não ficar com "ares de presunçoso", pois não é essa a idéia.. Avaliando os resultados e dialogando sobre as idéias, poderemos ter um bom crescimento coletivo !

...Se Deus permitir um dia terei que seguir essas regras...

:arrow: Grande Ivan, Isso ainda vai acontecer ! Fique certo disso...

Esse ano quem estará se incorporando ao nosso Grupo, é o Capt_jp ( conhecido de alguns daqui... ). Uma "esperteza" ( de minha parte ), pois estaremos fazendo um "up grade", não só da pessoa que ele é, mas principalmente da técnica pescativa que usufruiremos doravante... O mesmo poderia ( poderá ) se aplicar a você... ( já sei, no devido tempo... ) :lol:

... por mais que a gente pense que está agradando, nossa maneira de pensar, de expor as situações, nosso modo de pescar, pode não estar agradando ao parceiro... então, o rodízio é bom. Minha situação é semelhante... sou novato em Amazônia... este ano vou pescar com o Fabrício Biguá para aprender algumas dicas...acho que ele vai morrer de raiva....cada arremesso meu é meio macaco fisgado... mas, como ele mesmo disse "é a vida"

:arrow: Grande João ! A vida sempre nos ensina essas coisas de "reconhecimento"... Pescaria na Amazônia com seu histórico, é "café pequeno"... e quanto aos "símios", eles fazem parte de qualquer pescaria por lá ! Aliás, se não acontecem, é porque o foco está afastado da margem... ( não vá se acabar com aquelas iscas de hélice que o Fabrício adora... ). Por fim, fique certo que para ele, Fabrício, pescar com o Pai, não tem preço... use e abuse, que ele aguenta e ainda gosta... ! :wink:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...